Cães do Lumiar pedem desesperadamente novo local para VIVER!

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

musaranho
Membro
Registado: sábado mai 05, 2007 1:24 pm

segunda set 21, 2009 7:09 pm

Esta é uma história que se arrasta há anos noutro fórum. Neste momento a situação complicou-se, e eu estou a pedir ajuda em todo o lado, em nome destes cães e das suas protectoras.
Vou fazer um resumo muito resumido do que se tem passado nos últimos anos.

No Campo de Golfe do Lumiar e nas colinas à volta há uma matilha de cães quase em estado selvagem. Sempre foram perseguidos, eles e as suas protectoras. Um cão em especial, o Chocolate, foi muito falado, quer pelo seu ar triste e doente, quer pela sua beleza.

Chocas em Maio de 2006
Imagem

Chocas em Maio de 2007
Imagem

A situação foi-se arrastando sem maneira de os apanhar, até que outra amiga desencantou um veterinário que utiliza espingarda de dardos, mas que não vive em Lisboa (nem em Portugal, neste momento). Graças a ele e à persistência das protectoras destes cães, as cadelas foram quase todas esterilizadas. Um cão meiguinho, o Meiguinho :) foi para a UZ.

Meiguinho
Imagem

Ao longo dos anos, vários cachorros foram apanhados e encaminhados para adopção, alguns deles muito bravinhos e assustados. A Amora foi a mais falada, por ser tão assustada, e por ter continuado assim. Continua até hoje na APCA.

Amora
Imagem

Muitos gatitos passaram também por esta história, esses felizmente todos adoptados e/ou esterilizados:

Imagem

Os terrenos por onde os cães deambulam, antes relativamente vazios, estão agora cheios de prédios novos, com novos habitantes, a quem desagrada especialmente a presença dos cães. As ameaças de veneno continuam, e como tivemos oportunidade de comprovar, não se ficam pela ameaça. Há abaixos assinados, queixas constantes ao canil e à polícia municipal, e claro que já houve multas :(

Matilha
Imagem

Se o canil antes aparecia por lá e tentava apanhá-los sem sucesso, neste momento estudaram bem os hábitos da matilha, têm um esquema montado e não vão desistir até apanharem os cães.
Obviamente estes cães serão encaminhados para abate, estejam esterilizados ou não, porque não são sociáveis. :( :(
Todos fogem das pessoas, e atacam outros cães que apareçam - o que não é de espantar, porque têm comportamento de matilha. Alguns deles são animais muito grandes, de 40 ou 50kg.

Alfa
Imagem

O esforço feito para controlar esta matilha foi imenso e muito desgastante para as suas protectoras, ao longo dos últimos anos. O abate como destino final destes animais é uma injustiça para todos. E à vista dessa hipótese não é possível baixar os braços, sem fazer uma última tentativa.

O pedido que fazemos é de quintas, grandes espaços vedados, onde estes animais possam viver o resto das suas vidas, sem contacto com seres humanos ou outros cães. Eles não precisam de muito, só pedem que os deixem em paz.

Obrigada :)
[email protected]
<p><a href="http://amigos-especiais.blogs.sapo.pt">http://amigos-especiais.blogs.sapo.pt</a></p>
<p>Divulga&ccedil;&atilde;o de animais - adop&ccedil;&otilde;es dif&iacute;ceis</p>
Animalhelper
Membro Júnior
Registado: segunda set 21, 2009 9:15 am

segunda set 21, 2009 8:50 pm

mandei e-mail

Talvez se pudesse fazer um cartaz
assim enviariamos por e-mail =)
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda set 21, 2009 10:25 pm

Um campo de golf com uma matilha à solta onde há cães com 40 quilos? E uma situação que se prolonga...
Digam-me que isto não é verdade....parece uma descrição de uma zona residencial em Maputo ou no Bangladesh!
Acham estranho que as pessoas reclamem? Eu não acho nada estranho, acho que tal como no tópico sobre a matilha de Rio Tinto, esterilizar e deixar à solta os animais, não resulta.
Imagino a frustração, tristeza e cansaço das voluntárias, mas não seria mais lógico canalizar esforços e verbas para animais que podem ser adoptados?
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda set 21, 2009 10:40 pm

musaranho Escreveu: O pedido que fazemos é de quintas, grandes espaços vedados, onde estes animais possam viver o resto das suas vidas, sem contacto com seres humanos ou outros cães. Eles não precisam de muito, só pedem que os deixem em paz.[/b][/size][/color]
Desculpem a frontalidade , mas isto é apenas mudar o problema de sitio.
" Sem contacto com seres humanos" , e que comem eles ??????
Ou seja tira-se dali os cães " para irem morrer longe" ? Em espaços vedados ?
Não é melhor deixar as autoridades fazer o que lhes compete?
Compreendo o sentimento de quem deles tem cuidado até agora, mas surpreende-me que achem preferivel levar os animais para um " grande espaço vedado, sem contacto com seres humanos", ou seja a morrerem à fome ... :o
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
TatiMatos
Membro Veterano
Registado: quinta jul 09, 2009 1:48 am

segunda set 21, 2009 10:53 pm

Que situação difícil....

Como ajudar cães q não são sociáveis....
Sinceramente, e infelizmente só nos resta divulgar :-(
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Tatiana Matos</strong></p>
<p><strong></strong></p>
musaranho
Membro

terça set 22, 2009 8:26 am

moslie Escreveu: Acham estranho que as pessoas reclamem? Eu não acho nada estranho, acho que tal como no tópico sobre a matilha de Rio Tinto, esterilizar e deixar à solta os animais, não resulta.
Pois não, daí este tópico :wink:
moslie Escreveu:Imagino a frustração, tristeza e cansaço das voluntárias, mas não seria mais lógico canalizar esforços e verbas para animais que podem ser adoptados?

Graças a elas, têm sido adoptadas dezenas de animais o longo dos anos, cães e gatos, e só não foram mais porque as mães têm sido todas esterilizadas.

Em relação ao que cada um escolhe para canalizar os seus esforços, não sou eu que o vou escolher, porque também não gosto que me digam para onde canalizar os meus. Para mim, o que é feito por bem, é bem feito.

Em relação aos animais em si, não vejo porque tenham de ter menos direitos do que um que pode ser dado para adopção. São animais como os outros, e a permanência no canil é uma crueldade para qualquer um.
<p><a href="http://amigos-especiais.blogs.sapo.pt">http://amigos-especiais.blogs.sapo.pt</a></p>
<p>Divulga&ccedil;&atilde;o de animais - adop&ccedil;&otilde;es dif&iacute;ceis</p>
musaranho
Membro

terça set 22, 2009 8:29 am

nicasxi Escreveu: Desculpem a frontalidade , mas isto é apenas mudar o problema de sitio.
" Sem contacto com seres humanos" , e que comem eles ??????
Ou seja tira-se dali os cães " para irem morrer longe" ? Em espaços vedados ?
Não é melhor deixar as autoridades fazer o que lhes compete?
Compreendo o sentimento de quem deles tem cuidado até agora, mas surpreende-me que achem preferivel levar os animais para um " grande espaço vedado, sem contacto com seres humanos", ou seja a morrerem à fome ... :o
nicasxi, eu peço desculpa, mas se me tivesse passado pela cabeça, por um segundo que fosse, que alguém ia pensar que era sem comida, teria explicado pormenorizadamente essa parte da questão :)

Claro que é com comida, fornecida pelas mesmas pessoas que já a fornecem agora. E para a deixar, não é preciso ter contacto com eles, basta despejá-la num prato e ir embora.
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

terça set 22, 2009 9:48 am

Pois é uma situação muito complicada.
Estamos a falar de uma matilha com quantos cães?
Vai ser muito complicado encontrar alguém que não se importe de emprestar um terreno, para albergar uma matilha de cães por não se sabe quanto tempo. Ah sem esquecer que o tal terreno teria que ficar situado longe das casas, e teria que ser grande e muito bem vedado para os cães não fugirem.

Bem boa sorte!
musaranho
Membro

terça set 22, 2009 10:02 am

São 8 cães, logo à noite já posso põr fotos de cada um.
São 3 fêmeas esterilizadas: a Branquinha, a Tikita (filha da Branquinha) e a Preta.
São 5 machos não castrados: o Alfa, o Chocolate, o Peludo, o Tutti e o Frutti.

Quando eu falo em quintas é porque as que conheço são precisamente assim: grandes, vedadas e quase todo o espaço é longe da casa :)

Obrigada, bem precisamos de sorte :)
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

terça set 22, 2009 10:50 am

É mais uma situação triste, complicada e a solução que aqui apontam, desculpem lá, mas é um bocado irrealista!
Estamos a falar de animais sem contacto com humanos e vocês procuram algo tipo "reserva natural para cães selvagens".
Uma pergunta: porque não esterilizaram também os machos, sendo mais fácil e mais barato? Estes machos inteiros podem ir procurar fêmeas disponíveis e fazer mais ninhadas...
Estando num terreno, estariam como na posse de alguém suponho. E dar as vacinas, eles deixam?
É que ter tantos animais num terreno, ainda por cima com estas características, sendo que se algum foge pode causar estragos, terá de implicar responsabilidade de alguém.
Já pensaram em tudo isto?
musaranho
Membro

terça set 22, 2009 11:07 am

moslie, os machos não foram castrados AINDA porque a prioridade eram as fêmeas. Agora ia partir-se para os machos. A sairem daqui com vida, irão castrados. Lembro que por cada uma das cadelas apanhadas foi preciso vir um veterinário de muito longe com a espingarda de dardos, e nem sempre conseguiu, pelo que veio mais do que 3 vezes. Numa dessas vezes, as fêmeas não apareceram, e tentou-se o Alfa. O dardo bateu com toda a força num poste eléctrico, fazendo muito barulho, e todos fugiram.

Estando num terreno, estariam claro como na posse de alguém. Não estariam vacinados, como não o estão grande parte dos animais de companhia em Portugal, e desses ninguém se lembra. As vacinas que não precisarem de reforço,poderão obviamente tomá-las na altura da captura, outras não.

Quando pedimos um espaço fechado, sim, tipo santuário para cães selvagens, é precisamente para eles não sairem e irem fazer estragos para outro lado.

Em Lisboa havia um senhor sem-abrigo com uma matilha de cães, esses claro que não eram bravos. Andou anos e anos com eles pelas ruas. Até que apareceu uma senhora que tem uma quinta desocupada. Recolheu-o a ele e aos cães, fornecendo alimentação para todos, com a única condição de ele guardar a quinta vivendo lá com os cães. Também há histórias destas.

A realidade já é suficientemente negativa. Se acharmos que nunca vale a pena tentar, mesmo quando as coisas parecem muito difíceis, então vamos deixar-nos cair, em vez de lutar e andar para a frente. Se eu luto por 100% e no final conseguir 10%, será bem melhor do que se tivesse cruzado os braços sem ter feito nada.

Claro que isto é muito difícil, por isso é que estou aqui a pedir ajuda, ideias e conselhos. Eu tenho muitos animais para tratar, muitos bebés para adopção, ando a esterilizar 3 colónias de gatos, tenho mais umas 60 colónias para esterilizar, e para isso não estou a abrir tópicos, precisamente porque consigo fazê-lo sozinha.

Isto não consigo, por isso peço ajuda.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça set 22, 2009 11:17 am

A questão do comer é apenas uma das...
Um terreno assim , provavelmente será fora de Lisboa. Têm disponiblidade para lá ir, todos os dias, alguem alimentá-los?
Como deslocariam esses 8 cães , não sociaveis, alguns de grande porte , para algum lado?
E se algum adoece, como fazem para tratar dele, uma vez que eles não gostam de humanos?
Ás vezes não basta só a intenção por muito boa e meritória que ela seja.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
biglady
Membro Veterano
Registado: sexta out 10, 2008 5:16 pm

terça set 22, 2009 11:25 am

a realidade é que até hoje apesar de todas as adversidades,eles teem sido tratados,e tenho a certeza de que se aparecesse o espaço tudo isso se arranjaria.
como é que se tratam animais selvagens???que nao é o caso ...
eu tenho acompanhado a situaçao e compreendo perfeitamente a vossa angustia...
o pit bull tambem <strong>ama</strong>
musaranho
Membro

terça set 22, 2009 11:27 am

Sim, um terreno assim será mesmo fora de Lisboa (eu pelo menos não estou a ver nenhum por cá, infelizmente).

Não é preciso ir todos os dias, duas vezes por semana e bastante ração e água chegarão. Um familiar meu faz o mesmo nas temporadas que passa fora, e nunca houve problema.

Deslocam-se do mesmo modo que se deslocaram as fêmeas para o vet: com um dardo no rabinho :) e uma transportadora grande. Neste caso, 8 dardos e 8 transportadoras (que conseguimos arranjar, isto não é um problema).

Se algum adoece não se fará mais do que se está a fazer aqui, a menos que seja possível. Se for possível colocar remédios na comida, obviamente que isso seria feito. Se não, não será. Se a doença for grande e o animal estiver em sofrimento, claro que será eutanasiado para não sofrer.
musaranho
Membro

terça set 22, 2009 11:30 am

biglady Escreveu:a realidade é que até hoje apesar de todas as adversidades,eles teem sido tratados,e tenho a certeza de que se aparecesse o espaço tudo isso se arranjaria.
como é que se tratam animais selvagens???que nao é o caso ...
eu tenho acompanhado a situaçao e compreendo perfeitamente a vossa angustia...
Pois arranjava. Tudo o resto é uma ninharia, comparado com a falta de espaço. Elas tratam desta matilha há mais de 10 anos, sem ajudas. Muito foi conseguido, com muita coragem.
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”