U206ImBack Escreveu:Boa Tarde!TatiMatos Escreveu:Olá amigos dos animais,
Estou de fim de semana na casa da minha mãe no Cartaxo...Fui ao fim da tarde ao pingo doce, e à entrada estavam a pedir para uma Associação de Toxicodependentes ou afins, abordaram-me (um Sr c um aspecto duvidoso) e eu disse k n podia... ao k esse Sr. disse, n pode porquê...? eu disse, porq estou a ajudar uma causa animal...ao k ele respondeu logo, ajuda bichos e n ajuda pessoas? c um tom irónico e de desprezo c os animais, fervi logo e disse, kem manda na minha carteira, sou eu!!! E segui o meu caminho... Após terminar as compras, segui p meu carro c esse dito Sr. sempre atrás de mim a "mandar bocas foleiras", e eu nada, mas c uma raiva, e uma vontade de dizer... ker ajuda pos "drogaditos"? n se metessem na droga, bolas!!! Deus me perdoe mas foi o k pensei, e n me pesa a consciência, pois os animais são puros, já o ser humano, goza do livre arbitrío, para escolher os caminhos pelos quais envereda!! E aquele desdém, ainda me deixou mais irritada, cada um é livre de ajudar quando, como e kem ker... Eu n sou rica, mas agora pretendo ajudar 2 cadelinhas aqui do fórum k tao a precisar, n poderei ajudar c mto, mas tou empenhada em ajudar c o k puder....Enfim... é um escandalo ajudar animais? P mim nao, o ser humano decepciona-me todos os dias e os animais não!!
Cumprimentos, e desculpem o desabafo!!!
Sabe, a toxicodependência é uma doença, onde as pessoas que se envolvem nela vão perdendo, aos poucos, a sua personalidade. No passado podiam ser óptimas pessoas, mas a partir do momento em que se envolvem na droga, perdem todas as suas qualidades...
Além disso, não têm noção da verdadeira 'fome'. O mais importante para elas é conseguirem arranjar dinheiro para pagar a próxima dose e só vivem para isso, nada mais. Sabe muito bem porquê que estas pessoas têm um aspecto duvidoso, pois a droga modifica o aspecto físico das mesmas, tornando-as mais magras, com um ar mais envelhecido e o facto de elas não se preocuparem com a higiene pessoal, contribui para a modificação do mesmo. É triste!
Assim sendo, quem os vai empregar? Ninguém, como é óbvio! Como tal, recorrem à mendigagem, onde ouvem muitos 'NÃO', seguindo-se o desespero. Recorrem à má educação, devido à revolta que sentem.
Entendo, no entanto, quem não os ajude, pois nem todos possuem posses financeiras para tal e dar dinheiro não é ajudar, mas é a via mais fácil para eles não nos aborrecerem mais. Normalmente, quando me pedem dinheiro, eu pergunto para o que é (embora saiba bem para quê), ao que a maior parte responde que é para comer, então digo que os levo até a um café e lhes pago uma refeição. Muitos não aceitam, como é óbvio, mas caso o fizessem eu pagaria a refeição, mas isto sou eu... Dar dinheiro não dou, pois sei onde o vão investir e isso não é solução.
Acho, também, que não os devemos julgar por terem tomado essa opção na vida, pois ninguém sabe a razão que os levou a drogarem-se, correcto?
A senhora tem filhos? Tendo ou não, ninguém sabe o dia de amanhã...
Sei Fábio, sei tudo isso... mas obrigada na mesma pelo esclarecimento!
Só não sabia que isso lhes dá o direito de tratarem mal as pessoas, q foi disso q se tratou, nem de me imporem a obrigação de ajudar...
FALTA DE HUMILDADE DE KEM PEDE
Moderador: mcerqueira
Última edição por TatiMatos em sexta set 11, 2009 10:34 am, editado 1 vez no total.
<p> </p>
<p><strong>Tatiana Matos</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p><strong></strong></p>
Onde é q eu julguei os toxicodependentes?ana124 Escreveu:nunca julguem os drogados e nunca mas nunca cuspem para o ar pois pode vos cair em cima. se esse toxicodependente fez isso da gasolina tb muitos pretos, brancos,verdes,amarelos roubam chocolates no supermercado mais perto. esse toxicodependente k estava a pedir é claro k é para consumir e chatear mas fazerem um forum sobre isso![]()
é de lamentar... so quem convive de perto com toxicodependentes é k sabe a bondade k teem e o amor sincero pelo proximo, k podem nao ter onde cair mortos mas sao uns dos unicos k estao sempre prontos a tirar a camisola e secalhar sao dos muitos k acolhem animais abandonados... mas enfim com a vida tudo se aprende e quem abriu este forum p.f. acabem com esta vergonha, por amor de deus ve se bem k nao teem mais nada pra fazer..
em vez de se preocuparem com coisas insignificantes AJUDEM OS ANIMAIS.. e deixem coisas k nao sabem como lidar
agora qualquer m... abre um forum é isso....
desculpem amigos mas deixem o espaço deste forum para alguem k realmente ker ajudar e nao falar mal de toxicodependentes..
Julguei sim a má educação e a forma com fui abordada, por algém q precisava de ajuda, e me tratou de uma forma horrenda!
Enfim................ qto ao resto, n me merece resposta!
<p> </p>
<p><strong></strong></p>
<p><strong></strong></p>
Tassebem Escreveu:Não podia estar mais de acordo com U206ImBack.
Até porque sei do que falo: tenho toxicodependentes na minha família muito próxima e sei como a personalidade deles evolui (ou melhor, involui). Uma delas faleceu há menos de um mês, completamente "rebentada" em termos de saúde.
Estas pessoas são tão dignas da nossa ajuda como quaisquer outras, e não menos que os animais.
A forma de as ajudar é que já é um assunto mais complicado. Comprando-lhes uma refeição, se forem desconhecidos que nos abordem na rua; ajudando-os quando querem ser ajudados se são pessoas próximas.
Eles também têm momentos de lucidez em que sabem que o que fazem e as atitudes que têm são erradas. E, se e quando se recuperam, penalizam-se muito por tudo o que fizeram.
São seres humanos e, por isso, merecedores, quanto mais não seja, de respeito.
TASSEBEM, eu respeito quem me respeita, acredite, e também acho q quem quer ser ajudado, deve sê-lo com todo o empenho, para se recuperar um ser humano que descarrilou mas que quer encarrilar, e abandonar esse mundo enfermo!!!
<p> </p>
<p><strong></strong></p>
<p><strong></strong></p>
LuMaria Escreveu:Por curiosidade, está a referir-se a mim? Se sim, diga-me aonde a insultei por favor.TatiMatos Escreveu:Pois é Léo mas houve aqui alguém q até me insultou...
Desprezo p essas pessoas......
Repare neste parágrafo. Um senhor com aspecto duvidoso. Duvidoso porquê? Mal vestido? Feio? Vadio? Mal tratado? Pouco “puro”?TatiMatos Escreveu:abordaram-me (um Sr c um aspecto duvidoso) e eu disse k n podia... ao k esse Sr. disse, n pode porquê...? eu disse, porq estou a ajudar uma causa animal...ao k ele respondeu logo, ajuda bichos e n ajuda pessoas?
Quem no seu perfeito juízo diz a um toxicodependente que não o ajuda porque está a ajudar animais? É necessário? Queria encetar um diálogo? Que lhe passou pela cabeça? Se efectivamente era um toxicodependente estava à espera de que resposta? De um muito obrigada e desculpe incomodar? E se ele a assaltasse? E se lhe desse uma bolacha? Não lhe passou pela cabeça que eventualmente há coisas que se pensam mas não as devemos dizer?
E na realidade pegar num Ser Humano, que a perseguiu até ao carro a "mandar bocas foleiras" para fazer uma espécie de ode aos "animais puros" é absolutamente desnecessário. Tópico sem sentido.
Quanto a humildade e educação, se existir educação a humildade ou falta dela nem se sente. Já falta de educação, por muito humilde que alguém seja...
A carapuça serviu-lhe? Insultou-me?
Diga-me você... Eu n me senti insultada, sinceramente!
Aspecto duvidoso = pessoa pouco credível ou seja q n me pareceu pela postura e falta de educação pertencer à tal Associação que apresentou, esclarecida?
Apenas respondi, porq ele n me largava, e quis demonstrar q já ajudava uma causa e q n podia ajudar todas...
Em relação a fazer de um desabafo, um tópico, problema meu! Incomoda-a, n leia!
<p> </p>
<p><strong></strong></p>
<p><strong></strong></p>
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta set 09, 2009 3:36 pm
TatiMatos, felizmente, vejo bem, por isso não vejo razão para ter aumentado a letra.
Eu não disse que lhes dava o direito de fazer isso e se ler a minha mensagem (com olhos de ver), vai constatar isso. Simplesmente, acho que devia ignorar, caso não quisesse ajudar, em vez de dizer que estava a ajudar uma causa animal, como fez. Como a LuMaria referiu, há coisas que devemos guardar para nós, pois se não o fizermos, ouvimos aquilo que não queremos, correcto?

Eu não disse que lhes dava o direito de fazer isso e se ler a minha mensagem (com olhos de ver), vai constatar isso. Simplesmente, acho que devia ignorar, caso não quisesse ajudar, em vez de dizer que estava a ajudar uma causa animal, como fez. Como a LuMaria referiu, há coisas que devemos guardar para nós, pois se não o fizermos, ouvimos aquilo que não queremos, correcto?

<strong>Cumprimentos do Fábio
</strong>

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
TatiMatos, é preciso ver que essas pessoas não estão em si, como já aqui foi abundantemente referido, estão de ressaca. É comum eles serem insolentes ou agressivos para quem não lhes quer dar a moedinha, etc. Já me aconteceu e já deve ter acontecido à maioria das pessoas. É inútil estar a tentar argumentar com eles, não estão em condições de compreender, estão completamente alterados.
No outro dia quis chamar uma ambulância para um alcoólico (vim depois a saber) que estava deitado, inconsciente, no meio de um passeio. Com o burburinho que se gerou, o homem acordou e também me insultou de tudo, alto e bom som. Como é evidente, não lhe pude levar a mal. E os dois polícias que apareceram disseram-me que não valia a pena: nem a ambulância o levava nem o hospital estaria disposto a tratá-lo. Não quis acreditar, mas é verdade. Quando a minha prima, que era toxicodependente, adoeceu gravemente, em fins de Junho passado, foi tratada de uma forma indescritível no hospital, tendo vindo a falecer cinco dias depois com um AVC extensíssimo. É drogada, vá morrer longe, para não deitar cheiro. Mas em relação a isso já avancei com a competente queixa.
Isto para dizer que a atitude de desprezo em relação a estes desgraçados, sejam toxicodependentes sejam alcoólicos, é muito comum, infelizmente até entre os profissionais de saúde, que deviam tratar uma pessoa doente sem olhar à doença. Se é toxicodependente, não deixa de ser um ser humano em sofrimento (e de que maneira).
Disse anteriormente que estas pessoas doentes merecem o nosso respeito e, acrescento agora, comprensão humana pelo estado em que se encontram (isto é, deve-se dar-lhes "um desconto", como se costuma dizer). Refiro-me a situações como a descrita, de agressividade verbal; outras situações já terão de merecer outras atitudes.
No outro dia quis chamar uma ambulância para um alcoólico (vim depois a saber) que estava deitado, inconsciente, no meio de um passeio. Com o burburinho que se gerou, o homem acordou e também me insultou de tudo, alto e bom som. Como é evidente, não lhe pude levar a mal. E os dois polícias que apareceram disseram-me que não valia a pena: nem a ambulância o levava nem o hospital estaria disposto a tratá-lo. Não quis acreditar, mas é verdade. Quando a minha prima, que era toxicodependente, adoeceu gravemente, em fins de Junho passado, foi tratada de uma forma indescritível no hospital, tendo vindo a falecer cinco dias depois com um AVC extensíssimo. É drogada, vá morrer longe, para não deitar cheiro. Mas em relação a isso já avancei com a competente queixa.
Isto para dizer que a atitude de desprezo em relação a estes desgraçados, sejam toxicodependentes sejam alcoólicos, é muito comum, infelizmente até entre os profissionais de saúde, que deviam tratar uma pessoa doente sem olhar à doença. Se é toxicodependente, não deixa de ser um ser humano em sofrimento (e de que maneira).
Disse anteriormente que estas pessoas doentes merecem o nosso respeito e, acrescento agora, comprensão humana pelo estado em que se encontram (isto é, deve-se dar-lhes "um desconto", como se costuma dizer). Refiro-me a situações como a descrita, de agressividade verbal; outras situações já terão de merecer outras atitudes.
Em primeiro lugar quero agradecer à Acena e à Tassebem que perceberam perfeitamente o que pretendi dizer. Tenho por hábito ser resumida na forma como escrevo e nem sempre explico da melhor forma a minha ideia. Mas as duas perceberam bem
LucNun, ilegalize o açucar e o tabaco e vai ver o novo rancho de janados em correria para a venda do pacote de açucar e do cigarrito. O sub mundo da droga e toda a situação em redor é gerada apenas pelo facto de ser ilegal.
Mas não deixa de ser interessante a forma como as pessoas analisam os seus proprios vicios. É o obeso que olha de forma critica a pessoa que fuma o seu cigarro enquanto enfarda um pratão de batatas fritas. O fumador que tece comentários desagradáveis sobre o bêbado e o bêbado que olha de vesga o "drogadito" (aquele que está no fundo da escala apenas porque a droga é ilegal) e abana a cabeça.
Muito interessante.
TatiMatos, abra os tópicos que lhe apetecer, na minha opinião é inútil e perfeitamente dispensável, bem como desadequado. Mais um bocadinho e estou em crer que diz que o Sr duvidoso a contagiou com gripe A porque espirrou e não teve a decência de tapar a boca com o antebraço.

LucNun, ilegalize o açucar e o tabaco e vai ver o novo rancho de janados em correria para a venda do pacote de açucar e do cigarrito. O sub mundo da droga e toda a situação em redor é gerada apenas pelo facto de ser ilegal.
Mas não deixa de ser interessante a forma como as pessoas analisam os seus proprios vicios. É o obeso que olha de forma critica a pessoa que fuma o seu cigarro enquanto enfarda um pratão de batatas fritas. O fumador que tece comentários desagradáveis sobre o bêbado e o bêbado que olha de vesga o "drogadito" (aquele que está no fundo da escala apenas porque a droga é ilegal) e abana a cabeça.
Muito interessante.
TatiMatos, abra os tópicos que lhe apetecer, na minha opinião é inútil e perfeitamente dispensável, bem como desadequado. Mais um bocadinho e estou em crer que diz que o Sr duvidoso a contagiou com gripe A porque espirrou e não teve a decência de tapar a boca com o antebraço.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Nestes casos, por muito que não acreditemos na causa a que dizem pertencer por muito duvidoso que seja o aspecto, para nosso proprio bem o melhor é sermos nós a baixar a bitola dizendo desculpe não posso ajudar de momento, e seguir sem mais dialogos, não sabemos a raiva ou revolta que vai na cabeça da outra pessoa que pode atacar de algum modo...e voltando de novo á sida...alguns desses infelizes não têm nada a perder e envolvermo-nos em lutas ou ser agredido por eles pode deixar mais que uma nodoa negra
pelo vosso bem passem em frente e tentem fazer o menos contacto e dialogo possivel, os cães ladram e a caravana passa
virar as costas e ignorar tambem pode ser tomado como ofença e despoletar o que já disse antes
ser breve e cordial é o melhor por muito que a nossa vontade seja outra.

Para quem tá todo amordaçado tás a falar muito bem. É isso mesmoBondage2010 Escreveu:Nestes casos, por muito que não acreditemos na causa a que dizem pertencer por muito duvidoso que seja o aspecto, para nosso proprio bem o melhor é sermos nós a baixar a bitola dizendo desculpe não posso ajudar de momento, e seguir sem mais dialogos, não sabemos a raiva ou revolta que vai na cabeça da outra pessoa que pode atacar de algum modo...e voltando de novo á sida...alguns desses infelizes não têm nada a perder e envolvermo-nos em lutas ou ser agredido por eles pode deixar mais que uma nodoa negrapelo vosso bem passem em frente e tentem fazer o menos contacto e dialogo possivel, os cães ladram e a caravana passa
![]()
virar as costas e ignorar tambem pode ser tomado como ofença e despoletar o que já disse antes
ser breve e cordial é o melhor por muito que a nossa vontade seja outra.

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
U206ImBack Escreveu:TatiMatos, felizmente, vejo bem, por isso não vejo razão para ter aumentado a letra.![]()
Ó Fábio, n era minha intenção q ficasse tão grande

<p> </p>
<p><strong></strong></p>
<p><strong></strong></p>
Minha Senhora, este seu comentário é q está desadequado no meu tópico por si classificado de desadequado, portanto não me merece resposta, pois quando acho um tópico desinteressante ou desadequado, n participo nele pura e simplesmente!LuMaria Escreveu:TatiMatos, abra os tópicos que lhe apetecer, na minha opinião é inútil e perfeitamente dispensável, bem como desadequado. Mais um bocadinho e estou em crer que diz que o Sr duvidoso a contagiou com gripe A porque espirrou e não teve a decência de tapar a boca com o antebraço.
<p> </p>
<p><strong></strong></p>
<p><strong></strong></p>
Tenho sensibilidade suficiente e também cultura, para lhes dar o devido desconto, mas foi uma situação muito desagradável, apenas isso, n foi minha intenção julgar ninguém, nem inferiorizar da maneira como alguns de vós me interpretaram...Tassebem Escreveu:TatiMatos, é preciso ver que essas pessoas não estão em si, como já aqui foi abundantemente referido, estão de ressaca. É comum eles serem insolentes ou agressivos para quem não lhes quer dar a moedinha, etc. Já me aconteceu e já deve ter acontecido à maioria das pessoas. É inútil estar a tentar argumentar com eles, não estão em condições de compreender, estão completamente alterados.
Sei bem que a droga é um flagelo enorme, bem como os malefícios inerentes ao vicío.
A situação irritou-me pelos modos do Sr. e pela quase obrigação que me estava a impôr de ajudar, recorrendo à agressão verbal e à tentativa de intimidação.
Foi isto e apenas isto a minha indignação... Mas se querem criar mais floreados e mais temas e sub temas à volta do assunto, estejam à vontade, vamos trocando ideias... apenas n deturpem as minhas palavras e não acrescentem mais nada ao q objectivamente disse!
<p> </p>
<p><strong></strong></p>
<p><strong></strong></p>
Quanto ao cigarrito, uma boa percentagem de fumadores a ressacar fá-lo-ia, sim. Mas não adianto mais sobre isto, pois seria chover no molhado.LuMaria Escreveu:...LucNun, ilegalize o açucar e o tabaco e vai ver o novo rancho de janados em correria para a venda do pacote de açucar e do cigarrito.
Quanto ao açúcar, não acredito. Há outros açúcares sem ser o de cana e substitutos químicos do açúcar. Por outro lado, ao falar-se disto e da obesidade está-se a meter os distúrbios alimentares no mesmo saco que as dependências de drogas duras, à mistura com doenças virais... Que grande confusão por aí vai...
Mas que grande descoberta! O açúcar não é uma droga, é um alimento, do qual algumas pessoas abusam, tal como se abusa das gorduras, do sal, dos fritos, dos bifes, etc. E quando o simples abuso passa a níveis excessivos entra-se no campo das doenças alimentares, que não têm nada a ver com a droga e seu submundo (outro chavão).O sub mundo da droga e toda a situação em redor é gerada apenas pelo facto de ser ilegal.
Interessante é este reparo. Eu, enquanto fumadora, não tenho o direito de reparar nos "vícios" dos outros? E o tal que come o pratão de batatas fritas não tem o direito de me mandar fumar para longe dele?Mas não deixa de ser interessante a forma como as pessoas analisam os seus proprios vicios. É o obeso que olha de forma critica a pessoa que fuma o seu cigarro enquanto enfarda um pratão de batatas fritas. O fumador que tece comentários desagradáveis sobre o bêbado e o bêbado que olha de vesga o "drogadito" (aquele que está no fundo da escala apenas porque a droga é ilegal) e abana a cabeça.
Muito interessante.
Eu, enquanto fumadora, não devo reparar numa avó que transporta ao colo uma neta de poucos anos nitidamente obesa? E terei de aturar os dislates dos bêbados que se sentam ali no jardim a jogar às cartas, só porque sou fumadora e tenho primeiro de olhar para mim própria e de me punir pelos cigarros que fumo? E, como sou fumadora, não devo apanhar os cachimbos de droga abandonados de madrugada à entrada do meu prédio nem resmungar contra quem lá os largou?
Ó LuMaria!

P. S. - Já agora deixe que lhe diga que os bêbados são quem menos se importa com os drogados.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Ehehehheh
E eu que até estava mortinha por ter um bocadinho de tempo para ler a "evolução deste tópico", ou será "des"evolução? É que segundo me pareceu há aqui questões abordadas que por acaso deixam alguma dúvidas, mas, okay, são opiniões e valem o que valem. Um forum público tem destas coisas; uns de acordo e outros em desacordo. É mesmo assim. No entanto e já que se falou, também, da sida, mais haveria a dizer sobre o contágio pela saliva e lágrimas, já que as descritas estão um pouco omissas no seu conteúdo mas, isto é mesmo assim...! Apesar de ter lidado, anote-se,
DIRECTAMENTE com doentes do HIV, por 9 Anos, tendo começado ainda muito antes do primeiro caso neste nosso País à Beira Mar plantado, não pretendia de algum modo falar neste assunto, até porque nem foi o tema principal do tópico, mas as palavras são realmente como as cerejas e já que os foruns também servem de informação e como eu até gosto de estar sempre a aprender... já agora, pergunto ao U206ImBack que, por favor, “nos informe” qual o factor que leva os vírus da SIDA, estarem “em baixa percentagem” como referiu, na lágrima e na saliva? É que isto é até importante saber-se para se perceber “as baixas percentagens” por si referidas, para precaução até noutros aspectos de contacto, como, p.e., por um rasgo ou corte da pele aquando em contacto com o doente, uma agulha infectada, um simples espirro ou esperma escorrido para fora do preservativo. Gostaria mesmo que nos elucidasse.
Quanto ao resto…li alguns, não todos dos comentários e nem vou ler sequer porque já lá vai o tempo que eu perdia tempo a ler para depois dar troco a balelas! Que me desculpem os que não escreveram balelas que não é a esses que me refiro mas sim, às que houveram e que nem tive paciência nem tempo sequer, para acabar de as ler.
Aguardo resposta do U206ImBack, obviamente que se ele assim o entender dever dar e se souber clarificar-nos, para uma melhor e completa informação do tema SIDA!
Obrigada,
Leo
E eu que até estava mortinha por ter um bocadinho de tempo para ler a "evolução deste tópico", ou será "des"evolução? É que segundo me pareceu há aqui questões abordadas que por acaso deixam alguma dúvidas, mas, okay, são opiniões e valem o que valem. Um forum público tem destas coisas; uns de acordo e outros em desacordo. É mesmo assim. No entanto e já que se falou, também, da sida, mais haveria a dizer sobre o contágio pela saliva e lágrimas, já que as descritas estão um pouco omissas no seu conteúdo mas, isto é mesmo assim...! Apesar de ter lidado, anote-se,

Quanto ao resto…li alguns, não todos dos comentários e nem vou ler sequer porque já lá vai o tempo que eu perdia tempo a ler para depois dar troco a balelas! Que me desculpem os que não escreveram balelas que não é a esses que me refiro mas sim, às que houveram e que nem tive paciência nem tempo sequer, para acabar de as ler.
Aguardo resposta do U206ImBack, obviamente que se ele assim o entender dever dar e se souber clarificar-nos, para uma melhor e completa informação do tema SIDA!
Obrigada,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>