Armadilha para apanhar cão silvestre
Moderador: mcerqueira
Boa noite,
Anda aqui na zona de minha casa uma cadela silvestre (nascida e criada no mato), não deixa que as pessoas se aproximem dela e alguns vizinhos dão-lhe por vezes alguma comida.
Os vizinhos que a "tem alimentado" dizem que nunca a viram com o cio mas a cadela ja deve ter os seus 2 anos.
Para confirmar gostava de apanhar a cadelinha ver se foi ou não esterilizada e fazer, pelo menos, a desparasitação interna e externa.
A cadela é muito assustadiça e portanto a solução será colocar uma armadilha de forma a capturá-la.
Tudo isto é na zona de sintra e gostava de saber onde se pode adquirir uma armadilha ou se alguem se encontra disponivel para emprestar uma armadilha.
A data seria para perto de março pois ainda tenho de criar horarios para alimentar a cadela que segundo o que li na net nao deve ser inferior a 2 semanas. Como pelo meio vou 3 semanas de férias penso que no inicio de março poderei fazer a captura da femea.
Depois de capturada o objectivo sera devolvê-la novamente ao local onde sempre viveu.
Cumprimentos,
citrex
Anda aqui na zona de minha casa uma cadela silvestre (nascida e criada no mato), não deixa que as pessoas se aproximem dela e alguns vizinhos dão-lhe por vezes alguma comida.
Os vizinhos que a "tem alimentado" dizem que nunca a viram com o cio mas a cadela ja deve ter os seus 2 anos.
Para confirmar gostava de apanhar a cadelinha ver se foi ou não esterilizada e fazer, pelo menos, a desparasitação interna e externa.
A cadela é muito assustadiça e portanto a solução será colocar uma armadilha de forma a capturá-la.
Tudo isto é na zona de sintra e gostava de saber onde se pode adquirir uma armadilha ou se alguem se encontra disponivel para emprestar uma armadilha.
A data seria para perto de março pois ainda tenho de criar horarios para alimentar a cadela que segundo o que li na net nao deve ser inferior a 2 semanas. Como pelo meio vou 3 semanas de férias penso que no inicio de março poderei fazer a captura da femea.
Depois de capturada o objectivo sera devolvê-la novamente ao local onde sempre viveu.
Cumprimentos,
citrex
http://www.errantes.org/
citrex, clique no link acima. Estão lá os contactos.
As armadilhas para cães devem ser um bocado carotas, não sei se será uma opção viável.
As armadilhas para cães devem ser um bocado carotas, não sei se será uma opção viável.
google is our friend =P
obrigado pela dica. Qual dos 3 telemoveis devo contactar para esta situação?
seal Escreveu:http://www.errantes.org/
Enquanto faz esta pergunta e espera pela resposta, que tal tentar ligar para todos três?citrex Escreveu:google is our friend =P

Última edição por LuluB em quinta jan 20, 2011 6:23 pm, editado 1 vez no total.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

é uma excelente ideia caro/a LuluB mas se houver uma pessoa que é responsável por este assunto escusava de estar a incomodar os outros voluntarios.
LuluB Escreveu:Enquanto faz esta perghunta e espera pela resposta, que tal tentar ligar para todos três?citrex Escreveu:google is our friend =P
Pronto, cá vai:citrex Escreveu:é uma excelente ideia caro/a LuluB mas se houver uma pessoa que é responsável por este assunto escusava de estar a incomodar os outros voluntarios.
seal Escreveu:As Patas Errantes têm 1 armadilha para cão. Fale com a D. Lurdes e exponha a situação.
Esclarecido?Lurdes Oliveira 917607773
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

Costuma resultar com animais assilvestrados, sim. Já tive conhecimento de um caso em que se utilizaram esses dardos para capturar uma cadela de uma matilha, no Lumiar, que ninguém conseguia apanhar e era preciso esterilizar.
Por vezes é a única maneira de os apanhar e, uma vez que o anestesiante é controlado pelo veterinário, não lhes faz mal. Siga o conselho, os vets do canil podem ajudá-lo.
Por vezes é a única maneira de os apanhar e, uma vez que o anestesiante é controlado pelo veterinário, não lhes faz mal. Siga o conselho, os vets do canil podem ajudá-lo.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

uma vez mais obrigado caro/a LuluB.
assim sendo aquando do regresso de ferias avançarei para a esterilização desta cadela silvestre.
assim sendo aquando do regresso de ferias avançarei para a esterilização desta cadela silvestre.
LuluB Escreveu:Costuma resultar com animais assilvestrados, sim. Já tive conhecimento de um caso em que se utilizaram esses dardos para capturar uma cadela de uma matilha, no Lumiar, que ninguém conseguia apanhar e era preciso esterilizar.
Mas fale primeiro com o canil, a marcar e combinar as coisas. É que não sei se os dardos, que não são propriamente coisas que se utilize todos os dias, figurarão na existência do armazém, e esse canil tem problemas de logística e de subvenções.
Nada como tratar das coisas antecipadamente.
Nada como tratar das coisas antecipadamente.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

mandei-te uma PM ,
Tia mena
Tia mena
[url]http://osmeuspassarinhos.blogspot.com[//url]
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Tendo já passado por uma situação semelhante, acho os dardos uma solução um bocado radical.
Eu fiz assim: falei com os vets, para estarem a postos, já que as esterilizações habitualmente têm de ser marcadas com antecedência (a "minha" estava prenha de 3 semanas, portanto já havia alguma urgência em apanhá-la); tendo em conta o cálculo aproximado do peso da cadela, deram-me dois sedativos para colocar na comida que, não a adormecendo (e não correndo o risco de "overdose"), iriam deixá-la mais mole e relaxada; e, desde que a avistei e comecei a alimentá-la, ia diariamente ao local, punha sempre comida e água fresca e afastava-me uns metros, para que se sentisse à vontade. Ao fim de uma semana já vinha alegremente a dar ao rabo quando ouvia o carro chegar, e daí a duas semanas já se chegava ao pé de mim, mas fugia se tentava tocar-lhe. Pouco tempo depois apareceu com um "namorado", e apanhei-os em flagrante; daí até confirmar que estava prenha foi rápido, 3 semanas depois estava já com as maminhas a ficar salientes (ela era muito nova, tinha cerca de 8 meses e até então era uma "tábua"). No dia d, cerca de mês e meio depois de a ver a primeira vez, armei-me com uma manta, os dois sedativos dados pelo vet e uma lata de comida para gato
(muito mais cheirosa e deliciosa...). Convinha ser pouca comida, para que os comprimidos fizessem efeito mais rapidamente. Ainda assim, andou em correrias durante mais de meia hora, e eu a "brincar" com ela, a cansá-la e fazendo com que o seu coração bombeasse o sangue mais rapidamente
Por fim, lá começou a deitar-se, embora ainda se afastasse um pouco, cambaleante, quando me aproximava. Até que foi vencida... deitou-se e enroscou-se para dormir, tapei-a com a manta, coloquei coleira e trela (pelo sim pelo não...) e levei-a para o carro ao colo. Sem sustos nem traumas. Fez o jejum no meu carro (ou deveria ter feito, pois apanhou um saco de comida de gato do qual me tinha esquecido debaixo de um banco...) durante a noite, e na manhã seguinte lá fomos para o vet, para a OVH. Cheiinha de medo, mas confiando em mim. Estava prenha de 8...
Já lá vai quase ano e meio e está comigo. Continua a ter muito medo de outras pessoas, ama a liberdade, mas não tenta fugir. Também não está confinada a uma box, tem muito espaço para brincar com os seus companheiros caninos, mas a única vez em que a deixei sair para correr livremente, demorei 3 dias a conseguir apanhá-la outra vez... com comida de gato, pois claro!

Já lá vai quase ano e meio e está comigo. Continua a ter muito medo de outras pessoas, ama a liberdade, mas não tenta fugir. Também não está confinada a uma box, tem muito espaço para brincar com os seus companheiros caninos, mas a única vez em que a deixei sair para correr livremente, demorei 3 dias a conseguir apanhá-la outra vez... com comida de gato, pois claro!

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!