Não, disse-o directamente para as camaras, algo "Borrifo-me para a ... e para... blá blá, só me interessa a opinião do juiz. E se ele premeia o meu cão eu continuo a criar com ele e prontos!" Eu vi o programa na altura em que foi difundido e o meu inglês é suficientemente bom para perceber cada palavra.e também duvido que a criadora tenha dito que se estava a marimbar para a coisa
Aliás a arrogancia dela foi a unica coisa que me chocou no programa, porque de resto e também no próprio programa foi focado o facto da doença e respectivas medidas já estarem a ser estudadas/tomadas. Neste sentido o representante do KC culpou, com todas as letras, os criadores irresponsáveis.
Sem duvida que é a mais fácil, mas quantos terão coragem de deitar assim dinheiro para a rua? Porque no caso da FSF, se a ciencia não encontra rapidamente a resposta (e duvido), a unica alternativa é uma pesquisa aturada, prolongada e dificil para encontrar bons exemplares. Não é impossível nem complicada, mas requere um dispendio de tempo e dinheiro que não está ao alcance de todos. Ainda por cima, os exemplares mais "garantidos" têm uma configuração fisica menos atraente para o comprador comum.Essa é a solução fácil, não é solução heróica nenhuma Se toda a gente fizesse isso, amanhã deixava de haver Shar Peis.
No caso dos sharpeis eu atribuo mais culpas aos compradores do que aos criadores conscientes por sistematicamente preferirem comprar os exemplares mais susceptiveis a doenças genéticas.
No caso dos pastores alemães o que me chateia é o resultado ter na base uma rivalidade nacionalista. Até porque este problema só pode ser resolvido pelos alemães.
Em relação aos CKCS, o clube da raça inglês já está a fazer uma pesquisa a nivel mundial para importação de exemplares saudáveis.
E, aqui não sei porquê, o clube da raça dos border collies inglês está a fazer o mesmo.