Boa Noite
Tenho dois cães de guarda.
Que lhes ensinei o básico são muito obedientes.
Um é dominante o outro é muito submisso.
Mas gostava que não aceitassem comida de fora.
Eles tem sempre comida, pois acho que não devem de andar de barriga vazia.
Mas são muito comilões.
Gostava que me dessem umas dicas como os ensinar a não aceitarem a comida de fora ou que venha por cima dos muros.
Obrigado
caes de guarda
Moderador: mcerqueira
nada como aquelas "ratoeiras" para passaros com um bocadinho de salsicha em sitios estrategicos semo cão ver
depois da segunda ou terceira vez que for apanhado até foge do que ve no chão que antes abocanhava a primeira

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

Tipico, como não sabem como se faz assumem que não se faz... "a comida é o melhor reforço para treinar a recusa da comida" Ian Dunbar, e de facto através de muita gente que treina cães isso pode ser comprovado...

<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
...........nem mais,comida e um amigo que seja estranho ao cãodoglover80 Escreveu:![]()
![]()
![]()
![]()
Tipico, como não sabem como se faz assumem que não se faz... "a comida é o melhor reforço para treinar a recusa da comida" Ian Dunbar, e de facto através de muita gente que treina cães isso pode ser comprovado...![]()
![]()
Tendo em atenção que a eficácia desse tipo de treino é para ser testada na ausência do dono (na sua presença não seri necessário o treino...) tenho sérias dúvidas quanto à fiabilidade desse treino.
Em termos de treino tradicional, parece-me muito difícil consegui-lo sem forte recurso a métodos puramente aversivos. Quanto ao treino positivo, relevo as palavras de Bruno Tausz,conceituado treinador positivo brasileiro, que reconhece a pouca fiabilidade desse comportamento.
Mas não digo que seja impossível obter resultados pelo método positivo,porque nunca experimentei. E utilizar estímulos aversivos exclusivamente, também não me parece boa ideia.
Uma coisa é ensinar a recusa de alimento para situações de competição, outra para a vida real, em que o dono está ausente, o cão pode ou não estar faminto, o tipo de comida a utilizar pode ser mais ou menos apetecível, etc.
Eis aqui um tema que o Doglover poderá aprofundar desde o ponto de vista do treino positivo.
Em termos de treino tradicional, parece-me muito difícil consegui-lo sem forte recurso a métodos puramente aversivos. Quanto ao treino positivo, relevo as palavras de Bruno Tausz,conceituado treinador positivo brasileiro, que reconhece a pouca fiabilidade desse comportamento.
Mas não digo que seja impossível obter resultados pelo método positivo,porque nunca experimentei. E utilizar estímulos aversivos exclusivamente, também não me parece boa ideia.
Uma coisa é ensinar a recusa de alimento para situações de competição, outra para a vida real, em que o dono está ausente, o cão pode ou não estar faminto, o tipo de comida a utilizar pode ser mais ou menos apetecível, etc.
Eis aqui um tema que o Doglover poderá aprofundar desde o ponto de vista do treino positivo.
-
- Registado: quinta set 04, 2008 10:36 pm
Treino dfícil é.
Na minha opinião não tem eficácia. Como sou contra aversivos não treinaria meu cão para isso.
Na minha opinião não tem eficácia. Como sou contra aversivos não treinaria meu cão para isso.
-
- Membro Veterano
Em termos de treino positivo aqui neste caso, na minha opinião, a arma é tirar partido do reforço intermitente, ou aleatório.
A ajuda de um Manners Minder seria optimo, cuja presença despensaria a presença do dono, e aumentaria a eficiencia do treino através de um reforço aleatório.
Não digo que seria algo 100% fiável porque não me parece possivel, seja qual for o tipo de treino, no entanto não considero os aversivos mais eficientes que o treino positivo, acho que a segurança é identica e inferior a 100%.
100% eficaz é evitar que o cão esteja num espaço onde seja possivel atirar-lhe comida
Em termos de fome, de valor da recompensa, é relativo, depende do cão, mas a ideia é entrar num jogo de substituição.
A ajuda de um Manners Minder seria optimo, cuja presença despensaria a presença do dono, e aumentaria a eficiencia do treino através de um reforço aleatório.
Não digo que seria algo 100% fiável porque não me parece possivel, seja qual for o tipo de treino, no entanto não considero os aversivos mais eficientes que o treino positivo, acho que a segurança é identica e inferior a 100%.
100% eficaz é evitar que o cão esteja num espaço onde seja possivel atirar-lhe comida

Em termos de fome, de valor da recompensa, é relativo, depende do cão, mas a ideia é entrar num jogo de substituição.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
-
- Membro Veterano
Tenho consciencia de que este video não transmite a ideia exacta do que se fala aqui, uma vez que a dona se encontra na presença dos cães, apenas se ausenta momentâneamente, no entanto mostra um principio que poderia servir de alavanca ao treino com ausência do dono.
http://www.youtube.com/watch?v=zNAOe1djDyc
http://www.youtube.com/watch?v=zNAOe1djDyc
Nem por isso, ou então dependerá do cão.jcsousa Escreveu: Em termos de treino tradicional, parece-me muito difícil consegui-lo sem forte recurso a métodos puramente aversivos.
Basta que desde o desmame se habitue o cão a comer apenas o que está dentro do seu tacho.
Mesmo utilizando o método positivo, o dono ou treinador em vez de dar a recompensa directamente ao cão, irá colocá-la dentro do tacho.
Eu baseio esta opinião no facto de ter - sem querer, note-se bem - habituado um cão a comer apenas assim. E na altura nem estava a pensar nesses termos, era só para que o cão não sujasse o chão ou a sua cama.
Encontrei na Serra da Estrela alguns cães de trabalho bem sociabilizados, simpaticos com estranhos, e que no entanto não aceitavam comida de ninguém por muita fome que tivessem e por muito bom que fosse o petisco. Esses tinham sido habituados a comer apenas directamente da mão do dono. Como foram treinados, isso já não sei.
No meu entender nenhum comportamento treinado é 100% fiável, mas a recusa de comida é talvez o menos fiável de todos, precisamente porque quando queremos que funcione é na ausência do dono, não podendo haver, neste caso, qualquer tipo de monitorização.Não digo que seria algo 100% fiável porque não me parece possivel
O treino pode realmente diminuir as hipóteses de envenenamento, mas julgo que permanece sempre, uma boa percentagem de risco.