Opiniões.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta set 30, 2009 5:26 pm

Não querendo fazer deste mais um tópico de debate sobre treino canino vou aqui partilhar uma situação e pedir que dêm a vossa opinião:
Na segunda feira à noite, estava lá fora com a minha Niquita mais nova.
O César e o Simão tambem estavam por ali. O Simão deitado e o César a perseguir borboletas nocturnas , melgas e tudo o mais que mexa e lhe passe à frente.
Estava de brincadeira com a minha filha. Ela era a professora e eu a aluna rebelde. ( É um dos métodos que tenho de acompanhar a evolução da aprendizagem dela ).
Ora a professora desentendeu-se com a aluna rebelde e mal comportada e deu-lhe uma palmada. Ao que a aluna quis responder.
Não tive tempo, o César saltou e ( pensei eu) entrou na brincadeira.
Aquilo fez-me ficar a pensar e passado um bocado, fingi , sem alaridos, que ía bater na Niquita. Aí tive a certeza, o César saltou e mordeu ao de leve a minha mão. Tipo a avisar " Tocas-lhe e levas ".
Pergunta:
Sabendo, então, que o César está protector da dona pequena, encorajo este comportamento ou não?
Não nos podemos esquecer que ela é uma miuda com 10 anos. Convida algumas vezes colegas para virem passar tardes com ela. E se algum dia se lembram de brincar à apanhada , por exemplo e ele acha que estão a atacar a dona?
Por outro lado, tem periodos do dia que está sózinha em casa....
Vá lá, opinem...
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta set 30, 2009 5:45 pm

Quando eu tinha a idade da sua filha a cadela dos meus avós (uma serra da estrela) fazia a mesma coisa.

Nunca foi desencorajada nem pelos meus pais nem pelos meus avós.

Mas também nunca causou problemas com as outras crianças que apareciam lá em casa para brincar, apesar de brincarmos às guerras, aos índios e cowboys e etc.

E por outro lado os meus pais não eram de me bater. Eram mais de me castigar (dois dos piores castigos eram não poder brincar com a cadela nem comer chocolates).

E no computo final devo-lhe a vida, porque me salvou de morrer afogada.

Portanto, acho que só a nicasxi pode avaliar a situação.
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

quarta set 30, 2009 5:51 pm

Ola
nicasxi;

A minha Nayana rott tb é super protectora tanto comigo como com os meus netos(2 ,5 ,7,14 anos )
Ninguém pode fingir que vai fazer mal ou um gesto brusco porque ela começa a ladrar e ameaça que vai morder mas nunca mordeu de verdade, faz tudo muito ao de leve com a boca.
Tenho que vigiar quando estão todos juntos na brincadeira porque ela fica eufórica de contente e pode magoar sem quer, pois ela mordisca as camisolas e pode agarra a pele. Já sucedeu ela magoar sem querer.
Mas nunca lhe bati por isso, pois estão todos na brincadeira.
É o jeito de brincar dos animais com a boca ou com as patas que arranham.
Nunca deixar os animais sozinhos com as crianças sem um adulto por perto.
Eles são nos muito queridos mas são irracionais, temos que ser responsáveis por eles.
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

quarta set 30, 2009 5:52 pm

Pois,complicadito...O meu falecido pinscher era o meu protector. Quando a minha mae me ia para dar uma palmada no rabo,ele vinha,fazia-lhe frente,ladrava e rosnava.Mostrava mesmo os dentes de mau...até houve um dia em que ele estava deitado junto do meu pai,na cama.Minha mae falou tira-o dali porque me quero deitar (porque ele deitado ao lado do meu pai refilava-o sempre, nesse aspecto foi mimado),como nao tinha bola nem brinquedo a mao,peguei nuns suspensórios que havia numa cadeira,pronta para lhe acenar a frente e ele vire atrás,mas a minha mae tira-me aquilo da mao e virada de costa pa cama,ralha-me: com isto nao que o cao ainda pensa que o vais bater e fazer mal.Pois,o cao pensou que ela me ia bater com aquilo e pregou-lhe 1 dentada no rabo.Resultado: foi so 1 beliscadela das grandes...mas pronto...
A minha opiniao é vigiar o comportamento.O Filou sabia quando eu brincava a apanhada ou a rebolar no chao,ou a fazer de contas que davamos palmadas,ele vinha,mas via que tavamos no gozo e ia embora...

Jocas caninas
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

quarta set 30, 2009 6:29 pm

Como já disseram:
Só a Nicasxi pode avaliar a situação!

O César mordeu na brincadeira? Que cão é o César?
Está protector da pequena e mordeu lhe a si, que tb é dona?
Ele estava junto da pequena e afastado de si?
Ele só faz isso com a miuda , ou tb com os restantes donos?
Desculpe as perguntas, é para tentar perceber melhor... :oops:
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quarta set 30, 2009 7:53 pm

Eu pessoalmente acho que não deve permitir esse comportamento da parte do cão, porque ele está a mostrar quem manda consigo que é quem deve mandar lá em casa.

Uma coisa é ele defender a dona de um estranho, outra é arrogar-se a avançar contra a pessoa que manda lá em casa.

Não sei que tamanho tem o seu cão, eu tive sempre cães grandes, PA e dois serras e nunca permitimos isto porque fácilmente descamba em situações perigosas. Um animal não tem discernimento para avaliar uma situação, embora tenha instinto para perceber o perigo, e nessas alturas descanse que ele avança.

Mas em casa, com a dona presente, não pode virar-se a ela. Um cão não percebe uma brincadeira, especialmente se há gritos e agitação como é comum com crianças.
Acho que vale sempre a pena jogar pelo seguro e ter os animais educados a saberem qual é o lugar deles. os cães avançam na liderança passo a passo, hoje é isso, amanhã é outra pequena coisa.
Claudiaest
Membro Veterano
Registado: sexta out 17, 2008 11:15 am
Localização: Tó, Matilde, Ruppert, Hector, Jaime, Sofia, Joel, Safira

quarta set 30, 2009 8:14 pm

olá na minha opinião não deve encorajar esse comportamento precisamente pelas razões que nomeou e que foram bem pensadas. O César se fez isso consigo não vai distinguir se isso acontecer outra vez na brincadeira noutro cenário, com outras pessoas, inclusivé com crianças numa situação de brincadeira.

O que faria era ensinar o César que nenhum tipo de gesto mais brusco significa agressão para a sua filha. Lembre-se que os cães muitas vezes interpretam erradamente os nossos gestos, fazem-no á moda "canina" sendo assim, ele pode interpretar um levantar de mão como uma "ameaça" e reagir.

Uma experiência que faria no entanto para tirar teimas era ficar com o César sózinho e começar a mexer as mãos de forma aleatória e brusca (vai parecer um pouco louca, portanto certifique-se que ninguém a vê) e ver a reacção do cão, porque nunca se sabe se está relacionado realmente com a sua filha (possessão) ou se está apenas relacionado com a má interpretação de um gesto mais brusco.

Claudia
<p>"mostra-me o teu c&atilde;o, dir-te-ei quem &eacute;s" </p>
<p>Claudia Estanislau </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com">http://chamaram-mesafira.blogspot.com</a></p>
<p><a href="http://caosciencia.blogspot.com">http://caosciencia.blogspot.com</a> </p>
<p><a href="http://caoacorrentado.blogspot.com/">ht ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.itsallaboutdogsforum.net"></a></p>
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

quarta set 30, 2009 8:51 pm

Não deve de todo ser encorajado!

O César acima de tudo deveria confiar em si, e vê-la como a chefe lá de casa. Pode vir a ter graves problemas de dominância com o seu cão caso você não se imponha como líder!

O meu PA fazia-me o mesmo, não deixava ninguém me levantar a mão, nem me pegar ao colo e mal eu gritava lá vinha ele socorrer, eu no inicio achava piada e deixava-o estar... Mas depois apercebi-me do que isto afinal se tratava, ele achava-se responsável por mim, protegia-me sem que o solicitasse, e não era isto que eu queria (é claro que não queria um cão banana, tento que eles tenham a sua liberdade, que possam fazer escolhas) mas isto ia muito para além disso, tratava-se de dominância, ele achava-se o líder, e responsável por mim.

Isso acabou, tive que me impor, ele teve que perceber qual o seu lugar, e acredite que lhe tirei uma carga enorme de cima dos ombros, ele é mais feliz assim; e continua num excelente cão de guarda.
E não duvide que, se fosse um estranho ou alguém com intenções mesmo de me magoar, ele saltava-lhes em cima !

:wink:
<p>Cumprimentos</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta set 30, 2009 10:23 pm

Eu não permitiria, Nicas.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

CIK09
Registado: quarta ago 20, 2008 8:56 pm

quinta out 01, 2009 4:03 pm

se continuar a primitir um dia pode vir a ter algum dissabor