Cão que foge quando o solto !

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Francisco76
Membro Júnior
Registado: quinta ago 13, 2009 11:00 pm

sexta ago 14, 2009 11:43 am

Boas !

Tenho um cão rafeiro com mais ou menos 7 anos, que se chama Putchi.

O putchi está preso, com direito a passeio diário. Tenho ainda uma cadela com 2 anos chamada Lady, e um pastor alemão com 6 anos chamado Leão.

Desde cedo, que sempre que soltava o putchi para andar com ele à solta (sem trela), ele fugia, e ignorava as minhas ordens para regressar. Nem se pode dizer que seja um mau cão, porque com trela até é bastante respeitoso.

Já há alguns anos que desisti de o soltar, passeando-o só com trela.

O meu problema com o facto de ele fugir, nem é que o Putchi nao volte, porque volta sempre, o problema é que enquanto está na rua, mete-se com os outros cães, e é bastante desagradável para os outros donos.

É bastante agressivo para com os outros cães, sendo que para com as pessoas é um cão extremamente dócil.

Como disse, já há alguns anos que desisti de o soltar. (Até porque ele salta mesmo as vedações do meu jardim)

No entanto, mais vale tarde que nunca, e gostaria de saber, se havia alguma maneira de o poder ensinar a não fugir de ao pé de mim quando o solto. (porque é logo a primeira coisa que faz quando o soltamos, fugir a correr para a rua)

Agradecia que respondessem se me puderem ajudar !

Cumprimentos
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

sexta ago 14, 2009 12:20 pm

Na minha humilde opinião, se o cão está a maior parte do tempo preso a uma corrente ou a qualquer outra coisa, como percebi, é perfeitamente normal que quando se apanhe solto, não queira voltar tão depressa…
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

sexta ago 14, 2009 12:44 pm

Boa tarde

Tendo em vista que é roibido andar com cães soltos na rua, não vejo problema nenhum. Mantenha-o preso à trela quando passeia e deixe-o solto em casa.
Francisco76
Membro Júnior

sexta ago 14, 2009 12:46 pm

o problema é mesmo que nem em casa (jardim) ele pode estar solto, visto que salta o portão !
mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

sexta ago 14, 2009 2:54 pm

Pode aumentar o portão, que tal? :? Ou procure ajuda com um treinador, agora mante-lo preso é que não ajuda em nada. Quanto mais tempo passa preso, mais energia acumula, e maior é a vontade de correr quando se apanha solto.

Quanto a andar com ele solto, para bem do cão e para seu bem, não faça isso. Em primeiro lugar porque é proibido, e em segundo lugar por uma questão de civismo. Ninguém é obrigado a levar com o seu cão, ainda por cima se é agressivo com outros cães... E ainda em terceiro lugar, pense no perigo a que o seu cão está sujeito desde atropelamento a ingestão de venenos...
PCSV
Membro Veterano
Registado: domingo jul 05, 2009 9:38 pm

sexta ago 14, 2009 3:06 pm

O putchi está preso, com direito a passeio diário.

R-Nao deve estar preso todo dia deixe o cao a solta dentro da sua propriadade.

Desde cedo, que sempre que soltava o putchi para andar com ele à solta (sem trela),

R- se não sabe mas devia saber o animal no exterior da propriedade deve andar sempre de TRELA "SEMPRE"

ele fugia, e ignorava as minhas ordens para regressar.

R-Isso é normal estando ele todo dia preso quando se apanha livre é (deixa-me correr)

Nem se pode dizer que seja um mau cão, porque com trela até é bastante respeitoso.

R-mas se ele é "bastante respeitoso" com a trela porque é que sempre o passeia não a usa.

O meu problema com o facto de ele fugir, nem é que o Putchi nao volte, porque volta sempre, o problema é que enquanto está na rua, mete-se com os outros cães, e é bastante desagradável para os outros donos.

R-Se ele não voltar a culpa e SUA e ele atacar outro animal a culpa é SUA
pois esta a ser muito diligente, e só ira dar valor quando o seu animal for (atropelado) ou for apresentada uma queixa de ele andar a solta e ser feroz para os outros animais, e até lhe podem retirar o animal, deve sempre caber aos donos reduzir os problemas

É bastante agressivo para com os outros cães, sendo que para com as pessoas é um cão extremamente dócil.

R- ao seu animal falta-lhe treino de socialização para ele se acalmar perante os outros animais.

Como disse, já há alguns anos que desisti de o soltar. (Até porque ele salta mesmo as vedações do meu jardim)

R- quando se adquire um animal cabe sempre ao donos reduzir os riscos se ele salta a vedação você deve aumentar a vedação ou se ele salta o portão deve aumentar o portão e ensina-lo que esta errado não.???
Última edição por PCSV em sexta ago 14, 2009 6:22 pm, editado 10 vezes no total.
Djibuti
Registado: terça dez 30, 2008 6:19 am

sexta ago 14, 2009 4:22 pm

Oh PCSV, meta lá essa arrogância toda no... ''bolso''... e aprenda mas é a escrever, porra!

Não é que não tenha razão, mas há maneiras e maneiras de dizer as coisas...

Ou então faça como o ''Gypsi-coiso'' ou a ''Dinodane'', que realmente são arrogantes até dizer 'chega' mas pela maneira como escrevem nota-se que são pessoas inteligentes...

Abraço amigo :wink:
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sexta ago 14, 2009 4:55 pm

Francisco76 Escreveu:Boas !

Tenho um cão rafeiro com mais ou menos 7 anos, que se chama Putchi.

O putchi está preso, com direito a passeio diário. Tenho ainda uma cadela com 2 anos chamada Lady, e um pastor alemão com 6 anos chamado Leão.

Desde cedo, que sempre que soltava o putchi para andar com ele à solta (sem trela), ele fugia, e ignorava as minhas ordens para regressar. Nem se pode dizer que seja um mau cão, porque com trela até é bastante respeitoso.

Já há alguns anos que desisti de o soltar, passeando-o só com trela.

No entanto, mais vale tarde que nunca, e gostaria de saber, se havia alguma maneira de o poder ensinar a não fugir de ao pé de mim quando o solto. (porque é logo a primeira coisa que faz quando o soltamos, fugir a correr para a rua)

Agradecia que respondessem se me puderem ajudar !

Cumprimentos
Como já foi aqui sugerido, o melhor mesmo é reforçar a vedação para evitar que o cão saia da sua propriedade, e fora da propriedade o melhor é usar trela pois para alem de ser proibido andar sem trela, é a melhor forma de manter o seu cão em segurança e evitar prejuizos :wink:

E eu no seu lugar, apesar do cão já ter alguma idade, tentava ensinar-lhe alguns exercicios de obediencia, principalmente a vinda a chamada...se pesquisar um pouco encontra facilmente informação sobre como o fazer :wink: Estes exercicios podem ser importantes para reforçar a sua ligação com o cão e tambem para o manter sob controlo em eventuais situações de perigo...
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sexta ago 14, 2009 4:59 pm

Djibuti Escreveu:Oh PCSV, meta lá essa arrogância toda no... ''bolso''... e aprenda mas é a escrever, porra!

Ou então faça como o ''Gypsi-coiso'' ou a ''Dinodane'', que realmente são arrogantes até dizer 'chega' mas pela maneira como escrevem nota-se que são pessoas inteligentes...

Excelente contributo para o tópico :roll:
PCSV
Membro Veterano
Registado: domingo jul 05, 2009 9:38 pm

sexta ago 14, 2009 5:14 pm

Djibuti Escreveu:Oh PCSV, meta lá essa arrogância toda no... ''bolso''... e aprenda mas é a escrever, porra!

poupa-me!!
luadeprata
Membro
Registado: quarta abr 01, 2009 12:20 am
Chanel
Dior

sexta ago 14, 2009 9:48 pm

Há escolas para treinar cães com o problema do seu,vê-ja na sua área de resid~encia qual a mais perto.
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

sexta ago 14, 2009 10:45 pm

No tópico tudo já foi dito. :wink:

E os outros cães? Como ficam / comportam-se?
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
Francisco76
Membro Júnior

sexta ago 14, 2009 11:51 pm

O Leão anda solto pelo quintal, e vai connosco à rua sem problema.
A lady está igualmente presa mas quando a soltamos anda sempre ao pé de nós..
Acaldeira
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

sábado ago 15, 2009 1:15 am

Só um aparte, ter um cão preso vai tudo em contra o que o animal é e de onde descende, acredite que deve de ser uma das maiores infelicidades para um cão.

PS: Quando digo preso refiro-me com uma corrente a uma casota, e não à trela.
Responder

Voltar para “Cães”