Dilema

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

quarta dez 23, 2009 12:26 pm

O que fazer quando deparamos com um animal abandonado maltratado para o qual não temos solução e espaço físico para o acolher?

Viramos a cara? Fazemos exactamente o que condenamos?

Entregamos num canil municipal que não faz abates, mas que as condições não são as melhores, derivado a não fazer abates?

Entregamos num canil de abate e acaba-se o sofrimento ao fim de 8 dias?

Pedimos ajuda até encontrar quem o possa acolher?
Aí responsabilizamo-nos com todas as despesas inerentes ao tratamento do animal, ficando apenas o amigo/amiga a acolher o animal?

Estou com muitas dúvidas derivado ao facto de situações extremas com que me tenho deparado e, para as quais me vai faltando as forças, o dinheiro já vai faltando hà muito e soluções :cry:
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

quarta dez 23, 2009 2:22 pm

Não te posso dizer o que deves fazer...
acho que cada um actua como pode, quando pode e o que lhe dita o coração e a cabeça...

Nunca viro a cara.
Se o posso acolher vai comigo para casa.
Se não posso telefono para meio mundo à procura de quem o possa receber.
Falo com a vizinhança mesmo já sabendo a priori qual vai ser a resposta (negativa).
Caso tudo corra mal, tento arranjar-lhe um refúgio, mesmo que provisório, onde esteja abrigado e lhe deixe água e ração.
É o que sei fazer, o meu melhor.
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
seal
Membro Veterano

quarta dez 23, 2009 2:42 pm

Se calhar não me fiz explicar: não quero que me digam o que eu fazer.
Quero saber opiniões e experiências.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta dez 23, 2009 3:20 pm

Já virei a cara mais do que uma vez por não ter solução a não ser impingir o problema a outrem...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

seal
Membro Veterano

quarta dez 23, 2009 3:49 pm

Mesmo vendo um animal atropelado, estropiado?
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta dez 23, 2009 4:02 pm

Se o mal fosse só "impingir" o problema a outrém, estarias tu bem, Seal...

Dinodane, a Seal encontrou um cão atropelado que jazia em cima de um monte de lixo havia três dias sem que ninguém lhe estendesse uma mão. O animal estava hipotérmico, desidratado, tinha os ossos e os tendões de uma pata expostos, a carne e a pele que os tinha recoberto caía em pedaços putrefactos e veio a ver-se depois que estava em choque hipovulémico.

A Seal é uma rapariga que ganha abaixo do suficiente, partilha a casa com uma irmã e não tem onde pôr animais. Também tem um coração sensível (se calhar, até demais...) e não consegue virar a cara a uma desgraça destas. Por isso, tentou ajudar o animal como podia e sabia: pediu ajuda e recebeu-a, não "impingiu" nada a ninguém. E este é só o exemplo mas recente.

(Desculpa, Cristina, por falar tanto da tua vida, mas as pessoas têm de perceber...)

O que faria a Dinodane numa situação destas? Virava a cara e seguia em frente em paz com a sua consciência? Chamava o canil de abate e ficava igualmente em paz com a sua consciência?

Eu também não o conseguiria, mas cada qual tem a consciência, o coração e a vida que tem. Também posso afirmar, com pleno conhecimento de causa, que ela não impinge, não "atira os animais para as costas dos outros" e sai de fininho. Não, ela continua a ajudar activamente, e por vezes até me deixa pasmada com o esforço financeiro que faz.

Cristina, já sabes a minha opinião: pode-se "virar a cara" a um animal que está em má situação mas não em risco de vida, fazer o mesmo a animais doentes, feridos, é pura maldade e egoísmo. E ao ter de os entregar, entregava-os a um canil de não abate, mesmo que as condições sejam lá muito más: afinal de contas, quando os encontras não estão melhores, pois não? E assim sempre têm uma possibilidade de encontrarem um dono.

As teorias nazis de abate dos que se decreta como não adoptáveis e que aqui têm estado muito na moda, só me merece repulsa. Todos os animais têm direito à vida, sejam de raça ou não, sejam bonitos ou feios.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

quarta dez 23, 2009 4:34 pm

seal Escreveu:Se calhar não me fiz explicar: não quero que me digam o que eu fazer.
Quero saber opiniões e experiências.
Eu percebi, foi só uma forma de escrever - por muito que nos digam para fazer duma maneira ou de outra somos sempre nós a ter a última palavra nas nossas acções.
Já cheguei a ver um animal famélico, tentei aguentá-lo na minha zona, fui a correr a casa buscar uma lata e quando voltei tinha desaparecido - fico de rastos sempre que isto acontece.
Na tua situação concreta com esse último menino é como já mencionei: faz-se o que se pode com os meios que existem...se for opinião do vet que o estado dele já é tão mau que provavelmente ele não resiste, não sei...pensar em adormecer?
Já te disponibilizaste em levá-lo ao vet, não viraste a cara...
Costumo dizer:
não consigo salvar o mundo
se for uma vida estou a salvar o mundo dessa própria vida
e os animais são vidas...

Força para ti e já agora que o novo ano te traga o melhor de tudo...
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
seal
Membro Veterano

quarta dez 23, 2009 5:30 pm

Pequebrado Escreveu:...Já te disponibilizaste em levá-lo ao vet, não viraste a cara...
...
Sim, mas e depois? O cão está mal, mas é recuperável.

Onde alojá-lo?
E os tratamentos veterinários a pagar.
dinodane
Membro Veterano

quarta dez 23, 2009 11:03 pm

O que faria a Dinodane numa situação destas?
O que já fiz mais do que uma vez, levava-o à clínica mais perto para lhe dar descanso. Não seria capaz de o deixar a agonizar mas também não o trataria estando nesse estado se não tivesse capacidade ou de ficar com ele ou de lhe arranjar casa. Lamento se vos choca ou se acham essa atitude "nazi" ou condenável. :?

Bronkas, eu pensei que a questão tivesse sido posta no geral, e não no contexto de um caso particular...

Passo a citar a premissa do tópico:
O que fazer quando deparamos com um animal abandonado maltratado para o qual não temos solução e espaço físico para o acolher?
Foi a isto que respondi e muito sinceramente. Mas sim, no caso relatado, eutanasiava o bicho.

dinodane
Membro Veterano

quarta dez 23, 2009 11:04 pm

seal Escreveu:
Pequebrado Escreveu:...Já te disponibilizaste em levá-lo ao vet, não viraste a cara...
...
Sim, mas e depois? O cão está mal, mas é recuperável.

Onde alojá-lo?
E os tratamentos veterinários a pagar.
Então, faça o que tanta gente aqui faz, um peditório para o vet e madrinhas para manter o bicho em hotel indefinidamente...

mjoaocunha
Membro Veterano
Registado: domingo jul 06, 2008 10:55 pm

quinta dez 24, 2009 12:08 am

O q eu faria:

1 - O que fazer quando deparamos com um animal abandonado maltratado para o qual não temos solução e espaço físico para o acolher?
Viramos a cara? Fazemos exactamente o que condenamos?

- Se eu encontrar um cão na rua maltratado e abandonado, não virava as costas;

2 - Entregamos num canil municipal que não faz abates, mas que as condições não são as melhores, derivado a não fazer abates?

- q adianta um canil não fazer abates, se as condições não são boas? amontoar cães não os faz felizes, muito pelo contrário;

3 - Entregamos num canil de abate e acaba-se o sofrimento ao fim de 8 dias?

- Nem todos os canis abatem passados 8 dias, mas tb não o levava para o canil;

4 - Pedimos ajuda até encontrar quem o possa acolher?
Aí responsabilizamo-nos com todas as despesas inerentes ao tratamento do animal, ficando apenas o amigo/amiga a acolher o animal?

- Não ia sobrecarregar ninguém com mais um problema, até pq qq pessoa q se disponibiliza a ficar com um animal q precise de mais cuidados, de certo já estará sobrecarregada:

5 - Estou com muitas dúvidas derivado ao facto de situações extremas com que me tenho deparado e, para as quais me vai faltando as forças, o dinheiro já vai faltando hà muito e soluções :cry:

- Cada caso é um caso, mas se eu encontrasse um animal ferido, maltratado e nada pudesse fazer por ele, levava-o a um veterinário, via se tinha chip, caso não tivesse, pedia ao veterinário para o adormecer. Ficava com ele até ao fim, falava sempre com ele.

Pode parecer uma resolução fria, mas não é.
Última edição por mjoaocunha em quinta dez 24, 2009 7:54 pm, editado 2 vezes no total.
<p><strong>Adopte um&nbsp;animal do canil, ter&aacute; um amigo para toda a vida.</strong></p>
<p>Antes de adoptar pondere se tem condi&ccedil;&otilde;es para o fazer.</p>
<p><a href="http://www.espacito4patas.com">www.espacito4patas.com</a></p>
<p><a href="http://espacito4patas.com/forum/index.p ... d"></a></p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta dez 24, 2009 1:07 am

Felizmente ou não, os veterinários que conhecemos e aqueles com quem a Cristina trabalha não abatem só porque nós lhes pedimos. Todos eles tentam salvar o animal, e não é só pelo dinheiro que isso lhes pode render, como já tivemos bastantes provas disso.

O cão que citei foi só um exemplo do muito que se pode fazer por um animal e do muito que a Cristina faz, actos que não é a única a cometer. Mas posso adiantar que os vets que o estão a tratar, e que não são os dela, estão a fazer tudo por tudo para lhe salvarem a pata e pouparem assim o custo de uma cirurgia. O cão é jovem, está a recuperar muitíssimo bem, e neste momento já não há nele vestígios do estado de fraqueza e sofrimento em que foi encontrado.

E também ele não é o único. Neste fóruns não faltam os casos de animais que pareciam estar a morrer e que foram tratados e espectacularmente recuperados. Só porque houve alguém que viu neles algo mais do que pedaços de carne e ossos tão miseráveis que não valia a pena mantê-los vivos.

Portanto, são redutoras e até faltam à verdade dos factos essas afirmações de dureza.

Quanto ao que a Dinodane apontou como solução para os problemas de dinheiro, estou de acordo com o que disse: é pedir ajuda, organizar iniciativas para recolha de fundos como por aqui se faz habitualmente. Quando não se é rico, tem de se ser criativo...
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Pausanias
Membro Veterano
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm

quinta dez 24, 2009 9:22 am

Olá bom dia.

Depende tudo da situação, mas passar o problema a outros é que não.
mar70
Membro Veterano
Registado: terça ago 18, 2009 8:10 pm

quinta dez 24, 2009 7:50 pm

dinodane Escreveu:
O que faria a Dinodane numa situação destas?
O que já fiz mais do que uma vez, levava-o à clínica mais perto para lhe dar descanso. Não seria capaz de o deixar a agonizar mas também não o trataria estando nesse estado se não tivesse capacidade ou de ficar com ele ou de lhe arranjar casa. Lamento se vos choca ou se acham essa atitude "nazi" ou condenável. :?

Bronkas, eu pensei que a questão tivesse sido posta no geral, e não no contexto de um caso particular...

Passo a citar a premissa do tópico:
Foi a isto que respondi e muito sinceramente. Mas sim, no caso relatado, eutanasiava o bicho.

pois respondendo a questão geral do topico o q faria numa situação geral :

sim tb podendo parecer fria na resposta nao ficaria indiferente , nao olharia para o lado mas levaria a uma clinica para que o adormecessem o animal com dignidade...
mar70
Membro Veterano
Registado: terça ago 18, 2009 8:10 pm

quinta dez 24, 2009 7:53 pm

LuluB Escreveu:Felizmente ou não, os veterinários que conhecemos e aqueles com quem a Cristina trabalha não abatem só porque nós lhes pedimos. Todos eles tentam salvar o animal, e não é só pelo dinheiro que isso lhes pode render, como já tivemos bastantes provas disso.

O cão que citei foi só um exemplo do muito que se pode fazer por um animal e do muito que a Cristina faz, actos que não é a única a cometer. Mas posso adiantar que os vets que o estão a tratar, e que não são os dela, estão a fazer tudo por tudo para lhe salvarem a pata e pouparem assim o custo de uma cirurgia. O cão é jovem, está a recuperar muitíssimo bem, e neste momento já não há nele vestígios do estado de fraqueza e sofrimento em que foi encontrado.

E também ele não é o único. Neste fóruns não faltam os casos de animais que pareciam estar a morrer e que foram tratados e espectacularmente recuperados. Só porque houve alguém que viu neles algo mais do que pedaços de carne e ossos tão miseráveis que não valia a pena mantê-los vivos.

Portanto, são redutoras e até faltam à verdade dos factos essas afirmações de dureza.

Quanto ao que a Dinodane apontou como solução para os problemas de dinheiro, estou de acordo com o que disse: é pedir ajuda, organizar iniciativas para recolha de fundos como por aqui se faz habitualmente. Quando não se é rico, tem de se ser criativo...

so citando e comentando a parte inicial do seu post - felixmente os meus veterinarios tb nao abatem so porque sim... nao acredito q quem o faça na privada o faça a pedido ou com gosto por isso ate me parece um pouco infeliz.... acho q o fazem pq concordam q sera a melhor solução para o caso q lhes é posto num determinado momento e face a avaliação clinica q fazem...
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”