Ajuda no terreno p/ cão maltratado - Várzea de Sintra

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça abr 09, 2013 3:13 am

Recebi hoje este e-mail, pedindo divulgação, originário de uma pessoa que pessoas de confiança me dizem ser de confiança.

Tudo o que ela pede é uma ajuda na socialização e medicação deste desgraçado animal.

Se alguém daqui vive perto e pode ajudar, fará toda a diferença.

"Assunto: Pedido de apoio - cão em muito mau estado

Boa noite,

venho pedir ajuda em termos de sugestões e ideias.

Esta é a típica história de um cão mimado em bebé e escorraçado para um quintal nojento quando começou a fazer asneiras dentro de casa e a morder nos donos, dizem.

Não é um cão. É um monte de lixo, com fezes agarradas ao pelo e inflamações nos olhos provocadas pelo contacto com a sujidade nas rastas que pendem pelo focinho e por todo o corpo. Isto é o que pude verificar à distância porque o cão tem um comportamento agressivo (pudera!) e protetor do território. Está acorrentado, a corrente nem terá um metro, e deve ter dificldade em abrigar-se da chuva. Quando hoje cheguei ao sitio, tinha pão e água para comer. A ração que se vê foi levada por mim.

Só tive conhecimento da situação no sábado e nem queria acreditar. Foram os vizinhos que pediram ajuda. O cão não está muito longe da minha casa, na Várzea de Sintra.

Ainda pensei em chamar o canil mas ocorreu-me que já tem muitos animais e este não é adotável, para já (parece-me), uma vez que as pessoas que o têm dizem que morde (certo é que também abana o rabo quando me aproximo). Portanto, estou a tentar criar uma ponte com os donos, que me deram carta branca para ajudar e fazer o que entender, desde que não o tire de lá, porque «dá sinal».

O problema é que preciso de ajuda a manuseá-lo e a deitar-lhe a mão para começarmos a proporcionar-lhe um melhor bem-estar. Estou por perto e faço questão de alimentá-lo diariamente e de eventualmente levá-lo à rua no futuro. Também garanto a parte veterinária. Mas não consigo dar medicação duas vezes por dia, por exemplo, porque chego a tarde e más horas do trabalho.

Nesse sentido, peço o favor de divulgarem para ver se aparece alguém da zona para dar uma ajuda na sociabilização e nas minhas dobras quando, por motivos profissionais, não conseguir acompanhar a situação. Caso não haja alternativa, chamo o canil. Para já, estou a tentar que os donos limpem a zona, retirem o colçhão podre e o lixo que se amontoa nos cantos e tomem medidas para evitar as ratazanas que partilham o espaço com o cão.

Veremos o que dá, mas agradeço a divulgação.

Os meus contactos: 919213415 (telemóvel avariado mas operacional em breve) e 969805354.

Gabriela"

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça abr 09, 2013 8:15 am

pobre coitado....sem palavras...
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

terça abr 09, 2013 9:00 am

Tassebem, não seria possível começar por propor aos donos uma corrente maior ? Já aliviava o animal...e, mais tarde, propor que lhe coloquem um açaime para se poder cortar o pelo que está num estado miserável.

Em tempos colaborei no salvamento de um cão que estava em condições semelhantes mas era pequeno e os donos queriam dá-lo.
Tivemos mais problemas em arranjar quem ficasse com ele (já era velho e agressivo) mais do que outra coisa qualquer...

Também se pode dar um saco de ração e água limpa.

O interesse de outros muitas vezes reanima o interesse dos próprios donos e, pela essa via, consegue-se melhorar as condições em que está o cão.

Eu, actualmente, estou afastada destas missões por motivos pessoais, mas posso sempre ajudar, indirectamente.
Diga o que se pode fazer.
<p>"Quando se &eacute; capaz de lutar por animais, tamb&eacute;m se &eacute; capaz de lutar por crian&ccedil;as ou idosos. N&atilde;o h&aacute; bons ou maus combates, apenas o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos que n&atilde;o podem se defender." Brigitte Bardot </p>
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

terça abr 09, 2013 11:24 am

:o como se deixa um animal chegar a este ponto!!
essa gente não tem coração!!!??!!!!
Pobre coitado!

Espero que que colocou apelo consiga chegar a este animal e consiga proporcionar lhe alguma qualidade de vida.
Longe não posso fazer muito, lamento.
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça abr 09, 2013 11:32 am

zorra Escreveu:Tassebem, não seria possível começar por propor aos donos uma corrente maior ? Já aliviava o animal...e, mais tarde, propor que lhe coloquem um açaime para se poder cortar o pelo que está num estado miserável.

Em tempos colaborei no salvamento de um cão que estava em condições semelhantes mas era pequeno e os donos queriam dá-lo.
Tivemos mais problemas em arranjar quem ficasse com ele (já era velho e agressivo) mais do que outra coisa qualquer...

Também se pode dar um saco de ração e água limpa.

O interesse de outros muitas vezes reanima o interesse dos próprios donos e, pela essa via, consegue-se melhorar as condições em que está o cão.

Eu, actualmente, estou afastada destas missões por motivos pessoais, mas posso sempre ajudar, indirectamente.
Diga o que se pode fazer.
Zorra, como disse acima, eu não conheço a Gabriela, autora do apelo, mas já lhe reencaminhei por mail as suas sugestões.

Para além dos contactos telefónicos que já estão acima, posso pôr aqui também o endereço de mail. Penso que, no espírito em que é feito o apelo, a pessoa não se importará, pelo contrário: [email protected]
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

terça abr 09, 2013 11:34 am

Realmente, tenho visto muitas fotos de condições terríveis e animais em muito mau estado, mas estas até parecem irreais. E a pergunta é mesmo essa: como é possível?
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça abr 09, 2013 12:14 pm

eu não sei se não chamaria o spnema quaisquer que fossem as consequencias :twisted:
biglady
Membro Veterano
Registado: sexta out 10, 2008 5:16 pm

terça abr 09, 2013 12:23 pm

ja foi feito algo por ele?antes de tudo a capa q ele tem tem q sair,vai ficar tao aliviado. :cry:
o pit bull tambem <strong>ama</strong>
Tassebem
Membro Veterano

terça abr 09, 2013 1:12 pm

Não sei, biglady. Aquela capa... bem, nem vale a pena comentar nem gosto de voltar a olhar para as fotos. E sabe Deus o que estará por baixo daquilo tudo.

Divulguei o mail porque ele próprio pede isso e na esperança de haver aqui alguém que more perto e possa dar a ajuda que a Gabriela pede. Ela responsabiliza-se por tudo, só quer apoio na aproximação ao cão e para lhe dar medicação e alimentação em alturas em que ela não possa. Devido à sua profissão, por vezes tem de se ausentar durante alguns dias.
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

terça abr 09, 2013 1:15 pm

pena o M. do Refúgio Animal Angels estar longe - mas seria a pessoa indicada para ajudar.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

terça abr 09, 2013 1:28 pm

Valha-me Deus... :( :| Como é que é possivel?!!! Quando penso que já vi tudo o que podia ser visto... aparece este desgraçado... :(

Se houver maneira de ajudar sem ser no local, porque isso me é impossível eu ajudarei... vou estar atenta.
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça abr 09, 2013 5:15 pm

Já alguém se lembrou de falar com o canil de Sintra e de lhe pedir ajuda?
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça abr 09, 2013 7:29 pm

Não, não é protector do território.
É apenas anti social.

Deve demonstra-lo a qualquer coisa que se mexa. (o dar sinal).

Mas como o efeito final é o mesmo...o fazer barulho.

Há quanto tempo é que está nessa vida de ermita?
Que contacto tem tido com outros seres que respirem?

E zorra, desculpe lá que lhe diga (não me leve a mal).

Mas dadas as condições apresentadas, quando e se confirmadas acha que propor melhorias resolve alguma coisa?
Se eles têm o cão como têm, acha que vão aceitar sugestões que custem dinheiro?
zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

terça abr 09, 2013 9:01 pm

O dinheiro, não sendo muito, ainda se vai arranjando.
Agora, os donos não o querem dar, o animal está em muito mau estado aparente.
Se não se quer chamar o SEPNA ou o canil, não vejo melhor solução...

De qualquer forma o canil de Sintra penso que é de não abate.
Era uma hipótese a considerar.
Tudo é melhor do que o que se vê nas fotos...
<p>"Quando se &eacute; capaz de lutar por animais, tamb&eacute;m se &eacute; capaz de lutar por crian&ccedil;as ou idosos. N&atilde;o h&aacute; bons ou maus combates, apenas o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos que n&atilde;o podem se defender." Brigitte Bardot </p>
Tassebem
Membro Veterano

terça abr 09, 2013 10:16 pm

Actualização deste caso:

"Felizmente, quando eu pensava em resolver o problema sozinha e em substituir-me aos donos, caso fosse necessário, apareceu uma associação para ajudar.

Amanhã, depois de tirarmos o cão deste sítio, dou notícias. O dono recuou e agora já quer despachá-lo porque os vizinhos tomaram partido por mim e pelo animal e ele agora sente vergonha."

Felizmente!
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”