Amstaff em apartamento

Este fórum é exclusivamente dedicado à raça American Staffordshire Terrier! Coloque as suas questões e troque ideias sobre esta raça.

Moderador: Acaldeira

Responder
hvilhena
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: segunda ago 18, 2014 5:00 pm

sexta set 05, 2014 6:25 pm

Boas pessoal,

Antes de mais quero aproveitar para dar os parabens ARCA DE NOE pelo excelente trabalho que tem desenvolvido aqui, onde podemos aceder a todo tipo de informação necessária.
No alentejo, tenho 2 caes rafeiros, sempre tive cachorros mas tem um quintal e andam soltos de vez em quando, mas de momento vivo num Apartamento que comprei no Algarve e estou interessado em ter um amstaff vindo de espanha com pedigree e afixo, pretendo ser um dono responsavel, ja tenho uma escola de adestramento onde ir para ajudar na socialização, nos comandos basicos e mais tarde conseguir o equilibrio necessário. Tenho lido e procurado informar-me por todo lado se estou realmente a fazer uma boa opção, queria mesmo um amstaff, em todos os sentidos acredito que sendo um cao equilibrado iria ser uma alegria ca em casa.
Vivo sozinho num T2 com 100m2 que tem varandas em ambas as extremidades, vivo na cidade mas tenho a praia, o campo e tenho casa no alentejo onde vou a cada 15 dias, portanto tenho muitas alternativas para diariamente fazer caminhadas e "puxar" pelo amstaff, alem de ter a escola de adestramento e agility.
Agora as minhas duvidas quero-as colocar a quem tem um Amstaff e vive num apartamento, ainda nao conheci ninguem mas sei que existem.
Gostava de saber como tem reagido os vizinhos ao amstaff? Sei que as pessoas tem "medo" do amstaff pelas suas caracteristicas posantes, nao deverão querer entrar no elevador convosco, nem sequer vos falar :p
Mas o meu maior receio mesmo é não ser aceite aqui no condominio, dou-me bem com toda a gente, vivo num predio em que ninguem tem cachorros, tudo pessoas de familia...
Existe legislação em relação aos caes PP em condominios? Tenho o dever de informar o mesmo sobre a ideia de ter um cao PP em casa?
Tenho contado a alguns amigos meus, que por sua vez não tem caes e se mostram muito negativos em relação a minha ideia de ter um amstaff, o que me deixa a pensar...
Outra questão tem a ver com o facto de sair de casa por volta das 10h e chego a casa pelas 18h, quase todos os dias almoço em casa, se mantiver as caminhadas todos os dias a tardinha será suficiente para ele?

Desculpem a extenção do texto mas queria que conseguissem entender o contexto em que me encontro.

Abraço
ElMariachi
Membro Veterano
Mensagens: 2423
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Localização: Lucky (SRD), Kyra (Dobermann)

sexta set 05, 2014 7:38 pm

Boa tarde,

Não tenho um Amstaff mas tenho um Dobermann em apartamento e como tal as reações (positivas/negativas) são semelhantes apesar da minha raça não estar na lista dos PP.

Na altura da adquirir a Kyra não me preocupei muito com a opinião das outras pessoas no prédio, mas sim com o arrendatário do andar. Esse sim, até por ser o dono, tive que lhe pedir autorização para ter um cão (simplesmente um cão, não interessa a raça). O condominio em si permite animais (tenho vizinhos com cães) e como tal por aí não houve nenhuma chatisse.

Não tenho conhecimento que haja alguma lei especifica para PP em apartamentos. Mas concerteza tem consigo o contrato de arrendamento ou as regras do condominio. Se não mencionar lá nada não vejo como possa ter problemas.

No meu apartamento existe todo o tipo de pessoas. Tenho uma senhora que tem panico (no verdadeiro sentido da palavra) a cães (qualquer um) como tenho pessoas que adoram cães e que os têm ou já tiveram. também tenho quem notoriamente tem receio á Kyra mas simplesmente ignoram e até que começam a gostar dela!

No elevador... Eu se tiver com a Kyra, por respeito, se aparecer mais alguma pessoa para descer/subir digo a essa pessoa para entrar primeiro que eu "apanho" o próximo. Só entro no elevador com a Kyra se tiver o ok por parte da outra pessoa, simples. Muitos não se importam e até metem conversa sobre ela mas outros têm receio ou simplesmente não gostam e eu respeito obviamente.

Mas á medida que o cão for crescendo e as pessoas se aperceberem que é pacifico vão "abrindo mão" á sua tolerância e cada vez mais vão agir normalmente.

Já agora como curiosidade, a Kyra é muito desconfiada com estranhos, não deixa qualquer pessoa na rua por-lhe a mão assim como quem dá aquela palha e não vai muito á bola com crianças também. No entanto, ás pessoas/crianças do prédio é um doce, mesmo não tendo quase nenhum contacto com eles. Tenho para mim que os cheiros/sons que para nos são irrisórios dos meus vizinhos fez com que a cadela se habitua-se a eles sem que tivesse realmente com eles.

O seu tempo de ausência é o normal para o comum mortal que tem de trabalhar para ganhar ao fim do mês. Se ainda tem a benece de poder vir almoçar a casa para levar o cão á rua fazer um xixizito melhor ainda. Desde que faça um bom exercicio com o cão de manhã antes de sair de casa e depois á noite um passeio longo não vejo porque não. Tem é de estar ciente disto porque muitas das vezes é tudo muito bonito ao inicio mas aos poucos começam a desleixar e a levar só o cão a fazer o xixi e siga para casa outra vez.

Pedro

Edit: editei porque me esqueci de referir que obviamente tem que estar ciente primeiramente da lei ácerca dos PP e comprir todos os requisitos para estar legal. Se quiser pode também postar isto no forum dos cães em geral que terá mais visualizações (logo mais comentários) do que aqui.
hvilhena
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: segunda ago 18, 2014 5:00 pm

sexta set 05, 2014 8:37 pm

Obrigado pela resposta,
O apartamento é meu, logo essa parte é facil de resolver e tive procurando na legislação tambem nao vi nada que obrigue a informar o condominio com a excepção que no caso do condominio estipular essa regra por votos em maioria, ai teria problemas... mas duvido que o façam a nao ser que o amstaff seja mesmo... problemático!! Espero que nao...
Como o amstaff vem em pequeno, acredito que se vá adaptar a vizinhança até pk um amstaff equilibrado nao ataca pessoas sem motivo!!
Responder

Voltar para “American Staffordshire Terrier”