Todo o cuidado é pouco

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta set 01, 2005 1:26 am

quase toda a gente já ouviu histórias macabras relativas à adopções. a mim, por exemplo, já me pediram um gato que eu soube mais tarde ter sido envenenado. aqui no forum, têem-se relatado casos que se passaram na uz. há dias, apareceu o tal de castelo branco a querer 2 gatas. viu-se o desenlace. recentemente, o turra teve um triste fim. tb. já me telefonaram a pedir o isaias. como não era todo preto, não o quiseram :o :evil: agora, há uma dona hipotética para uma das manas. mas soube que a pessoa que a quer, teve uma gata que morreu envenenada. situação involuntária, mas que podia ter sido evitada. neste caso, a história foi contada deliberadamente e a pessoa pareceu-me chateada.
conclusão. não se podem dar animais. ou a pouca gente. então, que fazer? não os ajudar? ficar com todos?
por muito que se pergunte e veja, as pessoas são o que são. há quem tenha mais jeito para o teatro e engane bem. portanto, se calhar , o melhor é começar a fazer o manual do adoptante :D
anjjazul
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta set 01, 2005 2:04 pm

Logicamente que todo o cuidado é pouco, no entanto situações há que podiam ser evitadas não fossem as precipitações tanto dos adoptantes como dos doadores.

1º Um doador, DEVE SEMPRE de recolher o máximo de informação do potencial adoptante, incluindo nome, IDADE, morada correcta, número de telefone e até melhor se fizer um termo de responsabilidade em que conste o número de BI do adoptante e a devida assinatura. ;)
Estar bem claro nesse termo de responsabilidade que no caso do animal ter de sair da casa do adoptante, para passar para outras mãos como nova doação, NUNCA o ser feito sem conhecimento e autorização prévia do doador inicial!

2º Conversar com o adoptante com a finalidade de lhe fazer ver que uma adopção por impulso não é a melhor forma de proceder.
Ainda, saber se tem ou já teve animais, de que espécies e no caso de ainda ter, se tem condições físicas e económicas de ter outro e se tem a certeza de que o novo residente será bem acolhido pelos restantes...?!
Tentar saber se o animal vai para dentro de casa ou quintal! (isto porque há canídeos e até felinos que não se adaptam ao interior e outros ao exterior...)
Perguntar SEMPRE se tem paciência e disponibilidade de tempo e se em caso de férias, se tem um local ou alguém que trate dele!

No caso de durante a conversa se apurar que teve animais mas que morreram, tentar saber a causa da morte, idade a que ocorreu, para assim avaliar se há ou não justificação plausível para a mesma?!

EVITAR de doar animais a quem não se conhece. Pode até nem conhecer pessoalmente, mas se for um amigo ou conhecido do amigo, etc... já não é mau de todo, mas... se mesmo assim não é garantido..., quanto mais darem-se animais só por pedidos porque quer...?!
Se algum adoptante não estiver disposto a dialogar e ou a dar os seus elementos... por mim, não leva animal algum!

Se estas regras ou até mesmo só algumas, tivessem sido efectuadas na doação e adopção do Turra (pobre gato), tudo teria corrido às mil maravilhas!!! Infelizmente, apurou-se o contrário...!

Enfim... isto de doações...tem muito que se lhe diga... é que há doar e há "despachar" ;) . Uma doação é planeada com pés e cabeça e um "despachar" é mesmo isso... uma doação a despachar, sem o mínimo de critérios que salvaguardem o bem estar do animal e para alguns ainda levam os "louros" de que dão e adoptam animais...claro... fizeram a "boa acção do dia"... :roll: e logo de seguida haverá um animal reincidente no abandono!!!! :(

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

quinta set 01, 2005 2:48 pm

leonildecarvalho Escreveu: Logicamente que todo o cuidado é pouco, no entanto situações há que podiam ser evitadas não fossem as precipitações tanto dos adoptantes como dos doadores.

1º Um doador, DEVE SEMPRE de recolher o máximo de informação do potencial adoptante, incluindo nome, IDADE, morada correcta, número de telefone e até melhor se fizer um termo de responsabilidade em que conste o número de BI do adoptante e a devida assinatura. ;)
Estar bem claro nesse termo de responsabilidade que no caso do animal ter de sair da casa do adoptante, para passar para outras mãos como nova doação, NUNCA o ser feito sem conhecimento e autorização prévia do doador inicial!

2º Conversar com o adoptante com a finalidade de lhe fazer ver que uma adopção por impulso não é a melhor forma de proceder.
Ainda, saber se tem ou já teve animais, de que espécies e no caso de ainda ter, se tem condições físicas e económicas de ter outro e se tem a certeza de que o novo residente será bem acolhido pelos restantes...?!
Tentar saber se o animal vai para dentro de casa ou quintal! (isto porque há canídeos e até felinos que não se adaptam ao interior e outros ao exterior...)
Perguntar SEMPRE se tem paciência e disponibilidade de tempo e se em caso de férias, se tem um local ou alguém que trate dele!

No caso de durante a conversa se apurar que teve animais mas que morreram, tentar saber a causa da morte, idade a que ocorreu, para assim avaliar se há ou não justificação plausível para a mesma?!

EVITAR de doar animais a quem não se conhece. Pode até nem conhecer pessoalmente, mas se for um amigo ou conhecido do amigo, etc... já não é mau de todo, mas... se mesmo assim não é garantido..., quanto mais darem-se animais só por pedidos porque quer...?!
Se algum adoptante não estiver disposto a dialogar e ou a dar os seus elementos... por mim, não leva animal algum!

Se estas regras ou até mesmo só algumas, tivessem sido efectuadas na doação e adopção do Turra (pobre gato), tudo teria corrido às mil maravilhas!!! Infelizmente, apurou-se o contrário...!

Enfim... isto de doações...tem muito que se lhe diga... é que há doar e há "despachar" ;) . Uma doação é planeada com pés e cabeça e um "despachar" é mesmo isso... uma doação a despachar, sem o mínimo de critérios que salvaguardem o bem estar do animal e para alguns ainda levam os "louros" de que dão e adoptam animais...claro... fizeram a "boa acção do dia"... :roll: e logo de seguida haverá um animal reincidente no abandono!!!! :(

Leo
olá Leo :)
A Leo já me deu uma gatinha, aquilo que era uma gatinha há três meses atrás transformou-se numa gatona, :)... fiquei feliz por ter sido escolhida como dona de uma princesa em bom tempo recolhida de maus tratos e tratada com tanto amor, cuidado e experiência....(pela Leo) e agora por mim...:)
É preciso pensar-se muito bem antes de poder dizer:- eu quero ter mais um gato ou mais um cão!
um animal assim que entra numa nova casa, pelo menos no meu ponto de vista, é como um novo elemento da família, um aumento do agregado familiar. Penso que as pessoas adultas e responsáveis que querem ter mais um filho, e realmente aumenta o agregado, tb pensam antes de o fazer!
Um animal não é um ser humano...., mas é um ser vivo, um ser com sentimentos, emoções a partilhar com os donos, um ser vivo com temperamento, um ser vivo que precisa de cuidados de saúde, de prevenção de doenças, de vacinação...
digo isto porque na minha cabeça não faz sentido de outra maneira, não faz sentido ter a casa cheia de gatos porque os adoro, se não tiver as condições que eles necessitam para serem saudáveis e os manter saudáveis.
Por isso devemos ter conhecimento e capacidade para reconhecer os nossos limites, adorava poder ter mais um gato ou quem sabe mais dois, e num mundo em que há tantos e tantos que nunca chegam a conhecer o calor de um lar, de uma família, então aí ainda se torna mais difícil reconhecer esse limite, pois o coração fala mais alto que a razão e encontramos razões que a razão por vezes desconhece....

Por isso gostava de tambvém eu deixar expressa a ideia da responsabilidade que está envolvida na adopção de animais, tanto por parte do doador como do adoptante! Nunca se esqueçam que os animais que um dia foram abandonados, deitados fora como algo descartável, sabem reconhecer de novo o sentimento do amor e acima de tudo sabem por vezes muito melhor que certos humanos, retribuir o amor que lhes foi depositado de novo, qdo já ninguém acreditava neles, qdo já ninguém os via e eram um impecilho deambulante pelas ruas...
Pensem que é muito mais dificil e triste viver sem a capacidade de amar!

;)
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta set 01, 2005 3:10 pm

zuca_05 Escreveu: olá Leo :)
A Leo já me deu uma gatinha, aquilo que era uma gatinha há três meses atrás transformou-se numa gatona, :)... fiquei feliz por ter sido escolhida como dona de uma princesa em bom tempo recolhida de maus tratos
Olá Zuca.

E a Zuca sabe muito bem, penso que ainda se lembra, de todas as perguntas que lhe fiz, bem como inúmeros conselhos que dei na altura...lembra-se? ;)

Deve recordar-se que apesar de eu ter conhecimento da sua idade, que já não era uma menor, mesmo assim como vivia com os seus pais, pedi e pedi que quando viesse ver a gatinha, que trouxesse os seus pais! ;) não foi?

Pois... eu, a avaliar as suas intervenções no forum, calculei que daria uma óptima dona para a Princesa (agora Meggie), contudo não deixei de fazer algumas perguntas e colocar algumas questões... ;) e pela vossa (de toda a família) conduta logo cheguei à conclusão que a Meggie ía continuar a ser a Princesa de até então...! ;) :D

As pessoas, muitas delas, não se apercebem do que um animal sofre quando é abandonado...!

Enfim... triste, mesmo triste..mas é a realidade que se vive, infelizmente!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
zuca_05
Membro Veterano

quinta set 01, 2005 3:37 pm

[quote:d4c0da36c3=leonildecarvalho]
[quote:d4c0da36c3=zuca_05]
olá Leo :)
A Leo já me deu uma gatinha, aquilo que era uma gatinha há três meses atrás transformou-se numa gatona, :)... fiquei feliz por ter sido escolhida como dona de uma princesa em bom tempo recolhida de maus tratos [/quote:d4c0da36c3]

Olá Zuca.

E a Zuca sabe muito bem, penso que ainda se lembra, de todas as perguntas que lhe fiz, bem como inúmeros conselhos que dei na altura...lembra-se? ;)

Deve recordar-se que apesar de eu ter conhecimento da sua idade, que já não era uma menor, mesmo assim como vivia com os seus pais, pedi e pedi que quando viesse ver a gatinha, que trouxesse os seus pais! ;) não foi?

Pois... eu, a avaliar as suas intervenções no forum, calculei que daria uma óptima dona para a Princesa (agora Meggie), contudo não deixei de fazer algumas perguntas e colocar algumas questões... ;) e pela vossa (de toda a família) conduta logo cheguei à conclusão que a Meggie ía continuar a ser a Princesa de até então...! ;) :D

As pessoas, muitas delas, não se apercebem do que um animal sofre quando é abandonado...!

Enfim... triste, mesmo triste..mas é a realidade que se vive, infelizmente!

Leo
[/quote:d4c0da36c3]

Se me lembro e aí ainda senti mais o peso da responsabilidade que era ter um animal a nosso cargo!
Eu achava que era a melhor dona que podia haver p todos os animaizinhos até conhecer a Leo e ver com os meus olhinhos os cuidados, a experiência e o saber que a Leo coloca ao tratar dos seus animais!
se todos os bichinhos tivessem donos assim o mundo seriam bem melhor! ;)
Mas vou dando o meu melhor e acho que não me saio mal! as minhas bichinhas são muito felizes!:)
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta set 01, 2005 4:06 pm

Obrigada, Zuca.

Tenho que admitir que a "piquena" foi uma sortuda enquanto Princesa e uma felizarda enquanto Meggie... ;) :D

Leo
Última edição por leonildecarvalho em quinta set 01, 2005 4:12 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta set 01, 2005 4:09 pm

dar um animal é mesmo uma dor de cabeça. telefonou-me uma senhora por causa das manas. a 1ª coisa que contou foi como lhe morreu uma gata. penso ter sido nesse mesmo dia. a dita estava na garagem e descobriu um produto para o jardim. espalhou-o pelo chão. a srª não ligou. depois, viu que a gata estava morta :evil: contou ter deitado o produto fora. até acredito que tivesse sido um acidente. mas o que concluo, é que a gata vai ficar fora de casa.
ela quer uma gata por causa das filhas. sobretudo da mais nova. e se elas se cansam do bicho?
aiiii! estou sem saber o que fazer. as condições não são nada boas para ter mais gatos. estes estão cada vez maiores e donos :evil:
anjjazul
zuca_05
Membro Veterano

quinta set 01, 2005 4:52 pm

anjjazul Escreveu: dar um animal é mesmo uma dor de cabeça. telefonou-me uma senhora por causa das manas. a 1ª coisa que contou foi como lhe morreu uma gata. penso ter sido nesse mesmo dia. a dita estava na garagem e descobriu um produto para o jardim. espalhou-o pelo chão. a srª não ligou. depois, viu que a gata estava morta :evil: contou ter deitado o produto fora. até acredito que tivesse sido um acidente. mas o que concluo, é que a gata vai ficar fora de casa.
ela quer uma gata por causa das filhas. sobretudo da mais nova. e se elas se cansam do bicho?
aiiii! estou sem saber o que fazer. as condições não são nada boas para ter mais gatos. estes estão cada vez maiores e donos :evil:
anja tente convencer a senhora a criar e habituar a gata dentro de casa, ao principio é dificil mas com paciencia ela habitua-se a ir à rua e voltar p dentro a uma certa hora, passado algum tempo já fazem isso por elas!
quer dizer isto é a visão optimista da coisa!
boa sorte!:)
anjjazul
Membro Veterano

quinta set 01, 2005 5:37 pm

anja tente convencer a senhora a criar e habituar a gata dentro de casa, ao principio é dificil mas com paciencia ela habitua-se a ir à rua e voltar p dentro a uma certa hora, passado algum tempo já fazem isso por elas!
quer dizer isto é a visão optimista da coisa!
pois...o problema é haver gente que não quer animais em casa. parece-me ser o caso desta. a gata devia ficar na garagem. se não fosse envenenada, podia ficar atropelada. não é caso único. nem sei o que fazer.
quanto a campanhas de adpção...nem se fala :roll:
anjjazul
zuca_05
Membro Veterano

quinta set 01, 2005 9:03 pm

anjjazul Escreveu:
pois...o problema é haver gente que não quer animais em casa. parece-me ser o caso desta. a gata devia ficar na garagem. se não fosse envenenada, podia ficar atropelada. não é caso único. nem sei o que fazer.
quanto a campanhas de adpção...nem se fala :roll:
mas que estupidez acham graça ao gatinho mas é á distância,os gatos são animais limpos e asseados, nao cheiram mal, nao dão trabalho nenhum! os cães sim têm de tomar banho... mas enfim entao o melhor é mesmo esquecer essa senhora!:(
anja, acho que essas meninas estão destinadas é mesmo a si!:)
13 éo seu número da sorte!!!
repare!
o último que lhe calhou, se não me engano o seu 13º animal, só podia ser um ...GATO PRETO!!!
:lol: :lol: :lol: :lol:
sorte sorte é ter um gato preto isso sim!:)~
a anja vai ter sorte para o resto da vida!!!isso sim!
;)
anjjazul
Membro Veterano

quinta set 01, 2005 10:12 pm

o último que lhe calhou, se não me engano o seu 13º animal, só podia ser um ...GATO PRETO!!!
treze, não! quatorze :o :cry: isto não pode estar a acontecer :cry:
o problema não é só este número. o problema é o próximo nem que esteja com os intestinos à vista, tem de ficar onde está. será que é desta que ganho juízo?
os mais velhos estão para as curvas. ainda bem, porque senão era o descalabro. mas daqui a uns anitos, vai ser outra renda. se a minha vida não muda, vai ser uma velhice muito triste para todos :cry:
anjjazul
zuca_05
Membro Veterano

quinta set 01, 2005 10:28 pm

anjjazul Escreveu:
treze, não! quatorze :o :cry: isto não pode estar a acontecer :cry:
o problema não é só este número. o problema é o próximo nem que esteja com os intestinos à vista, tem de ficar onde está. será que é desta que ganho juízo?
os mais velhos estão para as curvas. ainda bem, porque senão era o descalabro. mas daqui a uns anitos, vai ser outra renda. se a minha vida não muda, vai ser uma velhice muito triste para todos :cry:
anja optimismo !
quem me dera poder ter mais uns e a anja pôde dar abrigo, carinho, amor, cuidados, tudo aquilo q um animal precisa a uma catrefa deles!
:lol: :lol:
com boa vontade... se ou quando precisar de ajuda p alguma coisa já sabe mande PM!:)
estou a falar a sério... só não posso é ficar com um dos tres ultimos mafarricos!:( com muita pena minha!:(
Prodanov
Membro
Registado: quinta ago 04, 2005 10:47 pm
Localização: Pink, Neni, Pituca (cadelas) . Tatau e Miu ( gatas)

quinta set 01, 2005 10:32 pm

Me desculpem a minha ignorancia, mas vcs acham REALMENTE que o Turra estaria melhor na porta de um café a mendigar carinho aos outros, correr o risco de ser atropelado ou levado pela carrinha do gatil do que estar agora com uma familia, que mesmo que não lhe possa tratar como deve, mas lhe de carinho, comida e um lugar seguro pra dormir?
Na minha humilde maneira de pensar, acho que não...
zuca_05
Membro Veterano

quinta set 01, 2005 10:35 pm

Prodanov Escreveu: Me desculpem a minha ignorancia, mas vcs acham REALMENTE que o Turra estaria melhor na porta de um café a mendigar carinho aos outros, correr o risco de ser atropelado ou levado pela carrinha do gatil do que estar agora com uma familia, que mesmo que não lhe possa tratar como deve, mas lhe de carinho, comida e um lugar seguro pra dormir?
prodanov não se terá enganado no tópico:) :?:
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta set 01, 2005 10:36 pm

Prodanov Escreveu: Me desculpem a minha ignorancia, mas vcs acham REALMENTE que o Turra estaria melhor na porta de um café a mendigar carinho aos outros, correr o risco de ser atropelado ou levado pela carrinha do gatil do que estar agora com uma familia, que mesmo que não lhe possa tratar como deve, mas lhe de carinho, comida e um lugar seguro pra dormir?
Quem será que disse isso?
Fui reler e não li nada disso...! ;) Nem neste nem no tópico do Turra :roll:
Bom... lá terei que reler, novamente! :roll:

Leo
Última edição por leonildecarvalho em quinta set 01, 2005 10:53 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Bloqueado

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”