Caro Marcelo, há alguns anos tive precisamente a mesma dúvida e acabei por escolher uma Cavalier blenheim.
É bem sabido que o Cavalier é uma raça muito carinhosa, expressiva e ternurenta; depressa cria laços emocionais muito profundos com os donos. Eles são mesmo o perfeito cão de companhia: são muito fáceis de treinar e socializar e não precisam de trabalhos de maior. Não serão os cães mais activos, mas estão sempre prontos para um passeio: não havia nada que a minha cadelinha mais gostasse do que estar ao lado de mim ou da minha mãe no sofá ou acompanhar-me num passeio matinal - ficava RADIANTE!

Um pequeno senão: são cães muito dependentes e não suportam estar sozinhos, pelo que não os recomendo quando não houver sempre pessoas em casa ou outros cães.
Foram em suma oito anos fantásticos! Infelizmente, a minha cadelinha faleceu devido à progressão da doença que assola esta raça, a doença da válvula mitral ou vulgarmente "sopro no coração".
Dito isto, o Cavalier deve ser uma escolha muito muito bem meditada. Este conselho serve para todas as raças, mas ainda mais para o Cavalier:
compre o seu cão apenas a criadores responsáveis e de confiança, com uma acreditação fidedigna e dispostos a informá-lo sobre todos os problemas de saúde que possam afectá-lo. Ora, eu procurei por bons criadores do Cavalier em Portugal, mas não os encontrei. É possível que encontre alguns vendedores, mas desconfie muito e evite-os, sobretudo se falarem de "linhagens irlandesas" ou coisas do género...é um sinal de que essas "linhagens" são afinal os tenebrosos puppy-mills. Como se não bastasse a incúria de muitos criadores (revelada no recente documentário da BBC, o "Pedigree Dogs Exposed"), os exemplares vindos em massa dos puppy-mills estão a cimentar a fama de uma raça repleta de maleitas genéticas como o "sopro" e a seringomielia.

Por tudo isto, acho muito importante que quem queira ter um Cavalier pesquise bastante e demore o seu tempo...