Exemplar de termo/contracto de adopção

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Responder
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo out 10, 2010 12:27 am

A situação é a seguinte, tenho dois gatinhos para dar, mas sou nova nestas "andanças". Há muito que leio que quando se adopta um animal assina-se um termo/contracto de adopção, mas ainda nao encontrei nenhum exemplar do mesmo.
Alguem me poderia facultar algum para eu ver a estrutura e para conseguir elaborar um?
Ja agora, quais as perguntas que fazem ao adoptante para o "avaliarem"?

Gostava mesmo que ficassem bem entregues...

Desde já obrigada :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

domingo out 10, 2010 12:38 am

Olá Maraya,já vi os bébés e são :o :o Lindíssimos,quando se entregam os animais é sempre uma dúvida,será que ficam bem entregues? Será que vão ser tão amados quanto nos os amamos até então... sei bem o quanto custa,e mesmo com todos os contractos/termos de responsabilidade não temos garantias...

Bem,mas respondendo á sua questão,existem alguns tópicos nos inamovivéis dos Animais para adopção,não sei se já lá foi ler... (desculpe,mas não sei como colocar aqui os links em questão :oops: )

Aconselhava a ler com toda a atenção!E muito boa Sorte para encontrar doninhos 5 estrelas para eles! :wink:
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo out 10, 2010 12:43 am

martasal Escreveu:Olá Maraya,já vi os bébés e são :o :o Lindíssimos,quando se entregam os animais é sempre uma dúvida,será que ficam bem entregues? Será que vão ser tão amados quanto nos os amamos até então... sei bem o quanto custa,e mesmo com todos os contractos/termos de responsabilidade não temos garantias...

Bem,mas respondendo á sua questão,existem alguns tópicos nos inamovivéis dos Animais para adopção,não sei se já lá foi ler... (desculpe,mas não sei como colocar aqui os links em questão :oops: )

Aconselhava a ler com toda a atenção!E muito boa Sorte para encontrar doninhos 5 estrelas para eles! :wink:
Muito obrigada :)
Encontrei o termo de adopção seguindo as suas dicas :D

Realmente é uma aflição... so espero que fiquem muito bem entregues
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

domingo out 10, 2010 7:02 am

Olá maraya,

Na minha opinião, mais do que assinar um termo de responsabilização, que vale o que vale, é estar disponível para ajudar os donos, sempre que precisem.
Isto, é vitalício.
Ah, e não ocultar nada do animal. Quer a nível de saúde e/ou comportamental.

Na minha opinião, é muito importante o novo dono, (mais se for dono pela 1ª vez), sentir que não está sózinho com um problema que lhe despejaram em cima.

Boa sorte na adopção! :wink:
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo out 10, 2010 11:27 am

Olá,
Melhor que qualquer pergunta é analisar as reacções ao animal. Abstraia-se do aspecto das pessoas, das muitas ou poucas posses e concentre-se na reacção face aos animais. Depois a conversa flui. Um bom adoptante faz muitas perguntas, imensas perguntas.
Boa sorte :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
VascoMV
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 7:34 pm

domingo out 10, 2010 11:32 am

drilldown1 Escreveu:Olá maraya,

Na minha opinião, mais do que assinar um termo de responsabilização, que vale o que vale, é estar disponível para ajudar os donos, sempre que precisem.
Isto, é vitalício. :
Nem por isso, acho que se deve evitar o que muita gente pensa que uma adopção implica quando recebe de nós um animal...que temos de ser nós a pagar contas, a tratar do animal e a ficar com ele nas férias...
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

domingo out 10, 2010 3:44 pm

VascoMV Escreveu:
drilldown1 Escreveu:Olá maraya,

Isto, é vitalício. :
Nem por isso, acho que se deve evitar o que muita gente pensa que uma adopção implica quando recebe de nós um animal...que temos de ser nós a pagar contas, a tratar do animal e a ficar com ele nas férias...
Quando me refiro a estar disponível, não me estou a referir a pagar as contas e ficar com o animal nas férias dos donos, mas sim, e isto para donos "de 1ªs águas" para além de alertar para o que deve e pode esperar, não ocultar nada do animal, que possa levar o dono a não saber lidar com a situação.

Não sei se consegui ser explícita!
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

domingo out 10, 2010 11:53 pm

maraya Escreveu:A situação é a seguinte, tenho dois gatinhos para dar, mas sou nova nestas "andanças". Há muito que leio que quando se adopta um animal assina-se um termo/contracto de adopção, mas ainda nao encontrei nenhum exemplar do mesmo.
Alguem me poderia facultar algum para eu ver a estrutura e para conseguir elaborar um?
Ja agora, quais as perguntas que fazem ao adoptante para o "avaliarem"?

Gostava mesmo que ficassem bem entregues...

Desde já obrigada :wink:
Maraya, o modelo mais inovador que encontrei até hoje foi o da Bianca (está no site deles).
Deixo somente algumas sugestões:
quando entregar os peludos vá conhecer o ambiente para onde vão
no 1º contacto tente saber se a pessoa, ou pessoas, têm ou já tiveram animais
qual o relacionamento com os animais (quando temos a possibilidade de conhecermos a pessoa antes da adopção é uma mais valia, mas raramente isso acontece)
muitas vezes as expressões faciais, a forma como falam dos animais enquanto se conversa, é uma ajuda também
alerte para a questão das janelas abertas - um perigo permanente
pergunte se há algum problema em telefonar de vez em quando para ter notícias, se lhe podem enviar algumas fotos para matar saudades, se eventualmente poderá fazer uma visita ao peludo
use o seu instinto mas mantenha sempre os sentidos alerta - pela felicidade futura do animal

vale o que vale...
boa sorte para os dois peludinhos :D
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”