urgente ,o meu cao deixou de brincar ,tem medo de tudo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
bnsa
Membro Júnior
Registado: quarta abr 22, 2009 3:17 am

quarta out 21, 2009 1:50 pm

o meu cocker spaniel de 5 meses deixou de um momento para o outro de brincar ,mete-se ao nosso lado como se tivesse medo de alguma coisa,depois foge para a cama e começa a chorar,sera que alguem sabe o que se passa ?
ele era muito energetico :( :( :(

obrigado
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

quarta out 21, 2009 3:55 pm

Pode estar doente, e/ou com alguma dor. Leve-o ao Veterinário!
<p>Cumprimentos</p>
guida33
Registado: segunda jul 20, 2009 6:06 pm

quarta out 21, 2009 4:32 pm

Não terá apanhado algum susto valente enquanto esteve sozinho ? tipo cair-lhe algo em cima e agora esteja assustado ?
<p>Guida</p>
<p>&nbsp;</p>
sanaMalina
Membro Veterano
Registado: terça jul 21, 2009 2:58 pm

quarta out 21, 2009 5:00 pm

Cá pra mim ele tá é com dores. Não é nada normal o comportamento dele. Tem verificado se continua a fazer as necessidades normalmente?
Não se apercebeu que tivesse sido picado por alguma abelha ou abelhão ou qualquer outro insecto? Verifique-lhe a boca, as gengivas mas leve-o ao vet o mais rápidamente possível se não tiver essa disponibilidade telefone ao vet e explique-lhe a situação ele indicar-lhe-á o melhor a fazer.
<p>760 501015 - fa&ccedil;a uma chamada e ajude a alimentar um animal abandonado!</p>
<p><a href="http://www.uniaozoofila.org/index.php?o ... &acute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>Sandra</p>
xtina_xm
Membro Veterano
Registado: quinta dez 23, 2004 8:11 pm

quarta out 21, 2009 6:58 pm

Sim, tambem me parece comportamento de quem tem algum desconforto ou dor... Veterinario o quanto antes nao va o diabo tece-las! :?
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quarta out 21, 2009 9:28 pm

guida33 Escreveu:Não terá apanhado algum susto valente enquanto esteve sozinho ? tipo cair-lhe algo em cima e agora esteja assustado ?
Não se terá assustado com a trovoada de ontem ?? Também é uma hipótese!!
Embora, o susto e o medo passem pouco depois do terminus da trovoada, não lhe faças festas durante este período, mantém uma postura normal, como se nada se passasse, só quando ela acalmar fazes festas.

Um abraço
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

quarta out 21, 2009 9:36 pm

jofelix Escreveu:
guida33 Escreveu:Não terá apanhado algum susto valente enquanto esteve sozinho ? tipo cair-lhe algo em cima e agora esteja assustado ?
Embora, o susto e o medo passem pouco depois do terminus da trovoada, não lhe faças festas durante este período, mantém uma postura normal, como se nada se passasse, só quando ela acalmar fazes festas.

Um abraço

Então eu só tenho feito asneiras! Quado há trovoada e relâmpagos e os meus rafeiros se assustam eu passo o tempo a falar-lhes carinhosamente e a fazer-lhes festas :(
jofelix
Membro Veterano

quarta out 21, 2009 9:46 pm

perapado Escreveu:
jofelix Escreveu:

Um abraço

Então eu só tenho feito asneiras! Quado há trovoada e relâmpagos e os meus rafeiros se assustam eu passo o tempo a falar-lhes carinhosamente e a fazer-lhes festas :(
Olá,
Pois é, isso só vai acentuar o medo! Ao mais pequeno trovão, vai correr para ti para ser afagado, e assim fará até morrer!

O link que deixo é de medo de fogo de artificio, cuja fobia é idêntica:
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=414
Já discutido no fórum:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... do&start=0

Edit: Quando há trovoada, os cães normalmente fogem para um local onde se sintam protegidos. No caminho para esse local, podem surgir obstáculos que o cão, com o pânico, quase nem vê e pode magoar-se, por isso recomendo que o acompanhes a esse local.

Espero que ajude.

Um abraço
xtina_xm
Membro Veterano

quarta out 21, 2009 10:24 pm

Bom conselho! :D
Na ultima trovoada aqui em loures acordei co meu cao aos pulos na varanda... incansavelmente!!
Ja tava a arfar como se tivesse ali ha imenso tempo aos pulos (tem 12 anos!)!
Eram 5h da manha, fiquei ate as 6h com ele aos meus pes a ver tv, tipo so a fazer companhia..
Ele nao é nada dessas coisas mas aquela trovoada foi mesmo forte! :?
jofelix
Membro Veterano

quarta out 21, 2009 10:44 pm

xtina_xm Escreveu:Bom conselho! :D
Na ultima trovoada aqui em loures acordei co meu cao aos pulos na varanda... incansavelmente!!
Ja tava a arfar como se tivesse ali ha imenso tempo aos pulos (tem 12 anos!)!
Eram 5h da manha, fiquei ate as 6h com ele aos meus pes a ver tv, tipo so a fazer companhia..
Ele nao é nada dessas coisas mas aquela trovoada foi mesmo forte! :?
Pois, e sem pôr a mão no cão ou dizer palavrinhas de conforto podias ter cortado uma salsicha em rodelas fininhas, e ias dando para que ele se distraísse com uma coisa mais interessante que a trovoada.

Um abraço e prepara-te para as próximas trovoadas.
xtina_xm
Membro Veterano

quarta out 21, 2009 11:06 pm

Sim.... mas nao posso... ele so pode comer a raçao dele... tem um problema urinario.. mas tb é uma boa tecnica!
Pa proxima se a minha cadela tb se assustar tento :)
jofelix
Membro Veterano

quarta out 21, 2009 11:24 pm

xtina_xm Escreveu:Sim.... mas nao posso... ele so pode comer a raçao dele... tem um problema urinario.. mas tb é uma boa tecnica!
Pa proxima se a minha cadela tb se assustar tento :)
Dá algo que não lhe faça mal e o distraia.
Pode ser ração, grão a grão.

Um abraço
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quinta out 22, 2009 2:03 am

Descarte a possibilidade de estar com dores.... se estiver tudo bem fisicamente tente perceber se o medo é desncadeado por algum estimulo... esteja atento.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta out 22, 2009 11:46 am

Se se tratar de um caso de medo - pex, medo de foguetes, tambores, etc. - o fundamental é transmitir confiança ao cão.

Você é o líder - as suas reações são vistas, pelo cão, como sinais de orientação - Devo preocupar-me ? Devo ter medo ?
Não tem mal nenhum fazer-lhe umas festas, para o acalmar, mas o mais importante é que manifeste pela sua atitude, descontração e confiança.
Daí que não convenha atribuir demasiada importância ao que se passa.
Deve enviar a mensagem - é tudo normal.

Eu tive este problema com a minha cadela.
Actualmente, ela continua a não gostar de foguetes e bombos e muito barulho, mas fica sossegada e calma.
Deixou de fugir para debaixo dos móveis e de tremer incontroladamente.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
sanaMalina
Membro Veterano
Registado: terça jul 21, 2009 2:58 pm

quinta out 22, 2009 1:21 pm

Já que estamos a falar de medos vou aproveitar para contar uma história.
Foi graças ao medo da trovoada que salvei o meu cão há alguns meses atrás.
Ele estava muito debilitado, praticamente já não mexia as pernas, pesava 60 kl e recusava-se a ficar em casa. Eu levantava-me ás 7h da manhã e ele já estava a chorar para que eu o ajudasse a levantar para ir fazer xixi ou cócó e mal arrastava as patas de trás. Isto acontecia algumas 6 vezes por dia fora as vezes em que ia levantá-lo para o mudar para a sombra pois ao sol tava muito calor e ele sofria imenso. Não imaginam o sacrificio que era levantar o meu cão de 60 kl 6 a 8 vezes ao dia. Um dia ele desapareceu. Para onde poderia ter ido um cão enorme que mal se conseguia levantar sozinho!? (isto ocorreu no mês de Julho com um calor infernal)Fartei-me de chamar, de procurar corri tudo á volta de casa e nada... Comecei a ficar desesperada entretanto começou a trovejar a chover imenso e a minha mãe proibiu-me de sair de casa, mas assim que acalmou um pouco a chuva vesti uma gabardine fugi á minha mãe e fui procurá-lo comecei a descer por um caminho que vai dar a um terreno que temos mais ao menos a 500 m de casa sempre a descer. Andei, andei enquanto trovejava, até que derrepente oiço trovejar e logo a seguir oiço um cão a chorar sem saber para que direcção me virar chamei por ele e ele deixou de chorar (um grande defeito do meu cão e de quase todos os cães quando chamamos por eles calam-se!) comecei a correr pra baixo e troveja novamente e volto a ouvir o cão a chorar, decide, com muita frieza, por-me á escuta e esperar que voltasse a trovejar e aos poucos encontrá-lo. Continuei a andar até que cheguei ao terreno e quase desmoronei quando vejo o meu cão dentro de uma represa com água até ao pescoço, enterrado no lodo, todo molhadinho, a tremer e cheio de medo e quando ele me vê começa chorar e a mexer-se a pedir-me ajuda. Naquele momento só me apeteceu cair ao chão e chorar, mas fiz-me de forte gritei a pedir ajuda porque o meu mano mais novo tava em casa e não queria abandonar o meu cão porque era mau demais deixá-lo depois de o ter encontrado. O meu irmão respondeu e foi pedir ajuda entretanto tentei meter-me lá dentro para segurar o meu cão porque ele já devia estar no limite das suas forças (cálculo que tenha estado na represa atolado no lodo perto de 2h ou mais) e assim que começo a entrar começo eu também a ficar atolada por pouco já não conseguia sair de lá tinha lodo até ao tornozelo. Consegui sair e o meu cão continua a chorar e então tento aproximar-me pelo outro lado mais perto dele e quando chego ao junto dele e começo a fazer festas assim que ponho a minha mão debaixo da cabeça dele ele simplesmente deixa-a cair em peso como se já não conseguisse aguentar mais, vocês nem imaginam o peso bruto daquela cabeça! Mas felizmente correu tudo bem e conseguimos tirá-lo de lá apesar de mais algumas tropelias e trazê-lo são e salvo para casa. :D
Infelizmente, devido ao seu estado clínico, pouco tempo depois tive que abatê-lo. :cry: :cry: :cry:
Desculpem o testamento mas dexei-me levar. Tudo isto para explicar que o seu medo terrível da trovoada é que me ajudou a encontrá-lo.
<p>760 501015 - fa&ccedil;a uma chamada e ajude a alimentar um animal abandonado!</p>
<p><a href="http://www.uniaozoofila.org/index.php?o ... &acute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>Sandra</p>
Responder

Voltar para “Cães”