Tenho neste momento, à minha guarda, uma cadelinha da raça Shi-Tzu.
Como é próprio da raça, ela tem as orelhas sempre caídas e, lá dentro, no conduto auditivo, tem imensos pêlos. Entretanto, uma amiga, disse-me que esse pêlos devem ser removidos por serem uma das causas de otites. Isto, dito por um veterinário.
Entretanto, andando a pesquisar pela net, encontrei alguns artigos que dizem precisamente o contrário.
Claro que, entretanto vou ao veterinário, mas se houver por aqui alguém com conhecimentos ou experiência sobre o assunto, que me possa adiantar algum esclarecimento, agradecia.
Obrigada.
PÊLOS INTRA-AURICULARES - OTITES
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Eu sempre arranquei o pêlo do interior dos ouvidos aos meus cães, por conselho veterinário, mas se o cão não deixar, corte rente com a tesoura, e limpe os ouvidos todas as semanas com produtos específicos para cães, que encontra nas petshops ou clinicas veterinárias, utilize gaze estéril para a limpeza do canal auditivo e nunca cotonetes!
Se notar um cheiro estranho, ou muita produção de cera e liquido escuro, leve o cão ao vet para um exame, pode ser otite.
Se notar um cheiro estranho, ou muita produção de cera e liquido escuro, leve o cão ao vet para um exame, pode ser otite.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm
Eu por experiencia num hotel de cães e gatos onde trabalhei, tinha uma cliente caniche que ia ao banho de 2 em 2 meses, e a dona pedia sempre para arrancar os pelinhos das orelhas, mas era certinho no dia a seguir ela tinha inicios de otite logo...
por isso não sei se o arrancar previne ou faz...
creio que depende do cão e das tendencias que tera em ter otites...
porque outros clientes tinham principios de otite com mau cheiro e liquido escuro com o pelo nas orelhas e mal arrancava e limpava com o produto proprio, mudava logo o cheiro da orelha numa questão de dias, isto limpando diariamente!
por isso não sei se o arrancar previne ou faz...
creio que depende do cão e das tendencias que tera em ter otites...
porque outros clientes tinham principios de otite com mau cheiro e liquido escuro com o pelo nas orelhas e mal arrancava e limpava com o produto proprio, mudava logo o cheiro da orelha numa questão de dias, isto limpando diariamente!

<p><strong>Ter animais é o mais saudável e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
tal e qualXelele Escreveu:Eu sempre arranquei o pêlo do interior dos ouvidos aos meus cães, por conselho veterinário, mas se o cão não deixar, corte rente com a tesoura, e limpe os ouvidos todas as semanas com produtos específicos para cães, que encontra nas petshops ou clinicas veterinárias, utilize gaze estéril para a limpeza do canal auditivo e nunca cotonetes!

<p>"ficavas mesmo bem era numa fógueira"</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Porque não limpar o ouvido do cão com cotonetes?? A membrana timpânica não está disposta dentro do conduto auditivo como a nossa, até podia lá espetar uma faca a direito que o seu cão não ficava surdo (atenção às ideias
).
Normalmente o que se faz é cortar esses pêlos em caso de otite, e não ao contrário, pois esses pêlos estão lá para não deixar entrar poeiras e sujidade que predispõem à otite. Mas se já houver uma otite instalada, o que vai acontecer é que com a maior produção de cerume e proliferação bacteriana, esses pêlos vão fazer tipo rolha, não deixando ar entrar nem a porcaria sair, e ainda ficam empastados e pestilentos

Normalmente o que se faz é cortar esses pêlos em caso de otite, e não ao contrário, pois esses pêlos estão lá para não deixar entrar poeiras e sujidade que predispõem à otite. Mas se já houver uma otite instalada, o que vai acontecer é que com a maior produção de cerume e proliferação bacteriana, esses pêlos vão fazer tipo rolha, não deixando ar entrar nem a porcaria sair, e ainda ficam empastados e pestilentos

O problema está em arrancar e não em cortar os pêlos. Ao arrancar os pelos está a provocar automáticamente uma inflamação e uma chamada de mais sangue ao pavilhão auricular, e segundo alguns artigos, esta técnica predispõe ao aparecimento de otites. Sinceramente, como a doutrina diverge neste assunto, aconselho a apenas cortar os pêlos.
Quanto à limpeza com cotonetes desde que sejam colocadas na posição correcta (como indicado pelo seu M. Vet. )não haverá problemas.
Quanto à limpeza com cotonetes desde que sejam colocadas na posição correcta (como indicado pelo seu M. Vet. )não haverá problemas.
sim, os pelos intra-auriculares nos cães de pelo comprido devem ser removidos. se tiver dificuldade em fazê-lo em casa, pode pedir no veterinário ou numa estética com pessoal que saiba fazê-lo.
não o precisa fazer só quando tem otites, faça-o regularmente para as prevenir.
se for um cão que tome muitos banho (p.e. cão de exposição) quando lavar os ouvidos, além da solução de limpeza antiséptica própria, pode aplicar um pó auricular que ajuda a manter o conduto auditivo bem seco e sem cheiro, reduzindo as hipóteses de otites por excesso de humidade.
quanto aos cotonetes, também não aconselho que os utilize em casa. alguém familiarizado com a anatomia do ouvido, é fácil de utilizar o cotonete sem perigo. um dono em casa? não aconselho...
para limpezas regulares basta fazê-lo com uma compressa ou disco de algodão, o cotonete utiliza-se em casos que já estão muuuito sujos....
não o precisa fazer só quando tem otites, faça-o regularmente para as prevenir.
se for um cão que tome muitos banho (p.e. cão de exposição) quando lavar os ouvidos, além da solução de limpeza antiséptica própria, pode aplicar um pó auricular que ajuda a manter o conduto auditivo bem seco e sem cheiro, reduzindo as hipóteses de otites por excesso de humidade.
quanto aos cotonetes, também não aconselho que os utilize em casa. alguém familiarizado com a anatomia do ouvido, é fácil de utilizar o cotonete sem perigo. um dono em casa? não aconselho...
para limpezas regulares basta fazê-lo com uma compressa ou disco de algodão, o cotonete utiliza-se em casos que já estão muuuito sujos....
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Nos cães os cotonetes são bons para limpar as dobras das orelhas, naqueles buraquinhos que nada mais lá chega.YolaeFifi Escreveu: para limpezas regulares basta fazê-lo com uma compressa ou disco de algodão, o cotonete utiliza-se em casos que já estão muuuito sujos....
Infelizmente os pêlos têm de ser arrancados pk nascem dentro do canal auricular e juntamente com a cera fazem com que o canal crie um clima humido, já que deixa de apanhar ar. Para não causar muita dor arranque poucos de cada vez com uma pinça. A seguir limpe o canal com gotas antisepticas. Os pêlos fora do canal auricular pode cortar com uma tesoura.