Apenas um Texto...

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

sexta fev 06, 2009 3:08 pm

Quando era ainda um adolescente e os meus pais não me deixavam ter um cão, todos os dias lhes dizia, que quando tivesse uma casa minha, iria ter montes de cães… Queria ter um Doberman, queria um São Bernardo, queria um Pastor Alemão, queria um Rotteveiler, … Nunca, na altura, me passou pela cabeça ter um outro cão que não fosse de uma qualquer destas raças que atrás enumerei. Era um sonho meu!
Não tinha culpa de assim pensar! Vivi e cresci, felizmente, num Bairro de Lisboa, onde apenas via animais de raça, sendo raríssimo aparecer por lá um outro qualquer cachorro que não tivesse o seu Dono e/ou não fosse de raça! Estava a um pouco (senão totalmente!) desfasado da realidade que é este país e do modo como este trata/olha/abandona os animais.
Andei até, durante algum tempo em exposições caninas por todos o país, acompanhando e ajudando um criador de cães meu amigo – raça Rottveiler e Pastor Alemão. Se não os podia ter em casa, pelo menos podia conviver directamente com eles…
Com estas andanças conheci e fiz amizade com montes de criadores das mais diversas raças de cães. Dada a minha dedicação e ao gosto pelos animais, foram-me oferecendo cachorrinhos das mais diversas raças, mas dado ainda viver sobre as regras dos meus pais, que sempre respeitei, nunca aceitei nenhum! Mas sempre corria no meu pensamento que quando tivesse a minha casa, iria logo, logo, buscar um cachorro destes. Um se fosse um apartamento, dois ou três se fosse uma vivenda.
Entretanto, chegou a hora! Saí de casa dos meus pais e escolhi uma vivenda, com um terreno bom, nos arredores de Lisboa, junto à praia, para viver!
Poderia então concretizar o sonho de ter os meus cães. Fiz as minhas continhas, contabilizei o tempo que lhes podia dedicar, pensei de como seria quando fosse de férias, de quando teria que me ausentar para o estrangeiro em trabalho, acrescentei ainda uns gastos que poderia ter com qualquer doença súbita de um deles e … comecei à procura, dentro dos criadores das raças que gostava, dos meus dois fieis amigos!
Esta procura durou pouco, no entanto! Um dia, a caminho das compras, num Sábado, deparei-me com um gato atropelado no meio da estrada, que levantou a cabecita no preciso momento em que passei por ele! Assim que pude, inverti a marcha e lá fui eu apanhá-lo! Obviamente que fiquei com ele! Foi (já faleceu) o Bernardo, o meu 1º animal na minha casa nova!
E eu que queria um cão!
O Bernardo, para além de ter ficado sem uma das patas da frente, tinha “todas as doenças e mais algumas” e passei uma boa parte desse tempo em idas ao veterinário com ele! Infelizmente, não resistiu (era PIF) e passados 6 meses foi para o Céu!
Entretanto aquela vontade enorme que tinha de ter um Rotteveiler e um Pastor Alemão, e que finalmente tinha todas as condições para os ter, e que inclusive já estavam quase apalavrados com aquele meu amigo que fazia criação, foi sendo adiada, devido a ter precisamente um gato doente em casa!
Ora, nestas minhas andanças, quase diárias, pelo veterinário, fui falando com as pessoas na sala de espera do consultório, fui vendo os anúncios sem fim de animais abandonados, de animais para dar, tudo afixado naquelas mesmas paredes do consultório.
Aquilo foi mexendo comigo e a minha “cabeça” foi mudando…
Tanto mudou que, ainda antes do Bernardo ter ido para o Céu, já eu tinha mais um Gato, o Gastão! Tipo Siamês, “acabadinho” de ser abandonado! Não resisti e fui buscá-lo! Tal como mais tarde ainda, fui buscar a Mafalda, outra gata abandonada e mal tratada, com uma patita da frente partida.
Bem, o sonho dos cães, esse, estava cada vez mais longe…
Todos os dias, no trabalho, à hora do almoço, navegava por sites sobre animais: sites de Associações, Fóruns, Adopções, etc… e deparei-me com uma realidade, até então, se já não totalmente desconhecida, era ainda pior do que aquela que eu imaginava! Ou que no fundo não queria imaginar/acreditar!
Acabei por me fazer sócio, e à família toda também, de várias Associações de ajuda aos animais. Foi a minha maneira de ajudar um pouco, também, naquela altura.
Passados tempos, num jantar de amigos lá em casa, dei por mim a recusar uma oferta que muitos quereriam: um casal de Rotteveiler’s, com 10 semanas, com LOP e tudo, que o meu amigo criador me quis oferecer. Nesse dia à noite, lembro-me de estar na cama a pensar sobre o porquê de ter recusado aquela oferta, se até era um sonho antigo e tinha todas as condições para os ter?!?
Não cheguei a conclusão nenhuma, mas sei que ao outro dia, uma 6ª feira, dia 22 de Junho de 2007, saí mais cedo do trabalho, e quando dei por mim, estava à porta da União Zoófila!
Tinha visto um apelo qualquer, em algum lado, a pedir ajuda para a situação de falta de dinheiro e a alertar para lotação esgotada da UZ e daí lá ter ido, sem saber bem até ao que ia.
Enquanto estive à porta a pensar bem no que ia (ou não) fazer, reparei num canito que espreitava do lado de lá do muro e que não tirava os olhos de mim! Estive lá fora, sem entrar, seguramente, mais de meia hora e conforme circulava envolto nos meus pensamentos, sempre que levantava a cabeça e olhava, via aquela cabecita a olhar para mim!
Num impulso (embora pensado), entrei e disse: “ Quero levar comigo aquele cão ali empoleirado no muro!”
Fiquei a saber que era uma cadela e que tinha quase 3 anos. Como já “tinha” uma cadela, disse à Sra. que agora também queria um cão! Qualquer um! Queria aquele que ela achasse que precisava mais de um Lar! Após alguns minutos de espera, apareceu-me com um cachorro de 4 meses, que até fazia xixi pelas pernas abaixo, tal o medo que tinha de pessoas! Vinha “preso” no colo da Sra., senão mandava-se contra as grades/paredes a tentar fugir de tudo e de todos.
Agarrei neles, preenchi o que tinha a preencher e vim para casa, com a certeza de ter excedido até o maior dos meus sonhos, que era o de ter um cão! Eu tinha dois!
São a Bia e o Rafa!
Estou mesmo feliz com eles! Duvido que qualquer outro supere a amizade, a meiguice, o agradecimento, a educação, a dedicação, que estes dois nos dão! Por vezes até sinto que não sou merecedor dessa enorme fidelidade e amizade sem igual que eles me dão diariamente!
Daí para cá, já recolhi, mais dois gatos que nasceram na minha rua e que devido ao estado “selvagem” acabei por também ficar com eles. Tal como recolhi, em minha casa, muitos outros, que felizmente foram arranjando Donos, por mérito deles, que eu até conheço bem e que por tal, até os continuo a acompanhar.
Continuo a adorar as raças do início do texto. Continuo a apreciar (e até mesmo quase "babar"!), sempre que passo por alguém que passeia um cão dessas raças, bem tratado. (E aqui agradeço aos criadores a “sério”, o facto de me proporcionarem poder continuar a apreciar estas magníficas raças). Por vezes até meto conversa com os Donos, e fico ali a trocar impressões com eles sobre o cão, mas o meu sonho está concretizado, ali, bem na ponta das minhas trelas!
Um dia, quem sabe, não me aparecerá à porta um desses a precisar de ajuda! Até lá, e como melhor ou pior, o “mercado” vai absorvendo os cães de raça, até porque é ele, criador “sério”, que define qual a melhor altura para ter as ninhadas, ao contrário das outras que nascem na rua sem qualquer controlo, fico-me por estes (por enquanto), que estão abandonados a um canto e que todos teimamos em ignorar ou a fingir que não existe.

Se acompanham o Fórum, como eu, lembrem-se dos “Obamas”, das Michelles, do Salvador e de todos os outros que estão no fórum das adopções a precisar de ajuda!

PS: Espero não melindrar ninguém com este meu texto. Este é apenas isso mesmo, um texto que pode ser visto como de apelo, como de desabafo para com a realidade.

Imagem
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

sexta fev 06, 2009 3:32 pm

Já me fizeste chorar :cry:
Mas claro que és merecor/a, por tudo o que fizeste por esses dois meninos e pelos outros miaus!!!!
Continua assim, eu tb tenho um fraco por yorkies e o meu marido tem por pastores alemães, mas como tenho a politica de NUNCA COMPRAR uma VIDA, pensei que nunca iria ter um destes. Parece que me engano - há imensos em Canis e dos que diz gostar tb!!!
É só ir vendo por aqui, aparecem muitos para adopção que foram largados pelos próprios donos!!!
Se puder um dia, pode ser que consiga salvar um dos seus meninos de eleição!!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
PrincesaEmmaJules
Membro Veterano
Registado: sexta jul 21, 2006 3:40 pm

sexta fev 06, 2009 5:20 pm

Uma história lindissima e um texto que em nada lhe fica atrás! :D Muitos parabéns pelos seus meninos ...tive a ver os petsites ...são linnnnnnnnnnnndos! :D e a Bia até tem uns certos ares de pastor alemão! :lol: :D
<p><strong><a id="ctl00_ContentPlaceHolder1_WidgetList_ctl17_thumb_link" href="http://www.bigoo.ws/Images/dogs-gif/181 ... strong></p>
<p><strong><strong>  «Virá o dia em que a matança de um animal será considerada um crime tanto quanto o assassinato de um Homem!»</strong></strong></p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

sexta fev 06, 2009 5:56 pm

Siamesemaria, mas que texto...!!!

Tocou cá dentro... e as lágrimas espreitaram!

Ainda bem que os seus sonhos se realizam... independentemente da raça que tenham :wink:

Um abraço.
Helena
martix82
Membro Veterano
Registado: quinta out 30, 2008 7:24 pm

sexta fev 06, 2009 7:05 pm

Gostei m uito da sua história. Como já disseram tocou cá dentro e as lágrimas queriam sair :wink:
reex
Membro Veterano
Registado: quinta out 25, 2007 11:12 am
Localização: tenho 2 cães apanhados da rua .e um fox terrier de 12 anos a viver no Minho com os meus pais ( memor

sexta fev 06, 2009 9:13 pm

eu lembro-me do rafa :D
<p>quem salva uma vida , salva o mundo inteiro</p>
<p>portugalzoofilo.net</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ritafc
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2008 6:22 pm

sexta fev 06, 2009 9:59 pm

SiameseMaria n queres casar comigo?...é k eu o cães também já tenho, só falta a vivenda e junto à praia!! :wink: :lol: :lol: :lol: :lol:
<p>Rita</p>
<p><a href="http://www.caes-de-ninguem.blogspot.com">www.caes-de-ninguem.blogspot.com</a></p>
<p>"O verdadeiro rei dos animais &eacute; o homem, pois a sua brutalidade supera a de todos"</p>
<p>"Sou um s&oacute;, mas ainda assim sou um. N&atilde;o posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E, por n&atilde;o poder fazer tudo, n&atilde;o me recusarei a fazer o pouco que posso".</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal">&nbsp;</p>
&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;
mathilde393
Membro Veterano
Registado: segunda jan 14, 2008 6:41 pm
Localização: Cães, gatos, coelhos, hamsters, canários... e se pudesse todos os outros também!

sexta fev 06, 2009 10:19 pm

Um texto m«no minimo... delicioso ;)
PARABENS!
<p><strong>"A nossa miss&atilde;o n&atilde;o &eacute; julgar o que &eacute; justo ou injusto: &eacute; apenas ajudar."</strong></p>
<p>Teresa de Calcut&aacute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>http://aszezas.blogspot.com/</strong></p>
Viera
Membro Veterano
Registado: sexta jul 13, 2007 5:08 pm
Localização: Tenho 6 cães: Júlio, Romão, Napoleão, Sheila, Ringo e Branquinho

sábado fev 07, 2009 12:02 am

Apenas posso dizer: coração grandioso, mereces (m) tudo de bom na vida :) :) :) :) :)
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

sábado fev 07, 2009 12:19 am

Uma lindíssima história de vida. :D
Fez muito bem em partilhá-la.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
borboletavti
Membro Veterano
Registado: domingo nov 26, 2006 5:47 pm

sábado fev 07, 2009 12:28 am

parabens :wink:
bonito texto,que coragem que força,que beleza interior..
parabens parabens...
&nbsp; se abandonas um animal nao &eacute;s digno de viver&nbsp; &nbsp;"Haver&aacute; sempre, em algum lugar, um c&atilde;o abandonado, que me impedir&aacute; de ser feliz..." Jean Anouilh
Catarinokas
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 8:40 pm

sábado fev 07, 2009 1:14 am

Lembro-me da realização da adopção da Bia e do Rafa, na altura quem mostrou os mesmo foi a Teresa Beirão.

Actualmente, este dois meninos são uns sortudos...Têm tudooo... :roll: :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado fev 07, 2009 8:39 am

Muito comovente, SiameseMaria, e ao mesmo tempo que ia lendo e as lágrimas a aflorarem-se nos olhos, revia-me um pouco no seu text... com a diferença de idades, entre a sua e a minha :D

Um bem haja para si e para todos quantos o coração diz estar presente quando sentem as necessidades dos nossos amiguinhos peludos :wink:

Continue, SEMPRE, a ser a pessoa que é! Um beijo do tamanho do Mundo para si e para toda essa família linda,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

segunda fev 09, 2009 12:39 pm

Muito obrigado pelas Vossa palavras/mensagens.

Achei que, ao escrever este pequeno texto, conseguisse de algum modo “tocar” o coração de algumas pessoas e dar-lhes um empurrãozinho no que toca a decidirem-se pela adopção de (mais) um destes animais que estão aqui para adopção;

Passar a mensagem que os nossos sonhos podem realizar-se de modo diferente àquele que idealizámos nas nossas mentes, mas com um grau de satisfação e de realização até maior…

(“Ó pra mim”: Eu queria um cão! Tenho dois! Eu queria um que fosse daquelas raças, tenho … a Bia e o Rafa! Não poderia querer mais! Eles dão (e são) alegria àquela casa; Eles deixam-nos bem dispostos, quando estamos chateados. Eles conseguem arrancar-nos um sorriso, quando estamos tristes. E etc, etc, etc…)

Não há raças! Há cães! E eu… gosto de cães! (e de gatos!).

Infelizmente, sob pena de diminuir a qualidade de vida dos meus 2 cães e 4 gatos, não posso ir buscar mais nenhum! O dia é demasiado curto para lhes dedicar o tempo que cada um exige de nós!

No entanto, animal que “me bata à porta” não ficará sem apoio nem será ignorado: “Terá comida, cama e roupa lavada”, até conseguir um Dono de confiança para ele. Felizmente tenho condições para ir recolhendo, à vez, um ou outro canito ou um ou outro gatito, sem nunca ter tido necessidade de sobrecarregar ainda mais as Associações. E aqui... porque realmente posso fazê-lo, mais depressa ficarei com 5 gatos ou 3 cães, do que os colocarei numa Associação. Não por não confiar, mas apenas porque estas já não têm maõs a medir... é como diz o outro... se cada um fizer um pouquinho que seja...

Quanto à Sra. Teresa Beirão (da UZ), sim foi ela que nos “deu” o Rafa e ainda hoje nos lembramos dela e daquele dia, em que ela nos apareceu à frente com ele nos braços, como um dos dias mais felizes que tivemos até agora… Continuamos a colocar mensagens na UZ, precisamente para manter a Sra. Teresa Beirão (não só, mas principalmente) informada da vida deles e a actualizar o site em http://quinta-da-queimada.blogspot.com .

Quanto à vivenda e esta ser ao pé da praia… não a trocava por nada deste mundo! Mas claro, eu estive na disposição de aceitar demorar mais tempo a chegar ao trabalho! Não há bela sem senão…

O pouco que façamos para ajudar um animal desprotegido é o começar de todo um mundo novo para esse mesmo animal.
ritafc
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2008 6:22 pm

segunda fev 09, 2009 3:25 pm

SiameseMaria, quer dizer que estaria disposta a ser FAT de um/uma canito em apuros?? :roll: :lol:
<p>Rita</p>
<p><a href="http://www.caes-de-ninguem.blogspot.com">www.caes-de-ninguem.blogspot.com</a></p>
<p>"O verdadeiro rei dos animais &eacute; o homem, pois a sua brutalidade supera a de todos"</p>
<p>"Sou um s&oacute;, mas ainda assim sou um. N&atilde;o posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E, por n&atilde;o poder fazer tudo, n&atilde;o me recusarei a fazer o pouco que posso".</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal">&nbsp;</p>
&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”