qual dos 2 escolher??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quinta set 10, 2009 2:40 pm

rockwarrior Escreveu:há vários tipos de calor e de frio e certamente que o clima transmontano é mt diferente do alentejano...o facto de esta raça se ter fixado naquela zona tem algum significado. Além de que pelo seu pêlo é um cão que dá algum trabalho para o manter em condições saudáveis...
Acho que em principio se o cão tiver uma boa alimentação e for bem tratado não se vai ressentir com o clima transmontano...acho que é um bocado complicado estar a procurar um cão que venha de um clima identico ao transmontano...

Quanto ao pelo, de facto tem razão, mas com o Barbado passa-se o mesmo...exige alguns cuidados...
rockwarrior
Registado: quinta set 10, 2009 1:31 pm

quinta set 10, 2009 2:46 pm

LucNun Escreveu:Os borders são uns cães de rebanho fantásticos, nem sequer quando servem só para companhia perdem o instinto de condução!

E a questão do clima nem sequer se põe, vêm de um clima bastante frio e húmido, por isso adaptam-se bem e não precisam de grandes cuidados com a pelagem.
concordo, mas eu estava-me a referir aos cuidados da pelagem dos serra aires...
paprika201
Membro
Registado: quinta jul 16, 2009 12:17 am

quinta set 10, 2009 2:57 pm

na minha opiniao é 100% serra da estrela....excelente cao...
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quinta set 10, 2009 2:59 pm

rockwarrior Escreveu:
LucNun Escreveu:Os borders são uns cães de rebanho fantásticos, nem sequer quando servem só para companhia perdem o instinto de condução!

E a questão do clima nem sequer se põe, vêm de um clima bastante frio e húmido, por isso adaptam-se bem e não precisam de grandes cuidados com a pelagem.
concordo, mas eu estava-me a referir aos cuidados da pelagem dos serra aires...
Sim, eu sei, o que escrevi foi uma comparação com a sua afirmação. De resto, gosto muito dos Srrra d'Aires, são também uns óptimos cães.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
c_saraiva
Membro Veterano

quinta set 10, 2009 3:01 pm

paprika201 Escreveu:na minha opiniao é 100% serra da estrela....excelente cao...
Serra da Estrela é um cão de guarda de rebanhos e não um cão de condução :wink:
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta set 10, 2009 3:01 pm

rockwarrior

Quanto ao castro laboreiro, conforme lhe disse, eu vi um a conduzir sozinho um pequeno rebanho de ovelhas de volta a casa. E o mais fantástico foi o cuidado com que ele desviou as ovelhas do cruzamento de estradas onde eu estava.

Quanto ao serra d'aires:
Olhe que o clima transmontano não é assim tão diferente do alentejano. Ambos bastante quentes no verão e bastante frios no inverno (embora no alentejo não costume nevar).
Quanto ao pêlo, dá mesmo muito pouco trabalho. Eu já tive um cão destes, e comparado com o pastor alemão ou o serra da estrela não dá é trabalho nenhum.

Mas se quer mesmo o actual supra-sumo da condução de rebanhos, opte pelo Pastor Australiano. :wink:
c_saraiva
Membro Veterano

quinta set 10, 2009 3:05 pm

Musky Escreveu:rockwarrior

Quanto ao castro laboreiro, conforme lhe disse, eu vi um a conduzir sozinho um pequeno rebanho de ovelhas de volta a casa. E o mais fantástico foi o cuidado com que ele desviou as ovelhas do cruzamento de estradas onde eu estava.

Quanto ao serra d'aires:
Olhe que o clima transmontano não é assim tão diferente do alentejano. Ambos bastante quentes no verão e bastante frios no inverno (embora no alentejo não costume nevar).
Quanto ao pêlo, dá mesmo muito pouco trabalho. Eu já tive um cão destes, e comparado com o pastor alemão ou o serra da estrela não dá é trabalho nenhum.

Mas se quer mesmo o actual supra-sumo da condução de rebanhos, opte pelo Pastor Australiano. :wink:

Pensava que o supra-sumo era o Border Collie :twisted:

Aqui fica o video de um Pastor Australiano em serviço :wink:

http://www.youtube.com/watch?v=g5dg5DxplMg

Editei para dizer que dona e cão são ainda aprendizes na arte :wink:
Última edição por c_saraiva em quinta set 10, 2009 3:10 pm, editado 1 vez no total.
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quinta set 10, 2009 3:07 pm

Boa tarde

Se o Serra de Aires tiver a pelagem correcta não requer assim tanto trabalho. Se quer um cão de trabalho e não de exposição pode sempre manter lhes o pelo encurtado, mas normalmente mesmo em cães que andem no campo basta uma boa escovagem semanal.

Atenção que os Serras que trabalham costumam ter naturalmente o pelo mais curto e não tão volumoso como os de exposição. Não enchem tanto o olho. Alem disso o proprio terreno em que trabalham trata de lhes fazer um "ajuste" à pelagem, arrancando os nos e o pelo solto.

Conheço vàrios que trabalham seja com ovelhas, seja com vacas, seja na caça o javali, seja na "caça" às trufas. Nenhum dono alguma vez se queixou de ter trabalho a nivel de tratamento de pelo, pelo menos que me lembre. Queixam se mais os donos "comuns" e os proprietarios de cães de exposição.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
rockwarrior

quinta set 10, 2009 3:10 pm

Musky Escreveu:rockwarrior

de facto parece-me uma boa sugestão. é mt difícil encontrar em portugal?
ana_link
Membro Veterano

quinta set 10, 2009 3:11 pm

Musky Escreveu:Quanto ao serra d'aires:
Exactamente.

O volume e comprimento dos pelos dos cães de exposição "assustam" um bocado e dão a sensação que tem um alto nivel de manutenção. Mas esta ideia é errada. Basta uma boa escovagem.

Eu conheço alguns Serras a viverem na Finlândia e Noruega... e olhe que se adaptaram muito bem à neve, sendo quase impossivel manterem-nos em casa...
<p>Ana</p>
c_saraiva
Membro Veterano

quinta set 10, 2009 3:14 pm

Os mesmos criadores de Border Collies de trabalho de Tras-os-montes que se falaram há pouco tambem têm Serras de Aires...
É uma questão de falar com eles e saber quais os que melhor se adaptam ao trabalho :wink:
puig104
Registado: terça set 01, 2009 8:43 am

quinta set 10, 2009 3:20 pm

e que tal um border collie?
rockwarrior

quinta set 10, 2009 3:21 pm

parece-me que a escolha recairá entre o border collie e o pastor australiano...
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

quinta set 10, 2009 3:28 pm

O que e que o cao esta a fazer aos saltos atras das ovelhas? Tem de ir buscar outro video, com um cao a trabalhar a serio. A International Sheep Dog Society nao aceita o pastor australiano (que de australiano so tem o nome, visto que e made in USA).
ana_link
Membro Veterano

quinta set 10, 2009 3:29 pm

E que tal ir falar directamente com quem tem cães a trabalhar?

Tal como foi dito, existe um criador ai no Norte que tem Serras de Aires e Border Collies. Jà no Alentejo tem Serras de Aires e os Pastores Australianos, embora nestes ultimos eu nao saiba bem qual o nivel desenvolvido dos cães em Portugal, se estão a trabalhar ou se so fazem mesmo exposiçao e agility.

Cães pastores existem muitos. O Pastor de Beauce tambem ja tive prazer de ver a pastorear e é um espectaculo!

Cada uma destas raças tem uma forma diferente de trabalhar o rebanho. Veja e compreenda como funcionam/trabalham e qual se adapta melhor ao que pretende e ao seu temperamento.
<p>Ana</p>
Responder

Voltar para “Cães”