Qual dos dois hei-de escolher?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Marcelo97
Membro Júnior
Registado: terça ago 04, 2009 4:18 pm

quinta set 10, 2009 10:20 pm

Ola.
Estou indeciso entre duas raças , e não sei qual delas hei-de de escolher.
Eu estou indeciso entre o West Ingland White 'Terrier e o Cavalier King Charles :D :? :?:
Xelele
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am

sexta set 11, 2009 10:02 am

Olá,

ainda não decidiu?
Eu voto no Westie, mas não tenho experiência com os Cavalier.

Para ajudar faço um resumo dos prós e contras, baseados na minha experiência:

Prós do Westie:

- pequeno mas robusto (7kg de peso não dá para andar ao colo)
- óptimo companheiro de caminhadas
- alegre e brincalhão
- afável, mesmo com estranhos e outros cães
- muito alerta e com grande instinto caçador (insectos e roedores)

Contras do Westie:

- o grooming deve ser feito de forma profissional
- propensão para alergias
- tendência para ladrar
- é um cão muito "snapy" - com a mania de morder quando incomodado
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 11, 2009 10:22 am

- é um cão muito "snapy" - com a mania de morder quando incomodado
Como todos os terriers. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Xelele
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am

sexta set 11, 2009 10:34 am

O Westie é um cão da família, e o mais provável é seja ele a escolher um dono entre os membros. Mas vai gostar e acompanhar todos os elementos do seu lar, no entanto pode adoptar um com preferência.

Engana-se quem pensa que por ser um cão pequeno se cansa com alguns minutos de exercício: um Westie adulto saudável consegue passar horas a correr, cavar, perseguir "presas" e a ladrar.

O ideal é dispor de umas horitas por dia para brincar com o cão e ensiná-lo coisas novas para fazer, pois esta raça tem por comportamento típico brincar uns minutos e aborrecer-se logo de seguida, a minha normalmente faz isto: pegar na bola, correr atrás dela, deitar-se e rebolar com ela e depois vira-se para outro brinquedo fá-lo chiar umas quantas vezes, chateia-se e vai para a janela ou para o portão "falar" para os outros cães... e depois volta ao mesmo.

Um Westie não é para quem gosta de estar sossegado a ver televisão com um cão deitado aos pés.
mesfern
Registado: sexta set 11, 2009 10:19 am

sexta set 11, 2009 3:27 pm

Caro Marcelo, há alguns anos tive precisamente a mesma dúvida e acabei por escolher uma Cavalier blenheim. :)
É bem sabido que o Cavalier é uma raça muito carinhosa, expressiva e ternurenta; depressa cria laços emocionais muito profundos com os donos. Eles são mesmo o perfeito cão de companhia: são muito fáceis de treinar e socializar e não precisam de trabalhos de maior. Não serão os cães mais activos, mas estão sempre prontos para um passeio: não havia nada que a minha cadelinha mais gostasse do que estar ao lado de mim ou da minha mãe no sofá ou acompanhar-me num passeio matinal - ficava RADIANTE! :D :D :D Um pequeno senão: são cães muito dependentes e não suportam estar sozinhos, pelo que não os recomendo quando não houver sempre pessoas em casa ou outros cães.
Foram em suma oito anos fantásticos! Infelizmente, a minha cadelinha faleceu devido à progressão da doença que assola esta raça, a doença da válvula mitral ou vulgarmente "sopro no coração". :cry: :cry:

Dito isto, o Cavalier deve ser uma escolha muito muito bem meditada. Este conselho serve para todas as raças, mas ainda mais para o Cavalier: compre o seu cão apenas a criadores responsáveis e de confiança, com uma acreditação fidedigna e dispostos a informá-lo sobre todos os problemas de saúde que possam afectá-lo. Ora, eu procurei por bons criadores do Cavalier em Portugal, mas não os encontrei. É possível que encontre alguns vendedores, mas desconfie muito e evite-os, sobretudo se falarem de "linhagens irlandesas" ou coisas do género...é um sinal de que essas "linhagens" são afinal os tenebrosos puppy-mills. Como se não bastasse a incúria de muitos criadores (revelada no recente documentário da BBC, o "Pedigree Dogs Exposed"), os exemplares vindos em massa dos puppy-mills estão a cimentar a fama de uma raça repleta de maleitas genéticas como o "sopro" e a seringomielia. :|
Por tudo isto, acho muito importante que quem queira ter um Cavalier pesquise bastante e demore o seu tempo... :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 11, 2009 5:09 pm

Já tinha dito precisamente o mesmo em 2 outros tópicos do Marcelo.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”