o que é ser FAT?
Moderador: mcerqueira
olá a todos
È a primeira vez que aqui venho. Descobri o site por um triste acaso.
Ontem tive de "adormecer" a minha "companheira" Tuxa ao fim de 17 anos.
Foi a decisão mais triste que tive de tomar, mas não havia mais nada a fazer.
Foi minha melhor amiga ao longo dos 17 anos e pela primeira vez hoje de manhã ao entrar na cozinha (sitio onde ela tinha a sua caminha) e olhar para o sitio dela a não estar lá nada foi doloroso, a casa já não é a mesma.... estou arrasado.
Não penso ter mais cães/gatos, talvez precise de terapia dai ter pensado como forma de terapia ser um FAT, mas não sei muito bem o que é, e quais as condições para o ser. se alguém me quiser dar uma dicas desde de já agradeço
Se não for este o local correcto para colocar a questão desde já peço desculpa aos adiministradores
È a primeira vez que aqui venho. Descobri o site por um triste acaso.
Ontem tive de "adormecer" a minha "companheira" Tuxa ao fim de 17 anos.
Foi a decisão mais triste que tive de tomar, mas não havia mais nada a fazer.
Foi minha melhor amiga ao longo dos 17 anos e pela primeira vez hoje de manhã ao entrar na cozinha (sitio onde ela tinha a sua caminha) e olhar para o sitio dela a não estar lá nada foi doloroso, a casa já não é a mesma.... estou arrasado.
Não penso ter mais cães/gatos, talvez precise de terapia dai ter pensado como forma de terapia ser um FAT, mas não sei muito bem o que é, e quais as condições para o ser. se alguém me quiser dar uma dicas desde de já agradeço
Se não for este o local correcto para colocar a questão desde já peço desculpa aos adiministradores
Olá,
Antes de mais lamento a sua perda. 17 anos é uma vida.
FAT é o mesmo que Familia de Acolhimento Temporário. Ou seja, alguém que se disponibiliza a receber um animal que está para adopção no sentido de cuidar dele, ensiná-lo e acolhê-lo enquanto não é adoptado. Muitas FATs acabam por adoptar os animais porque é um processo doloroso a entrega desses animais ao novo dono.
Não querendo abusar nem ser inconveniente, dê uma vista de olhos na cadelinha "Basenji" que está na minha assinatura. Precisa desesperadamente de uma FAT pois está num canil de abate.
Antes de mais lamento a sua perda. 17 anos é uma vida.
FAT é o mesmo que Familia de Acolhimento Temporário. Ou seja, alguém que se disponibiliza a receber um animal que está para adopção no sentido de cuidar dele, ensiná-lo e acolhê-lo enquanto não é adoptado. Muitas FATs acabam por adoptar os animais porque é um processo doloroso a entrega desses animais ao novo dono.
Não querendo abusar nem ser inconveniente, dê uma vista de olhos na cadelinha "Basenji" que está na minha assinatura. Precisa desesperadamente de uma FAT pois está num canil de abate.

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
"Muitas FATs acabam por adoptar os animais porque é um processo doloroso a entrega desses animais ao novo dono" É esse o receio da minha mulher e meu...
Não tenho grandes condições para cães porque vivo num apartamento e tanto eu como a minha esposa trabalhamos pelo que o animal iria ficar em casa todo o dia sozinho e estes cães precisam de mais atenção. Com a "tuxa" era diferente já estava habituada a estar sozinha durante o dia.
Só queria salientar que a "tuxa" tinha 17 anos a viver comigo, ela foi abandonada quando a recolhi já era adulta, não sei a idade que tinha para trás. Quando a recolhi o Vet disse que já não era nova hehehehe, mas como estava muito mal tratada é provável que aparentasse mais idade do que realmente tinha
Não tenho grandes condições para cães porque vivo num apartamento e tanto eu como a minha esposa trabalhamos pelo que o animal iria ficar em casa todo o dia sozinho e estes cães precisam de mais atenção. Com a "tuxa" era diferente já estava habituada a estar sozinha durante o dia.
Só queria salientar que a "tuxa" tinha 17 anos a viver comigo, ela foi abandonada quando a recolhi já era adulta, não sei a idade que tinha para trás. Quando a recolhi o Vet disse que já não era nova hehehehe, mas como estava muito mal tratada é provável que aparentasse mais idade do que realmente tinha
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm
Ser FAT não é nenhuma Terapia, até pelo o contrario...Existem casos em que os animais não são adoptados nos primeiros anos, e depois de uma convivência com animal...a separação é muito dolorosa.orlmro Escreveu:Não penso ter mais cães/gatos, talvez precise de terapia dai ter pensado como forma de terapia ser um FAT
Pense muito bem naquilo que quer fazer.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography
Pode demorar anos? Desconhecia pensei que fossem períodos mais curtos 15 dias 1 mês. Sendo assim é melhor esquecer a ideia mais tempo do que isso já se cria laços e nesta altura não pretendo isso (sabendo como sou acho que crio laços em menos tempo)AlexandreMqs Escreveu:Ser FAT não é nenhuma Terapia, até pelo o contrario...Existem casos em que os animais não são adoptados nos primeiros anos, e depois de uma convivência com animal...a separação é muito dolorosa.orlmro Escreveu:Não penso ter mais cães/gatos, talvez precise de terapia dai ter pensado como forma de terapia ser um FAT
Pense muito bem naquilo que quer fazer.
-
- Membro Veterano
Pois, infelizmente, 90% dos casos não são adoptados no 1º mês.orlmro Escreveu:Pode demorar anos? Desconhecia pensei que fossem períodos mais curtos 15 dias 1 mês. Sendo assim é melhor esquecer a ideia mais tempo do que isso já se cria laços e nesta altura não pretendo isso (sabendo como sou acho que crio laços em menos tempo)
E acho que faz muito bem, visto dizer que não consegue por causa de criar laços.
Mas lembrei me agora, se tiver disposto em ajudar os animais, Fale com a associação mais próxima de si, para poder ser FAT de cães ou cadelas que foram esterilizadas/Castrados.
Ai sim, já é um período bem pequeno.
AlexandreMqs Escreveu:Desculpa a ignorância (sou novo nestas andanças) porquê que nestes casos o período é mais pequeno?orlmro Escreveu:Mas lembrei me agora, se tiver disposto em ajudar os animais, Fale com a associação mais próxima de si, para poder ser FAT de cães ou cadelas que foram esterilizadas/Castrados.
Ai sim, já é um período bem pequeno.
Outra questão. Ontem quando fui ao centro de recuperação animal em Vila nova de Gaia para adormecer a "Tuxa" eles tiraram-lhe fotografias alguém sabe dizer porquê? é que eu estava tão transtornado que nem me lembrei de perguntar.
-
- Membro Veterano
O período é mais pequeno porque se trata da recuperação dos pontos da castração/esterilização.orlmro Escreveu:Desculpa a ignorância (sou novo nestas andanças) porquê que nestes casos o período é mais pequeno?
O Macho fica no maximo 1 semana...e nas fêmeas no máximo são 2.
Sobre isto... desconheço.orlmro Escreveu:Outra questão. Ontem quando fui ao centro de recuperação animal em Vila nova de Gaia para adormecer a "Tuxa" eles tiraram-lhe fotografias alguém sabe dizer porquê? é que eu estava tão transtornado que nem me lembrei de perguntar.
Alias é 1ª vez que leio.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
- Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT
Pelo que percebi põe a ideia de cães em casa de lado. A minha sugestão seria ser FAT de quarentenas para gatos/gatinhos. Especialmente gatinhos não convém misturar com outros gatinhos que já estejam em FAT pois podem ter alguma doença que demora a manifestar os sintomas. Pelo menos a nós dava muito jeito FATs de quarentenas, alguém que pudesse ficar umas 2 semanas com gatinhos recém chegados antes de juntar aos outros que temos. É verdade que se estiverem efectivamente doentes pode acontecer uma perda e para quem perdeu um gato recentemente não ser o melhor, mas FATs por um curto período de tempo para pós operatórios e quarentenas fazem muita falta...
<p>O ronronar sai de uma válvula de segurança existente no pescoço do gato para atenuar o excesso de satisfação.
</p>
<p>ADAP - Associação de Defesa dos Animais de Portimão <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
</p>
<p>ADAP - Associação de Defesa dos Animais de Portimão <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
Ser FAT de quarentena até que era uma boa ideia, isto porque eu nunca tive gatos e era o ideal para me adaptar aos bichanos.elsasmc Escreveu:Pelo que percebi põe a ideia de cães em casa de lado. A minha sugestão seria ser FAT de quarentenas para gatos/gatinhos. Especialmente gatinhos não convém misturar com outros gatinhos que já estejam em FAT pois podem ter alguma doença que demora a manifestar os sintomas. Pelo menos a nós dava muito jeito FATs de quarentenas, alguém que pudesse ficar umas 2 semanas com gatinhos recém chegados antes de juntar aos outros que temos. É verdade que se estiverem efectivamente doentes pode acontecer uma perda e para quem perdeu um gato recentemente não ser o melhor, mas FATs por um curto período de tempo para pós operatórios e quarentenas fazem muita falta...
Tenho que fazer alguma pesquisa sobre os cuidados a ter com os gatinhos uma vez que, como disse anteriormente, nunca tive gatos e convém saber o mínimo. Se alguém me quiser dar umas dicas desde já agradeço
Pois eu acho que uma pessoa para ser FAT tem de ser experiente com a espécie do animal que decide acolher por todas as razões e mais algumas.
Os animais que vão para FAT vêm de situações de grande stress, na sequência de resgates de donos irresponsáveis, de estadias em canil, da rua, a recuperar de cirurgias e tratamentos, muitos vêm doentes ou a incubar doenças e psicologicamente instáveis, portanto a FAT tem de saber reconhecer problemas para agir atempadamente, tem de saber lidar com os animais, não pode ser uma oportunidade para se "adaptar" a um animal...
Os animais que vão para FAT vêm de situações de grande stress, na sequência de resgates de donos irresponsáveis, de estadias em canil, da rua, a recuperar de cirurgias e tratamentos, muitos vêm doentes ou a incubar doenças e psicologicamente instáveis, portanto a FAT tem de saber reconhecer problemas para agir atempadamente, tem de saber lidar com os animais, não pode ser uma oportunidade para se "adaptar" a um animal...
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Ser FAT de quarentena até que era uma boa ideia, isto porque eu nunca tive gatos e era o ideal para me adaptar aos bichanos.dinodane Escreveu:Pois eu acho que uma pessoa para ser FAT tem de ser experiente com a espécie do animal que decide acolher por todas as razões e mais algumas.
Tenho que fazer alguma pesquisa sobre os cuidados a ter com os gatinhos uma vez que, como disse anteriormente, nunca tive gatos e convém saber o mínimo. Se alguém me quiser dar umas dicas desde já agradeço
Acho que isto responde à sua questão.
Ninguém nasce ensinado, e se calhar por muito pouco que perceba, os animais estavam melhor comigo, mesmo sem perceber muito, de que num canil, que mesmo que percebam mais do que eu e por muito cuidado que com certeza têm não podem dar tanta atenção como eu daria uma vez que têm outros animais ao seu cuidado.
Além disso sei perfeitamente reconhecer um animal doente e em caso de duvida veterinário com ele.
Quanto à adaptação é lógico que tem que haver, por a tua lógica ninguém devia ter filhos uma vez que nunca se teve filhos por isso não percebem nada de bebés não os podem ter.... Não sejamos extremistas
Mas não te preocupes, como disse anteriormente, não vou ser FAT sem primeiro saber tudo sobre os animais...
Abraço
Além disso sei perfeitamente reconhecer um animal doente e em caso de duvida veterinário com ele.
Quanto à adaptação é lógico que tem que haver, por a tua lógica ninguém devia ter filhos uma vez que nunca se teve filhos por isso não percebem nada de bebés não os podem ter.... Não sejamos extremistas
Mas não te preocupes, como disse anteriormente, não vou ser FAT sem primeiro saber tudo sobre os animais...
Abraço