Diferenciar sexo de gansos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos.
Responder
vitor22
Membro Veterano
Mensagens: 1039
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

sexta nov 09, 2012 11:52 am

Bom dia,

Alguém me pode ajudar como diferenciar, a olho, o sexo dos gansos( da espécie mais banal que existe, não sei o nome).. Pelo que me disseram é na cor, para ser macho tem de ser todo branco, se tiver castanho/cizento, é fêmea. É verdade?


Li que os machos desenvolvem uma saliencia, por cima do bico, mas nas feiras de gado, nunca vi nenhum com esse aspecto. Até posso perguntar aos comerciantes, mas comprei 2, como sendo o casal e sairam me dois acizentados, podem ser fêmeas, ficando equívocado.

Alguém sabe?
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta nov 09, 2012 12:09 pm

Não sei nada sobre esse assunto, mas fiz uma pequena pesquisa e encontrei esta indicação na Net:
O ganso macho adulto, desenvolve uma pequena crista.
Esta é a diferença visível mais fácil.
No entanto, um pequeno exame tira qualquer dúvida.
Pegue o animal e faça o exame de eversão da cloaca, ou seja, você aperta levemente a cloaca do animal. O macho exteriorizará um pequeno falo, a fêmea não.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
vitor22
Membro Veterano
Mensagens: 1039
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

sexta nov 09, 2012 6:58 pm

Floripes3 Escreveu:Não sei nada sobre esse assunto, mas fiz uma pequena pesquisa e encontrei esta indicação na Net:
O ganso macho adulto, desenvolve uma pequena crista.
Esta é a diferença visível mais fácil.
No entanto, um pequeno exame tira qualquer dúvida.
Pegue o animal e faça o exame de eversão da cloaca, ou seja, você aperta levemente a cloaca do animal. O macho exteriorizará um pequeno falo, a fêmea não.
Muito obrigado pela ajuda.

Eu já estive a ver informação parecida com essa, o problema é que é dificil agarrar assim um ganso adulto. Se alguém souber mais algum diformismo sexual, agradeço
"A compaix&atilde;o para com os animais &eacute; das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta nov 09, 2012 7:56 pm

vitor22 Escreveu:Bom dia,

Alguém me pode ajudar como diferenciar, a olho, o sexo dos gansos( da espécie mais banal que existe, não sei o nome).. Pelo que me disseram é na cor, para ser macho tem de ser todo branco, se tiver castanho/cizento, é fêmea. É verdade?


Li que os machos desenvolvem uma saliencia, por cima do bico, mas nas feiras de gado, nunca vi nenhum com esse aspecto. Até posso perguntar aos comerciantes, mas comprei 2, como sendo o casal e sairam me dois acizentados, podem ser fêmeas, ficando equívocado.

Alguém sabe?
Isso da cor é falso... há machos cinzentos e eu que o diga que já fui perseguida e bicada por um, chiça, piores que cães.
Mas encontrei esta info : http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=d ... NQmjchoD_A

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

vitor22
Membro Veterano
Mensagens: 1039
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

sexta nov 09, 2012 9:14 pm

Obrigado, dino...

Vou tentar fazer esse teste e depois, vou tentar falar com criadores de confiança, que ainda estou a espera de os encontrar
"A compaix&atilde;o para com os animais &eacute; das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
Responder

Voltar para “Animais de Quinta”