Conheço pessoalmente 3 canis (Trofa, Porto e Gaia) e só vou comentar este tópico pq já estive dentro e vejo os dois lados (os q lá trabalham e os q deixam os animais lá e o modo e estado em q os deixam).
1º Muitas vezes as pessoas tendem a inventar, a contar histórias mirabulantes q se faz isto e aquilo nos canis. Claro q a imaginação fértil só lhes dá para o pior. Isto é muito triste, pq já basta os lados negativos q todos os canis teem, quanto mais ainda pirorar as situações com contos e ditos falsos.
Vou falar do canil q eu conheço melhor - Gaia.
Durante 60 anos os cães e gatos do canil de Gaia estavam numa espécie de barracão junto à Câmara de Gaia. As visitas eram permitidas, mas após muita controversa e chatice q em nada favoreceu os animais, as portas fecharam-se e só deixavam entrar 2 pessoas.
Foi construido novo canil e as instalações são xpto. Dos tratadores não há q dizer deles, do pessoal em geral tb não.
Agora qq um visita o canil, vê os animais e é mais fácil a adopção.
Há muita coisa a mudar ainda, mas "Roma e Pavia não se fizeram num dia".
Os cães chegam ao canil (agora denominado Centro de Reabilitação Animal) muitas vezes maltratados, com coleiras a rasgarem os pescoço, magrissimos, com tumores enormes, etc, etc. Isto não é culpa do canil, mas ...dos donos, dos maravilhosos donos q existem em Portugal.
Falo assim dos donos pq eu considero q uma grande parte dos donos em Portugal não deveria ter cão nem gato.
Morriam mais animais? Sim.
Mas eu vejo animais a chegarem ao canil num tal estado, pela mão dos donos q mais valia estarem a dormir há n tempo.
Na minha opnião os canis são necessários, há animais abandonados, animais q teem q ser recolhidos das casas onde vivem num estado miserável. A culpa não é do canil, mais uma vez é dos donos e tb em alguns casos de quem os dá para adopção sem qq controle nem seguindo minimamente a adopção.
Eutanásia em canis - claro q há e tem q haver. É impossivel albergar tanto animal muitos deles q nunca mais serão adoptados. Estão sempre a chegar novos animais.
E sinceramente os cães agressivos e já bastantes doentes eu nem sequer penso em tirar fotos nem publicitá-los. Há dezenas de animais saudáveis e super carinhosos à espera de donos.
Por muito q custe admitir para mim é impensável gastar 500€ a 600€ para tratar um animal, qdo eu posso com esse valor esterilizar cerca de 8.
Uma das coisas q acho péssimo nos canis é os animais não sairem esterilizados, principalmente as fêmeas. No meu caso implica q antes de entregar aos donos os q eu arranjo adopções directas, eu trato das OVH e isso acarreta custos, sendo ridiculo estarmos nós os particulares a gastar em coisas q deveria partir das próprias autarquias.
Não escrevo mais, isto já parece uma biblia
