raças de cães portuguesas
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm
Se calhar haver até hà... Mas fica um bocadinho dificil de perceber que tipo de informações se pretende...
Que tal um pouco de informação sobre a utilização destas raças?
Serra de Aires, à volta do mundo temos cães a:
- Pastorear (o mais variado tipo de gado, desde ovelhas a cabras, a vacas..)
- Exposição
- Agility
- Obedience
- "Caçar" trufas (não sei o termo correcto..
)
- Detecção de explosivos (ainda em fase de treino aqui no nosso Portugal)
- Caça (incluindo ao javali)
- Flyball
Se me lembrar de mais algum depois meto.
Quanto a experiências pessoais...
Tenho Serras de Aires vai para 10 anos, e desde essa altura que me dedico à raça e a pesquisar sobre ela a todos os niveis, tendo contactos constantes com varios criadores das mais diversas nacionalidades. De forma geral são animais extremamente inteligentes, activos e espertos, de caracter forte e com tendência a dominar. Aprendem tudo muito facilmente, são "autodidactas" até certo ponto, e muito "certinhos" quando toca a trabalhar, demonstrando uma grande vontade de agradar. Trabalham sempre de forma alegre, muito conscientes do seu espaço.
São cães muito "snappy", ou seja com tendência a mordiscar para conseguirem o que querem, como por exemplo mordiscar o traseiro ou as canelas das crianças quando estas não vão para onde eles querem. Isto não é uma forma de agressividade mas uma forma de pastoreio, de impor a sua vontade sobre o rebanho.
Não são cães para pessoas com pulso fraco. Se o dono não for o chefe da matilha, então o Cão vai tomar esse lugar, impondo a sua vontade seja de que forma for. Os casos de agressividade com donos/familia identificados foram situações em que os donos não souberam mostrar ao cão que quem manda são os humanos. Atenção que ter pulso forte não significa bater neles!! Naturalmente timidos ou reservados com pessoas estranhas e barulhos desconhecidos. Não são agressivos, mas vocalizam bastante para afastar o "perigo".
Tratamento: Basta uma boa escovagem semanal.
Saude: Existem casos identificados de epilepsia e graves alergias (ambientais e alimentares) bem como Displasia da Anca. Cada vez mais é necessário radiografar os animais usados nas cruzas de forma a minimizar esta situação.
De momento não me estou a recordar de mais nenhum topico... Se se lembrarem de alguma coisa digam.
Nota pessoal: Tenho agora uma cadela de 2 anos. É tão atenciosa e meiga, que quando o meu cão tem algum pesadelo, ela vai ate ele e lambe-o até o acordar, voltando depois para a caminha dela.
- Exposição
- Agility
- Obedience
- "Caçar" trufas (não sei o termo correcto..

- Flyball
Tenho Serras de Aires vai para 10 anos, e desde essa altura que me dedico à raça e a pesquisar sobre ela a todos os niveis, tendo contactos constantes com varios criadores das mais diversas nacionalidades. De forma geral são animais extremamente inteligentes, activos e espertos, de caracter forte e com tendência a dominar. Aprendem tudo muito facilmente, são "autodidactas" até certo ponto, e muito "certinhos" quando toca a trabalhar, demonstrando uma grande vontade de agradar. Trabalham sempre de forma alegre, muito conscientes do seu espaço.
São cães muito "snappy", ou seja com tendência a mordiscar para conseguirem o que querem, como por exemplo mordiscar o traseiro ou as canelas das crianças quando estas não vão para onde eles querem. Isto não é uma forma de agressividade mas uma forma de pastoreio, de impor a sua vontade sobre o rebanho.
Não são cães para pessoas com pulso fraco. Se o dono não for o chefe da matilha, então o Cão vai tomar esse lugar, impondo a sua vontade seja de que forma for. Os casos de agressividade com donos/familia identificados foram situações em que os donos não souberam mostrar ao cão que quem manda são os humanos. Atenção que ter pulso forte não significa bater neles!! Naturalmente timidos ou reservados com pessoas estranhas e barulhos desconhecidos. Não são agressivos, mas vocalizam bastante para afastar o "perigo".
Saude: Existem casos identificados de epilepsia e graves alergias (ambientais e alimentares) bem como Displasia da Anca. Cada vez mais é necessário radiografar os animais usados nas cruzas de forma a minimizar esta situação.
De momento não me estou a recordar de mais nenhum topico... Se se lembrarem de alguma coisa digam.
Nota pessoal: Tenho agora uma cadela de 2 anos. É tão atenciosa e meiga, que quando o meu cão tem algum pesadelo, ela vai ate ele e lambe-o até o acordar, voltando depois para a caminha dela.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
<p>Ana</p>
Belo post ana_link
Fiquei curioso em relação a caça ao javalí! Eles participam em "agarres" ou apenas são usados para seguir a pista de sangue? Tem fotos disso?
Tambem não sabia que estavam a ser treinados cá em Portugal para busca de explosivos

Fiquei curioso em relação a caça ao javalí! Eles participam em "agarres" ou apenas são usados para seguir a pista de sangue? Tem fotos disso?

Tambem não sabia que estavam a ser treinados cá em Portugal para busca de explosivos

-
- Membro Veterano
Foi uma coisa que ouvi falar vai para uns 5 anos. Uma cadela extremamente "agressiva" na forma de conduzir o gado, que nem para vacas servia, e que um dia levaram para caçar. Ao que parece deu se muito bem!! Não tenho fotos, e infelizmente jà nem me lembro de quem me contou a historia. Mas era actual e a cadela penso que ainda serà viva, pelas minhas contas.c_saraiva Escreveu:Fiquei curioso em relação a caça ao javalí! Eles participam em "agarres" ou apenas são usados para seguir a pista de sangue? Tem fotos disso?
É uma irmã da minha cadela. Como o dono é do exercito... Està a ver como correm as coisas...c_saraiva Escreveu:Tambem não sabia que estavam a ser treinados cá em Portugal para busca de explosivos
Bem que eu gostava que valorizassem mais a raça. São excelentes nos mais variados desportos, muito ageis, leves...
<p>Ana</p>
<p>Ana</p>
Humm...a caçar javalis se calhar já não é...ana_link Escreveu:Foi uma coisa que ouvi falar vai para uns 5 anos. Uma cadela extremamente "agressiva" na forma de conduzir o gado, que nem para vacas servia, e que um dia levaram para caçar. Ao que parece deu se muito bem!! Não tenho fotos, e infelizmente jà nem me lembro de quem me contou a historia. Mas era actual e a cadela penso que ainda serà viva, pelas minhas contas.c_saraiva Escreveu:Fiquei curioso em relação a caça ao javalí! Eles participam em "agarres" ou apenas são usados para seguir a pista de sangue? Tem fotos disso?

Mas se tiverem bom nariz até que são capazes de dar bons cães de rasto para seguir peças de caça feridas

Eu sou um grande apaixonado pelas nossas raças e tambem sou da opinião que deviam ser muito mais usadas para o desporto e para servir na policia, exercito, bombeiros, etc...ana_link Escreveu:É uma irmã da minha cadela. Como o dono é do exercito... Està a ver como correm as coisas...c_saraiva Escreveu:Tambem não sabia que estavam a ser treinados cá em Portugal para busca de explosivos
Bem que eu gostava que valorizassem mais a raça. São excelentes nos mais variados desportos, muito ageis, leves...

Tenho a acrescentar que:ana_link Escreveu:Se calhar haver até hà... Mas fica um bocadinho dificil de perceber que tipo de informações se pretende...
- Exposição
- Agility
- Obedience
- "Caçar" trufas (não sei o termo correcto..)
- Flyball
1. São bastante independentes.
2. Se forem mal tratados (à porrada p.ex.), são muito capazes de abandonar o dono e partir em busca de outro dono que lhes agrade mais (foi assim que me caiu um nos braços

3. São capazes de passar horas imóveis, a fingir que estão a dormir, mas controlam tudo ao seu redor.
4. Fingem-se molengões e indiferentes, mas têm o bote mais rápido que jamais vi.
5. Têm um espantoso sentido de humor e são extremamente gozões, mas também se ofendem com facilidade e amuam.
6. Não gostam de colo e mariquices, mas não suportam ver o dono triste e aí são eles que acariciam o dono.
E sabem vocalizar muito bem o que querem e quando querem, aliás são um bocado interesseiros.

A sociabilização em cachorros tem de ser muito bem feita porque são muito destemidos, e se percebem que há alguma circunstancia em que os donos ficam com medo, em adultos e em circunstancia igual tornar-se-ão muito agressivos.
Info: "caçar" trufas = localizar trufas (pelo cheiro)
Hummm... não sei não. Devido à sua capacidade de dissimulação e à velocidade do seu bote. Além disso eles atacam de lado e directamente à garganta.c_saraiva Escreveu:Humm...a caçar javalis se calhar já não é...![]()
Para um grande navalheiro são precisos muitos cães e é raro não ficarem nenhuns feridosMusky Escreveu:Hummm... não sei não. Devido à sua capacidade de dissimulação e à velocidade do seu bote. Além disso eles atacam de lado e directamente à garganta.c_saraiva Escreveu:Humm...a caçar javalis se calhar já não é...![]()

Mas acredito que os Serras sejam corajosos...é uma raça que gosto muito

-
- Membro Veterano
Eu de caça não percebo mesmo nada.. por isso não faço a minima ideia... Mas que eles são extremamente tenazes e zelosos das suas funções, là isso são! Alem disso, quando fecham a boca não largam nem desistem facilmente. E como foi dito, eles atiram se directamente à garganta quando atacam.c_saraiva Escreveu:Para um grande navalheiro são precisos muitos cães e é raro não ficarem nenhuns feridosMusky Escreveu:Hummm... não sei não. Devido à sua capacidade de dissimulação e à velocidade do seu bote. Além disso eles atacam de lado e directamente à garganta.c_saraiva Escreveu:Humm...a caçar javalis se calhar já não é...![]()
Estou a falar daquela caça em que é só um monteiro com uma faca e com os seus cães...nada de armas de fogo nem nada disso
![]()
Mas acredito que os Serras sejam corajosos...é uma raça que gosto muito
Dizem que, nos primordios da raça là pelo monte Alentejano, que quando era hora de ir para casa o pastor se vinha pura e simplesmente embora do pasto. As cadelas e as crias acompanhavam o rebanho, seguindo atràs do pastor, chegando a casa sensivelmente à mesma hora que este. Jà os machos.. bem os machos seguiam um pouco atràs do rebanho, protegendo o dos lobos, sendo os ultimos a chegar a casa. Por vezes iam chegando durante a noite. Alguns nunca chegavam, vitimas das lutas. O curioso é que esta divisão do trabalho era feito naturalmente pela matilha.
O meu cão é um maricas de primeira, como muitos aqui sabem. As únicas vezes que o vi agressivo e pronto a atacar foi para me proteger a mim ou às cadelas da matilha. E confesso que em todas as situações ele tinha toda a razão em querer atacar. Foram umas 4 vezes ao todo, em 9 anos de convivência.
<p>Ana</p>
<p>Ana</p>
Para mim, o português preferido é o serra da estrela. É um grande cão e não me refiro ao tamanho.
Quando bem educado e bem socializado, é um companheiro fantástico, calmo, equilibrado, atura muito bem crianças, bom guarda. Tive a sorte de desde pequena lidar com vários e todos deixaram saudades. Não é cão para qualquer um, não que seja dificil de educar, mas precisa de espaço, e de quem saiba educar um cão de modo a poder ir para qualquer lado. Já vi serras presos à corrente que eram feras de meter medo. Mas também já os vi em trabalho, ao lado do dono na montanha, e saberem muito bem quem é amigo e quem é de desconfiar.
Só espero que não se estraguem as raças portuguesas como já se estragaram tanta estrangeiras. Os nossos cães são sóbrios, resistentes, habituados a trabalhar. Metam-nos em espaços apertados e sem exercicio e os animais começam logo a ressentir-se.
Cão de Gado T: foi uma aposta do Parque N.Montesinho promover esta raça para evitar os ataques aos lobos com veneno e batidas. O CGT é o meio ecológico para se lidar com os lobos. Para mim, pessoalmente, que já os vi de perto, acho-os muito, muito parecidos com o Raf. Alentejano, o que é normal, porque fazem parte dos cães de transumância que acompanhavam os grandes rebanhos. Quando a transumãncia acabou, os cães quase desapareceram. Acho que são raças tão parecidas que se fica quase na dúvida! Não me parece de todo cão para se ter na cidade.
Tenho pena que não se aposte a sério na promoção de raças como fila SM e Castro Lab. como guardas e defesa, em vez das raças de fora. As nossas são mais resistentes, mais pequenas, mas muito eficientes e para mim, são mais bonitas!
Serra Aires: não aprecio o carácter, demasiado ciumento, desconfiado, acho-o pouco confiável. Como ovelheiro, um espectáculo. Ouvi muitas queixas desta raça como mordedor.
Cão de Àgua e Serra Estrela são os meus preferidos. O Barbado da Terceira também devia ser promovido mas é um desconhecido! Tem um aspecto fofo, mas não se enganem, que os cães das vacas não são para brincadeiras...
Quando bem educado e bem socializado, é um companheiro fantástico, calmo, equilibrado, atura muito bem crianças, bom guarda. Tive a sorte de desde pequena lidar com vários e todos deixaram saudades. Não é cão para qualquer um, não que seja dificil de educar, mas precisa de espaço, e de quem saiba educar um cão de modo a poder ir para qualquer lado. Já vi serras presos à corrente que eram feras de meter medo. Mas também já os vi em trabalho, ao lado do dono na montanha, e saberem muito bem quem é amigo e quem é de desconfiar.
Só espero que não se estraguem as raças portuguesas como já se estragaram tanta estrangeiras. Os nossos cães são sóbrios, resistentes, habituados a trabalhar. Metam-nos em espaços apertados e sem exercicio e os animais começam logo a ressentir-se.
Cão de Gado T: foi uma aposta do Parque N.Montesinho promover esta raça para evitar os ataques aos lobos com veneno e batidas. O CGT é o meio ecológico para se lidar com os lobos. Para mim, pessoalmente, que já os vi de perto, acho-os muito, muito parecidos com o Raf. Alentejano, o que é normal, porque fazem parte dos cães de transumância que acompanhavam os grandes rebanhos. Quando a transumãncia acabou, os cães quase desapareceram. Acho que são raças tão parecidas que se fica quase na dúvida! Não me parece de todo cão para se ter na cidade.
Tenho pena que não se aposte a sério na promoção de raças como fila SM e Castro Lab. como guardas e defesa, em vez das raças de fora. As nossas são mais resistentes, mais pequenas, mas muito eficientes e para mim, são mais bonitas!
Serra Aires: não aprecio o carácter, demasiado ciumento, desconfiado, acho-o pouco confiável. Como ovelheiro, um espectáculo. Ouvi muitas queixas desta raça como mordedor.
Cão de Àgua e Serra Estrela são os meus preferidos. O Barbado da Terceira também devia ser promovido mas é um desconhecido! Tem um aspecto fofo, mas não se enganem, que os cães das vacas não são para brincadeiras...
Neste ponto não concordo nada. O problema está sempre nos donos.Serra Aires: não aprecio o carácter, demasiado ciumento, desconfiado, acho-o pouco confiável. Como ovelheiro, um espectáculo. Ouvi muitas queixas desta raça como mordedor.
É preciso notar que estes tipos de cães de trabalho aprendem a distinguir o perigo enquanto cachorros, ou com a matilha mais velha ou com o dono.
Se não forem bem educados... azar!
O problema dos serra d'aires é terem características que os leva a serem adquiridos como pets de cidade por pessoas que nem um aquário deveriam ter.
Quando passarem pelo Alentejo reparem nos rebanhos de ovelhas, junto ao pastor podemos ver, amiúde, cruzados de Serra d´Aires. Muitos mantêm, indelevelmente as características de pastoreio que caracteriza a raça pese embora os cruzamentos. É comum, os pastores, juntarem os melhores na lida para reprodução. Não sendo exemplares puros, são de uma forma que muita gente desconhece, essenciais para o trabalho destes homens. São sem duvida uns cães espectaculares e é uma pena não podermos ver os exemplares puros a trabalhar nesses campos.
Conheço um criador premiado, júri de provas e ele é o 1º a dizer que os serra d'aires tem o problema de serem demasiado desconfiados e com tendência a morder.
Mas pode ser da funcionalidade original.
Depois olham para eles com ar fofo e pensam que dá para ter em casa.
Quem fizer isso com um barbado também vai ter uma surpresa.
Na zona oeste encontram-se muitos cães de tamanho médio/pequeno, pelagem rija, cerdosa comprida, geralmente claros e com olhos claros, que são conhecidos por ovelheiros. Vi cães destes, que afinal são rafeiros, lidarem com rebanhos como os afamados border collies!
Na minha frente vi uma cadela de 4 anos, ir escolher as cabras pelo nome que o dono dizia. E era ela que ensinava o novo cão que ele tinha comprado, de um ano. Compram nas feiras, uns aos outros, mas chegam a ser bem caros. Devem ter sangue de aires, mas são mais pequenos, a cabeça é mais afilada, focinho mais bicudo, olhos muito expressivos. Nenhum de vocês viu? Já vi uma data de vezes destes cães, geralmente muito mal cuidados, mas são simplesmente fantásticos porque lidam com o rebanho, coisa que os serras, os castros e os CGT não fazem, porque são apenas guardas.
Também gosto muito de Perdigueiros Portugueses, acho um cão com um olhar lindo, meigo, doce, e as orelhas deles são um veludo.
Acho que os nossos cães são ignorados porque são cães de trabalho, e não entram em modas! Há lá moda para um Fila S. Miguel? Ou um Castro, que são cães de guarda espectaculares?
As pessoas gostam de se pavonear com a mais recente promoção da moda canina, se andarem a levar pela trela um podengo PP cerdoso não é tão In como um yorkie!
Mas o nosso, se forem ver as páginas dos clubes no estrangeiro dedicadas a esta raça, é muito mais esperto, resistente e fácil de ensinar!
Enfim...injustiças! Eu cá adoro os nossos cães! Tinha eu 4 anos e brincava com um serra raiado que a minha cabeça lhe dava pelo lombo. Nunca vi aquele cão chateado.
Quem fizer isso com um barbado também vai ter uma surpresa.
Na zona oeste encontram-se muitos cães de tamanho médio/pequeno, pelagem rija, cerdosa comprida, geralmente claros e com olhos claros, que são conhecidos por ovelheiros. Vi cães destes, que afinal são rafeiros, lidarem com rebanhos como os afamados border collies!
Na minha frente vi uma cadela de 4 anos, ir escolher as cabras pelo nome que o dono dizia. E era ela que ensinava o novo cão que ele tinha comprado, de um ano. Compram nas feiras, uns aos outros, mas chegam a ser bem caros. Devem ter sangue de aires, mas são mais pequenos, a cabeça é mais afilada, focinho mais bicudo, olhos muito expressivos. Nenhum de vocês viu? Já vi uma data de vezes destes cães, geralmente muito mal cuidados, mas são simplesmente fantásticos porque lidam com o rebanho, coisa que os serras, os castros e os CGT não fazem, porque são apenas guardas.
Também gosto muito de Perdigueiros Portugueses, acho um cão com um olhar lindo, meigo, doce, e as orelhas deles são um veludo.
Acho que os nossos cães são ignorados porque são cães de trabalho, e não entram em modas! Há lá moda para um Fila S. Miguel? Ou um Castro, que são cães de guarda espectaculares?
As pessoas gostam de se pavonear com a mais recente promoção da moda canina, se andarem a levar pela trela um podengo PP cerdoso não é tão In como um yorkie!
Mas o nosso, se forem ver as páginas dos clubes no estrangeiro dedicadas a esta raça, é muito mais esperto, resistente e fácil de ensinar!
Enfim...injustiças! Eu cá adoro os nossos cães! Tinha eu 4 anos e brincava com um serra raiado que a minha cabeça lhe dava pelo lombo. Nunca vi aquele cão chateado.
-
- Membro Veterano
Pois.. mas podem se ver cães puros a trabalhar... Alguns até filhos de campeões!DrCasa Escreveu: São sem duvida uns cães espectaculares e é uma pena não podermos ver os exemplares puros a trabalhar nesses campos.
Pelo menos 3 criadores portugueses oferecem regularmente cachorros aos pastores da zona onde residem. No estrangeiro, existem varios Serras de Aires a trabalhar com rebanho, alguns importados de Portugal, outros ja nascidos por lá.
Pois, mas vive com os cães no dia a dia, treina-os para mais do que apenas exposição? Isto são cães que precisam de estimulo mental, de uma matilha. Antes de serem pets ou cães de expo, viviam nos campos onde apenas viam o rebanho e a familia do pastor. São sem duvidas desconfiados e reservados com estranhos, não aceitam festas de quem não faz parte da matilha.moslie Escreveu:Conheço um criador premiado, júri de provas e ele é o 1º a dizer que os serra d'aires tem o problema de serem demasiado desconfiados e com tendência a morder.
Agressivos? Isso é de um cão que està nas mãos erradas, que o tratam como o boneco la casa. Os únicos Serras agressivos que conheci foram cães que não foram devidamente educados e socializados. A mudança de atitude por parte dos donos "curou" o problema.
Mas são cães territoriais! Se for necessário proteger a casa (ou o carro) ou o dono/matilha são os primeiros a avançar. Como disse a Musky, eles aprendem desde cedo a reconhecer o perigo...
<p>Ana</p>
<p>Ana</p>