Bethoven - Surdo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Kafeina
Membro
Registado: sábado jan 25, 2003 7:49 pm

segunda set 01, 2003 5:36 pm

Boa tarde, tenho há pouco tempo o bethoven, um dalmata amoroso com pouco mais de 2 meses, uns olhos azuis lindissimos e extremamente meigo, no entanto, tal como o compositor, o meu cachorinho tem uma particularidade, sofre de surdez...
Em poucos dias li alguns artigos sobre surdez canina, e sei que é possivel educar um cão surdo através de sinais e meios alternativos aos comandos de voz... se alguem tem conhecimentos sobre o assunto, gostaria que me ajudassem.
Desde já agradeço
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda set 01, 2003 5:57 pm

Parabéns por não se querer ver livre do animal, como muitos outros fariam !

Se dissesse onde vive, era mais fácil tentar ajudar.

Se é na zona de Lisboa sugiro que tente contactar a forista Texa.
Ela tem um pit bull surdo e penso que está a ser treinado.

Talvez ela a possa ajudar.(faça uma pesquisa no fórum por intervenções da Texa e envie-lhe uma pm - há já algum tempo que ela não participa, mas talvez receba).

Vou tentar descobrir alguma coisa mais.
Boa sorte.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda set 01, 2003 7:12 pm

<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
texa
Membro
Registado: quarta jan 01, 2003 11:25 pm
Localização: 2 pitbulls(Bumma e Fuzzy), 1 Gato(Alf),2 passarinhos(joli e Passarinho)

segunda set 01, 2003 10:09 pm

Olá Kafeina :)

Atão é assim, eu tenho um pitbull que é surdo e apesar de ao principio estar um pouco apreensiva,passados 6 meses já estou habituada a situação. Ainda não estou na escola de treino pois ele acabou de completar os 6 meses e embora já tenha dado o meu nome ainda não me chamaram, enquanto isso dou eu o meu próprio treino! :)

Também tenho a mãe dele o que torna mais fácil controlálo na rua,pois ele segue-se muito por ela, mas a trela é essencial num cão surdo pois eles podem fugir para a estrada ou mesmo ir a correr atrás de algo que os atraia e não o consegue chamar de maneira nenhuma!
Estes cães normalmente apegam-se muito ao dono,são como a nossa sombra por isso normalmente andam sempre atrás de nós...mas nunca se sabe..lol :p

Com alguma presistencia consegue ensinálo a sentar...a deitar... a ficar...a vir.. e tudo o que quiser que ele faça, em vez de voz usa gestos...não é tarefa fácil, requere alguma presistência, mas com paciência tudo se faz! Percebem perfeitamente quando está contente com ele ou quando está zangada! Grite com ele á mesma,nao se acanhe, ele percebe pela sua expressao.
Normalmente estes cães nao gostam muito de pessoas estranhas, por isso na rua cuidado redrobado, eles não ouvem e se na rua vão direitos a ele para fazer festas ele pode interpretar de outra maneira e ao sentir-se ameaçado, ataca, nunca aconteceu comigo atacar mas ladrar e rosnar já,por isso muito cuidado na rua.Tente avisar as pessoas para deixarem o cão cheirar primeiro e só depois fazer festas.
Em casa quando ele está a dormir e com a sua chegada não acorda, arranje um sitio do corpo dele em que toque SEMPRE para o acordar, com o hábito ele apercebe-se que é você. :)
Não tenha pena de ele ser surdo, pois ele é feliz á mesma, é um cão como os outros, só não ouve :) Na rua as pessoas dizem sempre..ai coitadinhooooo...eu digo logo...coitadinho porquê??? Não o noto infeliz por causa disso ;)
É normal estar um pouco apreensiva agora, mas com o tempo vai ver que o Bethoven é um cão como outro qualquer!
Agora uma coisa muito importante, nunca se esqueça da sua trela em casa e assim que puder vá para uma escola de treino pois sempre é mais fácil para si e para o Bethoven :p

Espero ter sido útil em alguma coisa e NUNCA desista do Bethoven :D
Eu não desisti do Fuzzy e não estou nada arrependida..pelo contrário...é o meu filhote especial. Acredite que você também não se vai arrepender..e que vai aprender muito com ele ;)
Alguma questão que queira colocar estou a sua disposição.
Muitas felicidades para si e para o Bethoven :lol: :lol: :lol:

Aisd beijinhos para ti ;) Não tenho participado no forúm mas ando sempre por aqui :p
Kafeina
Membro
Registado: sábado jan 25, 2003 7:49 pm

terça set 02, 2003 9:25 am

Mt obrigada,
- aisd, infelizmente na zona onde moro, não será assim tão facil arranjar uma escola de treino para o Beethoven, mas de qualquer forma, vou perguntar ao veterinário na proxima consulta...talvez ele tenha informações :). Quanto a abandono :( , nunca, jamais em tempo algum.
- CasadeAnaval, obrigada pelo endereço ;)
- texa, obrigadissima, depois de tudo o que já tinha lido, é bom "ler" alguém q lide com a situação na primeira pessoa... e em pouco tempo já constatei mt do que referes, o Beethoven é um cão mt afectuoso, sempre à espera que lhe faça uma festa e quando caminha (felizmente tenho um jardim, onde ele pode andar solto) fa-lo quase sempre encostado, tipo sombra. Não me parece nada infeliz...aliás tenho a certeza de que não o é, é mt brincalhão, como é caracteristico da raça, já não é o 1º dalmata que tenho... já sabia que a surdez nesta raça tem uma maior probabilidade de acontecer e já sei do que são capazes, :lol: ... aliás para quem quer um "cão-tempestade" em casa, não há melhor escolha...mas tem uma ternura que compensa tudo.
Beijos a todos e mais uma vez, obrigada
Anita_ra
Membro Veterano
Registado: segunda jun 03, 2002 2:49 pm
Contacto:

terça set 02, 2003 8:18 pm

Parabéns por ter tido a coragem de cuidar do bethoven, e nunca desistir das suas capacidades!! Mesmo sabendo que os dálmatas são das raças em que a surdez mais os afecta, não desistiu.
E tem razão sim senhora quando diz que a meiguice destes cães supera tudo isso e muito mais.

http://arcadenoe.clix.pt/article.php3?article=209

http://www.agilitynews.com.br/br/sistem ... numero=139

Mitos dos Cães Surdos

- Cães surdos têm propensão a problemas de comportamento;

- Cães surdos têm anormalidades cerebrais, que são a causa dos problemas de comportamento;

- Por serem constantemente surpreendidos, cães surdos se tornam medrosos e nervosos, levando a baixa qualidade de vida e possível agressão por medo;

- Cães surdos correm um maior risco de serem atropelados por não ouvirem o carro a aproximar-se;

- Cães surdos ficarão agressivos aos três anos de idade;

- O comportamento dos cães surdos é imprevisível;

- Cães surdos são difíceis de serem treinados, a não ser que você queira pensar como um cão ou perder tempo;

- Não é qualquer um que pode treinar ou viver com um cão surdo.

Lembre que tudo isso é MITO

Espero que ajude,
Fiquem bem,
Ana
Responder

Voltar para “Cães”