Tempo de reflectir

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Responder
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta fev 12, 2009 12:19 pm

Olá!
Nem sei muito bem como começar.....
Tenho observado ( e penso que todos ) , no forum das adopções um constante aumento de pedidos . Mas pedidos de ajuda , não para adoptar , mas para ajudar a ajudar.....
Ele é pedir para ajudar a pagar o hotel , ele é pedir para ajudar a pagar as contas de veterinário, ele é pedir para ajudar a pagar a ração, ele é pedir......
Pergunto : e os animais para adoptar ? ?????
Serei só eu que estou a achar isto um exagero e um caminho que muitos começam a percorrer para o desgaste financeiro, fisico e psicológico?
Não acham que se devia abrandar um bocadinho e repensar o modo como se fazem apelos ?
Caramba, quando tomarem à vossa responsabilidade o resgate de um animal, façam-no conscientemente. Se podem , têm condições para isso , força. Se não podem, é pena , mas não tomem encargos que não podem suportar.....
Desculpem o meu desabafo mas acho que estão a percorrer um caminho muito perigoso. É muito bem resgatar um animal do canil, já nem vou referir-me`a mais nada, e na altura aparecem sempre muitas " madrinhas " mas o tempo vai passando e as coisas complicam-se. E quem assumiu a responsabilidade começa a ver as dividas a aparecer.
Não será tempo de reflectir um pouco ???????
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

quinta fev 12, 2009 12:58 pm

Ultimamente tenho “navegado” por aqui mais do que aquilo que queria… Como que me “apeguei” a algumas histórias aqui contadas e então volta e meia venho cá para ver se há novidades…

Mas raras são as vezes em que há novidades boas, no entanto as situações más e os apelos multiplicam-se em catadupa! Recordam-me aquele dia em que trouxe a Bia e o Rafa da UZ, mas entraram outros 5 para lá!

Se agisse apenas e só pelo coração, já tinha comigo mais uns quantos amigos de 4 patas, mas para além do coração, temos que lhe juntar a razão e esta dita-me que não!

Para além das histórias horríveis de muitos animais aqui relatadas, agora surgem também situações pessoais terríveis de algumas pessoas que dedicam a sua vida a ajudar estes nossos amigos e que estão a passar por situações extremamente complicadas.

Este cenário dos animais abandonados, mal tratados e a viverem em condições desumanas, de pessoas sem escrúpulos, etc. é um poço sem fundo ou seja, nunca irá desaparecer! Podemos ir minorando, podemos ir ajudando, mas é impossível de todo ajudar tudo e todos!

Apesar das lágrimas e da tristeza que sinto sempre que passo por um animal abandonado na rua, sei que não poderei fazer muito mais do que aquilo que faço! É que sempre que recolho um animal da rua ou que aceito ser FAT, para um qualquer animal que um amigo me traga, o meu 1º pensamento, antes ainda de o recolher ou aceitar, é consultar a família e ver se temos todas as condições para ficarmos definitivamente com mais este animal! Todos sabemos o quanto é cada vez mais difícil dar um animal e como voltar a pô-lo na rua não é solução, tenho de ter a certeza de que ele poderá eventualmente ter de ficar comigo durante 10, 15 ou 20 anos.

Reafirmo o que disse no post:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=64586

Apesar da paixão que tenho por cães/gatos, que vem desde que me lembro de ser gente, nunca tive nenhum até há cerca de 2 anos atrás! Em primeiro lugar coloquei a minha formação, a minha família, os meus amigos!

Sem isso e sem eles nunca poderia “ter” e/ou “ajudar”!

A minha formação permitiu-me arranjar emprego o que por sua vez me permitiu ter uma casa e que por sua vez me concretizou o sonho que tinha de ter os meus cães/gatos e ainda poder ajudar muitos outros dentro das minhas possibilidades;

A minha família permitiu-me atingir a minha formação, permitiu-me ter a estabilidade que todos precisamos e permite-me pedir-lhe ajuda/apoio sempre que eu ou os meus animais necessitem;

Os amigos, são aqueles que me apoiam incondicionalmente nas minhas decisões. São aqueles que me criticam e me elogiam, mas colocando-se sempre a meu lado e ajudando-me naquilo que precisar.

Em suma, acho que nunca meti a carroça à frente dos bois, como se costuma dizer…

Recolho animais da rua, não todos aqueles que se cruzam no meu caminho, nem tão pouco todos aqueles que quereria, mas apenas aqueles que posso! E esses ficam comigo, na minha casa, a comer a ração dos meus cães/gatos, a fazerem os passeios junto com os meus, a serem educados como os meus, a irem ao veterinário com os meus, etc… até irem para a sua casa nova. Até essa altura, sou o Dono deles. Se não conseguir proporcionar-lhes isso…. Simplesmente não os aceito ou recolho da rua!

Mas, … digo-vos que não é nada fácil ser racional…

Num discurso directo, desculpem-me que vos diga, mas é fácil recolher um animal da rua e ir entregá-lo a uma Associação, passando para eles a responsabilidade. É fácil também entregar o animal a uma FAT, mais uma vez passando a responsabilidade. E mesmo que me digam que as madrinhas se encarregam das despesas… será que estas madrinhas estarão na disposição de “pagar” durante anos? Que é o tempo que o animal poderá eventualmente lá ficar…
Tem que se ter em conta que, as Associações/Canis estão a rebentar, as FAT´s são cada vez menos e estão no limite também. Mas mesmo sabendo que as FAT’s estão no limite, sabem que não conseguem dizer que não a mais um… e lá são contactadas para aceitar mais um…

Eu recolho! Eu assumo a responsabilidade desse meu acto! Dou-lhes casa, cama e roupa lavada, bem como cuidados “médicos”. Quando não posso... não recolho!

Desculpem, desde já, se “chateei” alguém, com esta minha opinião, mas… é a minha!
CeuEstrelado
Membro
Registado: quarta fev 06, 2008 11:28 am

quinta fev 12, 2009 1:15 pm

"Eu recolho! Eu assumo a responsabilidade desse meu acto! Dou-lhes casa, cama e roupa lavada, bem como cuidados “médicos”. Quando não posso... não recolho! "

Exactamente! ... mais não digo.
ritafc
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2008 6:22 pm

quinta fev 12, 2009 2:20 pm

Pois eu já penso diferente!!! Não acho correcto virar as costas a um animal que encontre em sofrimento, porque não sei se vou ter possibilidades de suportar as despesas sozinha! É para isso que serve a solidariedade, se muitos derem pouco, não fica pesado para nenhum!
Eu própria já tenho ajudado e sido madrinha de alguns, dentro das minhas possibilidades! E se já assim só se consegue ajudar 1/3 dos que precisam, imagino se assim não fosse!
<p>Rita</p>
<p><a href="http://www.caes-de-ninguem.blogspot.com">www.caes-de-ninguem.blogspot.com</a></p>
<p>"O verdadeiro rei dos animais &eacute; o homem, pois a sua brutalidade supera a de todos"</p>
<p>"Sou um s&oacute;, mas ainda assim sou um. N&atilde;o posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E, por n&atilde;o poder fazer tudo, n&atilde;o me recusarei a fazer o pouco que posso".</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal">&nbsp;</p>
&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;
nicasxi
Membro Veterano

quinta fev 12, 2009 2:32 pm

ritafc Escreveu:Pois eu já penso diferente!!! Não acho correcto virar as costas a um animal que encontre em sofrimento, porque não sei se vou ter possibilidades de suportar as despesas sozinha! É para isso que serve a solidariedade, se muitos derem pouco, não fica pesado para nenhum!
Eu própria já tenho ajudado e sido madrinha de alguns, dentro das minhas possibilidades! E se já assim só se consegue ajudar 1/3 dos que precisam, imagino se assim não fosse!
Sim tudo isso é muito bonito de dizer ... mas o pior é que as situações cada vez são mais graves e de modo nenhum é correcto ou lógico fazermos caridade a contar com terceiros. Isso não é bom nem para que3m assume as responsabilidades nem para os próprios animais.... Já dizia a minha avó " De boas intenções está o inferno cheio "....
Este tópico quer funcionar como alerta . Aqui mesmo neste forum existem " n " situações que acima de tudo deviam fazer pensar todos....
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
CeuEstrelado
Membro
Registado: quarta fev 06, 2008 11:28 am

quinta fev 12, 2009 2:42 pm

"Eu própria já tenho ajudado e sido madrinha de alguns, dentro das minhas possibilidades! E se já assim só se consegue ajudar 1/3 dos que precisam, imagino se assim não fosse!"

Mais uma vez está tudo dito!
reex
Membro Veterano
Registado: quinta out 25, 2007 11:12 am
Localização: tenho 2 cães apanhados da rua .e um fox terrier de 12 anos a viver no Minho com os meus pais ( memor

quinta fev 12, 2009 5:30 pm

então como eu não posso trazer mais nenhum animal ca para casa , devo virar as costas e não ajudar nenhum ?
<p>quem salva uma vida , salva o mundo inteiro</p>
<p>portugalzoofilo.net</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aanjos
Membro Júnior
Registado: quarta mai 14, 2008 7:52 pm

quinta fev 12, 2009 5:39 pm

Boa Tarde
eu acho que tudo tem que ter conta e medida, é muito bonito tirar animais dos canis e associações e depois é uma carga de trabalhos.Não há madrinhas que cheguem para tanto animal.As pessoas não podem pensar com o coração , têm que pensar com a cabeça.As madrinhas quando assumem devem de pensar que pode demorar anos até o cão ser adoptado e terão condições para isso ?e se acontece algum contratempo como é que ficam os animais ?vão para a rua outra vez ?
No entanto louvo as PESSOAS que o fazem contra tudo e contra todos eu não posso fazer o mesmo.
nicasxi
Membro Veterano

quinta fev 12, 2009 5:49 pm

reex Escreveu:então como eu não posso trazer mais nenhum animal ca para casa , devo virar as costas e não ajudar nenhum ?
Se tiver condições para ajudar, deve ajudar .....
Mas se for ajudar a contar com a " solidariedade " dos outros.... diga-me lá que generosidade é essa?

— Emily Dickinson

pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta fev 12, 2009 5:50 pm

reex Escreveu:então como eu não posso trazer mais nenhum animal ca para casa , devo virar as costas e não ajudar nenhum ?
Então se não pode ter mais nenhum animal... e não tem outra possibilidade de o fazer... Diga lá como é que quer ajudar mais animais?!
nicasxi
Membro Veterano

quinta fev 12, 2009 5:57 pm

reex, note que não estou a apontar dedo a ninguem....
Mas sabe tão bem como eu ( basta ler este forum, por exemplo ) que muitas pessoas parecem ter quase um comportamento compulsivo a retirar cães da rua e de canis.
O pior é que não tendo condições para manter tanta situação , começam a cobrar ajuda a outros.... e sabe muito bem que às vezes até aqui aparecem diálogos bem desagradáveis. Parece quase uma obrigação dos foristas que frequentam este forum fazer contribuiçoes para tudo e para todos....
reex se tem condições para ajudar, louvo-a pela sua disponibilidade e o seu desapego.....

— Emily Dickinson

Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

quinta fev 12, 2009 6:15 pm

Nicas, também acho um exagero haver dois tópicos iguais, em dois sub foruns diferentes. :twisted:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
nicasxi
Membro Veterano

quinta fev 12, 2009 6:17 pm

Ninoquinha Escreveu:Nicas, também acho um exagero haver dois tópicos iguais, em dois sub foruns diferentes. :twisted:
LLLOOOLLL ! Até há três.......
Tudo começou porque me enganei no sitio onde o abri inicialmente...... :oops:

— Emily Dickinson

consciencia
Membro
Registado: quinta fev 12, 2009 11:31 pm

sábado fev 14, 2009 2:05 pm

pathelen Escreveu:
Então se não pode ter mais nenhum animal... e não tem outra possibilidade de o fazer... Diga lá como é que quer ajudar mais animais?!
Muito bem dito gostei muito de ler pois verdade mais verdade è esta.
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”