Boa noite, gostaria que alguém me ajudasse nesta questão, por exemplo quando vou buscar um cão ao canil, como ele é obrigado sair, vacinado? Castrado? Ou essas regras variam de canil para canil?
Aguardo uma resposta,
Com os melhores cumprimentos
Mr
Lesigislação de um canil
Moderador: mcerqueira
eu penso que por lei ele apenas tem de cumprir os oito dias de canil ( caso não tenha sido entregue pelo próprio dono), e sair chipado e vacinado contra a raiva.
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Resta saber a que canil se refere: municipal? Associativo?
Se for um municipal, só é obrigatório, por lei, registo, vacina da raiva e chip, e são eles que tratam de tudo quando o for buscar.
Se for um canil de associação, varia muito. Umas pedem assinatura de termo de responsabilidade, outras apenas querem que se lhes pague despesas feitas com o animal, outras pedem um donativo, algumas (raras) não pedem nada, e por aí fora.
Se for um municipal, só é obrigatório, por lei, registo, vacina da raiva e chip, e são eles que tratam de tudo quando o for buscar.
Se for um canil de associação, varia muito. Umas pedem assinatura de termo de responsabilidade, outras apenas querem que se lhes pague despesas feitas com o animal, outras pedem um donativo, algumas (raras) não pedem nada, e por aí fora.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
No caso dos canis municipais, os oito dias são obrigatórios por lei, seja quem for que entregue o cão ou o processo pelo qual ele lá foi parar, para dar tempo a aparecer o dono e este queira reclamá-lo.Charlie2 Escreveu:eu penso que por lei ele apenas tem de cumprir os oito dias de canil ( caso não tenha sido entregue pelo próprio dono), e sair chipado e vacinado contra a raiva.
Acontece é que há donos que querem e exigem que o cão seja abatido, e, conforme as regras internas do canil, ou é abatido imediatamente, ou o é só depois dos tais oito dias.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
-
- Registado: quarta jul 24, 2013 11:15 pm
Muito obrigada a todos!! Mas tento encontrar essa lei escrita e não consigo encontrar, será que me podiam ajudar novamente? E trata-se de um canil municipal.
Bem haja a todos
Bem haja a todos

-
- Membro
- Registado: quarta ago 22, 2012 11:03 am
Nikita
Yoshi
A questão de o animal permanecer um período mínimo de 8 dias no canil encontra-se no Decreto Lei 314/2003.
Pormenores sobre os procedimentos adotados no canil só vendo o regulamento municipal (se existir), pois varia de município para município.
Pormenores sobre os procedimentos adotados no canil só vendo o regulamento municipal (se existir), pois varia de município para município.
não, se o cão for entregue pelo dono fica em risco imediato de abate, não tem de cumprir nenhum tempo lá, uma vez que é o dono que o entrega. Cumpre os oito dias se o canil não lotar, se isso acontecer e acontece, fica em risco de abate.Floripes3 Escreveu:No caso dos canis municipais, os oito dias são obrigatórios por lei, seja quem for que entregue o cão ou o processo pelo qual ele lá foi parar, para dar tempo a aparecer o dono e este queira reclamá-lo.Charlie2 Escreveu:eu penso que por lei ele apenas tem de cumprir os oito dias de canil ( caso não tenha sido entregue pelo próprio dono), e sair chipado e vacinado contra a raiva.
Acontece é que há donos que querem e exigem que o cão seja abatido, e, conforme as regras internas do canil, ou é abatido imediatamente, ou o é só depois dos tais oito dias.
«Os cães e gatos recolhidos em canil ou gatil muni-
cipal, nos termos do disposto no artigo 3.
o
e do artigo
anterior, são obrigatoriamente submetidos a exame clí-
nico pelo médico veterinário municipal, que elabora
relatório e decide do seu ulterior destino, devendo os
animais permanecer no canil ou gatil municipal durante
um período mínimo de oito dias».
Isto é teoria, só li o artigo até aó e já encotnrei tanta ifracção na prática que nem acabei de ler.
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
-
- Membro
- Registado: quarta ago 22, 2012 11:03 am
Nikita
Yoshi
Em teoria, os cães não podem ser entregues pelos donos num canil municipal. É considerada prática de abandono e punível como tal.
Mas da teoria à prática...
É por isso importante ver o regulamento municipal, pois cada município faz da sua maneira.
Mas da teoria à prática...
É por isso importante ver o regulamento municipal, pois cada município faz da sua maneira.