complicada tanto para conseguir acomodar os animais como para fazer face às despesas inerentes, (alimentação, cuidados médicos, etc)
Neste momento estão a cargo da associação todo o tipo de cães e gatos (grande variedade de raças, tamanhos, idades...). Muitos dos animais já estão esterilizados.
Aparecem diariamente vários casos aos quais é sempre solicitada uma resposta breve. E normalmente para quem apresenta o caso só há duas opções, ou a APAMG resolve a situação ou os animais são abatidos.
São abatidos sem se olhar a nada, nem idade, nem raça,… sem discriminações, democrático, não?
Não estou a exagerar para chocar, estou só a dizer como as coisas funcionam.
Podem sempre averiguar por vossa conta.
Visto isto, e para que a APAMG continue a conseguir dar resposta e consequentemente, os animais possam também ter a hipótese de viver e pelo menos tentar ser felizes (tal como nós

NINGUÉM QUER ADOPTAR UM AMIGO DE 4 PATAS?
Se não puderem adoptar, podem ajudar a APAMG de outras formas:
- tornando-se sócio, ajuda a cobrir as despesas com a alimentação e cuidados médicos;
- fazendo donativos (NIB: 003300004527819243405);
- doando ração (podendo deixá-la directamente na portaria dos Estaleiros da Câmara);
- disponibilizando casotas, coleiras, trelas, cobertores, camas, ... ;
- tornando-se voluntário;
- tornando-se Familia de Acolhimento Temporário;
- divulgando a APAMG e o seu trabalho, por forma a que toda a população tome conhecimento da problemática dos animais de rua, dos abandonos, dos maus tratos e das precárias condições do Canil
Municipal;
- incentivando a adopção de animais abandonados;
- podem sempre dar algumas dicas, propor outro tipo de ajuda, etc.
A vossa colaboração é fundamental!
Para qualquer questão eis os Contactos:
APAMG - http://www.apamg.org/
Geral - [email protected]
Desde já muito, muito obrigada pela vossa atenção.
Os amigos de 4 patas, são os amigos mais dedicados que se pode ter.
A companhia de um animal pode ter consequências surpreendentemente positivas na psicologia, comportamento social e saúde dos humanos. Estamos a falar de qualidade de vida!!!
Não sou eu que o digo… há vários estudos que o comprovam.
Por exemplo, o velho e terrível hábito de "Vamos ter um filho... temos de nos livrar do cão e do gato... por causa das alergias...", para além de injusto, está tão errado... já há vários estudos que demonstram que
quanto mais contacto com animais e, quanto mais cedo começar… maior a probabilidade de se crescer saudável e sem alergias.
Agora com a Internet é só dedicarem-se a fazer umas pesquisas, ou perguntem a médicos.
O que são FATs?
Famílias de Acolhimento Temporário são, tal como o nome indica, famílias que se disponibilizam a recolher um animal durante um determinado período de tempo, relativamente curto:
- enquanto se recuperam de uma cirurgia (e necessitam de um acompanhamento mais específico, administração frequente de medicamentos, ...);
- durante o período pós-parto e subsequente amamentação;
- em situações urgentes de animais em risco de atropelamento ou maus tratos, a que o canil não consegue dar resposta.
As Famílias de Acolhimento Temporário são imprescindíveis e constituem o exemplo mais flagrante da cooperação e vontade de ajudar, por parte das pessoas em geral.
Qualquer pessoa pode sê-lo, quer tenha ou não mais animais domésticos, desde que tenha um pouco de espaço em casa, alguma boa vontade e muito carinho pelos animais.
Tornando-se Família de Acolhimento Temporário, fará um animal mais feliz!