?????? ........ ????????

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

segunda ago 22, 2011 3:00 pm

Curioso que tenho pagina Facebook e NUNCA me apercebi de nada de nada mesmo acerca de protestos contra o bom ou menos bom trabalho/apoio da Abra e ao ler tudo isto pergunto, será que me desliguei por completo de tudo que sejam intrigas?

Já agora se alguem tiver tempo que faça o favor de me enviar 1 link ou qualquer outra coisa acerca deste caso pois gostaria de saber quem são as pessoas até algumas poderão pertencer ao meu grupo.

Eu apenas assino petiçoes contra quem maltrata animais ou a favor de melhorias para a vidinha dos mesmos assim desejo que tudo isto não passe apenas de palavras em vão.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda ago 22, 2011 3:10 pm

Acena Escreveu:“No entanto, justificou Nuno Ribeiro, a Agere tem recebido “queixas constantes”. “Até há uma petição com 4500 assinaturas para o caso ser discutido na Assembleia da República, que surgiu após uma denúncia de um anónimo e que nos colocou alguma preocupação.”
http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=52221

Essa petição era contra a ABRA ou contra os abates no canil? É que me parece que a Agere para evitar complicações para o seu lado está a dar a Abra como culpada, mas culpada de quê?
Estive agora a ler a petição, que é contra os abates no canil de Braga. A ABRA não é referida, e se a petição surgiu na sequência de uma denúncia anónima, não há lá nada que permita inferir isso. O «caso» que a petição pretende ver debatido na AR é a política de abate.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

segunda ago 22, 2011 3:16 pm

CarlotaSMAR Escreveu:Curioso que tenho pagina Facebook e NUNCA me apercebi de nada de nada mesmo acerca de protestos contra o bom ou menos bom trabalho/apoio da Abra e ao ler tudo isto pergunto, será que me desliguei por completo de tudo que sejam intrigas?

Já agora se alguem tiver tempo que faça o favor de me enviar 1 link ou qualquer outra coisa acerca deste caso pois gostaria de saber quem são as pessoas até algumas poderão pertencer ao meu grupo.

Eu apenas assino petiçoes contra quem maltrata animais ou a favor de melhorias para a vidinha dos mesmos assim desejo que tudo isto não passe apenas de palavras em vão.
Vá à página da Associação Portuguesa de Direitos dos Animais

Oun à página de Divulgação dos animais do canil de Braga
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

segunda ago 22, 2011 3:17 pm

Tassebem Escreveu:
Acena Escreveu:“No entanto, justificou Nuno Ribeiro, a Agere tem recebido “queixas constantes”. “Até há uma petição com 4500 assinaturas para o caso ser discutido na Assembleia da República, que surgiu após uma denúncia de um anónimo e que nos colocou alguma preocupação.”
http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=52221

Essa petição era contra a ABRA ou contra os abates no canil? É que me parece que a Agere para evitar complicações para o seu lado está a dar a Abra como culpada, mas culpada de quê?
Estive agora a ler a petição, que é contra os abates no canil de Braga. A ABRA não é referida, e se a petição surgiu na sequência de uma denúncia anónima, não há lá nada que permita inferir isso. O «caso» que a petição pretende ver debatido na AR é a política de abate.
Bem me parecia. Ou seja, a versão da Agere passa por sacudir a água do capote.
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

segunda ago 22, 2011 3:22 pm

Tassebem Escreveu:
xPauloSantos Escreveu:
Tassebem Escreveu:Não venho a este tópico para me pronunciar sobre a ABRA. Conheço muito pouco sobre o trabalho desta associação. Do pouco que conheço, formei a opinião de que é um trabalho bastante meritório, mas que tem falhas por vezes pouco compreensíveis.
Pois, esta coisa das falhas, é uma chatisse e que regra geral, só acontece a quem FAZ ALGUMA COISA.

A maldicência neste fórum é uma coisa que ultrapassa todos os limites, e nem nestas alturas se contêm.

Dá-se uma no cravo para logo de seguida se dar outra na ferradura.

Tivessemos mais umas 10 ou 15 ABRAS neste País e estariam os animais certamente MUITO melhor do que aquilo que estão hoje.
Já quanto ao segundo, etc.: desde quando é que expressar uma opinião que não é inteiramente positiva é maledicência? Reveja esses conceitos, xPauloSantos...
Não me quis meter antes de responderes Tass...
até parece que o que escreveste tinha alguma maldicência :o

de facto é lamentável, mas a este hora já os telhados de vidro caíram em cima de alguém e não foi de ti, Tass...
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
tiabela
Membro Veterano

segunda ago 22, 2011 3:28 pm

TirADO do Diário do Minho

Agere ‘suspende’ colaboração da Abra

Braga
2011-08-22 visitas (749) comentários (0) autor
Patrícia Sousa
contactar num. de artigos 639
A Agere suspendeu a colaboração da Associação Bracarense Amigos dos Animais (Abra) até nova reunião com os responsáveis da associação, a realizar, ainda, esta semana. “A gestão do canil é da responsabilidade da Agere e há regras e normas que não foram cumpridas. Até a situação ficar definida e esclarecida, decidi suspender a colaboração”, justificou o administrador da Agere, Nuno Ribeiro.

No passado sábado, aquele responsável da empresa municipal suspendeu a entrada dos voluntários da associação no canil municipal, garantindo, ao contrário do que a Abra afirma (ver texto em baixo), que “os animais estão a ser devidamente acompanhados pelos funcionários da Agere”.

“Assumo todas as responsabilidades desta decisão”, vincou Nuno Ribeiro, referindo que “acompanhou todo o processo da Abra e tem apoiado sempre a associação, mas há regras e normas que têm que ser cumpridas, porque a gestão do canil é da responsabilidade da Agere, delegada pela Câmara Municipal de Braga, assegurando que “no país não deve haver um canil com tão boas condições”.

No entanto, justificou Nuno Ribeiro, a Agere tem recebido “queixas constantes”. “Até há uma petição com 4500 assinaturas para o caso ser discutido na Assembleia da República, que surgiu após uma denúncia de um anónimo e que nos colocou alguma preocupação. De seguida surgiu uma segunda situação que também nos trouxe alguma preocupação, porque foi uma situação confusa. A dúvida foi esclarecida e a situação resolvida”, esclareceu o responsável da empresa.
Entretanto, chegou a ‘bomba atómica’.

“No passado dia 12, uma senhora levou um cão para o canil por causa de um conflito no condomínio, o animal foi recolhido. Mas no dia seguinte a senhora foi buscar o cão, admitindo que a situação estaria resolvida. Mas o cão tinha desaparecido, a Abra tinha retirado o animal do canil e levado para um canil particular, porque supostamente estava debilitado”, contou Nuno Ribeiro, salientando que “são falhas redondas”.

E justificou: “primeiro o canil é gerido pela Agere e não é da Abra e, em segundo, se o cão tinha problemas, a Agere paga religiosamente a um veterinário que faz a gestão médica dos animais. Esta situação não é legal, não é cordial, nem razoável”.

O cão em causa regressou esta sexta-feira ao canil municipal. &ld quo;Esta foi a terceira vez que aconteceu alguma coisa estranha com a Abra. Não tenho nada contra a Abra, o trabalho deles é de louvar, mas há regras para cumprir”.

“Não foi a Abra que perdeu mas foram todos os animais”

A partir de hoje, os animais que entrarem no canil municipal não têm direito aos cuidados da Associação Bracarense Amigos dos Animais (Abra). Em comunicado, a associação criticou a posição da Agere. “Lamentamos que, os/as fomentadores/as das inúmeras polémicas criadas nas redes sociais não tenham ponderado as consequências das suas acções. Não foi a Abra que perdeu, foram os animais”.

No mesmo documento, a Abra adianta que “os passeios diários, os cuidados com a alimentação, os cuidados médico-veterinários, os mimos que muitos deles nunca sentiram em toda a sua vida, deixaram de estar assegurados”.

O canil ficou completamente cheio e desconhece-se “em que condições se encontram os animais que lá permanecem”, refere a direcção da associação, sublinhando o facto de saber que “ao fim-de-semana a Agere não disponibiliza nenhum funcionário para o canil, pelo que é certo que os animais não terão, sequer, acesso a comida e a água, o que poderá ser letal”. E vai mais longe: “em muitos casos, ter ração disponível não significa serem alimentados, pois muitos animais entram no canil completamente apavorados e não comem por iniciativa própria”.

“Dura realidade” do canil

A associação lamentou, ainda, que “os cuidados médico-veterinários básicos deixarão de existir. Não estará também garantida a separação, dentro do canil, de machos e fêmeas ou de animais que não se dêem bem, evitando assim eventuais acasalamentos e lutas”.
Mas há mais. “Os animais deixarão de poder ser divulgados pela Abra, uma vez que não será possível tirar fotografias. Deixarão, portanto, de ter um nome e um rosto, passando a meras estatísticas num país que ainda escolhe o abate como prática para diminuir a sobre-população de animais errantes”.

Porque os voluntários conhecem a “dura realidade” do canil municipal antes da existência da Abra, a direcção da associação está “consciente do sofrimento diário que a ausência provocará a todos os animais que lá se encontram e a todos os que tiverem o infortúnio de dar entrada no canil no futuro”.
tiabela
Membro Veterano

segunda ago 22, 2011 3:30 pm

A Petição
"Queremos que a ABRA continue no canil de Braga
""" Para:Público em geral

Tendo conhecimento que a Abra foi impedida de entrar no canil de Braga, sem qualquer pré aviso, sendo esta medida contra o protocolo que a Agere assinou com a Associação Abra, e que se encontra publicado no website da Câmara de Braga, página da Agere, conforme se transcreve:

"Todos os serviços relacionados com a captura, recolha, e restituição para adopção de animais no concelho de Braga, são da responsabilidade da Agere-EM. O Departamento de Higiene e Limpeza pode ser contactado directamente pelo Telf. 253 205 091.
O novo canil/gatil municipal, cujo projecto foi aprovado pelo Conselho de Administração da AGERE, EM, entrou em funcionamento. O cumprimento das normas europeias está assegurado. Existem todas as condições consideradas essenciais, para a permanência dos animais neste local.
Está finalizado, ao fundo da Rua da Depuradora (junto aos edifícios da depuradora e parque de oficinas da Agere-EM), em Real, o edifício onde passa a funcionar o novo canil/gatil municipal, com 360 m2, cuja gestão está a cargo do Departamento de Higiene e Limpeza da empresa.
O edifício, construído de raiz, implicou um investimento de cerca de 150.000 euros, integralmente coberto pela Agere-EM. Estando o edifício terminado, encontram-se apenas em fase de execução os arranjos exteriores.
As novas instalações dispõem de 22 celas para cães e 10 celas para gatos, possuindo ainda celas especiais para cadelas com ninhadas. O número de animais que podem ser albergadas no novo edifício é variável, uma vez que a quantidade por cela é definido em função do peso dos mesmos, segundo as normas estipuladas na lei n.º 315/2003, de 17 de Dezembro, da Convenção Europeia para a Protecção de Animais de Companhia.
Desde Abril de 2005 que numa colaboração com a Associação Bracarense Amigos dos Animais (ABRA), esta entidade sem fins lucrativos formada em Braga, ajuda o canil municipal no intuito de arranjar o maior número de adopções para os animais abandonados ou dados pelos donos para abate, minimizando o seu sofrimento.
Todos os dias uma equipa de voluntários vai ao canil para dar carinho, passear e tratar dos animais lá residentes e atender possíveis adoptantes. Neste tempo a Associação conseguiu que muitos cães e gatos fossem salvos (em Junho contabilizava-se à volta de 500 cães e 100 gatos).
Para isso muito contribuem as campanhas periódicas que fazemos, em sítios estratégicos da cidade."

Vimos por este meio demonstrar a nossa indignação e repúdio por esta medida. A Agere, num Estado de Direito, não pode exercer este tipo de autoridade, sem uma justificação devidamente fundamentada. Nem o concelho de Braga, nem Portugal, podem tolerar este tipo de medidas completamente opostas ao nosso regime democrático e à Constituição Portuguesa.
Quem está a alimentar os animais, quem está a dar água aos animais, quem está a cuidar dos animais? A Abra tem que retomar as suas funções no canil de Braga imediatamente.

Os Signatários, """""
Pequebrado
Membro Veterano

segunda ago 22, 2011 3:31 pm

tiabela Escreveu: Vá à página da Associação Portuguesa de Direitos dos Animais

Oun à página de Divulgação dos animais do canil de Braga
Não me envias os links, caso tenhas, Tiabela?
Obrigada
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
tiabela
Membro Veterano

segunda ago 22, 2011 3:37 pm

Pequebrado
Membro Veterano

segunda ago 22, 2011 3:40 pm

Obrigada na mesma :wink:
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

segunda ago 22, 2011 3:40 pm

Não percebo nada, fui ver a página da APDAA... A APDAA está de mal com a ABRA? Porque falam em massacres de Braga? Isto dos massacres é porque a ABRA nunca escondeu os abates? Querem levar os animais do canil para onde?
Que confusão, espero que isto se resolva o mais rápido possível e que a ABRA possa continuar o seu trabalho.
Última edição por Acena em segunda ago 22, 2011 3:52 pm, editado 1 vez no total.
tiabela
Membro Veterano

segunda ago 22, 2011 3:43 pm

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda ago 22, 2011 4:19 pm

Pequebrado Escreveu:
Tassebem Escreveu:
xPauloSantos Escreveu:
Tassebem Escreveu:Não venho a este tópico para me pronunciar sobre a ABRA. Conheço muito pouco sobre o trabalho desta associação. Do pouco que conheço, formei a opinião de que é um trabalho bastante meritório, mas que tem falhas por vezes pouco compreensíveis.
Pois, esta coisa das falhas, é uma chatisse e que regra geral, só acontece a quem FAZ ALGUMA COISA.

A maldicência neste fórum é uma coisa que ultrapassa todos os limites, e nem nestas alturas se contêm.

Dá-se uma no cravo para logo de seguida se dar outra na ferradura.

Tivessemos mais umas 10 ou 15 ABRAS neste País e estariam os animais certamente MUITO melhor do que aquilo que estão hoje.
Já quanto ao segundo, etc.: desde quando é que expressar uma opinião que não é inteiramente positiva é maledicência? Reveja esses conceitos, xPauloSantos...
Não me quis meter antes de responderes Tass...
até parece que o que escreveste tinha alguma maldicência :o

de facto é lamentável, mas a este hora já os telhados de vidro caíram em cima de alguém e não foi de ti, Tass...
Obrigada, Peq, por teres lido com olhos de ler.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda ago 22, 2011 4:29 pm

Penso ser legitimo - visto que se colocou aqui o texto que se encontra publicado no website da Câmara de Braga, página da Agere, que se ponha também a resposta da ABRA

http://www.abra.org.pt/html/index.php?p ... ZsYW5nPXB0

Note-se que, com isto, não estou a dizer quem foi menos ou mais verdadeiro - isso só quem conhece os intervenientes pode dizer.

Existe, para quem estiver interessado, um baixo-assinado apelando ao regresso da ABRA ao canil de Braga:

http://www.peticaopublica.com/PeticaoLi ... 2011N13423
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
tiabela
Membro Veterano

segunda ago 22, 2011 4:51 pm

Só tive mesmo agora conhecimento deste esclarecimento

Transcrevo

""""

ESCLARECIMENTO ABRA
22 de Agosto de 2011

ABRA – ASSOCIAÇÃO BRACARENSE AMIGOS DOS ANIMAIS
Rua Visconde Pindela, n.º 24, R/C, Sé - 4710-448 BRAGA
Contrib. 507253094
Site: www.abra.org.pt
mail: [email protected]
Telefone: 912380560

Na sequência dos acontecimentos mais recentes, e para que dúvidas não subsistam quanto à conduta da ABRA, serve o presente para prestar os seguintes esclarecimentos:

I - Actuação da ABRA

A ABRA sempre pautou a sua conduta pelo rigor e responsabilidade, pelo que são totalmente injustas as acusações ora proferidas pela AGERE.

A actuação da ABRA está em conformidade com o protocolo oportunamente celebrado entre a ABRA e a AGERE.

A AGERE sempre teve conhecimento de todos os procedimentos da ABRA, a qual sempre se prontificou a prestar todas as informações solicitadas pela entidade indicada, se e quando solicitadas.

As regras existentes quanto à colaboração entre a ABRA e a AGERE foram criadas em estreita colaboração da ABRA. Infelizmente muito há para mudar, designadamente no que concerne à comunicação entre as duas entidades. A informação referente aos animais que dão entrada no canil (designadamente se foram recolhidos ou entregues. data de entrada e motivo da entrega), continuam a não ser entregues à ABRA. A pouca, e muitas vezes incorrecta, informação que chega à ABRA não é veiculada por qualquer meio oficial, mas através do funcionário que se encontre de serviço no canil.

Bem sabe a AGERE que todos os cuidados médico-veterinários são prestados através da
ABRA. Efectivamente o veterinário municipal apenas se desloca ao canil para prestar outros serviços que não os cuidados indicados. A maioria dos gastos financeiros da ABRA reside nos cuidados médicos dados a animais, muitos deles entregues em sofrimento no canil municipal e que não são eutanasiados no próprio dia.

As equipas de voluntários são constituídas por uma média de 4 pessoas, frequentemente em dois turnos diários, independentemente de haver funcionários no canil. O número de funcionários é claramente insuficiente dada a elevada quantidade de tarefas necessárias para garantir o bem-estar dos animais e que tomam várias horas diárias às equipas de voluntários, mesmo após o cumprimento do horário por parte do(s) funcionário(s).

Durante os últimos seis anos, nunca foi afecto nenhum funcionário ao serviço do canil durante o fim-de-semana. Por insistente pedido da ABRA chegaram a ser disponibilizados, apenas esporadicamente ao sábado de manhã, os funcionários responsáveis pela recolha do lixo. Contudo, era notável a falta de cuidado na lavagem das boxes, que eram lavadas com osanimais lá dentro, ficando desse modo encharcados. Esta limpeza deixou de ser assegurada há muito tempo.

II - Em relação ao canídeo em causa:

1- Na passada sexta-feira, dia 12 de Agosto entraram no canil 9 cães, entre eles um cão de raça Pug, que viriam a ocupar todas as boxes que se encontravam vazias.

2- Sucede porém que, apesar de não existirem boxes vazias, os voluntários da ABRA foram alertados por uma funcionária dos serviços administrativos do canil para a entrada de mais 4 cães, ainda no final desse dia, que seriam entregues por um “emigrante”, pelo que seria necessário arranjar espaço para a entrada dos mesmos.

3- Ora,

Tendo em consideração que:

a) De acordo com a informação prestada na altura, por funcionários da Agere, o cão de raça Pug teria sido entregue por alguém, que não o seu dono, que o havia encontrado na via pública junto da fábrica onde trabalhava;

b) Alguns voluntários decidiram assegurar, monetariamente e a título pessoal, a deslocação de alguns animais para Hotel, de modo a vagar boxes;

c) Seriam necessários alguns dias para divulgar o cão de modo a encontrar o seu dono e, caso o mesmo não aparecesse aquele seria facilmente adoptado (dada a sua idade e raça).

O cão de raça Pug saiu, nesse mesmo dia, para hotel, como aliás sucede com frequência com animais que dão entrada no canil. A ABRA não desrespeitou quaisquer regras, tendo agido no sentido de prolongar a vida do animal, retirando-o para um local seguro, uma vez que um animal entregue no canil pode ser abatido no próprio dia.

4- A ABRA nunca se recusou a entregar o cão, apenas requereu aos alegados donos os
documentos comprovativos de propriedade.

5- De facto, as pessoas que se deslocaram ao canil não dispunham de nenhum elemento que pudesse comprovar que eram os donos do canídeo em questão. Não dispunham,
designadamente do boletim de vacinas, de um documento da Junta de Freguesia, do número de identificação electrónico, nem sequer de fotos com o canídeo.

6- Ora, sendo um animal de raça, que facilmente pode suscitar interesses menos lícitos, nomeadamente o seu uso para criação por pessoas não credenciadas, tornava-se, salvo melhor entendimento, indispensável assegurar que o animal estava a ser entregue ao seu legítimo dono.

7- A ABRA já teve a oportunidade de esclarecer, junto do dono do cão, toda esta situação, sendo certo que não subsistem, por parte do mesmo, quaisquer dúvidas ou mal entendidos quanto à actuação da ABRA.

A ABRA acredita que o diálogo é imprescindível para o correcto funcionamento de qualquer relação, seja ela pessoal, profissional ou de mera colaboração e lamenta que a AGERE se tenha recusado a ouvir a versão da ABRA antes de optar pela sua interdição de entrada no canil.

A ABRA espera, deste modo, repor a verdade dos factos, pois só desse modo poderá ser assegurada a continuidade da relação existente entre a ABRA e a entidade responsável pela Gestão do Canil de Braga.

Braga, 22 de Agosto de 2011
A Direcção da ABRA""""""
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”