Moro num 3º andar e recentemente mudaram-se para aqui uns vizinhos novos, um casal na casa dos 40's e 2 putos. Estão no 3º andar paredes meias comigo. De manha quando vou para o trabalho vejo um gato na varanda da frente, olha mais um parvalhao que deixa o gato na varanda, mas com o passar dos dias apercebi-me que a porta da varanda (que é a cozinha) está sempre aberta, mesmo durante a noite! Vá-se lá entender. Tem a areia, comida e mais umas tretas na varanda, ah e são 2 gatos, muito bonitos de pelo amarelo semi-longo, devem ser X de persa.
No outro dia, ao chegar a casa ouço um cão a ladrar, fartei-me de olhar e não o via, comecei a olhar para as varandas e lá estava ele, na varanda ao lado (sala de estar) do mesmo apartamento em questão. Passaram-se uns dias e comecei a ouvir ladrar na varanda de trás (quartos), vou espreitar e qual não é o meu espanto quando vejo 3 Pinchers adultos numa varanda que não tem mais que 1,5 a 2m por meio metro, ou seja cerca de 1m2 ou pouco mais. Caca no chao, umas tralhas tipo cama e um banquito em pano.
Nunca vi esta gente passear os caes na rua, em cerca de 1 mês que eles se mudaram para aqui, e têm um parque relvado enormíssimo, à frente e atrás do prédio.
Tenho-me apercebido que estes cães estão constantemente fechados na varanda, noite e dia. Inclusive a minha esposa tem horario de trabalho flexivel e diz que hoje não conseguiu dormir a partir das 8:30 com os Pinchers a ladrarem e a uivarem!
O que é que eu acho:
Criadeiros de vão de escadas.
Acho que esta gente quer os cães e os gatos para facturar. Os Pinchers pelo menos 1 macho e 1 fêmea eu já vi que são. Os gatos pelo que já ouvi miar, talvez também seja um casal e o que ouvi fosse a fêmea em cio, mas sem certeza.
Devem vender os bichos a 40 ou 50 euros cada.
Sim, é especulação da minha parte, mas tudo me leva a crer que se trata disso, pois nada indica que se preocupam com os bichos. Uma varanda de 1m2 ou que tenha 2m2 no maximo, onde os patudos fazem as necessidades e estão 24h/dia???
Estas situações tiram-me do sério e revoltam-me por viver neste país que pouco ou nada se pode fazer para impedir esta gente de ter os animais assim nestas condições só para ganharem uns euros.
Coitados dos bichos sempre ali fechados na varanda.....
O que é que eu devo fazer???
Falar com a veterinária municipal que conheço e sei ser algo sensivel a estas situações.
Ligar para o SEPNA? Deve ser pior a emenda que o soneto. E também o que é que eles vão fazer?
Confrontar as pessoas? Não aparentam ser muito simpáticas!
Se estes animais fossem recolhidos pelo canil ou pelo SEPNA por falta de condições dos donos, acho que seriam adoptados facilmente pois de certeza que não têm LOP mas são Pinchers sem dúvida!
Não sei que fazer, mas custa-me ignorar isto...