3 Pinchers na varanda 24h/dia

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

segunda abr 09, 2012 6:12 pm

Olá, vim aqui pedir que me ajudem numa situação que acho no mínimo ridicula. Sei que isto é o prato do dia, mas de qualquer forma peço-vos que opinem sobre a situação.
Moro num 3º andar e recentemente mudaram-se para aqui uns vizinhos novos, um casal na casa dos 40's e 2 putos. Estão no 3º andar paredes meias comigo. De manha quando vou para o trabalho vejo um gato na varanda da frente, olha mais um parvalhao que deixa o gato na varanda, mas com o passar dos dias apercebi-me que a porta da varanda (que é a cozinha) está sempre aberta, mesmo durante a noite! Vá-se lá entender. Tem a areia, comida e mais umas tretas na varanda, ah e são 2 gatos, muito bonitos de pelo amarelo semi-longo, devem ser X de persa.
No outro dia, ao chegar a casa ouço um cão a ladrar, fartei-me de olhar e não o via, comecei a olhar para as varandas e lá estava ele, na varanda ao lado (sala de estar) do mesmo apartamento em questão. Passaram-se uns dias e comecei a ouvir ladrar na varanda de trás (quartos), vou espreitar e qual não é o meu espanto quando vejo 3 Pinchers adultos numa varanda que não tem mais que 1,5 a 2m por meio metro, ou seja cerca de 1m2 ou pouco mais. Caca no chao, umas tralhas tipo cama e um banquito em pano.
Nunca vi esta gente passear os caes na rua, em cerca de 1 mês que eles se mudaram para aqui, e têm um parque relvado enormíssimo, à frente e atrás do prédio.
Tenho-me apercebido que estes cães estão constantemente fechados na varanda, noite e dia. Inclusive a minha esposa tem horario de trabalho flexivel e diz que hoje não conseguiu dormir a partir das 8:30 com os Pinchers a ladrarem e a uivarem!

O que é que eu acho:

Criadeiros de vão de escadas.
Acho que esta gente quer os cães e os gatos para facturar. Os Pinchers pelo menos 1 macho e 1 fêmea eu já vi que são. Os gatos pelo que já ouvi miar, talvez também seja um casal e o que ouvi fosse a fêmea em cio, mas sem certeza.
Devem vender os bichos a 40 ou 50 euros cada.
Sim, é especulação da minha parte, mas tudo me leva a crer que se trata disso, pois nada indica que se preocupam com os bichos. Uma varanda de 1m2 ou que tenha 2m2 no maximo, onde os patudos fazem as necessidades e estão 24h/dia???

Estas situações tiram-me do sério e revoltam-me por viver neste país que pouco ou nada se pode fazer para impedir esta gente de ter os animais assim nestas condições só para ganharem uns euros.
Coitados dos bichos sempre ali fechados na varanda.....

O que é que eu devo fazer???

Falar com a veterinária municipal que conheço e sei ser algo sensivel a estas situações.

Ligar para o SEPNA? Deve ser pior a emenda que o soneto. E também o que é que eles vão fazer?

Confrontar as pessoas? Não aparentam ser muito simpáticas!

Se estes animais fossem recolhidos pelo canil ou pelo SEPNA por falta de condições dos donos, acho que seriam adoptados facilmente pois de certeza que não têm LOP mas são Pinchers sem dúvida!

Não sei que fazer, mas custa-me ignorar isto...

Imagem
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
SilvaDuarte
Membro
Registado: domingo abr 08, 2012 9:01 am

segunda abr 09, 2012 8:25 pm

Está a criar filmes. O que deve fazer se acha que o incomodam, é falar com as pessoas antes de mais.O diálogo resolve muitas coisas.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda abr 09, 2012 9:45 pm

Eu dizia "os seus cães fazem barulho e a porcaria deles cheira mal. Faz favor recolha os animais para dentro de casa e limpe a varanda. Se para a semana estiver tudo na mesma, aviso o condomínio, se isto continuar, chamo a policia".
Curto e grosso. Que é para perceberem bem.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça abr 10, 2012 1:25 am

SilvaDuarte Escreveu:Está a criar filmes. O que deve fazer se acha que o incomodam, é falar com as pessoas antes de mais.O diálogo resolve muitas coisas.
A qustão não é essencialmente o incomodarem o PauloGtave, mas sim a forma como os animais estão a ser tratados.

Mas eu tentaria a via do diálogo primeiro, sim, mais que não fosse por descargo de consciência.

Com o SEPNA tenho uma experiência boa (em que o simples facto de aparecerem evitou a repetição de uma tentativa de envenenamento de gatos de rua) e uma má, com uma acumuladora de animais, em que a actuação do SEPNA foi mais que muito morosa e sem quaisquer resultados visíveis.

Se o diálogo não resultar, eu tentava a via da veterinária municipal. O certo é que, sejam quais forem as finalidades, isso não é maneira de ter os animais. Talvez tenha de passar por algumas burocracias, mas vale a pena o esforço.
Argguida
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 12:18 pm

terça abr 10, 2012 8:04 am

Subscrevo totalmente o que a Tassebem disse. Boa sorte para os animais ... :cry:
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

terça abr 10, 2012 9:14 pm

Claro que o que me chateia não é o facto de me incomodarem, nem me incomodam por aí além, pelo menos para já! O que me incomoda mais é saber que os animais estão ali, naquelas condições.... :evil:
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
SilvaDuarte
Membro

terça abr 10, 2012 10:58 pm

paulograve Escreveu:Claro que o que me chateia não é o facto de me incomodarem, nem me incomodam por aí além, pelo menos para já! O que me incomoda mais é saber que os animais estão ali, naquelas condições.... :evil:
Tem bom remédio..é falar.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta abr 11, 2012 11:40 am

Eu dizia "os seus cães fazem barulho e a porcaria deles cheira mal. Faz favor recolha os animais para dentro de casa e limpe a varanda. Se para a semana estiver tudo na mesma, aviso o condomínio, se isto continuar, chamo a policia".
Curto e grosso. Que é para perceberem bem.
Eu fazia o mesmo.

Quem trata os animais dessa forma não merece qq tipo de respeito da minha parte, muito menos falinhas mansas.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quarta abr 11, 2012 12:35 pm

Quem assim fala nunca viveu com vizinhança, com certeza. Não há pior para envenenar as relações com os vizinhos do que entrar a matar com conversas duras e ameaças. :?

Paulograve, engula a bílis e fale civilizadamente com os seus vizinhos, sem ameaças nem maus modos. Se vier a ter uma má recepção ou se, apesar das promessas que fizerem, a situação se mantiver, nesse caso pode então chamar-lhes a atenção, numa segunda conversa, para o facto de o condomínio e a polícia poderem ser chamados a resolverem a situação.

Mas nunca use de rispidez nem maus modos, senão terá o caldo entornado para sempre. E não há nada de pior do que entrar num clima de más relações com a vizinhança.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta abr 11, 2012 1:14 pm

Pressupostos em relação à vida dos outros não tenho habito de fazer, deixo isso para as comadres.

Ha quem ache que o importante são as relações com a vizinhança...e não o facto dos animais estarem confinados a uma vida desgraçada....

As opiniões estão dadas e cabe a quem abriu o tópico decidir qual a melhor forma de actuar.

Desejo-lhe boa sorte.
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

quarta abr 11, 2012 1:17 pm

Floripes2 Escreveu:Quem assim fala nunca viveu com vizinhança, com certeza. Não há pior para envenenar as relações com os vizinhos do que entrar a matar com conversas duras e ameaças. :?

Paulograve, engula a bílis e fale civilizadamente com os seus vizinhos, sem ameaças nem maus modos. Se vier a ter uma má recepção ou se, apesar das promessas que fizerem, a situação se mantiver, nesse caso pode então chamar-lhes a atenção, numa segunda conversa, para o facto de o condomínio e a polícia poderem ser chamados a resolverem a situação.

Mas nunca use de rispidez nem maus modos, senão terá o caldo entornado para sempre. E não há nada de pior do que entrar num clima de más relações com a vizinhança.
Isso é mesmo verdade... :? e ainda por cima quando também se tem animais!

... eu que o diga! Tenho uns vizinhos que me azucrinam o juizo e só tenho 1 gato! Tudo porque um dia lhes disse para não deitarem o lixo sem ser num saco plastico, no caixote da rua... porque era um cheirete horrivel!
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
SilvaDuarte
Membro

quinta abr 12, 2012 6:05 pm

Eu concordo com o Floripes. Não se deve envenenar as coisas á partida. Não percebo como existe quem pense que chegar a um desconhecido a falar grosso vai ter uma resposta positiva ao que quer que seja. O Paulograve já criou uma série de ficções na cabeça sobre os vizinhos. faria melhor em seguir a conduta mais certa quer para forma de lidar com pessoas que desconhece como para salvaguardar os animais. Que é com educação abordar as pessoas e dizer que se sente incomodado com o ruído e ou a sujidade. Não andar a fazer juízos de valor sobre bons tratos ou tentar dar lições de moral e bons custumes. Curto, educado e direto.

Quanto ao "falar grosso", geralmente acaba mal. Ou a pessoa com quem lida é mais fraca e acagaça-se ou então também tem pêlo na venta e acaba tudo com má vizinhança ou pior. Já não tem nada a ver com isto mas eu tinha um vizinho que gostava de falar grosso e de se armar, era da musculação. Talvez tenham lido no Correio da Manhã há uns anos de um tipo que foi atrás de um velhote no trânsito para discutir e que o velho lhe deu um tiro no peito. Era ele.

o
LFGomes Escreveu:Pressupostos em relação à vida dos outros não tenho habito de fazer, deixo isso para as comadres.

Ha quem ache que o importante são as relações com a vizinhança...e não o facto dos animais estarem confinados a uma vida desgraçada....

As opiniões estão dadas e cabe a quem abriu o tópico decidir qual a melhor forma de actuar.

Desejo-lhe boa sorte.
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

quinta abr 12, 2012 10:19 pm

Paulograve vá em frente siga o seu intuito e ajude os animais como tem feito com outros anteriormente,desejo boa sorte e vá dando noticias pq decerto vai ter "pano para mangas" :arrow:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
SilvaDuarte
Membro

quinta abr 12, 2012 10:28 pm

Tassebem Escreveu:[

A qustão não é essencialmente o incomodarem o PauloGtave, mas sim a forma como os animais estão a ser tratados..
A questão parece ser essencialmente incomodarem o Paulograve e mais nada. Seria melhor se eles ficassem fechados na cozinha ? Não sei. Será que os animais estão maltratados tambem não sabemos mas pelas fotos não parece. Há porcaris no chão ? Há, como é de esperar, o que não é sinal de maus tratos. No meio disso especula-se e fala-se de animais usados para criação.

Mais vale falar educadamente e sem bílis ou ar de durão como alguns valentões estão aqui a sugerir. E deixar de criar filmes.
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

terça abr 17, 2012 10:57 pm

PauloGrave enviei-lhe MP :arrow:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”