Apresentação/ajuda Retriever Lab

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

quinta set 10, 2009 2:32 pm

Boas
Pois se quer mesmo um de raça: lol:
600€ Não é assim tanto dinheiro pois em 2000 dei pela minha rot 120contos já passaram 10 anos
Em 1998 dei por husk 180 contos.

Já passaram alguns anos e os preços estão iguais, o custo das rações são diferentes as idas ao vet tb são mais caras, está tudo mais caro.
o preço dos cães mantém.
O barato sai caro
Agora se quer gato por lebre compre mais barato.
A carteira é sua faz dela o que bem entender, não quer gastar muito ou não tem Adopte
marizacruz
Membro Veterano
Registado: terça nov 25, 2008 6:27 pm

quinta set 10, 2009 2:32 pm

oh rui eu tambem sou de aveiro e ainda hoje fui cuscar a loja de animais do jumbo e tinha la dois machos a 450eur cada um com LOP...como ve preços ha muitos...mas comprar numa loja de animais..bem parece-me muito duvidoso...

quando andava a procura do FOX...nao percebia nada disto como o rui e vi a vender labradores a 800eur numa outra loja de animais, achei muito caro e continuei à procura...fui parar a uma criadeira que criava tudo e mais alguma coisa que os vendia a 400eur as pessoas e à loja em questao..

fui tambem ao canil municipal de aveiro...nao sei se sabe onde fica..mas se precisar digo-lhe onde fica..nunca se sabe.e mais agora depois do verao...

se quiser ver ao vivo os meus dois machos...um tem 13 meses e o outro 4..é só dizer por mensagem
marcoliv
Membro
Registado: domingo mai 10, 2009 1:05 am

quinta set 10, 2009 3:23 pm

dinodane Escreveu:Marcoliv,

A coisa é mais ou menos assim:

Tenho uma cadela bestial que quero reproduzir. Procuro um cão que complemente as características que ela tem, ou a superar alguma falha que ela tenha ou ainda procuro um "sangue" em particular para introduzir no património genético da minha criação.

Então, vou procurar esse macho e quando o encontro combino com o seu proprietário e levo a cadela até ele, o que por vezes pode representar viagens ao estrangeiro. Temos no sub-fórum do DA uma criadora que foi cobrir a cadela a França, é só um exemplo, exemplo esse bem sucedido já que os cachorros da ninhada têm sido bem avaliados e premiados em expo.

Pago o valor acordado pela monta (sim, valor, que isso do dono do cão ficar com um filho ou escolher um cachorro é coisa que geralmente não se usa a este nível), que depende da qualidade do macho mas pode andar por uns 1500, 2000 ou mais Euros e venho me embora com a cadela, que pode estar ou não grávida. Se não estiver, azar.
Não fazia ideia que isso acontecia! Isso é prostituição! :lol:
O que eu pensava (tinha ouvido falar) era que o dono do macho tinha direito a escolher o melhor cão da ninhada. O que no fundo não deixa de ser um pagamento...
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

quinta set 10, 2009 4:34 pm

marcoliv Escreveu: Não fazia ideia que isso acontecia! Isso é prostituição! :lol:
O que eu pensava (tinha ouvido falar) era que o dono do macho tinha direito a escolher o melhor cão da ninhada. O que no fundo não deixa de ser um pagamento...
O dono do macho não tem direito a escolher o melhor da ninhada (melhor dizendo, a fazer a primeira escolha ...) a não ser que tenha sido isso que foi acordado. Não há qualquer lei que obrigue a tal. De qualquer forma, isso de pagamento em cachorros é usual entre criadores de vão de escada, não é muito vulgar a nível de cães de topo.
"Se não houvesse tótós para enganar, não havia tótós enganados"  (Eu)
DrCasa
Membro Júnior
Registado: domingo out 19, 2008 2:49 pm

quinta set 10, 2009 6:29 pm

Rui permita-me uma analogia rápida:

O Ferrari F430 e o Fiat 500 são veículos automóveis. Em comum tem o facto de serem produzidos pelo mesmo grupo e permitirem uma locomoção motorizada. Um é topo de gama, o outro utilitário. No meio existe uma série de gama com características próprias.
Percebe onde eu quero chegar?

Invariavelmente na Arca irá se deparar com criadores defensores do tipo gama alta cujo objectivo, lamentavelmente, não é desmistificar a canicultura mas ao invés, mistifica-la.
A história da canicultura está pejada de erros grosseiros, sendo as cesarianas no buldogue inglês, tal como a dinodane referiu, um dos exemplos.
Se não pretende entrar na competição para quê comprar uma “cria fruto da monta de um macho que complementou as características morfológicas da fêmea, e pela qual paguei 1500€ + viagens e acomodação.”?
Por ser um potencial campeão? Tudo bem, se essa for a sua onda.
Se por outro lado se contentar com um utilitário, fique a saber que, ao contrário do que aqui lhe vão dizer, as doenças ou desvios comportamentais não vêm incluídas de série.
Atrevo me a dizer que grande parte dos modelos são altamente fixes. Mesmo aquilo que você procura!
Claro que não irá ter o porta-chaves com o cavalinho que lhe poderá dar acesso ao clube (…)

Deixo-lhe um conselho:
Nunca compre um cão num impulso, porque acha que já não pode esperar mais ou porque agora é que tem de ser.
Pergunte aos seus colegas, indague junto dos amigos e familiares. Peça para eles procurarem. Insista. Vá aos canis. Procure nos fóruns de adopção. Seja paciente.
Não desdenhe e não vá em conversas.

Rui, ainda muito recentemente o empregado de uma loja onde costumo ir, perguntou se eu queria uma fêmea Labrador com 4 meses. Segundo parece o bichinho entretém-se a destruir o quintal, sendo a “pièce de résistance” a aniquilação total das roseiras da sua dona. Estando esta já pelos cabelos.

Como vê, casos de doação até são relativamente comuns.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta set 10, 2009 6:49 pm

Duas clarificações:

- pegando na analogia dos automóveis, eu nunca tive automóveis de gama alta, sempre tive utilitários, leiam-se exemplares de companhia.

- não sou criadora apenas interessada na canicultura.

500 / 600 euros é o custo normal de um cachorro de raça pura sem grandes pergaminhos, de criação correcta.

Os topos de gama custam muito, muito mais. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta set 10, 2009 8:11 pm

Eu também acho que os topos de gama na canicultura são uma treta.

Depois de ver na televisão o que se passou em Inglaterra com o Cavalier King Charles - que recebeu o prémio do melhor em show no Crufts - pejadinho de doenças genéticas e a reproduzir em grande...diria que é o mesmo que comprar um Ferrari que, afinal, é ferro velho.

Agora um bom criador é um bom criador.
Não forçosamente de topos de gama mas de bons cães (já ouviram dizer que o óptimo é inimigo do bom ?)

Conheça a raça.
Vá vê-los a exposições, fale com os criadores, visite o canil, fale mais com o criador, seja claro quanto ao que quer e deixe o preço de parte.

Quando queremos bom sabemos que temos de pagar.
O importante é que seja bom e não uma burla.
Porque uma burla barata é sempre um preço obsceno...por muito barato que seja.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

quinta set 10, 2009 8:49 pm

Estao enganados. Muito criador de topo quando poe preco ao cachorros, faz as contas ao quanto a ninhada custou e divide. E depois ha os outros que pedem um preco porque e o que fulano ou sicrano pedem.
Fjord
Membro Veterano

sexta set 11, 2009 9:10 am

aisd Escreveu: Depois de ver na televisão o que se passou em Inglaterra com o Cavalier King Charles - que recebeu o prémio do melhor em show no Crufts - pejadinho de doenças genéticas e a reproduzir em grande...diria que é o mesmo que comprar um Ferrari que, afinal, é ferro velho.
Xiiiiiiii, que programa foi esse que viu na televisão? No programa que eu vi, não vi nenhum CKCS a ganhar a Crufts (aliás, a única vez que um cão desta raça ganhou a Crufts foi no já longínquo ano de 1973 ...) , e o cão que eu vi não estava pejadinho de doenças genéticas, apenas tinha uma ligeira malformação no crânio, não tinha qualquer sintoma de doença e levava uma vidinha perfeitamente normal. Já os cães que andavam por lá a contorcer-se por todo o lado, esses, vinham de BYB ou "médias gamas" ...

Por é, os "topos de gama" podem carregar doenças, mas os criadores fazem despistes e planeiam cruzamentos de modo a que essas doenças não se manifestem e que os genes deletérios se tornem progressivamente mais raros. Já os de "baixa gama", que têm os mesmíssimos genes deletérios, nem sequer sabem o que é que os cães carregam e por isso tudo o que possa dali sair é perfeita roleta russa. Já para não dizer que, para ter um "baixo de gama" que, a única semelhança que tem com um "topo de gama" é ter 4 rodas e andar, mais vale ter um "sem marca", vulgo rafeiro...
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

sexta set 11, 2009 1:44 pm

aisd Escreveu:Conheça a raça.
Vá vê-los a exposições, fale com os criadores, visite o canil, fale mais com o criador, seja claro quanto ao que quer e deixe o preço de parte.
Pois, só que é esse precisamente o problema dele... o preço!
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sexta set 11, 2009 3:30 pm

Fjord Escreveu:
aisd Escreveu: Depois de ver na televisão o que se passou em Inglaterra com o Cavalier King Charles - que recebeu o prémio do melhor em show no Crufts - pejadinho de doenças genéticas e a reproduzir em grande...diria que é o mesmo que comprar um Ferrari que, afinal, é ferro velho.
Xiiiiiiii, que programa foi esse que viu na televisão? No programa que eu vi, não vi nenhum CKCS a ganhar a Crufts (aliás, a única vez que um cão desta raça ganhou a Crufts foi no já longínquo ano de 1973 ...) , e o cão que eu vi não estava pejadinho de doenças genéticas, apenas tinha uma ligeira malformação no crânio, não tinha qualquer sintoma de doença e levava uma vidinha perfeitamente normal. Já os cães que andavam por lá a contorcer-se por todo o lado, esses, vinham de BYB ou "médias gamas" ...
Esse CKCS que mostraram ganhou vários BOB's (ou BiB's como dizem lá) e é CH (ganhou alguns Breed Certificate ou lá o que lhe chamam no Crufts). E o problema foi despoletado pela dona de um dos filhos dele, que começou a traçar os problemas da sua descendencia.

Mas é de notar que se trata de apenas uma criadora. Que disse alto e bom som que se estava marimbando e que ia continuar a criar... a coisa evoluiu até este ponto:
BBC will not screen Crufts after row over ailing dogs

Sam Jones
The Guardian, Saturday 13 December 2008
Article history

Crufts will not be televised by the BBC next year after the Kennel Club refused to accept the broadcaster's "insupportable conditions" for certain breeds of pedigree dog to be excluded from the show.

The club said yesterday it had "regrettably" suspended its 46-year relationship with the BBC because the corporation had failed to take account of the measures it had introduced to improve the health of pedigree dogs or the fact that judges would ensure that only healthy animals would be awarded prizes.

The move follows the screening of a BBC documentary in August that claimed that the breeding process used to produce pedigree dogs had resulted in a high incidence of inherited genetic disease.

Ronnie Irving, the Kennel Club's chairman, said he was sorry that BBC audiences in the UK and around the world would not be able to watch Crufts next March.

"However, we have been forced to reject the insupportable conditions imposed by the BBC, who have told us they will only televise the show in 2009 if certain breeds are excluded from participating. We are unable to agree to these demands, as it would compromise both contractual obligations and our general responsibility to dog exhibitors and our audience."

He added: "We are obviously disappointed and confused with this outcome as we hoped the broadcast would have supported our focus on health and welfare issues, given advice about caring for and training dogs, and showcased the charitable work that we support."

The club said it could not discuss which breeds it had been asked to exclude, but they are thought to include: basset hounds, clumber spaniels, dogues de Bordeaux, mastiffs, neapolitan mastiffs, pekingese, rottweilers, shar-peis, St Bernards, chow chows, and bulldogs.

The BBC film showed a prizewinning Cavalier King Charles spaniel suffering from syringomyelia, a condition which occurs when a dog's skull is too small for its brain, boxers with epilepsy, pugs with breathing problems and bulldogs that were unable to mate or give birth unassisted. The documentary claimed that dogs suffering from genetic illness were not prevented from competing in dog shows, and had gone on to win best in breed despite their poor health. Following the documentary, the RSPCA announced that it was pulling out of Crufts 2009 over concerns about the welfare of pedigree dogs, and the pet food company Pedigree withdrew its sponsorship.

In October, the Kennel Club and the Dogs Trust charity called for government backing for a review of registration, breeding and showing of dogs which they would set up and fund themselves.

Yesterday the BBC said it recognised that the club was taking steps to address concerns over breeding, but said it had felt compelled to act after consulting an independent panel of experts. After receiving its advice, it had had discussions with the Kennel Club. "Unfortunately we were not able to reach agreement about how to handle televising the so-called 'at-risk' breeds of pedigree dog and therefore we decided to suspend coverage in 2009."

The RSPCA said: "Dog shows using current breed standards as the main judging criteria ... allow and encourage both the breeding of deformed and disabled dogs and the inbreeding of closely related animals. This is morally unjustifiable and has to stop."

Por favor não tentem minimizar o problema e tapar o sol com uma peneira.

Igualmente, não metam todos os criadores no mesmo saco.

Porque por exemplo no mesmo UK, um dos maiores criadores de sharpeis encerrou a actividade há 2 anos depois de ter detectado a existencia de FSF em cachorros da sua criação. Como tinha renovado o pool genético recentemente com a compra de novos reprodutores, anunciou-se "lixado" e saiu do mercado.

Quer dizer que há criadores suficientemente amantes da "sua" raça para optarem pelo prejuizo financeiro. Como disse a Fjord num outro topico, ser-se grande não significa ser-se bom.

Além disso, se numa expo um cão apresenta problemas visiveis e é premiado, a culpa é do juiz!
Fjord
Membro Veterano

sexta set 11, 2009 4:26 pm

Musky Escreveu:Esse CKCS que mostraram ganhou vários BOB's (ou BiB's como dizem lá) e é CH (ganhou alguns Breed Certificate ou lá o que lhe chamam no Crufts). E o problema foi despoletado pela dona de um dos filhos dele, que começou a traçar os problemas da sua descendencia.
BOB (Best in Specialty naquele caso) e Challenge Certificate. Eu sinceramente acho que foi montada uma completa desinformação à volta do caso. No site do clube inglês há relatórios sobre a siringomielia datados de 2006. O programa foi para o ar em 2008, portanto já se estava a fazer muita coisa antes disso. O tal cãozito, tal como foi referido no documentário, tinha a RM feita. Digam-me, alguém gasta 300 libras, que é o que custava uma RM na altura, se não estiver preocupado com a doença? :roll: O Clube tem regras de criação desde 2006, baseado em pareceres veterinários, que estão aqui. Como podem ver, cães com siringes mas sem sintomas acima dos 2.5 anos (classe D), e que era o caso desse cão, SÃO aceites para reprodução. Portanto, o problema já estava a ser seguido pelo clube de raça, não foi despoletado pela senhora que aparecia no documentário (e não me parece que as cadelas que ela teve tivessem alguma coisa a ver com esse cão, as cadelas dela eram "baixa gama" ...) e também duvido que a criadora tenha dito que se estava a marimbar para a coisa, (pode, sim, tê-lo dito à sujeita que fez o documentário que, diga-se de passagem é muitíssimo irritante ...
Musky Escreveu: a coisa evoluiu até este ponto:
Foi o melhor que aconteceu 8) Eu finalmente pude assistir à Crufts, uma vez que foi transmitida em directo pela internet, e quem lá esteve diz que, finalmente, se pôde visitar tranquilamente a Crufts, sem ter os stands da RSPCA e afins a atravancar o caminho 8) Para o ano, a transmissão já foi atribuida a outro canal de TV mas espero que eles continuem a transmitir pela net ...
Musky Escreveu:Por favor não tentem minimizar o problema e tapar o sol com uma peneira.
Ninguém quer tapar sóis com nenhumas peneiras, os criadores são os primeiros a saber que problemas têm que enfrentar e são também os primeiros a avançar com as soluções. O financiamento para estudos vem, em parte, dos Clubes de Raça (logo, dos próprios criadores) e são também os clubes de raça que contactam os investigadores no sentido de procurarem respostas para as suas raças. Agora, frases destas "Dog shows using current breed standards as the main judging criteria ... allow and encourage both the breeding of deformed and disabled dogs and the inbreeding of closely related animals. This is morally unjustifiable and has to stop." é que são perfeitamente ridículas :roll:
Musky Escreveu:Porque por exemplo no mesmo UK, um dos maiores criadores de sharpeis encerrou a actividade há 2 anos depois de ter detectado a existencia de FSF em cachorros da sua criação. Como tinha renovado o pool genético recentemente com a compra de novos reprodutores, anunciou-se "lixado" e saiu do mercado.
Essa é a solução fácil, não é solução heróica nenhuma :roll: Se toda a gente fizesse isso, amanhã deixava de haver Shar Peis.
Musky Escreveu:Além disso, se numa expo um cão apresenta problemas visiveis e é premiado, a culpa é do juiz!
Ora aí está! Anda toda a gente a apontar armas ao alvo errado :roll: A culpa de certas coisas não é do estalão, nem é das exposições em si, mas sim de quem premeia certos exemplares. Infelizmente, parece-me que nem a grande maioria dos juizes percebe a importância do papel que desempenham, nem o sistema está com vontade de actuar a esse nível ...
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
ziggy
Membro Veterano

sexta set 11, 2009 5:09 pm

Ate agora o unico resultado visivel foi relativamente aos pastores alemaes, e a unica coisa que se fez foi suspender os CC (challenge certificate) para a raca a partir de 2012, e agora os dois clubes da raca que se matem e esfolem uns aos outros longe dos ringues. So espero que cheguem a um meio termo e arranjem um cao equilibrado com o que tem.
Estao a pensar mudar o estalao do pequines, para ter um focinho mais comprido. Nos Cavalier nem se fala, porque os criadores estao de facto a tentar eliminar o problema da raca, coisa que ja estavam antes.
Foi de facto um ano abencoado relativamente ao Crufts, com os expositores a poderem circular a vontade, sem os idiotas da RSPCA e da BBC, e os caes poderem ficar nos bancos a vontade, sem um mar de gente a tentar meter-lhes os dedos nos olhos...
mesfern
Registado: sexta set 11, 2009 10:19 am

sexta set 11, 2009 5:36 pm

Caro/a Fjord, o caso da criadora Beverley Costello não devia ser referido com tanta ligeireza...
Até podia não ter outros, mas o "Pedigree Dogs Exposed" teve pelo menos o mérito de não deixar mais que o problema da seringomielia na raça Cavalier King Charles Spaniel fosse varrido para baixo do tapete.
Este é um problema que tem sido observado exaustivamente desde meados da década passada. Em 1998, foi publicado um primeiro parecer do Royal Veterinary College de Londres que exortava veementemente os criadores do Cavalier a fazerem uma RM e a afastar os cães afectados da cadeia reprodutora. Só oito anos depois (três gerações, portanto) é que o clube de criadores adoptou as primeiras regras quanto à seringomielia; e mesmo assim, como diz a principal autoridade na matéria, a Dra. Clare Rusbridge, elas estão longe de ser suficientes, porque o óptimo seria afastar todos os cães que manifestassem o mínimo sinal de seringomielia.
Mas aqui há um problema: do mesmo modo que quase não há nenhum Cavalier no mundo que não tenha uma enorme susceptibilidade de desenvolver doença da válvula mitral, acredita-se que quase não haja agora nenhum Cavalier no Reino Unido que não tenha uma enorme susceptibilidade de desenvolver seringomielia (por força do seu pool genético particularmente reduzido). O ideal seria assim que houvesse um esforço global no sentido de encontrar linhas que apresentem um risco mínimo de desenvolver a seringomielia (a qual deriva de um conjunto de genes regressivos, de manifestação imprevisível), mas aqui algumas rivalidades tontas entre os diferentes clubes têm dificultado essa coordenação... :roll:
E depois, é verdade que esse esforço implicaria despesas acrescidas, mas estou certo de que os amigos do Cavalier não hesitariam em suportá-las (isto é verdade: mais do que os criadores, têm sido os donos e os amigos do Cavalier a apoiar a investigação científica em volta desta raça) e contribuir para a causa, até muito mais do que as 300 libras (=500 euros).

Bom, há esperança de que, com as novas regras do KC, os problemas genéticos do Cavalier King Charles Spaniel possam ser diminuídos significativamente, além de que espera-se que em breve possam ser identificados os genes responsáveis pela transmissão desta doença. A partir desse momento, será possível desenvolver testes muito precisos de ADN a partir dos quais será possível analisar com um elevadíssimo grau de certeza as linhas mais saudáveis... :wink:
ziggy
Membro Veterano

sexta set 11, 2009 6:13 pm

A tal Dr Claire Rusbridge, que tambem disse que um terco dos cavaliers no Reino Unido tinham seringomielia, e agora ja diz que os numeros dela provem de amostras de estudo que talvez nao sejam representativas... O Cavalier fez primeira pagina esta semana no Dog World. Agora e esperar pela investigacao da Dr Sarah Blott e do Animal Health Trust, a quem o KC deu 100,000£. Espere, eu disse KC? Afinal nao sao os amigos do Cavalier a pagar a investigacao, e o KC e os criadores.
Responder

Voltar para “Cães”