Como ajudar 6 cachorros da rua e a mãe

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Lightning
Membro Júnior
Registado: quarta nov 14, 2012 3:47 pm

quarta nov 14, 2012 4:20 pm

Olá a todos :)

A situação é a seguinte, vim ao Norte durante esta semana e tomei conhecimento de uns cachorrinhos da rua.

Já devem ter umas 4 semanas (calculado pelo que nos têm contado) e temos tentado ajudar como podemos.

A mãe é também uma cadela da rua (que foi abandonada pelo que nos contaram) e está pele e osso.

Por isso, venho pedir-vos ajuda para resolver esta situação. Não vou estar aqui muito mais tempo e quero fazer tudo o que puder para ajudar estes animais.

Eles estão numa aldeia perto de Armamar. Pensei em contactar o canil municipal de Lamego, mas não encontrei grande informação sobre ele. Que acham?

Obrigada.

Beijinhos,
Lightning
Lightning
Membro Júnior

domingo nov 18, 2012 12:05 am

Boa noite a todos.

Continuo a precisar de ideias para ajudar estes cachorrinhos que de outra forma morrerão com frio, fome ou atropelados.

Tenho-me deparado com alguma falta de interesse na resolução desta situação. Toda a gente vê e fecha os olhos. Segunda-feira irei enviar um e-mail para a CM de Armamar, no entanto, sem qualquer tipo de certeza.

Alguém tem conhecimento de alguma associação na zona norte que possa ajudar? Gostaria de saber que não andei a ajudar estes pobres animais durante uma semana para depois morrerem porque ninguém quis saber.

Obrigada,
Lightning
pesquebrados
Membro Veterano
Registado: segunda jan 30, 2012 12:58 pm

domingo nov 18, 2012 9:28 pm

As associações estão a rebentar pelas costuras mas mesmo assim tente...
ou peça FAT's - é um cenário horrível o que se passa no mundo dos animais.
E não se prevê melhoras.
Boa sorte.
Lightning
Membro Júnior

segunda nov 19, 2012 3:50 pm

pesquebrados Escreveu:As associações estão a rebentar pelas costuras mas mesmo assim tente...
ou peça FAT's - é um cenário horrível o que se passa no mundo dos animais.
E não se prevê melhoras.
Boa sorte.
Bom dia :)

Desde já agradeço a resposta.

Efetivamente, nunca, nas minhas idas à "Santa Terrinha", vi tanto cão a pedir um bocadinho de comida. Também nunca vi tanto cão atropelado à beira da estrada, só na IP3 perdi-lhes a conta.

Para os cachorrinhos, tanto eu como alguns familiares procurámos pessoas para ficarem com eles, no entanto, ninguém quer. Vamos lá ver se os consigo mandar para o canil (mesmo tendo pouca ou nenhuma informação sobre ele).

O mundo dos animais sempre esteve mau, mas agora, esperava que com uma maior informação/educação as pessoas tivessem mais cuidados com os seus animais. Esta semana que passou, para justificar o crescente número de animais na rua, ouvi: a cadela tinha dono mas ficou prenha e foi abandonada; depois da época da caça os caçadores abandonam os cães.

Fechar os olhos nestes casos só piora a situação.

Cumprimentos,
Lightning
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quinta nov 22, 2012 4:59 pm

mandá-los para o canil é mandá-los para a morte
Charlie3
Membro Veterano
Registado: terça mar 27, 2012 2:01 pm

quinta nov 22, 2012 5:39 pm

anja-azul Escreveu:mandá-los para o canil é mandá-los para a morte
sim mas de todos os males é preferível do que morrer esborrachado numa autoestrada.
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

sexta nov 23, 2012 11:46 am

Como está a situação? O ideal seria recolhê-los e divulgar para adopção.
Não tem hipótese deos recolher ou alguém seu conhecido?
As associações estão a abarrotar, já se sabe, mas podem sempre intermediar nas adopções e divulgar.
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
Lightning
Membro Júnior

sábado nov 24, 2012 12:23 pm

Sasha9 Escreveu:Como está a situação? O ideal seria recolhê-los e divulgar para adopção.
Não tem hipótese deos recolher ou alguém seu conhecido?
As associações estão a abarrotar, já se sabe, mas podem sempre intermediar nas adopções e divulgar.
Olá a todos

Uma vez que estou a cerca de 400 km do local onde os encontrei, pedi a uma familiar que os continuasse a alimentar (embora a vontade não fosse muita, penso que lá foi pelo menos umas 2 vezes), e enviei um e-mail para a CM de Armamar e para o Presidente da Junta de Freguesia do local a relatar a situação e a propor algumas medidas para evitar que outras situações semelhantes surjam. Ninguém me respondeu, mas sei que os animais já lá não estão, desconheço se saíram do "ninho" em busca de comida com a mãe ou se os levaram para o canil.

Eu sei que os canis municipais não têm boa fama, de tal forma que só fiquei mais descansada quando falei com alguém do canil que me pareceu ter amor pelos animais. Posso ter sido enganada, mas a verdade é que os cachorrinhos são muito pequeninos e podem morrer com frio (qualquer dia vem a neve), fome ou atropelados e a única alternativa que encontrei foi mesmo o canil. Se o canil municipal de Lamego tivesse um site eu própria, a 400 km de distância, ajudava a divulgar os cachorrinhos, mas a verdade é que não existe site, nem e-mail, nem telefone.

Vontade não me faltou de os trazer comigo para Lisboa, mas depois fazia o quê com eles, enfiava-os na banheira? lol (O único espaço delimitado em minha casa e onde eles podiam estar.) E lá, ninguém quis ficar com eles.

Além do mais, aqueles cachorrinhos são apenas a ponta do iceberg, já soube que existem mais ninhadas lá perto. A verdade é que existem demasiados cães vadios e, entre estes, demasiadas cadelas não esterilizadas. E depois, aquilo que me parece que é prática comum por Lisboa, que é esterilizar os animais, lá não se faz porque "os animais ficam gordos e depois os caçadores não os querem" (estas palavras ouvi eu).

Gostaria de ajudar, mas a verdade é que as pessoas de lá nada querem fazer. E eu, a esta distância não posso fazer muito mais do que já fiz por eles. :(

Cumprimentos,
Lightning
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado nov 24, 2012 1:24 pm

Infelizmente não é ainda prática comum por cá....
Senão também não havia cá canis a abarrotar e animais abandonados por tudo quanto é sitio.

Mesmo sabendo que os canis são geralmente maus, penso que nunca é opção deixar ninhadas na rua a multiplicar. Ainda mais perto de uma estrada.

É cada vez mais complicado arranjar quem fique com animais. É a realidade, não vale a pena fechar os olhos.
Lightning
Membro Júnior

domingo nov 25, 2012 4:10 pm

Olá a todos

Afinal, os cachorrinhos ainda continuam no mesmo sítio.

Pelo que me contaram, estão bem... e brincalhões. Mas ainda na rua :(

Vou criar aqui no forum um post só para eles, pode ser que alguém veja e queira adotar. Tenho é de perceber como se adicionam imagens...

Para já, se alguém quiser um cachorrinho na zona Norte perto de Armamar/Peso da Régua, sei de 6 que precisam urgentemente de um dono. Se não estou em erro, são todos machos, têm pelo curto e tamanho médio (há um que é diferente... um bocado maior que os outros).

Relativamente à esterilização, se efetivamente não é uma prática comum, fico feliz por ter percebido que esta prática é cada vez mais frequente. :) Infelizmente e curiosamente, ainda existem muitos cães/gatos com dono que não são esterilizados ou, pelo menos, que não têm qualquer controlo relativamente à sua reprodução. Talvez seja aqui, nos animais de companhia com dono, que haja necessidade de uma maior atuação. Estarei errada?

Cumprimentos,
Lightning
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

segunda nov 26, 2012 5:09 pm

Será mais fácil divulgá-los com fotos.

Para aprender a colocar fotos: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=63141
Se tiver dificuldades, terei todo o prazer em dar uma ajuda. :wink:
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
Lightning
Membro Júnior

quinta nov 29, 2012 9:55 pm

Olá a todos.

Obrigada pela ajuda.

Já criei um tópico para adoção dos cachorrinhos aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=101755

Cumprimentos,
Lightning
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

quinta nov 29, 2012 10:19 pm

Tadinhos :( espero que tenham sorte ....
Lightning
Membro Júnior

sexta nov 30, 2012 10:01 pm

voca Escreveu:Tadinhos :( espero que tenham sorte ....
Me too...
Lightning
Membro Júnior

quarta dez 12, 2012 7:19 pm

Olá a todos :)

Os cachorrinhos já têm casa.

Infelizmente, enquanto existirem donos inconscientes (e cadelas não esterilizadas) vão continuar a existir ninhadas como esta. Onde estavam estes, existem mais 2. :o

Cumprimentos,
Lightning
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”