reprodução

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

miguelanjos
Membro
Mensagens: 141
Registado: segunda nov 25, 2002 5:35 pm
Localização: gata;cadela;piriquito;caturra;tartaruga.

quinta set 11, 2003 1:35 pm

Amigos Foristas,
gosto sempre de ler estes tópicos pois têm informações que considero muito valiosas uma vez que são dadas por quem percebe do 'assunto!!
Como sabem eu tenho duas SRD, uma criou porque já estava assim quando a apanhei e a outra mantêm-se como quando nasceu (virgem)!
E, claro que também eu já pensei em cruzar, mas é certo o que o PauloC diz, tem toda a razão!!
Não discordo com os restantes foristas, mas não se pode deixar acasalar por carinho...trata-se de vidas, seres-vivos...e realmente os critérios de criação de um bom exemplar diferem muito...para esclarecer isso mesmo existem exposições com juizes, criadores de várias gerações, conhecedores em profundidade das raças, etc!!
Talvez o que faltou aqui, e já aconteceu comigo, é que o PauloC é muito directo, e diria até um pouco brusco na forma como se dirige aos restantes, daí ter Rot's...personalidades que se unem!!
Na minha modesta opinião, o deixar acasalar só por deixar é errado, se para melhoria dos exemplares...ok! E deve-se ponderar sempre qual o futuro dos babies!!
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

quinta set 11, 2003 1:49 pm

Olá Miguel santos,
Um dia destes experimente ir a um encontro de foristas como o que se realizou na mata no passado Domingo. Poderá conhecer os meus Rottweilers e vai ver que não são aquilo que está a pensar ;)
A minha cadela derrete-se com festas de toda a gente e o que mais gosta é deitar-se de barriga para o ar para lhe fazerem festas. O cão é um '***' que apesar dos 6 anos que tem, acha que deve ter só 6 meses e só quer brincadeira. Só "estranha" os machos que lhe mostrem os dentes ou lhe rosnem ( isso basta uma vez para os tomar de ponta). Mas se forem submissos ou brincalhões, é vê-lo a brincar logo também.
Se calhar eu, ao contrario dos meus cães, sou algo brusco e directo, mas na verdade há certas coisas que não consigo dizer de outra forma. ;)

Cumprimentos
Paulo C.
Arcanus
Membro Veterano
Mensagens: 637
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

quinta set 11, 2003 1:59 pm

Olá outra vez
Visto que o/a oodisseia28 não responde (pode ser que ainda não tenha tido tempo de aqui vir, quem sabe) eu vou dar o meu parecer.
Do meu ponto de vista, só se deve cruzar um cão e uma cadela se forem de raça, bons exemplares, e com o único objectivo de melhorar a raça em questão. Não concordo com o jcsousa quando diz que não vê problema em cruzar os cães só porque a cadela é bonita, porque gostam dela, ou seja, por motivos afectivos. E não concordo porque cães já existem muitos, a mais eu diria, visto que muitos estão nos canis sem donos, e mais uns quantos abandonados à sua própria sorte. Já não basta os "criadores" sem escrúpulos que reproduzem cães a torto e a direito, ainda vamos ter pessoas, algumas com boas intenções não o nego, mas que mesmo assim também se vão pôr a criar cães única e simplesmente por motivos afectivos? Desculpem, mas eu não concordo de todo com isto. Os cães deveriam ser cruzados com o propósito de melhorar a raça dos mesmos, para que cada vez mais se possa ter bons exemplares, que por sua vez irão ser bons reprodutores (conforme) e isto sim, é a maneira correcta de se fazer as coisas. Para quê pôr mais cães no Mundo? Para prazer próprio e sem pensar nas consequências? Isso tem um nome, egoísmo. Atenção que eu não estou a dizer que só os criadores credenciados podem cruzar os cães, o que eu estou a dizer é que os cães têm que ser submetidos a uma série de provas, a fim de se comprovar que são realmente bons (bons não, excelentes) reprodutores que vão trazer alguma melhoria à raça.
Fiquem bem
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta set 11, 2003 3:05 pm

Meus caros amigos, tenho as costas todas marcadas da pancada que tenho levado neste tópico!!! Por favor, não se acanhem, porque as tenho bastante largas... Cá por mim continuarei a defender a minha dama sem desfalecimentos!
Devo dizer-vos que gosto de discussões acesas como esta e não confundo veemância com má educação, por isso repito - não se acanhem!
Vejamos:
Dizem vocês que o odisseia se calhar não sabe o estalão da raça, que o macho muito belo se calhar é um mau exemplar, se calhar... ok! deixemos o homem esclarecer estes pontose falemos depois com objectividade.
Como avaliar um bom exemplar, estruturalmente falando? Exposições multi raças, julgadas por "especialistas" de grupo? Mesmo em monográficas já vi casos de um exemplar ter o húmero pouco inclinado e curto, segundo um juiz, e 15 dias depois, julgado pelo mesmo juiz, bom comprimento e inclinação do húmero... Reservávamos então só exemplares excelentes para criação? Ou também os muito bons e bons? Não vou repetir a história de fêmeas que reproduzem excelentemente sem serem muito boas de estrutura...
Paulo, acredite que nós no fundamental estamos de acordo. O que eu divirjo é do seu radicalismo na 1ª resposta ao odisseia, uma vez que nenhum de nós conhece os cães em causa e se calhar até era uma monta fenotipicamente aconselhável.Bem, lá voltamos nós ao "se calhar"...
Por outro lado, meus amigos, continuo convicto que uma ninhada ocasional feita por um leigo - vejam as condições que preconizei para o destino dos cachorros - em muito pouco pode contribuir para a regressão da raça, sobretudo se comparada com a actividade de muitos criadores da nossa praça.
O Arcanus falava de que os exemplares deveriam ser submetidos a uma série de testes antes de reproduzirem. Mas que testes? Exposições multi-raças? Amigo, estamos conversados... Testes de saúde? Quais e em que raças e que possibilidades há em fazê-los fiavelmente em Portugal?
Meus caros amigos: as raças têm degenerado devido a critérios de selecção errados seguidos pelos criadores e não por particulares que fazem uma ninhada na sua vida por prazer, completando talvez sem o saber as necessidades imperativas de reprodução dos seus animais. Como já disse, ver o problema ao contrário é fixarmo-nos na árvore sem ver a floresta.
Bem, apetecia-me escrever muito mais, mas começo a tornar-me repetitivo e não quero obrigá-los a ler testamentos ainda maiores que este.
Um abraço a todos e... batam à vontade!!!

José Carlos
oodisseia28
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: quinta nov 14, 2002 10:49 am
Localização: Aves

quinta set 11, 2003 3:50 pm

ainda não respondi ás vossas msg porque foi-me impossivel não por querer fugir ás vossas questões mas por motivos profissionais , amanha vou tirar um bocado para vos responder aceito as criticas mas penso que muitas delas são um pouco exageradas mas eide responder com isto não quer dizer que voces não tenham razão!!!!!!!!!

Um abraço
Ricardo
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

quinta set 11, 2003 4:01 pm

Olá

Ora como é que eu vou pegar nisto? Há aqui qualquer coisa que não bate certo. Sabem uma coisa? Eu estou de acordo com todos, nomeadamente com o josé Carlos, com o PauloC e com o boerboelflan.
Não, não senhor, não é por causa do meu espírito conciliador. Nada disso. O que penso é que há aqui aspectos que não foram referidos e que fazem alguma diferença.
O principal é este. Está a considerar-se pouco significativo e de pouco peso os cruzamentos de ocasião em relação aos das "linhas de montagem", usando a expressão do Paulo. É claro que não tenho estatísticas sobre a matéria, mas a avaliar pelo tão elevado número de pessoas que querem cruzar o seu cão para ter um filho dele ou porque é saudável ou porque é giro, e dado o igualmente elevado número de cães, considerado a nível nacional, estes cruzamentos não podem ser de facto desvalorizados numa discussão deste tipo. Já agora, discussão agradável, útil e civilizada como há muito não acontecia no fórum.
Ora, na minha modesta opinião, este aspecto, a ter a relevância que penso que realmente tem, faz pender a minha concordância mais para o Paulo do que para o José Carlos. Quanto mais não seja por uma questão de princípio. Se as pessoas mais informadas não tomarem uma posição rigorosa e pedagógica, vamos esperar que o resto do maralhal, que nem sabe o que quer dizer estalão, tome um mínimo de cuidados?
É suposto que criadores conscientes há muito poucos. É verdade que a esmagadora maioria das pessoas que têm cães não tem a mínima noção dos rudimentos da criação, como referiu o boerboelfan. Só para se ter uma noção da escala: eu sou um analfabeto sobre cães e sobre criação. Mas o que é grave é que há milhares de pessoas a fazer criação de norte a sul que sabe muitíssimo menos do que eu.
Nem estou aqui a considerar aquelas situações caricatas como a de um conhecido meu que tem uma cadela Épagnuel Breton e a queria cruzar com um dos meus whippets porque era capaz de dar uns cães belíssimos para a caça. Não estou a brincar. Foi verdade.
Eu não sou fundamentalista em nada. Mas aqui acho que deve haver. Se não quiserem o termo fundamentalista, chamemos-lhe RIGOR.
Agora pondo as coisas de outra maneira. Se realmente não houvesse tanta, tanta, tanta gente a cruzar de qualquer maneira, estaria totalmente de acordo com o José Carlos.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

quinta set 11, 2003 4:02 pm

Olá

Só depois de enviar o meu texto li a última mensagem do José Carlos.
Olhe que eu não estou a bater, lá pelo facto de estar mais de acordo com o Paulo :lol:
Última edição por nel em quinta set 11, 2003 4:07 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
oodisseia28
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: quinta nov 14, 2002 10:49 am
Localização: Aves

quinta set 11, 2003 4:03 pm

ola a todos vi as vossas mensagens mas não tive tempo para responder amanha irei responder !!!
Um abraço a todos
oodisseia28
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: quinta nov 14, 2002 10:49 am
Localização: Aves

quinta set 11, 2003 4:25 pm

antes de vos responder gostaria só de perguntar uma coisa ao senhor PauloC istó não quer dizer que eu não estejá de acordo com ele mas já que ele diz tão friamente que eu não sei o que fiz e para que não torne a repetir, porque é assim é que existem tantos cães abandonados , porque é que em vez de ter adquirido rottweilers não tirou um desses cães que por ai andam diambulando pelas ruas??
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

quinta set 11, 2003 4:26 pm

Olá Odisseia,
Como já reparou, esta discussão já foi para caminhos mais abrangentes dentro do tema criação. Já saimos do seu caso e estamos a falar de coisas que provavelmente nem têm a ver com o que você Fez. Por isso, da minha parte, não tome nada como acusação ( até porque por enquanto pouco sabemos a respeito dos motivos da sua decisão).
Esperamos pelas suas respostas, mas não para lhe dar na cabeça! Apenas para, se você quiser, eventualmente ajudá-lo com as nossas opiniões e conselhos.

Cumprimentos
Paulo C.
oodisseia28
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: quinta nov 14, 2002 10:49 am
Localização: Aves

quinta set 11, 2003 4:27 pm

antes de vos responder gostaria só de perguntar uma coisa ao senhor PauloC istó não quer dizer que eu não estejá de acordo com ele mas já que ele diz tão friamente que eu não sei o que fiz e para que não torne a repetir, porque é assim é que existem tantos cães abandonados , porque é que em vez de ter adquirido rottweilers não tirou um desses cães que por ai andam diambulando pelas ruas??
isabelpo
Membro Veterano
Mensagens: 1291
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quinta set 11, 2003 4:49 pm

oodisseia28 Escreveu: antes de vos responder gostaria só de perguntar uma coisa ao senhor PauloC istó não quer dizer que eu não estejá de acordo com ele mas já que ele diz tão friamente que eu não sei o que fiz e para que não torne a repetir, porque é assim é que existem tantos cães abandonados , porque é que em vez de ter adquirido rottweilers não tirou um desses cães que por ai andam diambulando pelas ruas??
Quem tem amor por uma raça e pode...pode!!! Não estou a responder pelo Paulo, ele sabe responder por si próprio, nem a tomar partido seja de quem for, estou a falar por mim, mas se eu tivesse espaço suficiente e dinheiro para sustentar um cão de uma raça que gosto nem olhava para o lado e dedicava-me a isso. Não desfazendo a minha Meggynha, uma puríssima rafeirita portuguesa que adoro!!! Mas dava-lhe uns quantos amigos se tivesse possibilidades!!!
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta set 11, 2003 4:58 pm

Respostas telegráficas (tenho de ir treinar um cão):

Nel: o "bater" era em sentido figurado, como deve ter intuído. Dado o tom ameno da discussão, não me importo nada de levar pancadas destas. Repito - esteja, à vontade.

Paulo: disse tudo na última resposta ao odisseia. Realmente, nada sabemos sobre aspectos fundamentais do assunto. Mas imaginemos que fez mal, não sabe o que é um bom exemplar, não sabe que destino deve dar aos cachorros. Bem, não precisamos de crucificá-lo. Até porque a coisa já está feita... eu estou convencido de que se a monta não resultar e ele pensar repeti-la, o fará com sentido de responsabilidade.

Mantenho a afirmação de que uma cadela não precisa de ser anatómicamente excelente para poder cruzar, até pelos motivos já invocados. Evidentemente que respeito opiniões contrárias.

Um abraço

José Carlos
Cybergirl
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am
Localização: Terranova

quinta set 11, 2003 4:59 pm

miguelanjos Escreveu: é que o PauloC é muito directo, e diria até um pouco brusco na forma como se dirige aos restantes, daí ter Rot's...personalidades que se unem!!
:D :D :D Esta é que é bruscamente pesada! :D :D :D

Sabe Miguel, na realidade o "defeito" é exclusivo do Paulo, que só muito recentemente adoptou esta forma de abordagem,.......
......Igual aos cães????Nem pense.......pelo que conheço de Rotts, estes de certeza viram-lhe as costas e "mandam-no passear" porque a única "bruscalidade" que conseguem ter, são as suas deliciosas lambidelas!!!!!!

:D :D :D Estou só a brincar.....mas na verdade todos os Rottweilers que conheço bem, são de uma docura infinda, não tem nada a ver com a comparação transmitida pelo Miguel. :D :D :D

Na verdade: Rotts - 1 / Paulo - 0 :D :D :D ;)


(Paulo, estou mesmo a brincar, não me leve a mal, ok???)

Bye
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

quinta set 11, 2003 6:32 pm

Última edição por SeaLords em quinta nov 20, 2008 8:57 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”