Ajuda para recolher labrador preto na Linha de Sintra

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Katzenmama
Membro Júnior
Registado: sexta nov 19, 2010 10:41 am

sábado jan 29, 2011 1:41 am

Na saída da estação de comboio hoje pelas 20 h, deparei-me com um cão de grande porte, tipo labrador, preto, deitado, enrolado no chão, ao pé de uma feirinha de livros e bem junto a um policial. Olhei em volta, não vi ninguém com jeito de dono, nem o cão tinha coleira. O policial e a senhora dos livros confirmaram que o cão tinha passado o dia ali a mendigar atenção, que havia sido abandonado e avisaram-me que tinha a patinha magoada.

Deixou-se afagar. Tinha umas lesões na pele, cheirava mal e tinha o pelo em mau estado. Meu marido e minhas filhas vieram buscar-me à estação e decidimos que íamos recolhê-lo e levá-lo ao veterinário. Mas como? Ele acompanhou-nos até o carro, mas não conseguimos que ele entrasse. Na falta de outra opção mais saudável, meu marido foi buscar uns churros numa roulotte próxima :o, e ia atirando os pedaços para a mala do carro para que ele entrasse, mas nada. Comeu com voracidade os pedacinhos que lhe íamos dando, olhando com tristeza para aqueles dentro do carro. Tentamos pegá-lo ao colo, fiz-lhe uma coleira com meu cachecol, mas o cão não se convenceu. Nem na mala, nem na frente, não houve jeito. Tinha medo dos carros e dos autocarros que passavam, recuava. E eu tinha um receio remoto que ele se zangasse conosco porque a nossa técnica para arrastá-lo para a mala era péssima, mas o bichinho era mesmo MUITO MEIGO.

Como já se fazia tarde, e não tenho experiência nenhuma em resgatar cães, liguei para uma amiga protectora dos animais que não podia vir àquela hora. Desistimos, e fomos ao supermercado comprar uma mantinha, comida de cão e uma coleira com trela. Na volta, não o encontramos mais :cry:. Estava chovendo desagradavelmente e terá talvez procurado um sítio mais abrigado. Ficamos bem tristes.

Será que alguém tem algum conselho ou sugestão para mim? Voltarei lá amanhã de manhã. O cão era lindo e muito meigo, tinha um olhar triste e uma patinha magoada. Não posso adoptá-lo, mas gostaria de ajudá-lo. Como fazê-lo entrar para o carro? Será que alguém se dispõe a me ajudar a recolhê-lo?

Seguem umas fotos do cãozinho - já agora, não confirmei se não seria uma cadela.
Última edição por Katzenmama em sábado jan 29, 2011 10:13 pm, editado 1 vez no total.
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

sábado jan 29, 2011 1:47 pm

Mas qual é a zona?
Tente saber se na área há alguma associação que a possa ajudar na captura.
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado jan 29, 2011 6:45 pm

se arranjar uma coleira e trela vai ser muito mais fácil. de qualquer maneira , o cão vai debater-se. não os conhece e não sabe ao que vêem
Katzenmama
Membro Júnior

sábado jan 29, 2011 11:07 pm

Obrigada. Já foi recolhido e dormirá hoje no veterinário.

Não estava diante da estação hoje, nem havia sido visto pela senhora dos livros. Andamos, eu e a minha amiga experiente, ali à volta da estação de Monte Abraão, linha de Sintra, e nem sombra dele. Até que decidimos ir, de carro, a umas bombas que ficavam na direcção para onde ele havia seguido ontem, segundo a senhora dos livros. Também lá não tinha sido visto todo o dia.

Havíamos já desistido, quando avistamos um cão preto a uns cem metros de distância, a caminhar atrás de umas pessoas num estacionamento.

Fomos andando em sua direcção, e ele veio até nós. Era ele!!! :D :D Reconheceu-me! :D :D

Demos-lhe patê e aguinha, pusemos-lhe coleira e trela, mas só entrou no carro carregado. É cão do tipo "mula empacada". Deitou-se no banco traseiro e ficou quietinho até chegarmos a Oeiras. Um AMOR! E é macho!

Tem um lanho no flanco esquerdo ainda mal cicatrizado que vai do pescoço à anca -- atropelamento ou esfaqueamento? Uns olhos sarnentos, mas MUITO doces. Dá beijinhos e a patinha. É cão para uns onze meses, na opinião de quem percebe disto (não sou eu). Ao chegarmos ao veterinário, empacou outra vez. Não queria subir os degraus e só desceu para o internamento atrás de um bife. :lol: :lol: :lol: Não sabe andar à trela.

São 30 kg de cão, que deveria estar a ser alimentado por alguém, porque não está lá muito magrela. Não tem chip, infelizmente. Levou uma injecção para a sarna, desinfectou-se-lhe a ferida, e foi desparasitado interna e externamente. Tinhas as unhas completamente gastas, no sabugo, sinal de que havia andado muito. Deitou-se nas mantinhas e lá ficou quietinho na jaula, para a surpresa de todos que esperavam que ele fizesse um carnaval.

Vem amanhã cá para casa, mas estará para adopção. Como é um cão doce, lindo e especial, e parece mesmo um labrador, creio que, com a ajuda dos anjos, em breve fará a alegria de uma família especial como ele. E torço para que ele se entenda com os meus gatuchos. Assim, devo solicitar aos moderadores que reciclem este tópico para os "para adopção".

Não consegui por aqui as fotos ontem, e hoje não tirei fotos novas. A minha filha baptizou-o de "Justin Bieber" :roll: :roll: em homenagem àquele ídolo pop, salvo seja. http://pt.wikipedia.org/wiki/Justin_Bieber

Aqui estão as de ontem, que apareciam na janela "prever", mas não depois de submetidas: http://s1102.photobucket.com/albums/g452/Katzenmama/

Sugestões de como apresentar um cão a dois gatos, de maneira que eles simpatizem uns com os outros, aceitam-se. :wink:
Última edição por Katzenmama em domingo jan 30, 2011 1:55 am, editado 1 vez no total.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo jan 30, 2011 12:00 am

Parabéns, Katzenmama, pela dedicação e pela persistência. Ainda bem que conseguiram recolher o Justin. :D

Há coisa de um ano, juntei um cão a treze gatos que nunca tinham convivido com um canídeo. Foi assim: durante alguns dias (mais ou menos uma semana), mantive o Juca numa divisão à parte. Ele tinha sido castrado, estava com o funil e passava pelos gatos só quando saía para ir à rua e entrava. Como batia com o funil em todo o lado, era ver os gatos a assanharem-se e a bater em debandada quando ele passava... mas o facto é que, quando lhe retirei o funil e o juntei aos gatos, à parte algumas bufadelas e corridas iniciais por parte dos bichanos, eles habituaram-se rapidamente uns aos outros. É claro que cada caso é um caso, mas acredito que, com um bocadinho da sorte que o Justin já demonstrou ter, a convivência não tardará a ser pacífica.

Muito boa sorte para este percurso conjunto da Katzenmama e do Justin, e as melhoras dele. :)
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
citrex
Membro
Registado: domingo dez 19, 2010 3:45 pm

domingo jan 30, 2011 5:48 am

nao podendo ajudar por me encontrar longe, escrevo só para lhe dar os parabens por não ter deixado esse menino à sua sorte.

espero que encontre rapidamente um lar para este "labrador"
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

domingo jan 30, 2011 6:15 pm

Pessoas como a que acolheram este menino não há muitas, e são estas que me fazem continuar a ter um bocadinho de esperança na raça humana!! Obrigada Katzenmama :wink:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jan 30, 2011 6:57 pm

Já viu no encontra-me ?
Há lá alguns parecidos.

www.encontra-me.org

Um cão pode fugir e perder-se...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

domingo jan 30, 2011 11:13 pm

Bem feito Katzenmama :D
e o melhor para o menino :D

Em 2008 enfiei cá em casa um cão abandonado que tinha um comité de recepção composto por 9 gatos.
Ficaram todos juntos.
Os 1ºs dias foram de fugir - cada vez que um gato se mexia ele ladrava...sempre foi medricas o Manoel :D
Assim que se habituaram uns ao outro :roll: já era o menino Manoel a querer brincar com eles :D e depois passou à fase de pôr o pescoço dos peludos na boca, os que deixam claro está :D
Sempre que me é possível resgato gatos e volta tudo ao princípio até ao momento em que dou com o recém-chegado amigo do Manoel :lol:
Pensamento positivo e como lhes digo sempre, aos meninos de 4 patas:
vieram todos para cá porque precisavam, portanto juízo, amigos e só atacam quem e quando eu disser :lol: :lol: :lol:
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
Katzenmama
Membro Júnior

segunda jan 31, 2011 2:30 am

Obrigada, Tassebem. Correu melhor do que esperava. Os meus anjos da guarda estavam bem dispostos hoje.

Sofia, por favor não diga isto :oops: : este forum está cheio de pessoas que vivem a acolher animais em péssimo estado em situações muito mais desesperadoras!

Sim, vimos no encontra-me.org, sendo que o único cão que se encaixaria no perfil dele foi perdido há muito tempo, há quase um ano, quando ele ainda seria um bebê.

Pequebrado, obrigada. Então foi assim: fui buscar o querido Bieber hoje. Quando chegamos, os gatinhos estavam junto a uma porta envidraçada que dá para a rua, e viram-me sair do carro com o Justin Bieber, que foi imediatamente ter com eles para cumprimentá-los através do vidro, sem latir, nem mostrar agressividade nenhuma. Do outro lado, nenhum deles rosnou, disse o meu marido, mas estavam curiosíssimos acerca da novidade que a dona trouxe.

Depois de alimentados todos, a caminha feita para o Justin Bieber, e de tê-lo deixado dar umas voltinhas no quintal para conhecer os cantinhos, pûs-lhe a trela e trouxe-o para a cozinha, deixando a outra porta aberta para os gatinhos se afastarem, se o desejassem.

O Justin Bieber é um cão muito calmo, ainda não sei como é a sua voz. Não ladra nada. Levei-o a dar uma voltinha aqui na zona, uma sinfonia de latidos por onde passávamos e ele nem um ai. Também obedece a "senta" e "dá a patinha".

Bem, os gatinhos foram chegando. O Xubi protegeu-se embaixo da mesa, o Sigmund subiu numa cadeira. O Justin Bieber quis cheirá-lo. Acontece que o Sigmund conviveu com cão(es) na casa da M.ª Chica, de onde veio - ele foi adoptado aqui na Arca.

Portanto, dali a uns três minutos, aproximou-se para cheirar a cauda do Justin Bieber, rolou-se no chão ao pé dele e mostrou a barriguinha! Passados cinco minutos, estava o Justin Bieber a dar-lhe lambidelas. Nem uma patada, nem uma assopradela! INACREDITÁVEL!!!!! O Xubi manteve a distância e assoprou-lhe, mas não saiu de perto que a curiosidade era grande, até para ver como se comportava o outro gato.

E os dois gatos gostaram muito da ração de cão (arranjei umas amostras de Hills), mas isto já se sabe, o jardim do vizinho...

Depois disto, os gatos se escaparam para o quintal e o Bieber achou que, como já se haviam dado beijinhos e tornado amigos, podia brincar de correr atrás do Sigmund, e aí levou umas assopradelas mesmo, para manter a formalidade. Portanto, não saem debaixo do meu olho, não os deixo sozinhos. Depois que entraram em casa, ainda houve mais beijinhos. O Xubi ainda mantém a distância.

No momento estão Sigmund e o Bieber deitados ao pé de mim. O Bieber daqui a nada vai para os aposentos dele.

Afinal, o Bieber sabe andar à trela. Eu é que não tirei a carta de condução de cão, e me enrolo toda, ele muda do lado esquerdo pro direito e vice-versa a cada 30 segundos, e fico toda enrolada com a trela. E quando saí com ele, já se havia aliviado aqui no quintal, portanto, tem que ser mesmo depois do jantar.

O lanho que ele tem do lado esquerdo está em carne viva, depois daquilo limpo é que se vê. E ele se lambe! Ele tinha também muitos parasitas. A veterinária aconselhou-me a esperar com o banho. Admirada fiquei que o meu marido não o tenha proibido de entrar em casa.

Seguem algumas fotos:

Imagem

Imagem

Nesta nota-se bem a lesão que ele tem no flanco esquerdo, e que está, depois de limpa, em carne viva.

Imagem

Beijinhos

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Debaixo da cadeira protegido, mas cheio de curiosidade.

Imagem

Imagem
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

segunda jan 31, 2011 3:02 am

Que família linda :D :D

Parabéns pela adopção, adorei ler este tópico :D

Coitadinho, as feridas estão feias, como será que ficou assim? :(

Mas ele vai melhor e agora com todos esses beijinhos dos novos amigos felinos a recuperação será ainda mais rápida :wink:
S&oacute;nia
Katzenmama
Membro Júnior

segunda jan 31, 2011 3:13 am

Sónia, o beijoqueiro é ele!

Não podemos adoptá-lo, infelizmente. Mas um cão doce, nada agressivo, que não ladra, nem persegue gatos encontrará, com certeza, uma família que o faça feliz.
tENaTEC
Membro Veterano
Registado: quinta dez 11, 2008 3:39 pm
Localização: Os meus e todos os que, de uma maneira ou de outra, se vão cruzando no meu caminho

segunda jan 31, 2011 11:49 am

:cry: E eu a pensar que já ia para os resolvidos... :cry: :cry: :cry:

Bem, paciência! Que apareça um dono à altura dos seus salvadores! :D

Só uma coisinha, baseada na minha experiência: os cães quando são salvos de situações menos boas ficam de tal forma agradecidos que aceitam tudo o que vem com o novo lar. Mesmo detestanto gatos, eles entram no novo ambiente com enorme humildade e, pelo menos, enquanto não se sentirem 100% seguros, nada de mal acontece entre ambas as partes. Mas é conveniente continuar a vigiar até se ter a certeza de que nada de mal acontecerá.
Tenho as 2 experiências: um husky que provocado indecentemente por uma gata conseguiu conter os instintos e assim se manteve e uma xPA com husky, muito meiga inicialmente mas que na 1ª oportunidade, algum tempo depois de ser recolhida, procedeu a uma razia sem dó nem piedade. Hoje dorme com uma gata debaixo do pescoço. Quanda a gata resolve ocupar-lhe o sofá, encolhe-se toda e deita-se no espaço que ficou disponível, enfim, respeita-a e adora-a. Mas foi um trabalho árduo de adaptação . Sempre que eu aparecia com a gata ao colo para a socialização, ela vinha a correr desesperada. Eu dizia-lhe que a gata era maninha dela e a cadela abanava a cabeça convictamente e parecia dizer "Ai não, não!". Aos poucos e poucos foi aceitando, mas que foi difícil, foi.

P.S. - Só por curiosidade, a gata é a mesma nos 2 casos. Só que quando o husky chegou, a adaptação já tinha sido feita. :)
S&oacute; os animais conseguem conhecer o que o pr&oacute;prio Homem n&atilde;o consegue: o ser humano.
Katzenmama
Membro Júnior

segunda jan 31, 2011 9:29 pm

uma xPA com husky, muito meiga inicialmente mas que na 1ª oportunidade, algum tempo depois de ser recolhida, procedeu a uma razia sem dó nem piedade. com a gata ao colo para a socialização, ela vinha a correr desesperada.
Cruzes!!!

Obrigada pelo alerta, tENaTEC. Vou ficar mesmo de olho.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

segunda jan 31, 2011 9:38 pm

Que pena não lhe ser possível ficar com ele :(

De qualquer forma parabéns pela sua boa acção, tenho a certeza que fará de tudo para que esse menino fique numa excelente família :D
S&oacute;nia
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”