Criação de Patos Mudos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça jul 26, 2011 3:13 pm

Olá :D

Bom eu tenho um casal de patos mudos, Mr.Bingley e Ema.
A Ema anda a chocar já há umas semanas, parece-me que a eclosão está para breve mas não sei exactamente quando. Não deverão ser muitos, é a primeira ninhada dela.

A minha questão é se devo ter alguns cuidados quando os patinhos nascerem...
Será melhor retirar os patinhos à mãe e deixá-los numa das coelheiras, com lâmpada de aquecimento, durante os primeiros dias?
Se fizer isso, haverá depois o perigo de serem rejeitados pelas outras aves, bem maiores?
lidialima
Membro Veterano
Registado: quinta ago 06, 2009 11:34 am

terça jul 26, 2011 10:15 pm

Deixe a natureza seguir o seu curso :D Normalmente as patinhas "tratam" de tudo sozinhas. A minha mãe tem patos e elas poêm os ovos onde querem e passados 21 dias (se não estou em erro) elas aparecem com a ninhada.
Ainda este fim de semana lá tinha uma pata com 10 patinhos :D
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

quinta jul 28, 2011 3:59 pm

Os patos é mais tempo..., nos mudos é perto de 30dias.
As patas são boas mães, aquecem-os, ensinam-os a comer e beber, protegem-os(até bem demais :twisted: ), não tendem a calcá-los por descuido, etc
Dê-lhes água num bebedouro no qual não consigam entrar para a água, nem a pata molhar-se muito(aqueles de plástico "de rodar" e coma parte de baixo vermelha(geralmente é esta a cor)servem perfeitamente).
Eles tomam banho mesmo que estejam a morrer de frio :roll: , mas com este calor...
(A pata enquanto estiver "choca" vai fazer umas fezes... enormes, líquidas e super fedorentas- providencie-lhes uma boa "cama/substrato" )
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

quinta jul 28, 2011 4:50 pm

quantos ovos são? eu quando tinha mudos tinha sempre posturas/nascimentos no minimo de 20 cabecinhas :twisted: tanto mudos como bravos são ratos a criar e tratam muito bem da prole
qual a alimentação que dás aos pais? eu na altura dava farinha para pintos até os 15 dias de vida dos xavalos depois dava o mais biologico possivel (solta-los no terreno pa pastar e comer caracois) e mistura de cereais
Eu nem gosto de cobras, pá!
marianamar
Membro Veterano

quinta jul 28, 2011 11:01 pm

Os patos estão soltos no quintal juntamente com a galinha (a Mabília) e o garnizo (o Zé Crico). Portanto o substracto é terra batida, fetos que vou apanhando e espalhando e carolos de milho :)

Hoje consegui contar os ovos, pareceram-me nove... é pouquinho, mas é a primeira postura dela e é uma pata nova ainda. Espero que nasçam todos e que sejam fortes...

Eles comem ração para galinhas poedeiras e milho partido. Isto também será adequado para os patinhos? Também lhes dou os restos de legumes (as cascas das cenouras, partes de pimento, couve, abóbora, cascas de melão, tudo o que nós não aproveitamos mas eles gostam de bicar) e por vezes as sobras de arroz cozido que ficam no fundo do tacho.

Obrigada pelos conselhos!
Agora, se nascerem, quero ver é o que vou fazer a tanto pato... :roll:
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quinta jul 28, 2011 11:27 pm

marianamar Escreveu:Agora, se nascerem, quero ver é o que vou fazer a tanto pato... :roll:
Arroz de pato :lol:
marianamar
Membro Veterano

quinta jul 28, 2011 11:40 pm

Mas assim vou andar o ano todo a comer arroz de pato xD
c_saraiva
Membro Veterano

sexta jul 29, 2011 12:07 am

marianamar Escreveu:Mas assim vou andar o ano todo a comer arroz de pato xD
http://www.patoseloverde.com.br/receitas.htm

Coitados, ainda nem nasceram e eu já os tou a imaginar na panela :lol:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jul 29, 2011 10:02 pm

As patas são boas mães? :o

Devo ter tido muito azar, na quinta do meu avô nunca nenhuma pata conseguiu levar o choco à eclosão, tinhamos sempre de meter os ovos debaixo de galinhas chocas de outra forma nada de patos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sexta jul 29, 2011 10:29 pm

EU sempre tive patos chocados por patas e galinhas por patas e patos por galinhas. Nunca tive problemas na eclosão.
marianamar
Membro Veterano

sábado jul 30, 2011 12:18 am

Pois... eu vim aqui perguntar, porque uma familiar minha tinha antes os seus patos aqui no mesmo terreno. A pata dela chocou uma carrada enorme de ovos mas só apareceram três patinhos... A ideia com que fiquei foi que os outros também nasceram, mas por alguma razão não vingaram mais que um dia :/
c_saraiva
Membro Veterano

sábado jul 30, 2011 12:52 am

marianamar Escreveu:Pois... eu vim aqui perguntar, porque uma familiar minha tinha antes os seus patos aqui no mesmo terreno. A pata dela chocou uma carrada enorme de ovos mas só apareceram três patinhos... A ideia com que fiquei foi que os outros também nasceram, mas por alguma razão não vingaram mais que um dia :/
Li algures que ao contrário do que acontece com as galinhas, as patas não conseguem cobrir muito bem os pequenos patinhos, por isso quando nascem em alturas que o tempo esteja frio e húmido muitos acabam por morrer.
Para contrariar isto pode-se isolar a pata e as crias para um local mais pequeno e abrigado até eles se desenvolverem um pouco. O macho fica separado para diminuir o stress e o risco dos progenitores calcarem as crias num espaço confinado :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jul 30, 2011 11:03 am

A experiência que tenho é que se as patas não tiverem fechadas acabam por matar os filhos arrastando-os por todo o lado, por isso punhamos os ovos debaixo das galinhas, pese embora os pintos nascerem em 21 dias e os patos em 28.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

tekillaa
Membro Veterano

domingo jul 31, 2011 10:59 pm

tive femeas de mudos que tinham ninhadas de 20 e tal, e conseguiam cobrir os ovos todos
tekillaa
Membro Veterano

domingo jul 31, 2011 11:00 pm

dinodane Escreveu:A experiência que tenho é que se as patas não tiverem fechadas acabam por matar os filhos arrastando-os por todo o lado, por isso punhamos os ovos debaixo das galinhas, pese embora os pintos nascerem em 21 dias e os patos em 28.
os mudos sao mais tempo,podem ir aos 33 dias ou mais
Responder

Voltar para “Animais de Quinta”