Página 1 de 1
CÃO NUM ARBUSTO - O que fazer?
Enviado: sábado abr 23, 2011 10:37 pm
por KavakoSilva
Boa noite,
Ao passear, há pouco, um dos meus cães, ele descobriu um cão escondido num arbusto. O cão é de porte pequeno e rosna quando nos aproximamos.
O que se pode fazer num caso destes? Existe alguma associação que o possa recolher? É em Lisboa.
Obrigado.
Enviado: sábado abr 23, 2011 10:48 pm
por Tassebem
Infelizmente, não me parece que haja muito a fazer, KavakoSilva. A não ser que tenha (ou arranje) forma de o atrair e de o manter em lugar seguro até se perceber melhor a situação do cão (se está perdido, abandonado...).
Há tempos também encontrei uma cadela a vaguear no meio da rua, à noite, já tarde. As associações estavam fechadas (e, mesmo que estivessem abertas, sabemos que estão lotadas). Com alguma dificuldade, consegui que a cadela entrasse no carro, internei-a por essa noite num hospital veterinário (onde se viu que não tinha chip) e, no dia seguinte, fui levá-la a um espaço de acolhimento.
Esta foi a solução que encontrei, poderá haver outras (uma garagem própria ou de um amigo, por exemplo).
Mas também já me deparei com cães que pareciam estar abandonados e não consegui que viessem comigo... lá seguiram o seu caminho e a sua sorte.

Enviado: sábado abr 23, 2011 10:59 pm
por KavakoSilva
Este refugiou-se no arbusto e rosna quando me aproximo (sozinho ou com os meus cães). Se o meu cão não tivesse dado por ele nunca o teria visto - está mesmo dentro do arbusto, que tem muitos ramos e é muito denso. Tenho medo que ele me morda se tentar meter lá as mãos. Estou a pensar pôr-lhe lá comida e água ao pé. Talvez esteja doente, pois treme um bocado. Obrigado pela sua resposta.
Enviado: sábado abr 23, 2011 11:05 pm
por Tassebem
Pois, eu esqueci-me de dizer que a cadela revelou-se muito mansa, apesar de medrosa, e que consegui atraí-la para dentro do carro com comida.
Meter lá as mãos talvez não seja, de facto, uma boa ideia.
Acho boa a ideia de lhe pôr lá comida e água, para já.
Custa um bocado não podermos fazer mais em alguns casos, mas é mesmo assim…
Não tem que agradecer. Boa sorte para o cãozito, e oxalá possa fazer alguma coisa por ele.
Enviado: domingo abr 24, 2011 11:22 am
por KavakoSilva
Ele não tocou na comida que lhe deixei lá ontem, o que reforça a ideia de que pode estar doente ou ter sido atropelado - o local onde está fica a 10m de uma estrada muito movimentada. Já fui comprar umas luvas grossas para o apanhar e levar ao veterinário.
Enviado: domingo abr 24, 2011 11:29 am
por Tassebem
KavakoSilva, tente primeiro "cativá-lo" com algo muito apetitoso e cheiroso, como um pedaço de frango assado, por exemplo. Pobre bicho, não deve mesmo estar bem.
Muito boa sorte.
Enviado: domingo abr 24, 2011 8:06 pm
por Pequebrado
Se foi atropelado e está ferido deve estar mesmo muito assustado.
Daí reagir dessa maneira.
Não tem ninguém, familiar ou amigo, que lhe possa dar uma ajuda?
Boa sorte e parabéns pela sua iniciativa.
Enviado: terça abr 26, 2011 12:20 am
por KavakoSilva
Domingo, logo após ter escrito a minha mensagem anterior, fui, com a ajuda de uma amiga, tentar apanhar o cão. Abri um "túnel" por entre as ervas e os ramos do arbusto, e quando pus as mãos para alcançar o cão, ele recuou e fugiu por outro "túnel", que nós nem tínhamos visto, de tão denso que é o matagal, e em poucos segundos já se encontrava a cerca de 150m, tendo fugido por uma ciclopista que ali existe. Não vi nenhum ferimento no cão, nem coxeava ao fugir. Espero que fosse apenas medo, o que ele tinha.
O cão não está no site encontra-me.org.
Enviado: terça abr 26, 2011 10:49 am
por seal
Isto passou-se onde?
O cão era de que cor?
Pelas 24h de sábado, andava 1 senhora à procura da cadela dela que fugiu ali na zona de Sete Rios/Furnas. Era de porte pequeno e maioritariamente branca.
Enviado: terça abr 26, 2011 12:39 pm
por KavakoSilva
O cão era castanho claro/beje. Era parecido com este, mas com o pêlo curto:
http://www.encontra-me.org/anuncio/13446
Já era velhote, pelos pêlos brancos que tinha no focinho. Não sei se era cão ou cadela.
Por mp envio-lhe a localização.
Enviado: terça abr 26, 2011 2:09 pm
por Pequebrado
Oxalá que seja o mesmo...
Enviado: sábado abr 30, 2011 2:56 pm
por Tassebem
KavakoSilva Escreveu:Domingo, logo após ter escrito a minha mensagem anterior, fui, com a ajuda de uma amiga, tentar apanhar o cão. Abri um "túnel" por entre as ervas e os ramos do arbusto, e quando pus as mãos para alcançar o cão, ele recuou e fugiu por outro "túnel", que nós nem tínhamos visto, de tão denso que é o matagal, e em poucos segundos já se encontrava a cerca de 150m, tendo fugido por uma ciclopista que ali existe. Não vi nenhum ferimento no cão, nem coxeava ao fugir. Espero que fosse apenas medo, o que ele tinha.
O cão não está no site encontra-me.org.
KavakoSilva, lamento. Como disse antes, nem sempre eles colaboram, o medo fala mais alto... é uma pena.
Enviado: domingo mai 01, 2011 10:17 am
por VascoV2
curioso.
