Blue Blanc Belgian, Blonde D'Aquitaine e Limousin???

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos.
Responder
roquesoares
Membro
Mensagens: 136
Registado: sábado jun 19, 2004 9:58 pm

sábado nov 16, 2013 11:24 pm

Boas!!!

Gostaria de saber se algum forista tem informação ou fotos de cruzamentos comerciais/terminais das seguintes raças Blue Blanc Belgian, Blonde D'aquitaine e Limousin.

Estou a pensar investir nestas 3 raças, sendo que os Blue Blanc Belgian serão a raça privilegiada, ou seja, cruzamento inicial e final de modo a conseguir a melhor conformação possível e maior rentabilidade.

Até à próxima!!!!
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo nov 17, 2013 2:06 pm

Falamos de bovinos, certo?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

roquesoares
Membro
Mensagens: 136
Registado: sábado jun 19, 2004 9:58 pm

domingo nov 17, 2013 6:18 pm

Boas!!!

Certo!!


São 3 raças de carne, cada uma com as suas vantagens e desvantagens, na relação entre elas,mas há um principio da heterose (vigor hibrido), onde se pode tirar proveito do melhor de cada raça e em média obter melhores animais do que nas raças puras. Tendo em conta este principio, procuro saber se apostar numa base de Blue belgian, mas com genética limousin e/ou Blonde para melhoramento da facilidade dos partos (distocia) e tamanho (altura) se é uma solução viável.

Até à próxima!!!!
wahinept
Membro
Mensagens: 71
Registado: sábado out 13, 2007 3:04 pm

domingo nov 17, 2013 10:49 pm

Das 3 raças todas têm um bom rendimento de carcaça, principalmente a blue blanc belgie (bbb), mas lá está têm muitas dificuldades de parto, já a outras duas não têm tanto. Pesquise sobre os rendimentos de carcaça. Depois pretende o que? bbb fêmeas? ou machos?
roquesoares
Membro
Mensagens: 136
Registado: sábado jun 19, 2004 9:58 pm

domingo nov 17, 2013 11:33 pm

Boas!!!

Pretendo aquirir uma pequena propriedade de cerca de 16 hectares e ter uma pequena manada de vacas (cerca de 10 a 12). Nessa manada é que estão as dúvidas, não sei trabalho com as 3 raças ou apenas com 2 delas, sendo que os BBB estarão sempre presentes.

Não se aposto em vacas cruzadas BBB x Lim ou BBB x Blonde, para cruzamento terminal BBB novamente, deforma a obter melhores carcaças.

Posso também apostar em vacas com o seguinte cruzamento BBB x Lim x Blonde e cruzamento terminal BBB, tendo desta forma vacas com partos mais fáceis e crias maiores, mas possivelmente com conformação inferior.

Estou inclinado para a 1ª, mas gostaria de algumas opiniões e/ou imagens destes cruzamentos.

Até à próxima!!!
wahinept
Membro
Mensagens: 71
Registado: sábado out 13, 2007 3:04 pm

segunda nov 18, 2013 12:21 pm

Não penses só em ter melhores rendimentos de carcaça se tens partos mais complicados porque depois vais gastar dinheiro em cesarianas e isso. Tendo partos faceis que não tens que ter a intervenção de um vet e tens o lucro da carcaça, enquanto que chamando um vet tens que pagar e depois é mais uma despesa que tens que pagar pelo lucro da carcaça.

Com um efectivo tão pequeno penso que seria melhor trabalhar só com duas raças e ir como disseste para a 1º opção. Agora em relação a usar limousine ou blonde isso já não sei bem pq nunca trabalhei com estas raças na minha opinião fazia BBB x Blonde ou BBB x Limousine e só depois de ver os resultados deste cruzamento (F1) é que pensava em fazer um F1 x BBB.

*
roquesoares
Membro
Mensagens: 136
Registado: sábado jun 19, 2004 9:58 pm

segunda nov 18, 2013 8:27 pm

Boas novamente!!!

Penso realmente que a opção de F1 Lim x BBB para vacas de criação e depois cruzar com BBB, parece-me uma solução muito viável. Na net à muita informação e fotos desse tipo de cruzamento e com belos resultados.

Obrigado pelas resposta, pois sinceramente não estava à espera de nenhuma!!!

Até à próxima!!!
wahinept
Membro
Mensagens: 71
Registado: sábado out 13, 2007 3:04 pm

segunda nov 25, 2013 8:42 pm

De nada ;)
Itita
Mensagens: 1
Registado: quarta fev 12, 2014 9:20 am

quarta fev 12, 2014 9:29 am

Falo de experiência própria...

Tudo depende ...facilidade parto existem cruzamentos muito bons...

Mas atenção...tudo tem também a ver com o meio em que vão ser mantidos e qual o mercado que pretende abastecer... e a idade com que pretende enviar para abate....

Existem raças em que o crescimento é mais rápido que outras, por exemplo...

Acompanho há mais de 15 anos a criação de "gado de carne"....e por vezes certos cruzamentos com a raça frisia também acabam por dar excelentes resultados....depende tudo do animal....

Contudo a experiência diz-me que independentemente de tudo a escolha das vacas é fundamental...pela sua estrutura...e depois da escolha da raça um bom boi na manada...seja ele a raça que for...
Sempre trabalhei com limousine e charolês....sendo que neste momento também tenho blond.....
Responder

Voltar para “Animais de Quinta”