Página 1 de 3
Critérios de candidatos para adoção
Enviado: sábado dez 29, 2012 1:26 pm
por lilipessoa
Olá a todos.
Não sou presença assidua neste forum, mas conside-o muito útil para esclarecer duvidas e trocar ideias no que toca a animais.
Hoje gostaria imenso a opinião/critica de membros que são responsáveis por adoções e/ou de pessoas que estejam na mesma situação que eu.
Tenho 37 anos, moro sózinha num pequeno e modesto apartamento. Este ano, milagrosamente e contra todas as probabilidades consegui estabilidade no trabalho. Decidi adotar um cão para me fazer companhia.
Depois de alguma leitura sobre diversos artigos sobre adoção, conclui que seria melhor a adoção de uma cadelinha jovem e adulta (entre 1 ano a ano e meio).
Candidato-me a uma associação que tem um linda podenga. Pequenina com um ano e que foi abandonada. Preencho o inquérito e sou transparente e sincera.
A resposta foi um choque para mim! Que não era boa dotante pois passava 8 a 9 horas fora de casa (a trabalhar entenda-se), que confinava o animal a 10 m2 (cozinha) quando não estaria em casa e que a cadela para adoção estava habituada a estar à solta e a conviver com animais.
Então pergunto eu: quais são as condições otimas de adoção? Uma pessoa sozinha não pode adotar um cão (pessoalmente não gosto de gatos)? As condições da minha vida e da minha casa (apartamento de 60 m2) são más?
Obrigado pela atenção e mediante as respostas, deciderei se procuro uma patuda ou desisto da ideia.
Enviado: sábado dez 29, 2012 2:11 pm
por Floripes3
Continue a procurar.
Enviado: sábado dez 29, 2012 2:34 pm
por indigo003
pois... às tantas por trás da divulgação dessa cadela há um hotel a ser pago por madrinhas preocupadas e há alguem a ganhar dinheiro... logo, não há interesse que a mesma seja adoptada!
claramente, toda e qualquer pessoa que queira adoptar um cão tem de estar todo o dia em casa! yeah right...

Enviado: sábado dez 29, 2012 3:00 pm
por sasquatch
Compreendo a sua desilusão mas pessoalmente não daria para adopção um animal que ficasse tantas horas fechado na cozinha.
Lamento mas seria essa a minha reacção, e não ganhei nunca um tostão com adopções porque nunca meti animais em hotéis e os que dei gastei com eles em vet e comida antes de os dar.
Ainda mais se soubesse que se tratava de um animal activo e habituado a companhia.
Mesmo um animal pequeno pode ser bastante destruidor se começa a ficar ansioso com a solidão e o confinamento.
E já vi muitas vezes o que acontece a animais que se tornaram destruidores.
E se a cadela se metesse a ganir e a uivar? Os vizinhos? Pensou nisso?
Não sei se essa cadela tem ou não por detrás pessoas que estão a lucrar mas talvez estejam apenas preocupadas com o seu futuro. Não concordo com animais encerrados em cozinhas, varandas e marquises o dia todo.
Os cães não reagem bem a isso.
Nunca o fiz e não acho que resulte.
Enviado: sábado dez 29, 2012 8:49 pm
por anja-azul
há cozinhas e cozinhas. e depois, pode-se mudar de atitude.
acho graça a certos requisitos. não quer dizer que muitas vezes não haja boas razões, mas entre estar numa cozinha durante o dia e se calhar na cama da dona o resto do tempo e ficar rodeada de n animais, sabe-se lá com que atenção, cuidados e condições

Enviado: sábado dez 29, 2012 8:51 pm
por AQuartelmar
Não sei que associação se trata.Muito francamente a maioria delas tem condições que envergonhariam uma pocilga.E são greralmente essas as com cfritérios mais rigidos.
A maioria das pessoas hoje em dia que trabalham passam de fato 8 a 9 horas fora. Se essa associação quer dar animais a gente com empregados ou no desemprego, continuem assim.
Ignore e vá a outro lado.
Enviado: sábado dez 29, 2012 9:09 pm
por maraya
Porque não visita pessoalmente o canil municipal da sua zona?
Enviado: sábado dez 29, 2012 9:13 pm
por sasquatch
Mas se a indicação é a de que se trata de um animal habituado a ter espaço e companhia, não me parece que uma adopção em que o animal fica sozinho
9 horas encerrado num bocadinho de espaço seja a mais indicada....
Enviado: domingo dez 30, 2012 11:33 am
por lilipessoa
Obrigado a todos os que deram a sua opinião.
Compreendo então que terei que procurar um cão que esteja em FAT, habituado a estar numa casa com regras.
Quanto ao animal estar sozinho tanto tempo, eu trabalho (o que é uma benece nos dias que correm) e como tal estou 2 periodos de 4h cada fechada num gabinete não muito maior que a minha cozinha. Portanto pela lógica da dita associação, devo despedir-me. É que tambem sou sociável e gosto de liberdade...
O Canil da minha zona tem cães (está sobreelotado), mas todos de porte superior ao que pretendo (menos de 8 kg). Dai procurar em associações de animais.
Já ouvi falar em associações ditas protetoras de animais que "lucram" com a publicidade de serem beneméritas, mas nem quero acreditar que isso seja verdade, pois seria uma tremeda desilusão... É que eu acho louvável quem genuinamente se dedica a causa de tentar arranjar donos para animais abandonados.
Mais uma vez agradeço de coração as vossas opiniões. Deixo aqui os meus votos de bom ano de 2013 para todos.
Enviado: domingo dez 30, 2012 4:01 pm
por anja-azul
na arca há montes de animais para adotar. eu sei quem tenha uma podenga para adotar, mas precisa de companhia canina
Enviado: domingo dez 30, 2012 8:17 pm
por lilipessoa
Não tem que ser podenga! Apenas uma patudinha "portátil"...
Por exemplo... Se me apetecer ir a Lisboa passear!É só meter-nos no barco... Os cães pagam meio bilhete desde que metidos numa "alcofa"..
Não ligo a chichiuauas e pinchers e raças similares... Apenas uma "street dog" pequenina!
Enviado: domingo dez 30, 2012 8:35 pm
por sofiaabreulopes
não sei se já lhe indicaram, mas visite o Cantinho da Milu em Setúbal, ou venha visitar o Canil Municipal de Lisboa, ou mesmo o de Sintra - quase de certeza que encotra lá uma amiguinha

Enviado: domingo dez 30, 2012 11:03 pm
por miketica
Enviado: segunda dez 31, 2012 1:33 am
por CarlotaSMAR
lilipessoa já foi ao canil/gatil do Seixal?Sesimbra abrigo Bianca?Setubal, posso dar-lhe contacto de quem vai ao canil e tem contacto com Associaçoes de lá caso o pretenda e decerto consegue ajudar 1 animal a precisar de carinho.
sugiro por experiencia propria e de mais pessoas que não se tente envolver com a ABRA nem para adoptar nem para Fat,aí sim tem 1 rol de requisitos e alem de tudo vive lonje do local mas...deixam ir embora animais para fora do País...estranho não é estas contradiçoes?
boa sorte e não desista de fazer feliz mais 1 animal sem lar,caso o pretenda contacte-me por mensagem que lhe indico alguns pontos onde existem animais de pequeno porte.
Enviado: segunda dez 31, 2012 9:57 am
por sasquatch
Não se pode comparar um ser humano que raciocina com um animal que não percebe porque está encerrado entre 4 paredes e de lá não pode sair....
A comparação entre a sua situação a trabalhar e a de um animal social e activo que de repente se vê fechado, não é muito boa.
Não sei se tem experiência com animais em casa, mas se é a 1ª vez convém informar-se bem de como reagem e aquilo que pode esperar.
Os cães são animais fantásticos mas mesmo de pequeno tamanho não são bonecos e precisam de muito exercício quando passam o dia sem fazer nada.
Desejo que encontre o seu cãozinho mas tente perceber as necessidades reais de um animal.