ROEDOR

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
arturporto
Registado: sábado jun 27, 2009 1:19 pm

segunda ago 17, 2009 11:16 am

Olá, adoptei um cão com cerca de 1 ano que fui buscar a um canil. O mesmo é de tamanho médio e não tem raça defenida. Está numa pequena quinta com muito espaço, só que estou com um problema, devdo ao campo do lado ter um cavalo á solta, o meu cão quando o vê fica todo "maluco" e anda a destruir a vedação toda (rede arame) que tenho pois puxa-a com os dentes estando a danificar a mesma toda. Conhecem algum metodo ou repelente eficaz que faça como que ele se afaste e não estrague a rede?
Obgd
A.S.
paprika201
Membro
Registado: quinta jul 16, 2009 12:17 am

segunda ago 17, 2009 11:27 am

Olá
não ha bem uma forma de evitar que o cão não morda a vedação, mas pode repreende lo sempre que o veja a morder a vedação. Para repreende lo aconselho a utilizar um vaporizador com agua e vaporizar no focinho do cão, nao mto perto.

cumprimentos.
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

segunda ago 17, 2009 1:01 pm

Uma boa medida, caso possa pô-la em prática, é plantar uma sebe ao longo da rede, de modo não só a tapar-lhe a vista para o outro lado, como também a criar uma barreira.

E, também se puder, levar o cão, devidamente preso para o poder controlar, até junto do cavalo, deixando-o cheirar e "travar conhecimento" com aquele bicho tão esquisito para ele... :wink:

Digo eu, se calhar nada disto é exequível... :D
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
arturporto

terça ago 18, 2009 9:09 am

Obrigado pelas repostas mas não vai ser facil arranjar uma solução mas vou tentar, não o queria prender mas.......
LucNun
Membro Veterano

terça ago 18, 2009 10:24 am

Por quem é, não prenda o cão! :( Mostre-lhe que o cavalo é outro animal com que ele tem de conviver e ensine-o a fazê-lo.

Intervenha nas alturas em que o cão se encarniça contra a vedação, agarre-o pela coleira, desvie-o e fale com ele, com "Nãos" enérgicos para ele percebar que tem de deixar os arames em paz e depois desviando-lhe a atenção para si. E quando ele se fixar em si dê-lhe uma guloseima de prémio, ou outra recompensa. E em seguida leve-o para outro ponto do seu terreno e dê-lhe uma tarefa qualquer, nem que seja brincar com uma bola por alguns minutos.

Isto digo eu, que não sou treinadora. Tem de se ter tempo, muita paciência e empenho no animal (que parece não lhe faltar, senão não vinha aqui procurar informar-se) para o treinar...

Mas se o tempo lhe falta e não se sente capaz da tarefa, também pode procurar um treinador na sua área e consultá-lo quanto ao que fazer. Sei que há quem vá a casa, cobrando por lição ou por hora: porque não experimenta?
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

terça ago 18, 2009 10:35 am

A sebe é uma boa ideia mas demora a crescer e precisa ser tratada.

Em ultima análise há uma tela verde, fácil de aplicar, e que bloqueia a visão. Vende-se em qualquer grande superfície de artigos de jardinagem.

É que treinar um cão necessita consistência e neste caso vigilância constante, o que é bastante dificil para uma pessoa normal com outros afazeres.
LucNun
Membro Veterano

terça ago 18, 2009 11:15 am

Musky Escreveu:A sebe é uma boa ideia mas demora a crescer e precisa ser tratada.

Em ultima análise há uma tela verde, fácil de aplicar, e que bloqueia a visão. Vende-se em qualquer grande superfície de artigos de jardinagem.

É que treinar um cão necessita consistência e neste caso vigilância constante, o que é bastante dificil para uma pessoa normal com outros afazeres.
Há também trepadeiras de crescimento rápido que não precisam de tratamento, mas não isolam dos ruídos e cheiros tão bem quanto uma sebe. Esta costuma fazer as duas coisas e a atenção do cão também é despertada por eles.

A tela verde, menos bonita e menos eficiente em termos de isolamento de ruídos e cheiros, também será uma solução, pelo menos é rápida.

É de facto difícil a uma pessoa que tenha uma vida profissional fora de casa vigiar o cão durante o dia todo, eu sei, por isso sugeri o treinador em casa, mas claro que tudo depende das possibilidades do arturporto...
arturporto

terça ago 18, 2009 11:30 am

Agradeço as v/tentativas para ajudar. Eu a sebe já coloquei uma tipo Rafia no sentdio de ele não ver o cavalo e ele começou a rasga-la tambem, deixei só um espeço sem estar tapado onde ele vai "puxando" a rede toda.
Quanto á plantar uma sebe é uma ideia mas vai demorar algum tempo quando estiver crescida já foi a rede da vedação toda destruida. Claro que se estivesse lá durante o dia seria relativamente facil (penso eu) ensina-lo a não fazer aquilo.
Enfim vamos andando e vendo.........
arturporto

terça ago 18, 2009 11:32 am

Já agora alguem conhecer um treinador para a zona do minho (Arcos Valdevez/Ponte da Barca) e sabe quanto poderá ficar?
LucNun
Membro Veterano

terça ago 18, 2009 11:39 am

arturporto Escreveu:Já agora alguem conhecer um treinador para a zona do minho (Arcos Valdevez/Ponte da Barca) e sabe quanto poderá ficar?
Infelizmente, sou de Lisboa, mas na Arca há com certeza muita gente que o poderá ajudar. Sugiro-lhe que faça a pergunta no subfórum "Pedidos e Outros Tópicos".

Quanto a preços, posso dar-lhe por MP os que pratica um profissional de que tenho conhecimento aqui na minha área e que, tanto quanto sei, não fogem ao que é geralmente praticado. Assim já poderá fazer uma ideia. :wink:
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

terça ago 18, 2009 1:32 pm

arturporto Escreveu:Agradeço as v/tentativas para ajudar. Eu a sebe já coloquei uma tipo Rafia no sentdio de ele não ver o cavalo e ele começou a rasga-la tambem, deixei só um espeço sem estar tapado onde ele vai "puxando" a rede toda.
Quanto á plantar uma sebe é uma ideia mas vai demorar algum tempo quando estiver crescida já foi a rede da vedação toda destruida. Claro que se estivesse lá durante o dia seria relativamente facil (penso eu) ensina-lo a não fazer aquilo.
Enfim vamos andando e vendo.........
Pois, não devia ter deixado nem um pedacinho destapado, os cães são peritos em descobrir os pontos fracos.

E se tentasse sociabilizar o seu cão com cavalos? É que ele viver nessa excitação permanente não lhe faz nada bem.

Ou então arranjar um segundo cão... a ver se tendo com quem brincar ele esquece o cavalo.
LucNun
Membro Veterano

terça ago 18, 2009 2:39 pm

A mim parece-me ser essa a melhor solução: socializar o cão com o cavalo, foi até uma das primeiras sugestões que dei. O que nem levaria muito tempo, num dia ou dois de fim-de-semana consegui-lo-ia. A questão está em saber se o dono do cavalo e da propriedade em que ele se encontra autoriza que lá vão...

Para já, e para remedeio, não lhe será possível pôr qualquer coisa a tapar esse ponto de ataque do cão? Sei lá, uma casota, qualquer coisa pesada que o bicho não consiga desviar...
Responder

Voltar para “Cães”