A importancia do "Instinto de presa"

Este fórum é exclusivamente dedicado à raça American Staffordshire Terrier! Coloque as suas questões e troque ideias sobre esta raça.

Moderador: Acaldeira

Responder
Acaldeira
Membro Veterano
Mensagens: 1375
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

terça jan 11, 2011 3:47 pm

Por vezes cães com um instinto de presa muito aguçado (como o American Staffordshire Terrier) são encarados como um problema e esse mesmo comportamento muitas vezes é repreendido por os donos quando a atitude certa a ser tomada é aproveitar esse forte instinto e canaliza-lo para diversas actividades ou trabalhos aos quais os cães são exímios.

Definição de Instinto de presa: É o comportamento instintivo dos animais carnívoros de perseguir e capturar a presa.

No treino de cães o instinto de presa pode ser modificado e canalizado para diversas funções e pode ser um excelente utensílio de motivação para um treino canino mais eficiente e recompensador tanto para o cão como para o dono.

Por exemplo grande parte do treino dos Galgos Ingleses de corrida é feito através de uma canalização do forte instinto de presa destes cães que é perseguir pequenos animais.



Imagem


Imagem


Exemplo de um chamariz para motivar o Galgo a perseguir e consequentemente correr mais depressa.

É um exemplo do aproveitamento e canalização do instinto de presa.


No Agility o treino também pode ser feito canalizando o forte instinto de presa dos cães, usando um objecto que o cão goste como motivador para ultrapassar diversos obstáculos e associar os comandos a cada obstáculo.

Imagem


Imagem



Em todos os predadores o instinto de presa é completo, harmonioso e segue os seguintes passos : a procura, o contacto visual, a mordida de imobilização e a morte da presa. Este comportamento pode ser visto em predadores como os Lobos.

Já nos cães o instinto de presa foi modificado através do seleccionamento e apuramento das raças e alguns destes passos foram apurados e outros quase que suprimidos.

Por exemplo os Galgos foram seleccionados para perseguir, os cães pastores para a aproximação furtiva e perseguir mas não para matar enquanto que os Terriers foram apurados para imobilizar e matar a presa.


Exemplo de sentido de presa modificado, cão pastor:

Imagem


Mordida tipica dos cães tipo bull, imobilizar e matar o touro pelo nariz e pescoço:

Imagem






Tópico ainda em desenvolvimento
╔══╗
╚╗╔╝
╔╝(¯`v´¯)
╚══`. Amstaff ▬♥▬


Sub-Fórum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175


American Staff Terrier Clube de Portugal: http://www.astcp.pt/

Responder

Voltar para “American Staffordshire Terrier”