urgente - ajuda cabra anã doente?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos.
Responder
focalouca
Membro
Mensagens: 54
Registado: domingo dez 19, 2010 10:27 am

domingo out 21, 2012 6:07 pm

tenho 1 casal de cabras anãs há mais de 1 ano.
estão à solta, têm a sua casinha, com palha e todos os dias levo água e ração. a fêmea está bem
hoje o meu bode:
quase não consegue abrir a boca para comer, come apenas com a parte da frente, super devagar
anda parece que a coxear de uma das patas de trás, mas não chega a ser bem cozear, primeiro mexe as da frente, depois as de trás muito lentamente
já liguei para vários vets e ninguém sabe de cabras.
preciso de ajuda pf o q pode ser como posso fazer?

quando as desparasitei foi com um pó, que se juntava à ração, creio que não tera sido suficiente, e falaram-me num desparasitante via injecção, sabem onde posso comprar?

poderá alguma destas características ser de dose insuficiente?

entretanto como a cabra penso q está grávida e não se deve desparasitar, penso em desarasitá-los aos 2 no final dos meninos nascerem, com a tal injecção.

pf ajudem-me n sei o q fazer
obrigada
focalouca
Membro
Mensagens: 54
Registado: domingo dez 19, 2010 10:27 am

domingo out 21, 2012 6:10 pm

zona de loures/malveira
se alguem conhecer algum vet de cabras nesta zona diga pf.
se m puderem ajudar sobre o q fazer no imediato agradeço mt
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

domingo out 21, 2012 8:50 pm

no imediato, aconselho- telefonar para as urgências de um hospital veterinário na sua zona. Podia recomendar-lhe o meu vet, mas fica em Pombal, acima de Leiria...
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo out 21, 2012 9:15 pm

Nessa zona há veterinários especializados em grandes animais, que são os animais de quinta, em que se incluem as cabras.

Talvez na câmara municipal possam informar sobre algum. Tente, só perderá o dinheiro de um telefonema.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
focalouca
Membro
Mensagens: 54
Registado: domingo dez 19, 2010 10:27 am

segunda out 22, 2012 6:13 pm

foi muito complicado ao domingo encontrar 1 vet de cabras, eu liguei para o meu vet (dos meus cães), mas ele n esta especializado e n pode ajudar. fiz mais uma data de telefonemas, e hoje às 8h30 tinha a infeliz notícia de q o meu bodezito tinha tétano.
é uma vacina q normalemente n é aplicada, a não ser por médicos q entendam destes animais, e para animais de estimação, ou seja não é comum.
uma pequena ferida,pode desencadear isto e o animal tem de ser abatido:((( n há nada a fazer, é uma doença cruel , e leva à morte por asfixia, o q eu acho que seria horrível. Passei a tarde toda à procura de um veterinário de animais de grande porte q me pudesse abatê-lo sem dor e com imensa tristeza minha ele já cá não está. :(
focalouca
Membro
Mensagens: 54
Registado: domingo dez 19, 2010 10:27 am

segunda out 22, 2012 8:57 pm

resumindo se tem cabras de estimação procurem um vet q lhes de a vacina do tetano.
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

terça out 23, 2012 12:32 am

Lamento muito a sua perda. :( Infelizmente caada um tem as suas especialidades, e animais como cabras e porcos anões, ou coelhos, galinhas, etc, animais de quinta que se transfrmaram em "pets" não são prpriamente muito estudads por quem se especializa em animais de companhia - ou seja, cães e gatos. Mesmo os gatos ainda não são bem compreendidos por muitos vets.

Agora é fazer o seu luto, vacinar a outra cabrinha e, quando a dor se tenuar e se sentir preparda, encontrar-lhe um novo companheiro... as cabras não são animais solitários, como sabe, e a sua também deve estar a sentir a falta do amigo...

um grande abraço.
focalouca
Membro
Mensagens: 54
Registado: domingo dez 19, 2010 10:27 am

terça out 23, 2012 6:45 pm

o luto está a ser difícil,...
claro q n quero deixá-la sozinha, mas ela está grávida numa fase muito avançada. o vet vai voltar assim que eles nasçam e vacina todos.
agora q encontrei 1 vet de animais de grande porte , q sabe q elas sao de estimação, já trata de tudo.
obrigada
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

terça out 23, 2012 10:18 pm

compreendo-a... tb eu estou de luto, aliás, passei todo o verão assim, não só animais meus cmo também um grande amigo humano, partiram... tenho muitos gatos, mais de 20, mas cada um tem um lugar especial e sempre que algum morre (e há alturas em que é tudo seguido...) fico despedaçada. Mas temos de fazer das tripas coração pelos que estão vivos!

Espero que o(s) bebé(s) nasçam em boa hora! :) vai ver que lhe vão ocupar a mente de tal forma que nem chega a sentir a dor. Tudo se transforma em saudade e.... the show must go on!
focalouca
Membro
Mensagens: 54
Registado: domingo dez 19, 2010 10:27 am

quarta out 24, 2012 12:02 pm

foi particularmente dificil pois vi-o num sofrimento muito grande e n pude fazer nada,...
agora fica a saudade mesmo, mas sabemos q o tempo cura tudo.
eu tenho vários animais também e tb alimento varios de rua, e todos sao especiais, não entendo nem aceito q algum animal tenha de sofrer,e no q depende de mim faço tudo para o evitar.Não compreendo porque razão um ser que não faz mal a ninguém, tenha de passar por coisas más, não acreditona evolução pelo sofrimento, nem q um Criador bom possa deixar isto acontecer sem uma razão, mas como a desconheço custa muito.
Acredito q a saudade irá um dia acabar pois acredito na vida depois da vida.

Felicidades para si também, o tempo cura tudo mesmo e a saudade trnasforma-se em boas lembranças,...

espero q os cabritos nasçam todos bem :)
Responder

Voltar para “Animais de Quinta”