FARO

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

verissima
Membro
Registado: sábado mai 14, 2011 7:20 pm

segunda mai 16, 2011 5:47 pm

Olá a todos,

estou com um problema com gatos, cheguei agora à minha loja e fui ao armazém, de repente deparei me com 2 gatos grandes e uma ninhada de gatinhos mais ou menos com 1 mês a julgar pelo tamanho!!!

o que posso fazer numa situação destas??

não vou muitas vezes ao armazém, mas tenho lá bastantes coisas e esta tudo virado do avesso!!!

a única passagem para sair dali é junto ao tecto onde tenho umas prateleiras, mas os gatinhos pequenos não devem conseguir sair dali ainda...

o que faço?

se me aproximar os gatos podem fazer me mal certo?
Última edição por verissima em sábado mai 28, 2011 5:19 pm, editado 1 vez no total.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda mai 16, 2011 5:57 pm

Verissima, se tentar pegar-lhes, sim, podem arranhá-la, mas eles vão ser os primeiros a tentar esconder-se de si, não tenha medo.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
verissima
Membro

segunda mai 16, 2011 6:16 pm

mas como faço para que eles saiam dali?

eles escondem-se atrás das caixas! e começam a rosnar:s

confesso que sou um bocado medrosa mesmo lol

devo alimentar os gatinhos? o meu sócio não quer os gatos ali...
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda mai 16, 2011 6:29 pm

O rosnar é normal, é para assustar a Veríssima e dissuadi-la de se aproximar. Ainda por cima, estão a defender a ninhada.

É possível que eles amanhã já lá não estejam, se conseguirem retirar os gatinhos pelo sítio por onde entram e saem. Agora o esconderijo deixou de ser seguro.

E a alimentar seria os adultos (uma deve ser a mãe), pois os pequeninos ainda devem mamar.

Por outro lado... pode tentar fazer ver ao seu sócio que, enquanto houver gatos por perto, não haverá ratos no armazém. Não sei que mercadorias lá têm, mas não deixa de ser uma vantagem. :wink:

Depois podia até esterilizar os adultos, que ficavam como guardas anti-ratos, e tentar dar os pequeninos a bons donos. Podia tentar contactar uma associação e pedir para a ajudarem na captura e esterilização dos bichanos...
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
verissima
Membro

segunda mai 16, 2011 8:03 pm

então sabem-me ajudar a procurar uma associação?

eu sou de Faro no Algarve! isso era uma boa ideia, não me importo que eles estejam lá e podia muito bem deixar ração e água todos os dias.
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

segunda mai 16, 2011 8:13 pm

verissima Escreveu:era uma boa ideia, não me importo que eles estejam lá e podia muito bem deixar ração e água todos os dias.
e fica com a rataria longe... :wink:
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

segunda mai 16, 2011 8:40 pm

Sem dúvida, ratos de certeza que não volta a ver por lá! E os gatitos em principio não estragam nada.
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda mai 16, 2011 9:16 pm

Mas ponha lá cat litter. Os armazéns onde se abrigam gatos vadios depressa ganham um cheiro terrivel a xixi.
Tassebem
Membro Veterano

segunda mai 16, 2011 9:26 pm

A Veríssima referiu desarrumação, mas não referiu quaisquer cheiros. Muito possivelmente, estes animais adultos não estão a defecar nem a urinar lá dentro, uma vez que têm saída para o exterior -- e não há animais mais asseados do que os gatos, que não gostam de confusões entre o local onde se abrigam (e têm as crias) e o local onde comem, por um lado, e o local onde fazem as necessidades, por outro.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

segunda mai 16, 2011 11:09 pm

Veríssima, deixe-me procurar aqui nos meus papéis a ver se encontro contactos de associações da área ou próximas. :wink:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

terça mai 17, 2011 8:52 am

Tassebem Escreveu:A Veríssima referiu desarrumação, mas não referiu quaisquer cheiros. Muito possivelmente, estes animais adultos não estão a defecar nem a urinar lá dentro, uma vez que têm saída para o exterior -- e não há animais mais asseados do que os gatos, que não gostam de confusões entre o local onde se abrigam (e têm as crias) e o local onde comem, por um lado, e o local onde fazem as necessidades, por outro.
Eu não sei como é no armazém da pessoa em questão, mas eu tenho uma arrecadação de uma casa que não habito normalmente e um dia destes recebi um telefonema da administração para lá ir com urgência pois emanava de lá um cheiro horrível. Fui lá e tinham estragado as redes de uma das janelas para o exterior e os gatos entravam lá para dentro e fizeram abrigo da minha arrecadação. Entre cheiro a urina de gato e de pombos mortos cujos restos por lá se encontravam, era horrível. Foi tudo limpo e retirei praticamente tudo o que lá estava para o lixo, porque o cheiro a urina de gato era insuportável. Não sei se são estes gatos lá da zona que não leram os manuais e faziam marcação obsessiva do sitio onde moravam com urina, mas o que é certo é que até ser tudo limpo não se podia lá estar.
Tassebem
Membro Veterano

terça mai 17, 2011 11:21 am

Aí, Terugkeren, só vejo três hipóteses:

1) Tratava-se de felídeos, de facto, num estádio ainda muito primitivo do seu processo civilizacional (esta hipótese é extremamente remota, para não dizer impossível).

2) Tinham alguma coisa contra si.

3) Acharam o cheiro a pombos putrefactos demasiado ofensivo para o seu fino olfacto e resolveram «abafá-lo», para lhe fazer um favor (inclino-me mais para esta :wink: ).
verissima
Membro

terça mai 17, 2011 11:23 am

Pois, eu ainda não voltei lá mas esta tarde vou ver como estão as coisas e digo-vos...

Quanto ao cheiro, desta vez não notei mas como sempre apanhei lá um gatinho ou outro mas fugiam sempre que me viam, sim cheirava-me a xixi mas muito pouco! talvez um macho para marcar território não sei!!!

já tive ratos no armazém mas tapei os buracos por onde eles entravam nessa altura os gatos não deviam saber que existia ali um bom sitio para habitarem :p

não me importo com os gatos lá mas vou ter que mudar as coisas que eles não podem mexer para outro lado, convencer o meu socio é que vai ser mais dificil:s

se eu os alimentar eles vão se tornando mais doceis?? é que são gatos enormes que medo...
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

terça mai 17, 2011 11:44 am

Tassebem Escreveu:Aí, Terugkeren, só vejo três hipóteses:

1) Tratava-se de felídeos, de facto, num estádio ainda muito primitivo do seu processo civilizacional (esta hipótese é extremamente remota, para não dizer impossível).

2) Tinham alguma coisa contra si.

3) Acharam o cheiro a pombos putrefactos demasiado ofensivo para o seu fino olfacto e resolveram «abafá-lo», para lhe fazer um favor (inclino-me mais para esta :wink: ).
O Cheiro a urina nada tem a ver com o facto dos gatos serem asseados ou não. Como sabe melhor que eu, os gatos marcam bastante o seu território e o cheiro dessas marcações é bastante activo.
Não acredito por isso que o cheiro de urina fosse por não gostarem de mim, mas sim pelo facto de gostarem do local e o quererem assinalar como seu :P. O facto é que o "cheiro a gato" era muito intenso e notava-se bem no meio do dos pombos mortos. Aliás, os pombos presumo que foram os gatos que para lá os levaram! As arrecadações são nas caves e não estou a ver pombos entrarem para uma cave por uma janela a uns centimetros do solo de sua livre vontade. ;)
Mas já estou a sair muito do tópico. Apenas a alerto para o facto de que o cheiro é uma possibilidade de facto. Também deverá ter em conta o fim ao que o armazém se destina e se o que pretende lá guardar se coaduna com o convivio com os gatos e o que isso representa.
Última edição por Terugkeren em terça mai 17, 2011 11:49 am, editado 1 vez no total.
Tassebem
Membro Veterano

terça mai 17, 2011 11:48 am

Veríssima, há gatos de rua que são mais dados, outros menos. O que é provável acontecer é irem desconfiando menos de si ao verem que os alimenta e que não lhes faz mal, mas pode acontecer que nunca venham a deixar-se tocar, por exemplo.

Agora, o que não há mesmo é que ter medo deles. Essas vocalizações que fazem é para a intimidar. Deixe-os lá na vidinha deles que eles não querem confusões. E, a haver aproximação da sua parte, terá de ser muito gradual, a medida que for vendo que eles estão mais receptivos.

O mais certo é serem duas gatas.
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”