Página 1 de 3

Talvez seja mais do mesmo, mas não custa tentar.

Enviado: segunda jun 06, 2011 5:03 pm
por Lek21
Ontem à noite quando fui beber café com as minhas amigas correu, electricamente, do outro lado da rua até nós um cachorro que enche de lambidelas as minhas amigas. Tenho que ser sincera: em situações destas quanto menos tiver contacto com estes seres, melhor. Percorre-me logo uma sensação de pena, de preocupação, de afecto... e não, não pode ser porque a minha casa já tem animais suficientes. De coleira cor-de-rosa com diamantes (diga-se de passagem) devia ter certamente dono e estaria algures. Lá vimos ali em redor se havia um sujeito com cara de preocupação à procura de um cão bebé creme. E nada! Apenas encontrámos um monte de ração e uma tigela de água. Talvez fosse para ela (era uma cadelinha). Então pronto. Agora que estás ao pé da comidinha, adeus fofinha, foi um prazer. E o meu coração a ficar apertadinho inho, inho, inho.

Siga rumo ao cafézinho da noite... nós e mais um animal com quatro patas e cinco meses sensivelmente, que nos teimava em seguir. Ora, começava a ver a minha vida a andar para trás. Estava a ir para um centro comercial com uma cachorrinha atrás que não nos largava. De tão dócil metia-se com toda a gente que lhe fazia festas e que continuavam o seu caminho. Posto isto, achámos que a agir daquela maneira, muito facilmente era atropelada e deixada à sua mercê. Achámos por bem que viesse connosco. Ao menos sabíamos estar segura. E depois... depois logo se via. Chegámos ao centro comercial e... não podem entrar animais. Pois, mas a Miss, como lhe chamámos, entrou no meu colo. Subimos elevadores, andámos pelo centro comercial e... fugimos aos seguranças para que não a vissem e a cadela a dormir... no meu colo. Para mim, isto foi suficiente para aquela princesa não passar (mais) aquela noite na rua à sua mercê. Então e se não fica na rua, fica onde?
(claro que nestas alturas NUNCA ninguém pode ficar com os animais, mesmo que por uma noite)
Pois, eu na minha casa tenho um cão, um gato, um hamster, um periquito, duas caturras, e quatro rolas. E a minha casa é um T2 e moramos quatro pessoas. Então sugeri a clinica veterinária. Lá saberiam o que fazer em situações destas. Blá, blá, blá.. FECHADO "urgências nr: 9......" Pois, aquilo não era nenhuma urgência. Ligo à minha mãe. E a minha brilhante mãe diz: então se não a queres deixar na rua, trá-la para a nossa casa. Amanhã resolvemos isso. Bom, por hoje é isto que se quer. Amanhã logo se vê.

A noite foi mal dormida. A preocupação com aquela princesa, roubou-me o sono. Ficou a dormir na cama do meu cão, que ele, gentilmente, emprestou. Com a mantinha do meu gato cheia de pelinhos brancos, com águinha limpinha e ração do meu cão. Ficou na nossa pequena varanda que está coberta por telhas e amparada por três paredes, num cantinho para não ter frio, apesar de ontem à noite estar um tempo agradável, era importante que ficasse confortável. Quando a pusemos na caminha, nunca mais se mexeu. Adormeceu tão profundamente que só acordou esta manhã quando fui ter com ela. Estavamos quase a ir ao veterinário mas ainda deu tempo para irmos à rua fazer um xixi.

No veterinário o principal objectivo era ver se tinha chip, depois ver se alguém tinha procurado por ela, ou mesmo deixado um papel com foto e contacto. Não foi possível ver se tinha chip, nem havia papel algum. Foi-nos dito, que em situações do tipo, tinhamos que nos dirigir ao canil municipal. Assim foi. Quando lá chegámos vimos na parede uma placa: Canil Municipal de Tavira - Segunda a Sexta: das 9h às 12h. Eram 10h45. Boa, não está ninguém e temos que voltar mais tarde. Fomos até à praia fazer tempo. Divertiu-se imenso na praia, e eu só pensava que tinha que me desfazer daquela princesa dentro de pouco tempo.

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

É tão dócil, tão meiga, adora brincar, é um anjo e não há maneira de não gostar dela. Quando voltámos ao canil municipal foi hora de explicar o porquê de ela estar connosco, foi hora de a levarem para ter com outros meninos como ela, foi hora de o meu coração PUFF. E quando a dor, de deixar um ser destes num sitio que não é a nossa casa, nem é connosco, não cabe no coração, escorre pelos olhos. E assim foi e ainda é. Quem me dera ter condições para lhe dar um lar, porque mimos nunca iriam faltar. Se alguém a abandonou, espero que tenha noção que existem animais com melhor carácter, do que essa pessoa mostrou ter. Em caso de ter perdido, espero que não fique em casa, sentado no sofá, à espera que ela apareça. Foi encontrada perto da Radis de Tavira às 22h e qualquer coisa, com coleira cor-de-rosa. Se alguém souber do dono ou alguem que tenha perdido uma cadelinha com estas caracteristicas, ela está, infelizmente, no canil municipal da cidade para adopção. - Agora, só espero que tenhas um bom dono, com um bom coração... como o teu princesa. :cry:

Enviado: segunda jun 06, 2011 5:18 pm
por LuMaria
:( Pois...

Enviado: segunda jun 06, 2011 5:22 pm
por Housedog
Fiquei de rastos depois de ver as fotos desta menina. O canil é de abate? Pobre e inocente criatura, doce, crédula, meiga e bébé e linda, que lhe poderá acontecer? Arranjam donos ou abatem? É uma bébé!!!

Enviado: segunda jun 06, 2011 5:24 pm
por Rakelm
Tb fiquei de rastos ao ver esta menina e a imagina-la no canil....
Sem de modo algum querer criticar o que fez, mas não conseguiria deixar esta criaturazinha no canil.
A sua mãe não a poderia acolher mais uns dias até se arranjar FAT?

Enviado: segunda jun 06, 2011 5:30 pm
por Lek21
Esta foi a primeira vez que acolhi um animal e acho mesmo que nao dava para FAT porque me apego demasiado, mas quero frisar, porque sei que nalguns canis abatem animais, foi algo que quis logo perguntar e foi-me dito que tava fora de questão, e o responsavel pelo canil nem queria ouvir falar em tal coisa. Disseram-me que como era bebé tinha uma maior probabilidade em ser adoptada. Até porque vi onde ela ficou e estavam lá mais uns 6 ou 7 cachorros da idade dela. Já aqueles mais crescidos depois de estarem ali sem terem que os adopte, mudam-nos para o abrigo de loulé porque já ninguém os quer. :( Também me foi dito que a única maneira de levar um cão ao abate ali é quando ataca crianças ou pessoas, são desde então considerados perigosos e se não tiverem dono, são abatidos. Se tiverem dono, devem ser tomadas todas as providencias, deste ser castrado ao uso de açaime... Apesar de achar que fiz tudo, e que a tratei super bem como se fosse minha, não deixo de ficar angustiada por ela. :cry:

Enviado: segunda jun 06, 2011 5:31 pm
por Housedog
Rakelm Escreveu:Tb fiquei de rastos ao ver esta menina e a imagina-la no canil....
Sem de modo algum querer criticar o que fez, mas não conseguiria deixar esta criaturazinha no canil.
A sua mãe não a poderia acolher mais uns dias até se arranjar FAT?
Sem querer ser inconveniente, faço minhas as palavras da Rakelm, esta bébé vai sofrer e acabar por ter medo de humanos, fora as doenças que ela pode apanhar no canil. Uma criatura tão inocente e doce, entregue a si própria :cry: :cry: :cry:

Enviado: segunda jun 06, 2011 5:42 pm
por Lek21
Rakelm Escreveu:Tb fiquei de rastos ao ver esta menina e a imagina-la no canil....
Sem de modo algum querer criticar o que fez, mas não conseguiria deixar esta criaturazinha no canil.
A sua mãe não a poderia acolher mais uns dias até se arranjar FAT?
Sim, talvez pudesse. Se a situação não se resolvesse hoje, era isso que acontecia. Mas pensei muito e principalmente no facto de haver alguem aflito à procura dela, e é muito mais fácil encontrar um animal procurado no canil, porque é paragem obrigatoria, na procura de um cão, do que em FAT.

E eu nem tive 24 horas com este anjo e já deitei uma imensidão de lágrimas, não quero imaginar mais tempo. Não desisti de lhe encontrar dono, para mim aquele canil é a FAT. Ainda à pouco mandei estas fotos a um amigo para convencer a mãe e estou à espera da resposta. Talvez tenha sido um pouco egoísta em prol de não sofrer tanto... e isto está a matar-me por dentro. :cry:

Enviado: segunda jun 06, 2011 6:17 pm
por LuluB
Para a próxima (e espero sinceramente que não haja uma "próxima"), espere mais uns dias antes de a entregar a um canil, mesmo que não de abate, etc., etc. Já bem basta que a tenha posto a dormir na varanda, que por muito abrigada que seja é o equivalente à rua.

Podia muito bem tê-la albergado mais um dia ou dois, enquanto mandava os mail ao amigo.

Desculpe se sou muito dura ao falar assim, mas dores de coração que não chegam para evitar entregar um animal no canil não me convencem, e depois de ver essas fotos não cesso de me perguntar como teve coragem...

Enviado: segunda jun 06, 2011 6:31 pm
por Lek21
LuluB Escreveu:Para a próxima (e espero sinceramente que não haja uma "próxima"), espere mais uns dias antes de a entregar a um canil, mesmo que não de abate, etc., etc. Já bem basta que a tenha posto a dormir na varanda, que por muito abrigada que seja é o equivalente à rua.

Podia muito bem tê-la albergado mais um dia ou dois, enquanto mandava os mail ao amigo.

Desculpe se sou muito dura ao falar assim, mas dores de coração que não chegam para evitar entregar um animal no canil não me convencem, e depois de ver essas fotos não cesso de me perguntar como teve coragem...
Concordo com tudo, expecto com aquilo que está a negrito. Não sabe de que varanda se trata, nem no local onde estava a caminha e tudo o mais. Tenho 19 anos e ainda tenho que dar justificações cá em casa, nao moro sozinha. Foram estas as indicações dos meus tutores e ainda não mando cá em casa. Achei de facto óptimo já o facto dos meus pais terem aceite tê-la trazido. Dormi mal a noite, mas quanto a este aspecto estou de consciencia tranquila pois ali não correu o risco de ser "passada a ferro" por um carro. Para alem disso tenho um gato que a espatifava se se cruzassem, porque desde que foi atacado por dois caes há umas semanas, esta bem traumatizado. Podia ter posto em divisoes diferentes e tudo o mais, mas volto á questão das ordens dos meus pais.

Aquele anjo nao tem culpa de nada. Mas sabe o que fico a pensar com tudo o isto? Talvez fosse melhor tê-la deixado à sua mercê? Na rua? Teria sido melhor poupar-me a tudo isto? O que está bem? Não queria sentir ponta de arrependimento por ter salvado aquele animal, mas com tudo isto, já nem sei... Para muitas pessoas, nem salvei, não é verdade? Enfim.

Enviado: segunda jun 06, 2011 6:35 pm
por Lek21
LuluB Escreveu:Para a próxima (e espero sinceramente que não haja uma "próxima")
E sim, tem toda a razão. Também eu espero que não haja próxima. Já aprendi como tudo funciona, incluido as pessoas. Às vezes somos presos por ter cão e por não ter, por estar a pensar ter, ou por ter tido.

Enviado: segunda jun 06, 2011 6:56 pm
por LuMaria
Não se martirize. Não se podem meter todos em casa. Vá visitá-la e tente arranjar-lhe um dono :wink:

Enviado: segunda jun 06, 2011 7:10 pm
por Lek21
LuMaria Escreveu:Não se martirize. Não se podem meter todos em casa. Vá visitá-la e tente arranjar-lhe um dono :wink:
Obrigado pelas palavras. Posso pôr a sua citação (na sua assinatura) num mail que vou enviar com fotos da cadelinha para os meus contactos?

Enviado: segunda jun 06, 2011 7:16 pm
por LuMaria
Claro que sim. A frase não é minha e nem sei quem a escreveu.

Enviado: segunda jun 06, 2011 7:28 pm
por moslie
Já para não falar que meter junto dos nossos animais um animal apanhado da rua que não sabemos o que traz e em que estado de saúde vem, não é nada sensato.

Não se pode salvar da rua todos os bichos que encontramos, não se pode encher a casa de cães e gatos abandonados.

Quem errou foi quem abandonou a cadela, não quem se preocupou em que ela não fosse atropelada.

Enviado: segunda jun 06, 2011 7:33 pm
por Lek21
LuMaria Escreveu:Claro que sim. A frase não é minha e nem sei quem a escreveu.
Obrigado. De qualquer forma pus como citador LuMaria. Agora é esperar que alguem responda ao e-mail. Era bem bom.