A melhor ração em idade adulta

Este fórum é exclusivamente dedicado à raça Cão da Serra de Aires! Coloque as suas questões e troque ideias sobre esta raça.

Moderadores: ana_link, sonja, ludovina

Responder
lmlc
Membro Júnior
Mensagens: 42
Registado: quarta nov 24, 2004 3:10 pm
Localização: Cadela (Nicas); Gatos (Noite.Gugu,Kyu,Branquinha); Tartaruga (Biscoito)

segunda out 19, 2009 3:14 pm

Olá, boa tarde a todos!

Primeiro que tudo tenho a dizer que fico muito feliz por termos um fórum para esta raça do qual sou fã à uns 6 anos, desde que a minha Nicas veio morar connosco.

Ora, inicio com uma questão: Qual a ração mais adequada para os Serra D'Aires, uma vez que têm um pêlo característico, têm muita vida e são gulosos?

Eu dou à Nicas Nutra Nuggets Lamb&Rice, dava-lhe Royal Canin para cães de médio porte mas ela começou a engordar, passei para a light da mesma marca e o pêlo perdeu brilho / beleza. Com esta ela está a manter o peso e o pêlo continua bonito, o que acham?

Ah não lhe costumo dar biscoitos a não ser em situações de recompensa ou depois de muita brincadeira, mas todos os dias come um pouco de fruta (qualquer tipo) ela adora fruta!!!! :lol:

Caricias,
Leila e Nicas
ana_link
Membro Veterano
Mensagens: 536
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm
Localização: Cão da Serra de Aires

segunda out 19, 2009 4:09 pm

Boa tarde

Não existe nenhuma ração especifica para Serra de Aires, aliás para nenhuma raça. Existem é "golpes" de marketing mas isso é outra conversa. O que importa mesmo é a composição da ração e como o cão se dà com ela...

Os meus podem se dar muito bem com uma e o seu não se dar nada bem!

Nos meus uso ração em que os principais elementos sejam carne (não subprodutos de carne) e que tenham níveis altos mas equilibrados de Omega 3 e Omega 6. Os omegas actuam a nível do pelo e pele.
A reacção do cão à ração para mim também é importante, ou seja não me interessa uma ração em que o cão não demonstre interesse em comer.
Só analiso os resultados de uma nova ração cerca de 2 meses depois de eles a estarem a comer, de forma a que o que observo seja o resultado da nova ração e não da anterior.

É preciso igualmente ter em conta se o cão sofre de algum tipo de problema ou doença que possa influenciar o estado do pelo. O meu macho tem varias alergias, e a manutenção do pelo em bom estado é muito complicada!

Pessoalmente, prefiro não dar rações ligth e sim diminuir a quantidade de ração diária ou, de preferência, aumentar a actividade física do cão. Atenção que os Serra de Aires são cães de trabalho!! Precisam de gastar diariamente muitas energias!

Que quantidade de fruta ela come? E que tipo de fruta?
Eles podem ser gulosos, mas cabe nos a nós controlar o que eles comem e as quantidades, e não ceder ao olhar "não como à mais de um mês e estou cheio de fome"!

Das rações de loja, os meus dão se bem com a Purina Pro-Plan (qualquer sabor). Na minha opinião, é melhor que a Royal, e o meu cão não vai muito a bola com a Eukanuba. Já a cadela tudo o que vem a boca é para comer!
Comeram Acana, com muito bons resultados e neste momento estou a dar Arden Grange, igualmente com muito bons resultados e da qual não tenciono mudar tão cedo. Ambas podem ser encomendadas via net e são entregues em casa.

Não tive oportunidade de ir comparar as composições, mas se conseguir logo a noite já vejo isso...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
ludovina
Membro Veterano
Mensagens: 1122
Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
Contacto:

terça out 20, 2009 9:43 am

Olá

Como a Ana disse e muito bem não existe rações para esta ou outra raça. Cada cão é um cão, eu dou aos meus Vitake agora mas já comeram outras rações, a raça que dou á Serra de Aires, dou aos outros, tento dar uma alimentação equilibrada, com uma certa qualidade, dentro do preço que posso pagar, uma vez que tenho muitos cães.

Dou grandes passeios com a Areca e quando verifico que está a ficar um pouco redondinha, reduzo um pouco a quantidade da ração, mas ela já teve um pêlo péssimo, neste momento o pêlo está brilhante e bonito.

Aconselho a tentar mudar a alimentação para uma ração, como a Ana aliás já mencionou, que seja á base de carne e não sub produtos.
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
lmlc
Membro Júnior
Mensagens: 42
Registado: quarta nov 24, 2004 3:10 pm
Localização: Cadela (Nicas); Gatos (Noite.Gugu,Kyu,Branquinha); Tartaruga (Biscoito)

quinta out 22, 2009 11:56 am

Obrigada pelo feedback :)

Sei que não há uma ração adequada para a raça, estava mesmo era a querer uma opinião tendo em conta as características deles, ao inicio dei à Nicas ração que comprava no hipermercado e o pelo dela caía! A partir dai tenho sempre tido cuidado com o que lhe compro.
Mas a ração light no caso dela é quase que obrigatório, não consigo dar-lhe mais tempo para fazer exercício e moro com outros familiares que não suportam ver a taça com pouca comida (raciono a dose diária por 3 refeições) e depois o olhar típico do "não como à mais de um mês e estou cheio de fome".
De 15 em 15kg de light compro uma não light, a ultima foi Purina Pro-Plan de Salmão que ela adorou!

Quanto à fruta, ela come qualquer tipo!! Adora mesmo! Nós costumamos dar um pouquinho no final da nossa refeição, quem comer fruta deixa-lhe um bocadinho, só mesmo por mimo. Ela fica mesmo deliciada, nem que seja uma fatia fina de pêro :lol:

Vou ler com atenção os ingredientes / composição da ração que lhe dou agora e ver também a marca Arden Grange :)

Obrigada :)

Beijinhos e festinhas
Leila
ana_link
Membro Veterano
Mensagens: 536
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm
Localização: Cão da Serra de Aires

domingo out 25, 2009 12:34 pm

Bom dia

Ou seja... a cadela não recebe uma alimentação consistente!! Para uma ração começar a fazer efeito, o cão tem de a comer durante o mínimo de 6 a 8 semanas. Ao comprar uma saca diferente de 15 em 15 KG.. Isso faz com que a cadela mude de ração mais ou menos de mês a mês e só lhe da cabo da saúde e do pelo..!!!

Em vez de lhe dar a ração dela 3 vezes ao dia, dê apenas 2 vezes ao dia. Eles em adulto não precisam de receber a ração tão repartida, e assim os seus familiares vêem mais comida na tigela. Se for preciso eduque os seus familiares quanto às verdadeiras necessidades da cadela.

As quantidades indicadas nos sacos são APENAS indicativas. Cabe nos a nós, donos, ver se o nosso cão precisa de mais ou de menos ração. Por exemplo, o meu cão quando era mais novo tinha de comer constantemente mais 50 a 100% da quantidade indicada nas sacas, apenas para manter o peso! Ou seja, onde diziam 100 gramas, eu tinha de dar 150 ou 200, dependendo da ração.

Quanto à fruta, dê mas não exagere. Nada de citrinos! Banana só mesmo se for uma pontinha por dia, nunca dê uma inteira. Maçãs, pêras e afins, igualmente, nunca dê muita, embora possa dar mais que banana. Use a fruta como um petisco, 2 ou 3 pedaços. Pelo que disse, penso que esta a agir bem e não creio que haja problemas. Pelo menos os meus também comem regularmente pedaços de fruta e não tem havido problemas.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
lmlc
Membro Júnior
Mensagens: 42
Registado: quarta nov 24, 2004 3:10 pm
Localização: Cadela (Nicas); Gatos (Noite.Gugu,Kyu,Branquinha); Tartaruga (Biscoito)

terça out 27, 2009 1:12 pm

Olá :)

A ração a ela dura mais de um mês e é sempre a mesma, vou intercalando com 1 saca pequena, de 3 kg, de outra ração não light, penso que não seja assim tão desaconselhado, acho que dar sempre ração light não é muito correcto e como dar da normal ela engorda, ando nesta "rotina" há quase 1 ano e ela aparenta estar bem. :)

Dou-lhe a ração 3 x ao dia pois ela adora comer ao mesmo tempo que nós, acaba assim por comer um pouco ao pequeno almoço, mais um pouco ao almoço e depois ao jantar. Foi o melhor método para a forma como ela reage, ao inicio colocava a dose por completo e ela comia tudo entre a manhã e a hora do almoço ficando a noite com aquele ar de "não como há séculos" depois optei por dosear em 2 vezes (almoço / jantar) e ela deixava comida para ter de manhã, agora raciono mesmo as 3 x que é como ela mais gosta e não fica comida "ao ar" durante a noite.

Lá em casa todos sabem das necessidades da Nicas, mas como é que vamos dizer à nossa avó que a cadela faz aquele olhar de fome e não tem fome? :roll:

Penso que ela esteja bem, o veterinário já me falou foi em esterilizar para não haver problemas de saúde mais tarde, mas com a idade dela... se fosse mais nova....

Obrigada mais uma vez pelas dicas :)

Festinhas e beijinhos a todos!
Responder

Voltar para “Cão da Serra de Aires”