Vigília Cães e Gatos - Canil Municipal de Lisboa

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça jun 29, 2010 4:23 pm

Um tópico a cascar na Lu ???? Onde ? Onde? :lol: :lol:

E voltando ao tópico:
Desculpe-me quem se sentir " atingida" , não é de todo a minha intenção, mas continuo a achar que quem adere assim de olhos fechados a uma iniciativa destas, sem antes questionar alguns aspetos , das duas uma : ou é muito crédula e inocente ou tem os neurónios, sim, mas algures de férias.
Continuo a achar leviana esta ideia de meia duzia de pessoas se ir pespegar á porta do canil. Assim, só porque sim.
Primeiro, quem vá ao canil com intenções de lá deixar um animal e se deparar com uma cena dessas ou não liga e prossegue nos seus intentos e provavelmente ouvirá das boas e entrará , tambem muito provavelmente, em troca de palavras desagradáveis ou na melhor das hipoteses voltará para trás com ideia de lá voltar mais tarde , ou, e como nisto de abandonos nunca há duas hipoteses e quando há a escolhida é sempre a pior, vai deixar o animal longe dali, no meio de um campo qualquer.
Para mim , na minha opinião , que vale o que vale ( para mim muito porque é minha e eu prezo as minhas coisas :lol:) esta situação é bem pior que deixar o animal no canil.
Segundo: É uma utopia tremenda , a ideia do canil zero. Isso não é possivel. A menos que retirem todos os animais de lá e os coloquem em associações. Ora, desculpem , mas vão amontoar ainda mais animais????? As associações já estão com buracos nas costuras, não têm condições para mais nada...
Hoteis ????? No meio do mato e dos ferro velhos deste país????? Sem condições???? Então mas não é disso mesmo que os querem salvar ao retirar do canil?????
Terceiro:
Não é o canil que é o mau da fita. Não são os funcionários do canil que são os maus da fita.
Os maus da fita são os adoptantes por impulso, os pais que cedem aos caprichos dos meninos. Os que compram um cão ou um gato e acham que levam para casa um peluche que não vai precisar de comer, de cuidados de saude, de educação e atenção. Os que acham que têm um cão muuuuito inteligenteporque basta abrir-lhe a porta de manhã e ele vai á sua vida e volta á noite..
O que há a fazer é chegar a esses maus da fita. E sinceramente, não acho que seja com vigilias á porta do canil que se chegue lá.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

terça jun 29, 2010 4:36 pm

Bolas...isso é que foi escrever...
<p><strong><a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt"></a></strong><strong><u></u></strong></p>
<p>&nbsp;" Ai se eu pudesse..." by Sofiaabreulopes :P</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jun 29, 2010 5:25 pm

nicasxi Escreveu:aspetos
:evil: Raios partam o acordo ortográfico. Isto lá tem alguma piada. Aspêto! Bahhhhhh
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça jun 29, 2010 5:27 pm

LuMaria Escreveu:
nicasxi Escreveu:aspetos
:evil: Raios partam o acordo ortográfico. Isto lá tem alguma piada. Aspêto! Bahhhhhh
:lol: :lol: :lol: :lol:

Concordo plenamente!!!! Coisa mais parva... ( mas quis dar uma de moderna, que é que queres? )
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta jun 30, 2010 1:43 pm

«37 mil cães e gatos abandonados recolhidos em 3 anos

Alerta. Número de animais aumentou em 10 mil neste período. Falta de fiscalização e incumprimento da lei, que obriga à identificação com 'microchip', explicam tendência

Alergias, férias, o nascimento de um filho, problemas de comportamento, mau desempenho na caça e dificuldades económicas são os vários motivos que levam os donos a abandonar os animais de companhia. Segundo a Direcção--Geral de Veterinária (DGV), entre 2006 e 2009 o número de cães e gatos recolhidos pelos municípios aumentou em dez mil.

Nesses três anos foram resgatados à rua 37 365 animais. Fora deste número estão todas as recolhas feitas pelas várias associações de Protecção Animal e particulares (ver casos). Uma das explicações para a subida dos abandonos é a falta de fiscalização das autoridades. "Antes as pessoas eram abordadas na rua, hoje ninguém é confrontado pela polícia para apresentar o registo dos animais", diz Ana Elisa Silva, presidente da Associação Nacional de Veterinários Municipais.

Um problema justificado pela presidente da Associação de Médicos Veterinários Inspectores Sanitários, com "a falta de recur- sos humanos" e com o incumprimento da lei que exige a identificação dos animais com microchip.

Desde Julho de 2008, todos os animais que nascem têm de ter esta identificação electrónica, mas a legislação não é cumprida, dizem os veterinários, o que dificulta a identificação dos animais abandonados e dos donos. "Na minha opinião, nem 30% dos cães têm microchip. Se se cumprisse a lei, o dono de um cão abandonado era identificado e seria autuado", explica Sofia Almendra. "A falta de identificação animal dá liberdade ao dono para abandonar", acrescenta o veterinário João Alvoeiro,

Em Portugal, o abandono de animais não é considerado crime, mas sim "uma infracção" sujeita a contra-ordenação. As coimas variam de um mínimo de 500 euros e um máximo de 3740 euros.

Segundo a DGV, desde 2009 "foram instaurados 78 processos de contra-ordenação por abandono de animais". A "gravidade da infracção, culpa, situação económica do arguido, bem como as vantagens que retirou com a prática da infracção", são critérios usados para determinar o valor da multa.

Para os veterinários, o combate ao abandono passa pelo aumento da fiscalização, da educação dos donos e uma melhor articulação entre instituições e Governo. "Temos uma equipa empenhada em criar mecanismos para minimizar este problema, com a motivação do poder central e local e motivação da adopção e educação nas escolas", disse ao DN Laurentina Pedroso, bastonária da Ordem dos Veterinários.»

in http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/inter ... id=1604727
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
KirimdeA
Membro Veterano
Registado: quarta jun 02, 2010 9:12 pm

sexta jul 02, 2010 7:14 pm

NEm mais
nicasxi Escreveu:Fui e vim...
Tinha decidido não alimentar discussões estéreis e sem sentido onde ninguem cede, nem se chega a conclusão nenhuma ...
Independentemente de ter ido ou não ao canil, ter ou não escrito no livro de reclamações ( não tenho que dar satisfações a ninguem , nem admito que mas peçam)só tenho a dizer :
Continuo a achar isto de um grupo de pessoas se ir pespegar á porta do canil a fim de evitar entregas ( como pode ver aqui neste link, Tasse , não é à saída , é á entrada ) um enorme disparate.
http://www.facebook.com/notes.php?subj= ... 1150012608

Este parágrafo é neste aspeto elucidativo :
O objectivo principal da VIGÍLIA Cães e Gatos para o Canil / Gatil Municipal de Lisboa é, além de informar os "entregadores" que por razões diversas se querem descartar dos amáveis seres vivos que um dia cobiçaram ter, providenciar formas do seu resgate imediato, à boca do Canil / Gatil, fornecendo uma receptação alternativa, a qual consiste em ficar de imediato com a guarda do animal e posteriormente interagindo com associações (caso do gato(s) na União Zoófila, do cão de 11 anos Tomé Pinguinhas, na UPPA - entre outros) ou de potenciar o intercâmbio de informação com vista à adopção por particulares (caso do cachorrinho Eddie - entre outros).
E se a associação , já de si , como todas neste país , não suportar mais nem um pêlo , quanto mais um animal?
E se a pessoa que iria deixar o animal no canil disser que afinal já não o deixa ( como já aqui lemos foristas a vangloriarem-se que assim aconteceu ) para a deixarem da mão e a seguir o for deixar no meio de Monsanto, por exemplo?
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sábado jul 03, 2010 4:48 pm

Retirado de outro tópico, perdido algures no limbo:
PauloC1 Escreveu:Se o objectivo é discutir os maus tratos nos canis municipais, efectivamente este é um caso ÓBVIO disso mesmo. Um animal neste estado denota sinais claros de abandono e deveria ter sido imediatamente eutanasiado. Não faz sentido manter o animal 8 dias em clara agonia e sofrimento à espera que eventuais donos apareçam. Agora o que eu acredito é que nesse domínio, e enquanto a Lei não for mudada, os veterinários municipais (inclusive os que haja de “maior coração”) não podem fazer nada senão aguardar e cumprir a Lei. Os Canis municipais não estão vocacionados para prestar tratamento e cuidados de saúde aos animais nele recolhidos. Em suma, os canis municipais são ‘Depósitos’ de animais onde estes são ‘guardados’ até que os donos venham buscá-los ou até à respectiva ‘destruição’ passados os 8 dias. Por outras palavras, e em consonância com o tratamento normal que a legislação dá aos cães classificando-os como ‘coisas’, um cão ou uma mala perdida não têm um tratamento muito diferente. Se a Lei desse aos cães o devido tratamento, já não digo que os canis fossem transformados em ‘hoteis’ , mas pelo menos seriam dadas aos animais condições de dignidade.
Quando tiver mais tempo, poderei dar a minha opinião e detalhar cada passo do que eu penso deveriam ser os procedimentos de um canil municipal após a recolha de um animal, mas em traços gerais e de uma forma gráfica seria algo assim:
Imagem
1– O animal demostra sinais de ter dono?
-Tem coleira
-Tem microchip
-Apresenta-se bem tratado e bem alimentado
2- O animal apresenta-se saudável?
-Não apresenta lesões ou doenças que necessitem de tratamento
3- Justifica-se o Custo dos Tratamentos?
-Estabelecer um plafond máximo para tratamento por animal
-Estabelecer critérios de adoptabilidade, face aos prognósticos de prazos e custos dos tratamentos e respectivas possibilidades de recuperação do animal.
4 – O Dono apareceu?
-Aguardar um prazo a estipular por Lei para possível reclamação dos donos que queiram buscar os seus animais.
5 – Foi Adoptado?
O prazo em que um animal devia aguardar adopção devia ser variável. Por exemplo parece-me claramente injusto um animal na época de férias aguardar o mesmo tempo do que fora desta época. Embora seja exactamente nesta época que afluem mais animais aos canis e que estes têm necessidade de obter ‘vagas’ mais rapidamente. Neste âmbito, parece-me que os canis municipais, em estreita colaboração com associações que optassem por racionalizar e adoptar os procedimentos que descrevo, deviam prolongar o mais possível o tempo de espera dos animais para adopção. Mas este ‘mais possível’ é com prazos claramente definidos e estipulados.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jul 03, 2010 10:19 pm

LuMaria Escreveu:
Vandocasmm Escreveu:Não sei se virão cá ou não, mas coloquei no facebook um atalho deste tópico e um pedido aos senhores da organização, que passem por aqui e respondam a todas as questões que aqui se põem e que são válidas e plausíveis.
Ora esperemos então... Obrigada!
Não vieram.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

KirimdeA
Membro Veterano

sábado jul 03, 2010 10:51 pm

dinodane Escreveu:
LuMaria Escreveu:
Vandocasmm Escreveu:Não sei se virão cá ou não, mas coloquei no facebook um atalho deste tópico e um pedido aos senhores da organização, que passem por aqui e respondam a todas as questões que aqui se põem e que são válidas e plausíveis.
Não vieram.
Não só não vieram como no seguimento da mensagem da pessoa que usa o nome vandocas ( ela mesmo diz lá no facebook deles que lhes tinha mandado uma mensagem a falar deste tópico) apagaram as frases que nós todos lemos e que nos suscitaram dúvidas.

Qual a razão de se ter apagado ?

Ah e continua a lei do silencio...agora convocam as associações em email para uma alegada reunião para se discutir não se percebe bem o quê.. quem leia isso até pensa que vivemos nujma ditadura e que há gente a querer fazer mal aos animais por desporto...
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

sábado jul 03, 2010 11:00 pm

KirimdeA Escreveu:
dinodane Escreveu:
LuMaria Escreveu:
Não vieram.
Não só não vieram como no seguimento da mensagem da pessoa que usa o nome vandocas ( ela mesmo diz lá no facebook deles que lhes tinha mandado uma mensagem a falar deste tópico) apagaram as frases que nós todos lemos e que nos suscitaram dúvidas.

Qual a razão de se ter apagado ?

Ah e continua a lei do silencio...agora convocam as associações em email para uma alegada reunião para se discutir não se percebe bem o quê.. quem leia isso até pensa que vivemos nujma ditadura e que há gente a querer fazer mal aos animais por desporto...
Pedi que respondessem, não responderam, como calculam eu não os posso obrigar.
<p class="fr">"In the end,&nbsp;I will not remember the words of my enemies, but the silence of my friends."</p>
<p class="fr">Martin Luther Ling, Jr.</p>
KirimdeA
Membro Veterano

domingo jul 04, 2010 10:43 am

Nem se espera que os possa obrigar, note-se no entanto que a entidfade que usa o nome vandocas foi a unica que defendeu essa vigilia e essa atitude ao dizer que a chamada der atenção foi tirada do contexto, o que é mentira.Daí que se concorda com isto e tenta disfarçá-lo, alertando-os para que apagaguem os paragrafos abaixo, está tudo dito :

LuMaria Escreveu:
KirimdeA Escreveu:Tirado do facebook desses senhores
http://www.facebook.com/note.php?note_i ... 608&ref=mf

Código: Selecionar todos

VgC&G 
Canil de Monsanto (há quarenta minutos) - [b]após controle de entradas [/b]de funcionários e corpo clínico. 
[/quote]

[quote]Em Lisboa, temos já um conhecimento REAL e DIÁRIO do que é o Canil / Gatil (de Monsanto). [b]Conhecemos todos os empregados, todos os funcionários, seus automóveis lambretas e stations, suas caras e feitio interior, seus estilos, nomes e até alguns detalhes pessoais (como o regime alimentar ou se têm ou não animais de estimação e quais[/b]).[/quote]

Acho deveras estranha a  parte a bold...podem dizer-me a vossa opinião de qual o interesse de se saber o carro, feitio interior, nome,estilo e regime alimentar ?

Mais ainda, vocês gostariam que completos estranhos andassem a anotar isso  sobre vós e que fizessem alarde disso na net ?

P.[/quote]
Este comentário na página 2.[/quote]
Vandocasmm
Membro Veterano

domingo jul 04, 2010 1:05 pm

Se foi à página do facebook como diz, viu o meu nome... viu a minha cara... Quando escrevi/ pedi que cá viessem.
Eu também sei o seu nome mas não o digo não vale a pena.
O Sr. parece ter-me "encaixado" nos não desejáveis, eu também pareço ter "encaixado" o Sr. nos execráveis...
Teria de gastar muito tempo e muito do meu latim para que percebesse porque fui de inicio à vigília.
Neste momento, infelizmente, parece-me que talvez seja uma utopia o que eles pretendem, e tenho muita pena.
Sr. VV um dia ainda lhe poderei dizer isto tudo face to face, porque a minha dignidade, os meus ideis não me premitem que eu me esconda atrás de um pc.
Atentamente.
<p class="fr">"In the end,&nbsp;I will not remember the words of my enemies, but the silence of my friends."</p>
KirimdeA
Membro Veterano

domingo jul 04, 2010 1:32 pm

Não vi a sua cara nem a mesma me interessa.

As suas atitudes, a sua falta de educação para mim valem zero: Se tem ódios de estimação é triste, eu não os tenho.

E triste é que os seus odios e estimação a tenham feito ser do contra pois toda a gente que leu este tópico viu e concordou que as frases escritas por essa vigilia não eram correctas nem aceitáveis.

Só você decidiu dizer que as frases foram retiradas do contexto, quando não foram e aproveitando para insultar quem deixou o alerta, na mesma mensagem.

Só você foi mandar mensagens à vigilia cujo teor desconheço mas que os levaram a apagar as frases que nos tinham suscitado perplexidade.

Quanto a sua dignidade e ideais, a partir do momento em que esteve aqui neste tópico e noutros com insultos à minha pessoa sem ser provocada e quando mais que uma pessoa a alertou para a baixeza dos mesmos, fugiu e disse que todos tinham compreendido mal...

Vá lá para as vigilias, meta-se nos ódios de estimação e viva a sua vida a defender não o que é correcto mas o que a raiva de dentes que tem contra desconhecidos lhe dita.

Já vi que a verdade dos factos não interessa.Interessa é defender toda e qualquer coisa que seus amigos virtuais lhe digam...e de qualquer forma.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo jul 04, 2010 1:48 pm

KirimdeA Escreveu:Boa tarde.

Como eu disse, nada tenho contra a idoneidade das pessoas que estejam a criar essa dita vigilia. Não fui eu que trouxe este assunto para a arca:Outras pessoas meteram cá os links e eu limitei-me a dar a minha opinião.

Sou e sempre serei contra iniciativas de pessoas anónimas.Desde que foi aqui publicado na arca que me manifestei contra não se dar a cara pela acção.

Quando vejo publicado em fórum( curiosamente ou talvez não desapareceu logo a seguir) o link que citei acima fiquei sem perceber afinal a que se propôe quem está por detrás disto.

Quem daqui da arca lá esteve não soube dizer aqui ou não quis, quais os resultados dessa acção.

E termino dizendo que não retirei nada do contexto, coloquei parágrafos a bold e acima o link que dá acesso ao texto completo.

Gostaria de saber então a opinião sobre o links acima principalmente a parte que coloquei a bold as pessoas que têm divulgado aqui na arca essa página do Facebook e que lá foram a essa dita vigilia. Se o conseguirem dizer sem recorrer a insultos, insinuações soezes ou ainda a querer desviar o tópico e de forma isenta e desapaxionada era interessante.

Se não conseguirem..sejam iguais a vós mesmos..na certeza de que só vos fica muito mal.
Desapareceu logo a seguir, no dia 27 de Junho -- antes, portanto, de a Vandocasmm ter ido pedir nessa página do Facebook que aqui viessem prestar esclarecimentos (o que julgo ter acontecido no dia 28, mas a Vandocasmm dirá).
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Vandocasmm
Membro Veterano

domingo jul 04, 2010 2:08 pm

Tassebem
Eu apenas pedi que cá viessem, pois existiam dúvidas e questões válidas para serem respondidas.
Se retiraram, não retiraram pelo meu pedido, pois, sim foi posterior.
Penso que a Tassebem sabe que não pertenço à organização destas vigilias e como tal não controlo o que colocam ou retiram.
Neste momento o que lé escrevem, penso como já disse em cima que estão, neste momento, a perseguir uma utopia.
Não foi isso que lá me levou... Se assim continuarem, não participarei em mais vigilias com este teor.
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”