Página 1 de 1

Como responder a um anúncio para adopção

Enviado: domingo nov 13, 2011 4:01 pm
por Shyra
Boa tarde,

Ando há algum tempo a considerar adoptar um gato. Creio que decisões como esta têm que ter em conta um sem fim de factores (disponibilidade, situação económica, quem vive na casa/apartamento, etc...) e talvez por isso ainda pouco ou nada tenha arriscado em fazer contactos com quem anuncia ter animais para adoptar.
No único caso em que tudo pareceu jogar certo (dia 10Nov2011) decidi então enviar um e-mail para a senhora que dizia ter um gato para adoptar. O site creio ser bastante reputado entre a comunidade (embora saibamos haver gente para tudo) e a intenção era decididamente tentar saber mais detalhes sobre o gatinho. O anúncio dizia (e mostrava ou sugeria com uma fotografia) que era um gato preto, bebé com 2 meses de idade e tinha como contacto o e-mail da senhora e a sua área de residência.
Enviei-lhe um e-mail com o meu nome, área de residência e mostrei interesse em saber um pouco mais sobre o bichito em questão.
Até agora ainda não obtive qualquer resposta.

Pergunto:
1. Quais os dados que nós, interessados, devemos fornecer para que quem receba o nosso e-mail não pense "Isto é tanga"?
2. Quem tem interesse em dar os animas que informação deve fornecer?
3. Qual o "prazo" normal de resposta? (Claro que isto é subjectivo pois as pessoas podem ver o e-mail 2x ao mês e aí nada se pode fazer...)

Não sei quais os procedimentos normais na adopção de um gato, mas acredito que quem o dê queira saber se o gato está bem entregue e com quem tenha condições para o sustentar e dar-lhe a atenção e carinho que por certo merece.
Assim como quem está verdadeiramente interessado fica na expectativa da resposta que ao tardar em chegar pensa "será que o animal está mesmo para adoptar ou é aldrabice?" (embora não entenda bem qual o propósito que isto possa ter já acredito em tudo...)

Estou um tanto ou quando perdida, mas acredito que com a vossa ajuda saia daqui mais instruída :)

Obrigada a todos,
Shyra

Enviado: domingo nov 13, 2011 4:18 pm
por Tassebem
Olá, Shyra, seja bem-vinda. :)

Enviou o e-mail a 10 de Novembro, passaram três dias… não é muito, e pode ser que a pessoa nem sempre tenha acesso ao mail ou esteja com alguma dificuldade temporária.

Um contacto inicial de quem está interessado em adoptar não precisa de ter muita informação. Os dados que forneceu seriam, para mim, suficientes – para um primeiro contacto, claro está. Já um e-mail que uma vez recebi e que dizia apenas «Interessada» (tal e qual), obviamente, não me mereceria resposta.

Eu responderia dando mais informação sobre o gatinho, conforme solicitado, e pedindo também mais informações da sua parte – eventual experiência com gatos, outros animais em casa, predisposição para prover a tudo quanto é necessário para dar carinho e bem-estar ao animal, etc. E poderia sugerir, nessa altura ou posteriormente, um contacto telefónico para uma melhor troca de impressões.

Deve dar-se ao candidato ao adoptante toda a informação disponível sobre o animal, incluindo qualidades e defeitos.

Depois seguir-se-ia a visita do candidato ao animal, para ver se há empatia entre os dois, e, reflectida e acertada a adopção (com assinatura de termo de responsabilidade e acerto de pormenores posteriores, como visitas), ele seria entregue em casa do adoptante.

Não creio que seja aldrabice, não vejo o interesse. O que por vezes acontece (não quer dizer de maneira nenhuma que seja o caso) é que se põem anúncios de animais para adopção e depois são para venda.

Mesmo que o animal já esteja adoptado, escrevo sempre aos candidatos a comunicar esse facto e a agradecer o interesse. É uma questão de boa educação.

Boa sorte na sua procura. :)

Enviado: domingo nov 13, 2011 6:54 pm
por Shyra
Obrigada :)

Veremos como vai correr. Decisões apressadas é que não. Quem sofre são sempre os bichinhos que não têm culpa nenhuma.

Sou escuteira e uma vez por trimestre passo um fds fora. Tenho sempre quem fique cá em casa, mas tenho receio que pensem "não lhe vai ligar nenhuma"...

Enfim, veremos. Como disse, não quero pressas pois infelizmente o que há muito são gatinhos para adopção. Só mostra o quão irresponsáveis são as pessoas... Prefiro esperar até ter a certeza que tudo corre bem :)

Mais uma vez um obrigada e assim que houver novidades cá virei mostrar o novo elemento :)

Enviado: domingo nov 13, 2011 7:42 pm
por Tassebem
É como dia, gatinhos para adopção não faltam; os bons adoptantes é que escasseiam.

Se não adoptar esse gatinho, aqui tem uma linda gatinha preta:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=93692

E, se não fizer questão da cor, o que não faltam lá em cima no fórum das Adopções são gatinhos pequenos à espera de dono.

Pode procurar também no Adopta-me (http://www.adopta-me.org/) e no Felinus (parece que agora tem página no Facebook?).

Enviado: domingo nov 13, 2011 7:51 pm
por Shyra
Coincidência ou não, tenho estado a olhar para essa Pantera... Linda... E parece-me que a minha mãe ficou convencida ;) Sempre quis um gato "azul" e eu sempre quis preto... Está aqui o meio-termo!

Vamos ver se ainda vou a tempo de falar com quem está com ela.

Obrigada!

Enviado: segunda nov 14, 2011 12:01 pm
por leonildecarvalho
Shyra Escreveu:Coincidência ou não, tenho estado a olhar para essa Pantera... Linda... E parece-me que a minha mãe ficou convencida ;) Sempre quis um gato "azul" e eu sempre quis preto... Está aqui o meio-termo!

Vamos ver se ainda vou a tempo de falar com quem está com ela.

Obrigada!
Assim sendo, ela é mesmo 2 em 1 :wink:

Obrigada Tassebem, por se ter referenciado a Pandora... :wink: :D

Leo

Enviado: segunda nov 14, 2011 2:20 pm
por Tassebem
Ora essa, Leonilde. Bebé e preto, lembrei-me logo da Pandorinha. Só o sexo é que não correspondia mas, felizmente, parece que isso não é problema.

Que o processo corra bem e que a Shyra e a Pandora sejam a dona/gatinha que se procuram e merecem uma à outra. :)

Enviado: segunda nov 14, 2011 8:34 pm
por Shyra
@Tassebem

Não tenho preferência pelo sexo. Acho curiosos os comportamentos tanto dos machos como das fêmeas. No fundo são parecidos connosco, atrevo-me a dizer até melhores. Nós, humanos, somos de uma mente tão fechadinha que por vezes até faz confusão.

Em continuação com o tópico que creiei venho informar que recebi hoje resposta ao tal anúncio que falei. Transcrevo-o na íntegra:

"O (nome do gato) FOI DOADO TEMOS 2 IRMAOS P DAR.FIV E FELV SERAO OS DONOS A FAZER CONTATE T9....
O"

Foi isto, assim, tal e qual (com o nº de telf completo, lógico). Aquele "O" no fim presumo que tenha sido gralha da senhora, mas sinto-me um bocadinho triste pois não me parece resposta muito "simpática"...

Ou será de mim?

PS: Depois de ter falado ao telefone com a Leo, esta resposta de agora fica-lhe a milhas...!!! A Leo foi a simpatia em pessoa :)

Enviado: terça nov 15, 2011 12:01 am
por Tassebem
Pois... :roll: Pelos vistos a "capacidade de síntese" não é exclusiva dos candidatos a adoptantes.

Enviado: terça nov 15, 2011 12:13 am
por Shyra
Ahahaha pois... claramente! Ah as letras em maiúscula não foi invenção minha. Foi mesmo escrito assim. No mail ainda perguntei se o gatinho era tudo preto e já que o gato tinha sido já adoptado podia ter dito algo em relação aos manos que pelos vistos também estavam para adopção (no anúncio não falava em manos)...

Acontece. :roll:

Enviado: quinta nov 17, 2011 12:21 am
por Shyra
Como "prometido" à Leo aqui deixo um resumo sobre como era a minha tartaruga Tuchê :)

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 04#1515904

Petsite: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=63193

Beijinhas e Abraças :)