1º Verificar o perfil da pessoa/user para ver desde quando está registado no site, quantas participações tem e para que casos, fazendo uma pesquisa nas respostas e avaliando a sua postura nas mesmas.
2º Tentar saber, através de users assíduos, mais experientes, mais antigos e com idoneidade suficiente, se o user que pede donativos é conhecido no meio?
3º Existindo vontade de ajudar, nunca doar montantes duma só vez.
Ex: no caso de pretender doar 50€, faça a doação do mesmo montante mas, faseado até se verificar ser verídico, com resultados provados, o caso do pedido…!
4º Tentar descobrir alguém que resida perto da pessoa que faz o pedido, para fazer uma visita á pessoa em questão, com a finalidade de se apurar a veracidade dos factos.
5º No caso de um apelo já em curso, verificar se existe factos descritos que comprovem a transparência de montantes já recebidos; créditos, contra despesas; débitos?!
Nunca fiar-se em frases como: - "recebi um montante chorudo"
Já que descrições deste tipo são prova da inexistência de transparência em "totais" a apresentar em contas.
6º Caso haja mais que um número NIB no mesmo apelo, exija SEMPRE que sejam provados totais, doados em conta de cada número NIB. Esta "prova" é deveras importante já que existem mais que um "local"/conta (NIB) para as quais (contas Bancárias) são feitas transferências.
Se alguém mais tiver outros conselhos úteis, são bem vindos a acrescentar a este tópico.
Leonilde Carvalho (Leo)
Acréscimos:
dinodane Escreveu:
Atenção a apelos de "fazer chorar as calçadas" escritos em Português macarrónico ou em linguagem dos kk e dos xx. Parte-se do princípio que uma pessoa minimamente séria e que quer ser levada a sério redige o seu apelo de uma forma correcta, num Português legível e sem aqueles exageros ou insistências do estilo POR FAVOOOOOOOOOOOOOOOOOORRRRRRR AJUDEM.
marijonscp Escreveu: - Não divulgar apelos cuja proveniência e situação não se conheça directamente.
