Muito obrigada, do fundo do coração, a TODOS quantos tentaram ajudar, em especial um muito grande para as 3 heroínas (elas sabem quem são) que puxaram os cordelinhos... para que este animal pudesse ser albergado para não ser levado pelo SEPNA porque apesar da inviabilidade do formulário que preenchi e não seguiu... eu enviei um email para a GNR e ainda pensei que devido a esse email, algo fizessem...mas, não!
Entretanto falei com a Vet, quando fui à clínica com um pendurinha, ficou acordado eu ir buscar o animal para ser examinado à patinha, ver se teria chip para posteriormente o levar aonde iria ficar temporáriamente.
Nada disto se concretizou porque quando me desloquei ao local, procurei-o e, naaaaaaaaaaaaaaaaada de canito!
Entrei na Farmácia e perguntei...ao que me disseram que ainda pouco tempo antes de eu lá chegar, ele andava por lá mas que, perguntasse à Sra do café ao lado pois foi das únicas ali à volta que não o escorraçou.
Lá lhe perguntei e ela responde-me :
- A "dona dele" veio buscá-lo, o que me surpreendi visto que já na Segunda Feira este canito apareceu por cá até ontem e ontem mesmo veio um rapaz jovem buscá-lo, deu-lhe uns açoites por ele ter fugido de casa

e então hoje, estranhei ser uma senhora de meia idade a reclamar o animal que voltou hoje a cá aparecer (fugir do dono novamente?).
Então, agora para que façam uma ideia do que aconteceu, vou colocar aqui o email que enviei para a GNR, a partir do endereço de email que estava no site do Sepna:
Exmos senhores.
Após tentativa de contacto telefónico para o vosso departamento que trata de assuntos com animais e não conseguir ajuda porque os vossos contactos telefónicos que estão no site, devem estar desactualizados, venho por este meio contar-vos sobre o possível abandono do animal que hoje avistei, já atropelado, afinal dias após o seu abandono.
O que se passou:
Na semana passada, Quinta ou Sexta Feira, pelas 12: 15, não posso agora precisar o dia concreto porque só anotei a matrícula do veículo e não a data concreta do abandono, mas sei que foi ou na Quinta ou Sexta Feira da semana passada, dia em que o meu genro veio a minha casa entregar-me a minha neta para cá ficar em casa e estando eu a atendê-lo à porta de casa (tb testemunhou os factos), deparo-me com um veículo de cor escura (negro/cinzento escuro?) com a matrícula **-**-** a fugir dum cãozinho branco, de porte pequeno, peludo, que aflitivamente seguia o dito veículo quando este fazia rodopios no largo junto á minha Propriedade e se riam ao mesmo tempo que o animal mostrava a aflição de ver os "donos" (dois rapazes jovens) fugirem dele. Após vários rodopios, seguiram fim à rua até ao “entroncamento” e o animal sempre a tentar entrar no carro enquanto este esperava passagem para poder virar á esquerda. Viraram sempre com o animal em aflição a segui-los, quase sendo atropelado por eles mesmos e por outro carro, mas lá seguiu até que os perdi de vista!
Entretanto anotei a matrícula e fiquei com ela porque nada me garantia que o animal estivesse a ser abandonado mas sim poderiam estar numa "brincadeira de mau gosto" com ele.
Hoje, Terça Feira, dia 20 de Maio, deparo-me com esse mesmo animal, junto da farmácia aonde me fui aviar, magoado numa pata, por atropelamento, hoje mesmo pela manhã, consoante me foi explicado por um dos empregados da dita farmácia.
O animal além de magoado está em aflição á procura dos donos. É meigo e tenta carícias de toda a gente. Corta o coração e acho que os prevaricadores deveriam ser punidos por abandono e que este caso siga para as instâncias competentes e sirva de exemplo para "futuros prevaricadores".
Agradeço, antecipadamente, resposta atempada sobre o que se poderá, eventualmente, fazer por este animal.
Aguardo resposta atempada, dada a urgência, e agradeço desde já a atenção dispensada,
Leonilde Carvalho
Entretanto, a Sra do café ficou com a matrícula do carro, fornecida por mim, caso o cão volte a "fugir" e ir lá ter

para ver se são os mesmos que vi a fugirem do animal, de carro, e se estes serão os mesmoa que lá o vão buscar?!
Nisto tudo, o que me dá a parecer é que segundo a senhora (dona do cão) disse à Sra do café que o filho de cada vez que sai de carro, deixa sempre o portão mal fechado e o cão foge

. Então, o que eu penso é que a senhora deve mandar o filho ir procurar o cão e o rapaz em vez de o meter no carro e levá-lo para casa, faz ralis a fugir do animal, após o chamar, para que ele vá atrás do carro até casa

. Podendo com isto, atropelar o seu próprio animal

, fazer com que outros o atropelem e até fazer com que outros veículos corram risco de acidente...!
O que é certo é que por causa desta incúria, o cão já podia estar com os costados num Canil Municipal e por causa desta incúria, o animal já foi atropelado.
O nome do cão é RUCA e só me falta saber aonde moram os donos para lá ir falar com a senhora... porque há algo nesta historieta que não me soa nada bem e como já enviei um email para a GNR, vou mesmo seguir com o caso para a frente, caso aviste este animal em perigo (solto pelas redondezas), novamente!
Sei que vivem num Bairro a mais ou menos 1 Km de distancia da minha casa.
Desculpem só agora dar notícias mas hoje, este dia foi para esquecer... ainda não parei!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>