Cão comunitário - Cartaz para divulgação do conceito

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta mai 06, 2011 12:16 pm

«Cão Comunitário – Cartaz para divulgação do conceito (ponto 8 da Resolução da AR 69/11)

Maio 5, 2011 por campanhaesterilizacaoanimais

O Bóris, em reconhecimento do apoio que recebeu dos amigos quando se viu só, convidou o bi-campeão europeu de judo, João Pina, para o ajudar a salvar outros cães nas mesmas circunstâncias.

Com um grupo de pessoas que aceitaram dar o seu tempo, a sua imagem e as suas competências, fizeram este cartaz (http://www.campanha-esterilizacao.com/f ... tário.jpeg)para divulgar o conceito de cão comunitário, e exigir às autoridades competentes , DGV e Câmaras Municipais, que os cães possam subsistir no seu habitat natural (por exemplo, os cães de oficinas e fábricas que a crise está a atirar para a falência) e os canis deixem de perseguir e capturar os animais, cuja subsistência e vigilância veterinária é garantida por uma parte de uma comunidade local de moradores.

Contamos consigo para imprimir este cartaz e colocá-lo na sua escola, no mercado, na fábrica, na rua, na junta de freguesia, no veterinário, no café, enfim, onde achar que o mesmo pode ter impacto e mudar assim o destino de muitos animais que hoje têm a vida ameaçada.

Link para a Resolução da AR 69/11: http://www.campanha-esterilizacao.com/d ... AR.pdf.pdf
»

in http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/

Imagem
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

sexta mai 06, 2011 1:26 pm

Que muitos outros «Dumbas» tenham a mesma sorte :D :wink:
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

sexta mai 06, 2011 7:55 pm

Concordo com o conceito, se o cão não representar nenhum transtorno ou ameaça para as demais pessoas que frequentem a zona onde estiverem. E sobretudo se as pessoas da "comunidade" que se responsabilizarem por ele estiverem devidamente identificadas e dispostas a assumir essa responsabilidade em todas e quaisquer circunstâncias, tal como teria de fazer um dono se o cão o tivesse.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta mai 06, 2011 8:27 pm

E isso pode-se fazer. Aqui, 4 vizinhos foram dar os dados à policia municipal e ficaram responsáveis por 2 cães comunitários. Isto porque um imbecil qualquer, pediu para recolher os pobres.
Hoje já têm casa, mas viveram 3 anos na rua sem causar o minimo problema.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

sexta mai 06, 2011 8:31 pm

Interessante, não conhecia o conceito...
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sexta mai 06, 2011 9:22 pm

De quem é a responsabilidade se o animal provocar danos? Quem paga?

Sendo um animal que está à solta na via públcia está a infringir a lei e o que pode acontecer é os animais com dono serem soltos porque afinal se aquele pode estar, os outros que até tem dono também podem ser soltos.

O que acontece quando as pessoas mudam de local de residência (como já vi acontecer e depois os comunitários tramaram-se..)?

As pessoas vão andar pela rua a limpar o que o cão fez?

Não me parece uma ideia muito praticável nem sequer aconselhável.

Já vi de perto uma história dessas, os animais eram agressivos e territoriais, criaram problemas com os animais com dono, um dia o grupo de pessoas que os alimentava mudou-se e a situação ficou pior. Os cães iam aos contentores, faziam porcaria, morderam pessoas e por fim começaram a andar na estrada, sujeitos a atropelamento.Um dia desapareceram.

Tinham coleira e tudo mas nunca vi ninguém ir limpar a porcaria que faziam.
LuMaria
Membro Veterano

sexta mai 06, 2011 9:30 pm

A minha experiência com animais comunitários é muito boa. 2a feira posto a foto de um que ficou aqui ao meu lado.

Quanto à porcaria que um cão ou dois fazem, não se equipara sequer à porcaria que o restante da população faz e que os nossos impostos pagam para limpar.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta mai 06, 2011 9:40 pm

moslie Escreveu:De quem é a responsabilidade se o animal provocar danos? Quem paga?

Sendo um animal que está à solta na via públcia está a infringir a lei e o que pode acontecer é os animais com dono serem soltos porque afinal se aquele pode estar, os outros que até tem dono também podem ser soltos.

O que acontece quando as pessoas mudam de local de residência (como já vi acontecer e depois os comunitários tramaram-se..)?

As pessoas vão andar pela rua a limpar o que o cão fez?

Não me parece uma ideia muito praticável nem sequer aconselhável.

Já vi de perto uma história dessas, os animais eram agressivos e territoriais, criaram problemas com os animais com dono, um dia o grupo de pessoas que os alimentava mudou-se e a situação ficou pior. Os cães iam aos contentores, faziam porcaria, morderam pessoas e por fim começaram a andar na estrada, sujeitos a atropelamento.Um dia desapareceram.

Tinham coleira e tudo mas nunca vi ninguém ir limpar a porcaria que faziam.

Isto é o ponto 8 da Resolução da AR:

«8 — Promova a realização de programas RED (recolha, esterilização e devolução) em colónias de animais de rua estabilizadas e institua o conceito de «cão ou gato comunitário» que garanta a protecção legal dos animais que são cuidados num espaço ou numa via pública limitada cuja guarda, detenção, alimentação e cuidados médico-veterinários são assegurados por uma parte de uma comunidade local de moradores.»

O que é que tem a ver com o que a Moslie refere no seu post?
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
moslie
Membro Veterano

sexta mai 06, 2011 9:41 pm

Bem, um ou dois cães todo o dia numa rua, semanas a fio, garanto que fazem bastante porcaria!

O que acontece nas outras ruas da cidade, com o resto da população não sei, mas a mim que sempre limpei o que os meus faziam, não me agrada nada ter a minha rua suja porque o cãozinho é muito giro mas é de todos e ninguém vai andar a ver onde ele fez!

É tudo muito bonito até haver um problema. Ness altura é que se vê como é o espirito comunitário.

Um animal na via pública tal como aqui foi muitas vezes dito em relação a animais com dono sem trela, é um risco. Não percebo como é que é controlável pelo facto e ser um animal comunitário. As pessoas vão andar sempre a vigiá-los?

Os da minha antiga rua até casotas lhes fizeram, até porque dava jeito já que faziam de guarda a um estabelecimento que os alimentava.
Ora ter cães de guarda na via pública é no mínimo achar que a rua é particular!

Gostava de poder observar a reacçao das pessoas perante um custo inesperado.
LuMaria
Membro Veterano

sexta mai 06, 2011 9:52 pm

Fala-se de alhos, responde com bugalhos. Faça uma pesquisa no google e veja o que é o conceito de cão comunitário.
moslie
Membro Veterano

sexta mai 06, 2011 10:33 pm

Onde dorme o cão comunitário? Onde passa o dia?
Como se mantém restrito a uma rua, à comunidade que o acolheu?
Como é que é controlado? Do que li, depreendo que o animal passa o dia na rua.

E volto a dizer: funciona tudo muito bem, até à 1ª vez que efectivamente se tiver de pedir contas á comunidade. Ou que haja um problema.

E se alguns dos responsáveis se quiserem demarcar?

Do que conheço de cá, não acho nada viável.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta mai 06, 2011 10:33 pm

Também tenho vários cães comunitários nos meus registos destes casos, e devo dizer que este tipo de acções nem é recente, nem é rara. Claro que passa sempre - tem mesmo de passar - pela responsabilização de alguém pelo animal ou animais, mas aparece sempre quem o assuma e figure nas cadernetas de vacinas e nas licenças. E quando há problemas com o animal, a comunidade responsabiliza-se e todos pagam os estragos e as multas. Mas isto é raro acontecer, mesmo que haja vizinhos que impliquem com a presença dos cães ou quem proteste com a despesa. Protesta, mas contribui.

De resto, os problemas com eles, tal como com as colónias de gatos, surgem sempre das pessoas, não dos próprios animais. O que é importante, nisto, é que as pessoas se consciencializem da necessidade de protegerem os animais - em resumo, que se macem para não terem maçadas.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Tassebem
Membro Veterano

sexta mai 06, 2011 11:03 pm

Aqui na minha zona também há um cão comunitário. Conheço-o há mais de um ano, altura em que comecei a andar mais atenta aos cães. É extremamente sossegado, muda de passeio ou desvia-se quando vê vir outro cão, atrelado ou não. De alguns, com quem já sabe que não vai haver problema, não mantém tanta distância. Está bem tratado, tem a vacinação em dia, é levado ao veterinário quando há algum problema. É alimentado por várias pessoas e dorme num sítio certo (ou melhor, em dois, consoante lhe apetece). Nunca causou qualquer problema. Este até nem está confinado, aprendeu perfeitamente a conviver com o ambiente que o rodeia, mas pode dar-se o caso de serem animais que vivem em espaços mais fechados.

Pergunto qual será o problema de se manter um animal assim, se não houver ninguém disposto a levá-lo para casa ou se ele próprio não se habituar.

O que faltava (e falta) é regulamentar o conceito, pois, pelos vistos, já houve aqui vários testemunhos de que a coisa funciona.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta mai 06, 2011 11:10 pm

Claro que funciona.

E as questões de higiene levantadas pela Moslie respeitam é às pessoas: também há quem não se coíba de fazer um chiqueiro a um canto da rua à conta da protecção ao cãozinho ou aos gatinhos, mas aí deve entrar a comunidade em acção e corrigir o comportamento.

São sempre as pessoas quem cria os problemas, não os animais.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

sábado mai 07, 2011 6:27 am

Também tenho aqui um cão à mais de 1 ano, nunca criou problemas com as pessoas nem com os cães com "dono". Garanto que a canalha que frequenta aqui o bar da rua faz mil vezes mais chiqueiro e porcaria que ele.

Então mas a lei já foi aprovada?
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”