Fomos atacados...por outro cão

Este fórum é exclusivamente dedicado à raça Chow Chow! Coloque as suas questões e troque ideias sobre esta raça.

Moderador: chowista

7Sansoni
Membro Veterano
Mensagens: 256
Registado: segunda jan 12, 2009 12:26 pm
Localização: Chow Chow

quinta mar 10, 2011 9:52 am

É isso mesmo, um destes dias quando passeava com o Yoshi, fomos atacados....mais o Yoshi.:cry:

Eis o responsável pelo ataque:
http://arcadenoe.sapo.pt/raca/cao_de_fi ... miguel/138

O cão terá agora perto de um ano e é do meu vizinho do lado. Já não se viam ( ele e o Yoshi ) há um bom par de meses...o reencontro não foi pacífico mas como o muro que separa as casas tem algum declive...foram-se respeitando.
De referir que o Cão de Fila respeita-me, vem pedir «mimos» e obedece-me...mesmo em sua casa e eu na minha. Se estou com o Yoshi, ele ladra-lhe, eu mando-o calar e ele obedece. Faço festas a um e a outro sem problemas, mas na rua foi um problema sério.

Ora vamos aos factos...
Estava eu, a minha esposa e o Yoshi a prepararmo-nos para sair de casa e quando já estavamos no passeio e com o Yoshi pela trela, o Cão de Fila sai da sua casa e vem disparado ao Yoshi...tento entrar em minha casa mas não houve tempo....o atacante tentou morder o Yoshi no cachaço...não me obedeceu, não obedeceu à «força» e a única forma de os separar foi abrindo-lhe as maxilas....

O yoshi aparentemente não teve sequelas ( abençoada juba :D ) mas não ganhámos para o susto.

Passado este episódio, continuam a ladrar um ao outro quando se vêm junto ao muro e provavelmente vou colocar uma rede para dissuadir o Cão de Fila a saltar para a minha casa.


Numa circunstância destas, um ataque por outro cão, o que fazer?
Um Chow Chow é um show !
rita_x
Membro Veterano
Mensagens: 610
Registado: sexta set 12, 2003 8:26 am
Localização: Trinca - cadelinha e Miss - Gatinha ambas já partiram e agora os meus amores Dandy, Gastão e Cherry,

quinta mar 10, 2011 10:21 am

Olá!

Se o outro cão estava solto e o seu com trela, o dono dele é responsável por todos e quaisquer danos causados pelo cão.

Ainda há 2 semanas a MEL foi mordida, levou 8 agrafos e eu ando deserta para encontrar a dona da cadela que lhe mordeu... :evil: :evil:

Cumprimentos,

Rita Xavier
7Sansoni
Membro Veterano
Mensagens: 256
Registado: segunda jan 12, 2009 12:26 pm
Localização: Chow Chow

quinta mar 10, 2011 10:30 am

rita_x Escreveu:Olá!

Se o outro cão estava solto e o seu com trela, o dono dele é responsável por todos e quaisquer danos causados pelo cão.

Ainda há 2 semanas a MEL foi mordida, levou 8 agrafos e eu ando deserta para encontrar a dona da cadela que lhe mordeu... :evil: :evil:

Cumprimentos,

Rita Xavier
Isso eu sei...mas obrigado pela informação.

O que eu pretendia saber é de que forma devemos actuar numa situação destas?
Agredir o cão agressor, ajuda a resolver ou piora a situação?
Devemos soltar o nosso cão para ele se poder defender, ou mantemo-lo à trela?

Qual a melhor forma de actuar para eles se habituarem um ao outro uma vez que as casas são pegadas e eles vêm-se um ao outro?

São estas as algumas das questões que mais me preocupam....para já.
Obrigado. :wink:
Um Chow Chow é um show !
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta mar 10, 2011 2:52 pm

Agredir o cão agressor pode piorar as coisas, sim, pois ele atribui toda a dor ao outro cão. Largar a trela também não me parece boa ideia, o cão atacado pode fugir e ser atropelado ou assim... Nunca devemos meter-nos no meio de uma luta de cães, podemos ser gravemente feridos; o que se recomenda é se tente afastá-los, seja interpondo objectos, seja puxando-os pelas patas traseiras. Já não menciono a mangueira e o jacto de água, porque não é coisa que normalmente se tenha à mão. ;)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta mar 10, 2011 2:57 pm

quanto a habituarem-se um ao outro... a ideia da rede é boa, fora de casa, sempre ambos presos pela trela. Quando dois cães não se gramam e chegam a engalfinhar-se, é difícil fazer com que venham a tolerar-se.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
chowista
Membro Veterano
Mensagens: 636
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
Localização: *chow chow
*shar pei

quinta mar 10, 2011 8:10 pm

concordo com a chama.
tentar separar os dois será a melhor opção sem agredir o outro cão. eles assustam-se por vezes com certos ruídos por isso pode-se tentar esta via.
deixá-los para "se entenderem" não serve pois podem magoar-se seriamente.
é uma situação complicada a ser evitada a todo o custo.
eu tenho uma vizinha que teima em sair com 3 cães, sendo que um deles de porte médio vem solto.
a primeira vez que nos cruzamos foi o caos total com o meu sahr pei quase a arrastar-me para dar umas dentadas valentes no outro. vi-me grega :|
agora se a vejo ao longe vou embora. prefiro esta opção já que falar com ela está fora de questão. já o fiz uma vez e ela continua a trazer o cão solto. enfim...mentalidades.
melhorar a vedação é prioridade. e alertar o dono também.
correu tudo bem pelo menos.
:wink:
SaRiNhaHh
Membro
Mensagens: 167
Registado: quinta nov 15, 2007 6:42 pm
Localização: 3 cães e 1 gato

quinta mar 10, 2011 8:18 pm

A cerca de 5 meses um rafeiro alentejano entrou na nossa propriedade, e atacou o meu Snoopy, cão rafeiro (muito mais pequeno).
O meu pai tentou água, assusta-lo com barulhos fortes, mas só conseguiu que ele larga-se o meu pequenito apertando a coleira de forma a que lhe faltasse o ar..Levamos o Snoopy de urgencia para o Vet. mas este teve de ser "adormecido" devido aos ferimentos, que eram bastante profundos.. :(
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta mar 10, 2011 8:49 pm

Sinto muito pelo seu pequeninho, Sarinhahh. Espero que o dono do cão solto tenha sido responsabilizado, embora isso não traga de volta o seu cão... :( Há tempos estava internado no vet um pinscher minúsculo, tinha sido atacado por um labrador. Tinha pneumotorax e rasgões profundos, mas, embora estando por um fio, felizmente conseguiu salvar-se. Teve muita sorte. O labrador também andava solto... :? :evil:
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
SaRiNhaHh
Membro
Mensagens: 167
Registado: quinta nov 15, 2007 6:42 pm
Localização: 3 cães e 1 gato

quinta mar 10, 2011 9:02 pm

Sim, "felizmente" o dono do rafeiro responsabilizou-se, até porque um cão daquele tipo "anti-social" que é, sem vigilancia, deveria de estar unicamente na propriedade dele. O dono, aliás, até foi connosco ao vet. para saber se o Snoopy iria ser operado, mas infelizmente, não houve possibilidade de nada, :cry:.
7Sansoni
Membro Veterano
Mensagens: 256
Registado: segunda jan 12, 2009 12:26 pm
Localização: Chow Chow

sexta mar 11, 2011 8:43 am

Obrigado pelos vossos contributos...
Sim, vou colocar a rede até para ficar mais descansado.

Se houver próxima vez e eu não estiver sózinho, provavelmente o melhor mesmo será agarrar o cão de Fila pela trela até porque ele comigo não é agressivo....se não resultar, lá terei que lhe pegar pelas patas de trás.
Pior mesmo será se eu estiver só com o Yoshi... :(


Por acaso reparei nos dentes do Cão de Fila.....mais pequenos e menos afiados do que os do Chow Chow....e ainda bem.
Um Chow Chow é um show !
7Sansoni
Membro Veterano
Mensagens: 256
Registado: segunda jan 12, 2009 12:26 pm
Localização: Chow Chow

sexta mar 11, 2011 8:45 am

SaRiNhaHh Escreveu:Sim, "felizmente" o dono do rafeiro responsabilizou-se, até porque um cão daquele tipo "anti-social" que é, sem vigilancia, deveria de estar unicamente na propriedade dele. O dono, aliás, até foi connosco ao vet. para saber se o Snoopy iria ser operado, mas infelizmente, não houve possibilidade de nada, :cry:.
É sempre muito triste vermos partir uma amigo....força.
Um Chow Chow é um show !
7Sansoni
Membro Veterano
Mensagens: 256
Registado: segunda jan 12, 2009 12:26 pm
Localização: Chow Chow

sexta mar 11, 2011 8:49 am

chowista Escreveu:concordo com a chama.
tentar separar os dois será a melhor opção sem agredir o outro cão. eles assustam-se por vezes com certos ruídos por isso pode-se tentar esta via.
deixá-los para "se entenderem" não serve pois podem magoar-se seriamente.
é uma situação complicada a ser evitada a todo o custo.
eu tenho uma vizinha que teima em sair com 3 cães, sendo que um deles de porte médio vem solto.
a primeira vez que nos cruzamos foi o caos total com o meu sahr pei quase a arrastar-me para dar umas dentadas valentes no outro. vi-me grega :|
agora se a vejo ao longe vou embora. prefiro esta opção já que falar com ela está fora de questão. já o fiz uma vez e ela continua a trazer o cão solto. enfim...mentalidades.
melhorar a vedação é prioridade. e alertar o dono também.
correu tudo bem pelo menos.
:wink:
Por acaso o meu vizinho quando vai passear o Cão de Fila também o leva sem trela; comportamento tanto mais inadequado quando, tanto quanto sei, já houve problemas com um Pastor Alemão de um vizinho.

Eu, apesar de andar sempre com o Yoshi pela trela, também tenho por hábito, sempre que vejo cães....dou a volta por largo....muito por largo.
Um Chow Chow é um show !
chowista
Membro Veterano
Mensagens: 636
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
Localização: *chow chow
*shar pei

sexta mar 11, 2011 7:59 pm

7Sansoni Escreveu:Obrigado pelos vossos contributos...
Sim, vou colocar a rede até para ficar mais descansado.

Se houver próxima vez e eu não estiver sózinho, provavelmente o melhor mesmo será agarrar o cão de Fila pela trela até porque ele comigo não é agressivo....se não resultar, lá terei que lhe pegar pelas patas de trás.
Pior mesmo será se eu estiver só com o Yoshi... :(


Por acaso reparei nos dentes do Cão de Fila.....mais pequenos e menos afiados do que os do Chow Chow....e ainda bem.
e o chow chow tem 44 dentes portanto... :wink:
7Sansoni
Membro Veterano
Mensagens: 256
Registado: segunda jan 12, 2009 12:26 pm
Localização: Chow Chow

sábado mar 12, 2011 12:17 pm

Acabei de ver o programa do Cesar Milan, na SIC.

O Tema foi a «educação» de um cão agressivo....veio mesmo a calhar.

Num próximo ataque do Cão de Fila ( oxalá não aconteça), o que devo fazer é agarrá-lo pela trela e obrigá-lo a deitar-se.... :o

Submete-lo ao «outro».... :idea:
Um Chow Chow é um show !
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado mar 12, 2011 12:47 pm

7Sansoni Escreveu:
Num próximo ataque do Cão de Fila ( oxalá não aconteça), o que devo fazer é agarrá-lo pela trela e obrigá-lo a deitar-se.... :o

Submete-lo ao «outro».... :idea:
Isso se o ataque for perpetrado por um cão, porque se for uma cadela a atacante, não há submissão que lhe valha... :twisted:

O melhor mesmo é puxar o cão atacante pelas patas traseiras e afastá-lo ou derrubá-lo.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Chow Chow”