Tudo o que ela pede é uma ajuda na socialização e medicação deste desgraçado animal.
Se alguém daqui vive perto e pode ajudar, fará toda a diferença.
"Assunto: Pedido de apoio - cão em muito mau estado
Boa noite,
venho pedir ajuda em termos de sugestões e ideias.
Esta é a típica história de um cão mimado em bebé e escorraçado para um quintal nojento quando começou a fazer asneiras dentro de casa e a morder nos donos, dizem.
Não é um cão. É um monte de lixo, com fezes agarradas ao pelo e inflamações nos olhos provocadas pelo contacto com a sujidade nas rastas que pendem pelo focinho e por todo o corpo. Isto é o que pude verificar à distância porque o cão tem um comportamento agressivo (pudera!) e protetor do território. Está acorrentado, a corrente nem terá um metro, e deve ter dificldade em abrigar-se da chuva. Quando hoje cheguei ao sitio, tinha pão e água para comer. A ração que se vê foi levada por mim.
Só tive conhecimento da situação no sábado e nem queria acreditar. Foram os vizinhos que pediram ajuda. O cão não está muito longe da minha casa, na Várzea de Sintra.
Ainda pensei em chamar o canil mas ocorreu-me que já tem muitos animais e este não é adotável, para já (parece-me), uma vez que as pessoas que o têm dizem que morde (certo é que também abana o rabo quando me aproximo). Portanto, estou a tentar criar uma ponte com os donos, que me deram carta branca para ajudar e fazer o que entender, desde que não o tire de lá, porque «dá sinal».
O problema é que preciso de ajuda a manuseá-lo e a deitar-lhe a mão para começarmos a proporcionar-lhe um melhor bem-estar. Estou por perto e faço questão de alimentá-lo diariamente e de eventualmente levá-lo à rua no futuro. Também garanto a parte veterinária. Mas não consigo dar medicação duas vezes por dia, por exemplo, porque chego a tarde e más horas do trabalho.
Nesse sentido, peço o favor de divulgarem para ver se aparece alguém da zona para dar uma ajuda na sociabilização e nas minhas dobras quando, por motivos profissionais, não conseguir acompanhar a situação. Caso não haja alternativa, chamo o canil. Para já, estou a tentar que os donos limpem a zona, retirem o colçhão podre e o lixo que se amontoa nos cantos e tomem medidas para evitar as ratazanas que partilham o espaço com o cão.
Veremos o que dá, mas agradeço a divulgação.
Os meus contactos: 919213415 (telemóvel avariado mas operacional em breve) e 969805354.
Gabriela"