Página 1 de 1

Equídeos na Rotunda do Vale de Chelas - Lisboa

Enviado: sexta abr 22, 2011 4:40 pm
por Tassebem
Moro perto da rotunda acima mencionada e passo por lá muitas vezes.

Acontece que há meses, se não há anos, que na zona lateral da rotunda, que é de vegetação relativamente alta, via burros a pastar, certamente presos, e que ali permaneciam quer de noite quer de dia, independentemente das condições atmosféricas.

Fui à esquadra da zona perguntar o que podia fazer, onde me disseram que não podiam fazer nada, que conheciam a situação e que esta era muito problemática, apesar de já haver várias queixas feitas. A única sugestão que me fizeram foi contactar o canil municipal.

O certo é que, passado pouco tempo, os animais desaparaceram dali, e eu pensei que a situação estava resolvida.

De há umas duas semanas para cá, voltei a ver dois cavalos no local (chamo-lhes cavalos por facilidade de linguagem, uma vez que não sei se se trata de cavalos, mulas ou machos). Mas ontem passei lá às dez da noite e novamente, de regresso a casa, já de madrugada -- e lá estavam os animais, sempre à chuva!

Hoje liguei para o SEPNA, que me disse para tirar fotografias dos cavalos e enviar para lá num e-mail.

Vamos ver no que isto dá.

Alguém mais daqui da zona tem conhecimento da situação?

Enviado: sexta abr 22, 2011 7:20 pm
por Pequebrado
Há uns meses alguém abriu um tópico idêntico (não me lembro se foi aqui)...pelos vistos está tudo na mesma :cry:

Enviado: sexta abr 22, 2011 8:46 pm
por moslie
Sei que pode fazer confusão mas o gado passa muito tempo na rua mesmo de noite e à chuva e é mesmo assim. Vivi um ano na Terceira e as vacas passam o tempo todo no pasto, sendo que lá chove o tempo todo. E por vezes também há cavalos no pasto, chove, nevoeiro, e eles nem temtam se abrigar.
Eu venho de uma zona fria e achei estranho mas com temperatura normal, eles ficam bem.

E no Gerês os garranos também andam o tempo todo no campo e não se chateiam com isso. E ao contrário do que as pessoas pensam não são selvagens, tem dono! Andam é o tempo todo à solta, quando é preciso os donos vão buscar.

Se não estiver frio, os animais não se importam, a menos que estejam doentes ou sejam idosos. Antes estar na rua que presos num barracão.

O perigo é saltarem para uma estrada e já vi uma vez isso acontecer com cavalos, foi um pânico.

Não digo que esses animais estejam bem, não vi, mas gado é diferente, não é um cão ou gato, eles gostam mesmo de estar soltos e na rua. As vacas podem estar a chover melancias e elas a pastar na calma.

Enviado: sexta abr 22, 2011 8:59 pm
por LuluB
Acho que já li algures que os equídeos até precisam mesmo de andar ao pasto em certas alturas do ano, para criarem ou corresponderem a não sei que função digestiva.

E também há cães que adoram andar à chuva. :D Já tive vários desses.

De qualquer das maneiras, não me parece que um baldio no meio da cidade seja o melhor dos sítios para ter cavalos a pasto... :?

Enviado: sexta abr 22, 2011 11:30 pm
por nicasxi
Um baldio movimentadíssimo, diga-se de passagem. Nem sei como não se dão mais acidentes ali.
De qualquer das maneiras é giro que a CM andou a arranjar aquilo para ninguem atravessar a pé pela rotunda devido ao perigo e os cavalos passeiam-se por ali e parece que ninguem acha perigoso... enfim... :roll: :roll:

Enviado: sexta abr 22, 2011 11:48 pm
por moslie
Na Irlanda, sabem o que é que os miúdos dos bairros sociais tem ? Póneis.
São um problema enorme. Pastam nas rotundas, por vezes procuram comida nos caixotes do lixo, provocam acidentes. É a versão local dos pit's ...

O problema não são esses burros estarem ao ar livre, o problema é que todo o gado tem de estar vacinado e registado e identificado com chip e o gado dos ciganos (que deve ser o caso) está sempre ilegal. É muito posivel provocarem um acidente grave ou estarem doentes e não serem tratados.

Enviado: sábado abr 23, 2011 10:33 pm
por KavakoSilva
Só vão fazer alguma coisa quando acontecer isto:

http://www.youtube.com/watch?v=2aaAMYUV ... verified=1

Enviado: sábado abr 23, 2011 10:56 pm
por Tassebem
Eu percebo muito pouco da vida dos animais no campo, na Terceira ou na Irlanda, mas não estamos a falar de animais em estado selvagem ou semi-selvagem, nem de animais que vivem em regime de alguma liberdade no campo.

Estes animais estão junto de uma rotunda extremamente movimentada praticamente no centro de Lisboa, estão presos e não são recolhidos à noite, como sempre vi que se faz com qualquer tipo de gado. Estando presos, mesmo que se queiram abrigar, não podem. Vir dizer que isto é normal já ultrapassa um bocadinho os limites, sinceramente.

Enviado: domingo abr 24, 2011 6:46 pm
por moslie
Há uns anos havia vitelos a pastar em muitas rotundas na Terceira...
Os animais precisam ser recolhidos por condições climáticas extremas (não será o caso) ou medo que os roubem ou sejam atacados (também não é o caso).

Esses animais apesar de estarem na cidade são iguais aos do campo!

O problema não é esse gado estar ali de noite e dia, desde que tenha àgua, o problema é não haver controlo veterinário e poder fugir e ir para a estrada.

Façam queixa à policia, já uma vez apanhei um carneiro e outra vez uma cabra em vias movimentadas e foi um perigo.

Enviado: domingo abr 24, 2011 7:58 pm
por mafia69
A minha mãe há uns anos embateu contra um cavalo que se encontrava solto e que atravessou a estrada de repente. O carro sofreu danos consideráveis mas o cavalo escapou com alguns arranhoes. O que é certo é que os ciganos que eram os donos dos vários cavalos que por ali andavam rapidamente se descartaram afirmando não conhecer de onde ou de quem eram os animais. Como é claro, ficou tudo em águas de bacalhau.

Enviado: domingo abr 24, 2011 8:34 pm
por moslie
Os cavalos e burros que não tenham chip tem de ter documentos próprios para poder circular no nosso território (umas guias de circulação) e tem de estar vacinados por causa das doenças próprias da espécie.
Se a policia não liga a isto é porque parece que tem medo de chatear a ciganada ou então é porque não devem ter muito sitio para os recolher.

O Sepna é que é a entidade responsável. A GNR farta-se de apanhar burros e cavalos abandonados doentes nos campos o que é muito mau por causa das contaminações. Se não tem chip já sabem que é dos ciganos.

Enviado: sábado abr 30, 2011 2:54 pm
por Tassebem
Nos dias a seguir a ter aberto este tópico, e certamente por coincidência, não voltei a ver os animais na dita rotunda.
Nos últimos dias não tenho passado por lá, mas agora ando sempre com a máquina fotográfica na mala.