anatídeos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos.
Responder
ArnaldoR
Membro Júnior
Registado: domingo jan 23, 2005 11:54 pm

terça jan 25, 2005 12:43 am

Olá colegas

Estou só a questionar-me, se ninguém desse lado cria patos...patinhos, entendem...
Eu tenho algumas espécies e gosto bastante...
Alguém me pode ajudar com o ganso pigmeu africano "Nettapus auritus"?
Se houver por aí um criador que tenha esta espécie ou conheça... dê aí um sinal :idea:
AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

quarta jan 26, 2005 2:10 pm

arnaldo,
eu crio anatideos, conhece-me da aviornis , não?.
quanto ao pigmeo nunca convivi com a espécie, já falou com o pedro?
ArnaldoR
Membro Júnior

quarta jan 26, 2005 6:52 pm

Olá Alexandre

Obrigado por ter respondido ao tema. Claro que já o conheço da aviornis, mas como nem todos os colegas estão na aviornis, há que tentar, não é?
Já falei com o Pedro, grande amigo, conhecedor e amante das aves. Todas as dicas que possuo foi ele que muito simpáticamente me forneceu. De qualquer forma esta espécie ainda não chegou e se calhar ainda bem, pois com esta vaga de frio nunca se sabe o que poderia acontecer.
Outro assunto que gostaria de focar é a questão do estatuto de criador de aves ornamentais, por acaso o Alexandre sabe algo sobre isto? Eu tenho um e-mail enviado para a Divisão de Aplicação de Convenções do ICN, no sentido de me esclarecer, mas ainda não recebi qualquer reposta, há que aguardar...

Um abraço

Arnaldo Ribeiro
Aveiro :roll:
AlexandreM
Membro Veterano
Contacto:

quarta jan 26, 2005 8:45 pm

Estatuto de criaodor? bom, isto é subsceptivel.
eu actualmente considero-me criador devido ao facto de criar aves,seleccionar,expor,..., pronto isso é ser criador.
estatutos ainda não estão definidos em relação a aves ornamentais, nem a exóticos , acho eu, é verdade não é Avilandia? espero não estar enganado...
ainda não hà nada a definir o que é um criador de aves ornamentais, nada do tipo, nº de casais, aves criadas,...
também gostaria de obter mais informação sobre isso pois é um tema que me interessa, mas acima de tudo, interessa-me é criar e expor passaada, que é o principal, ou pelo menos devia ser, objectivo de criar aves.

cumprimentos
ArnaldoR
Membro Júnior

quarta jan 26, 2005 11:30 pm

Olá Alexandre

Peço desculpa mas há alguns termos que utiliza na sua resposta que me causaram algumas dúvidas, por isso começaria por perguntar o que devo entender por "Avilandia", não entendi verdadeiramente ao que se refere e para dar resposta a que questão.
Relativamente ao estatuto de criador, claro que me referia ao aspecto legal da questão, por isso a minha solicitação a uma entidade que gere esses assuntos. De qualquer forma o mais importante é como diz o criar as avesinhas, expôr, etc., mas penso que apesar de o fazer acerca de 30 anos não estarei tão à vontade no aspecto legal, como o Alexandre. Penso que em termos legais não poderemos "considerar-nos" pura e simplesmente como criadores só porque temos umas aves ou outra espécie que se reproduz em nossa casa. De qualquer forma penso que deveria ser criada uma resposta cabal, capaz de responder a estas questões, e que estão enunciadas na legislação orgânica do ICN mais concretamente no Decreto-Lei 193/93 de 24/05/1993 no artigo 6º, ponto 6, alínea d). Talvez possa esclarecer-se mais se procurar na internet este decreto-lei e der uma leitura um pouco mais cuidada.

Um abraço

Arnaldo Ribeiro
Aveiro
ArnaldoR
Membro Júnior

quarta jan 26, 2005 11:31 pm

Olá Alexandre

Peço desculpa mas há alguns termos que utiliza na sua resposta que me causaram algumas dúvidas, por isso começaria por perguntar o que devo entender por "Avilandia", não entendi verdadeiramente ao que se refere e para dar resposta a que questão.
Relativamente ao estatuto de criador, claro que me referia ao aspecto legal da questão, por isso a minha solicitação a uma entidade que gere esses assuntos. De qualquer forma o mais importante é como diz o criar as avesinhas, expôr, etc., mas penso que apesar de o fazer acerca de 30 anos não estarei tão à vontade no aspecto legal, como o Alexandre. Penso que em termos legais não poderemos "considerar-nos" pura e simplesmente como criadores só porque temos umas aves ou outra espécie que se reproduz em nossa casa. De qualquer forma penso que deveria ser criada uma resposta cabal, capaz de responder a estas questões, e que estão enunciadas na legislação orgânica do ICN mais concretamente no Decreto-Lei 193/93 de 24/05/1993 no artigo 6º, ponto 6, alínea d). Talvez possa esclarecer-se mais se procurar na internet este decreto-lei e der uma leitura um pouco mais cuidada.

Um abraço

Arnaldo Ribeiro
Aveiro :cry:
AlexandreM
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 28, 2005 7:18 pm

«Peço desculpa mas há alguns termos que utiliza na sua resposta que me causaram algumas dúvidas, por isso começaria por perguntar o que devo entender por "Avilandia", não entendi verdadeiramente ao que se refere e para dar resposta a que questão.»

-Avilândia é o nickname do Ricardo Magalhães Pereira, criador de exóticos e um grande entendido em legislação.

«Relativamente ao estatuto de criador, claro que me referia ao aspecto legal da questão, por isso a minha solicitação a uma entidade que gere esses assuntos. De qualquer forma o mais importante é como diz o criar as avesinhas, expôr, etc., mas penso que apesar de o fazer acerca de 30 anos não estarei tão à vontade no aspecto legal, como o Alexandre.»

-Temos tanta coisa com que nos preocupar em relação à ornitofilia em Portugal que pensar em estatutos deve ser suplementar, pronto, é a minha opinião.

«Penso que em termos legais não poderemos "considerar-nos" pura e simplesmente como criadores só porque temos umas aves ou outra espécie que se reproduz em nossa casa.»

- Claro que não é só isso, mas também é isso.

«De qualquer forma penso que deveria ser criada uma resposta cabal, capaz de responder a estas questões, e que estão enunciadas na legislação orgânica do ICN mais concretamente no Decreto-Lei 193/93 de 24/05/1993 no artigo 6º, ponto 6, alínea d). Talvez possa esclarecer-se mais se procurar na internet este decreto-lei e der uma leitura um pouco mais cuidada.»

- Ok, vou dar uma leitura cuidada.
ArnaldoR
Membro Júnior

sexta jan 28, 2005 10:58 pm

Ok Alexandre

Não conhecia o nickname donosso colega, obrigado.
Se houver novidades relativamente à questão, informo.
Espero dicas para os ganso pigmeu.

Boas criações.

Arnaldo Ribeiro
Aveiro 8)
Responder

Voltar para “Animais de Quinta”