Identificação por microship
Moderador: mcerqueira
Olá, alguém sabe quando vai ser aprovada a lei de identificação dos cães por microship? Fiz uma pequena pesquisa sobre o assunto mas não encontrei nada de especial...
Cumprimentos a todos
Marta
eu não sei nada sobre isso
so sei que esta a substituir a tatuagem aos poucos.
e toda a europa esta a aderir penso eu.
o que acho parvo aqui na frança é ter de levar o proprio leitor de microchip se quer ir a um concurso.
e li aki no forum que nas ferias a responsavel do registo dos microchips estava fora e não havia ninguem capaz de mexer na maquina.
isso é bastante grave e falta de responsabilidade. espero que algum lesado tenha feito queixa.
fora isso a minha cadela tem chip e eu prefiro, mesmo sendo tatuado prefiro a tatuagem longe da minha cadela, são bastante mal feitas e tem de ser com anastesia...
depois cada um como cada qual...
nelson
so sei que esta a substituir a tatuagem aos poucos.
e toda a europa esta a aderir penso eu.
o que acho parvo aqui na frança é ter de levar o proprio leitor de microchip se quer ir a um concurso.
e li aki no forum que nas ferias a responsavel do registo dos microchips estava fora e não havia ninguem capaz de mexer na maquina.
isso é bastante grave e falta de responsabilidade. espero que algum lesado tenha feito queixa.
fora isso a minha cadela tem chip e eu prefiro, mesmo sendo tatuado prefiro a tatuagem longe da minha cadela, são bastante mal feitas e tem de ser com anastesia...
depois cada um como cada qual...
nelson
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm
Eu não acredito que vá ser obrigatório tão cedo. Teria que haver muitas alterações na forma como localizam os animas, pois já que é obrigatório tem que existir eficácia... o que não acontece em muitos casos.
Pois, mas já é obrigatória a colocação de Microchips em animais que saiam para um país estrangeiro, assim como, aos animais que sejam levantados de um canil, por exemplo..
Acho que não deve faltar muito para a obrigatoriedade.. falta saber se quem vai respeitar ::((
Cumprimentos a toodos
Acho que não deve faltar muito para a obrigatoriedade.. falta saber se quem vai respeitar ::((
Cumprimentos a toodos
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am
Eu penso que a questão pertinente é como vai ser fiscalizada a aplicação da obrigatoriedade.NaNdiNho Escreveu: ...
...
Cmpt
Baixo

-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá
Eu vou comparar a obrigatoriedade dos microchips com a dos cintos de segurança nos carros. Enquanto as pessoas não se mentalizarem de que o uso do microchip é vantajoso, muito provavelmente a sua utilização deverá passar por acções de coacção. Se as pessoas não tivessem sido sujeitas à multa quando se tornou obrigatório o uso do cinto, certamente que a maior parde dos condutores ainda hoje andariam sem ele.
A questão aqui é um pouco mais complicada. A vantagem do uso do cinto é óbvia. Mas as vantagens do microchip nem tanto, em parte porque as pessoas não sabem muito bem o que isso é e como funciona.
Talvez valha a pena rever primeiro este aspecto para as pessoas que não leram ou assistiram ao que se disse atrás.
O microchip é um "pequeno objecto" do tamanho de um grão de arroz que é injectado sob a pele do cão normalmente no cachaço. O microchip contém inscrito um número único, tal como o de um bilhete de identidade, a que correspondem os dados do cão e do respectivo dono. Quem centraliza e gere estes dados é o SIRA.
Por exemplo, se um cão se perde, através de um leitor tipo scaner, normalmente na posse dos veterinários, é possível aceder a esse número e, apresentando-o ao SIRA, determinar quem é o dono do cão.
Se o SIRA encerra para férias, de facto durante esse período o chip não serve para nada...
Esta é a vantagem mais imediata e a que normalmente mais motiva as pessoas a chiparem os seus cães. Mas há outras.
O preço também não é por aí além. Eu paguei cerca de 6 contos, mas já foi há uns tempos e julgo que não há uma tabela de preços fixa.
Tão cedo não creio que o chip venha a ser obrigatório. O que julgo é vir a acontecer gradualmente uma mentalização dos donos no sentido de considerarem importante a sua adopção.
Eu vou comparar a obrigatoriedade dos microchips com a dos cintos de segurança nos carros. Enquanto as pessoas não se mentalizarem de que o uso do microchip é vantajoso, muito provavelmente a sua utilização deverá passar por acções de coacção. Se as pessoas não tivessem sido sujeitas à multa quando se tornou obrigatório o uso do cinto, certamente que a maior parde dos condutores ainda hoje andariam sem ele.
A questão aqui é um pouco mais complicada. A vantagem do uso do cinto é óbvia. Mas as vantagens do microchip nem tanto, em parte porque as pessoas não sabem muito bem o que isso é e como funciona.
Talvez valha a pena rever primeiro este aspecto para as pessoas que não leram ou assistiram ao que se disse atrás.
O microchip é um "pequeno objecto" do tamanho de um grão de arroz que é injectado sob a pele do cão normalmente no cachaço. O microchip contém inscrito um número único, tal como o de um bilhete de identidade, a que correspondem os dados do cão e do respectivo dono. Quem centraliza e gere estes dados é o SIRA.
Por exemplo, se um cão se perde, através de um leitor tipo scaner, normalmente na posse dos veterinários, é possível aceder a esse número e, apresentando-o ao SIRA, determinar quem é o dono do cão.
Se o SIRA encerra para férias, de facto durante esse período o chip não serve para nada...
Esta é a vantagem mais imediata e a que normalmente mais motiva as pessoas a chiparem os seus cães. Mas há outras.
O preço também não é por aí além. Eu paguei cerca de 6 contos, mas já foi há uns tempos e julgo que não há uma tabela de preços fixa.
Tão cedo não creio que o chip venha a ser obrigatório. O que julgo é vir a acontecer gradualmente uma mentalização dos donos no sentido de considerarem importante a sua adopção.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Provávelmente da mesma maneira como é feita a fiscalização de os cães que circulem na via pública serem obrigados a usar trela ou açaime , do registo dos mesmos nas Juntas de Freguesia, do abandono de cães etc. ou seja a fiscalização é práticamente ....................inexistente.bbaixo Escreveu:Eu penso que a questão pertinente é como vai ser fiscalizada a aplicação da obrigatoriedade.NaNdiNho Escreveu: ...
...
Cmpt
Baixo![]()

Saudações
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am
Era exactamente aqui que eu queria chegar, nós somos mestres em colocar os bois á frente da carroça, antes de avançarmos para o quer que seja é necessário acautelar os meios necessário para o devido acompanhamento, algo que em Portugal e no que toca a animais domésticos (e não só, mas este é o tema deste forum) é completamente descurado pelas devidas entidades competentes.boerboelfan Escreveu:Provávelmente da mesma maneira como é feita a fiscalização de os cães que circulem na via pública serem obrigados a usar trela ou açaime , do registo dos mesmos nas Juntas de Freguesia, do abandono de cães etc. ou seja a fiscalização é práticamente ....................inexistente.)bbaixo Escreveu:Eu penso que a questão pertinente é como vai ser fiscalizada a aplicação da obrigatoriedade.NaNdiNho Escreveu: ...
Acho que não deve faltar muito para a obrigatoriedade.. falta saber se quem vai respeitar ((
...
Cmpt
Baixo![]()
Saudações
Cmpt
Baixo

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Só sei que a proposta foi concluida em Maio deste ano, e que iria ser votada em Conselho de ministros.
Mas até agora ainda não é obrigatório. E as infraestruturas de apoio também estão a funcionar mal...
Mas até agora ainda não é obrigatório. E as infraestruturas de apoio também estão a funcionar mal...
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
Desde já, obrigado pelas vossas respostas.
Concordo com o exemplo do cinto de segurança. Até que as pessoas se conciencializem nada há a fazer, se após a obrigatoriedade ou mesmo antes, não houver mais e melhor fiscalização....
Ou até, só perceberão o quão é importante o microship quando algo acontecer com os seus cães que pudesse ser evitado com uso do mesmo.
Também eu, quando entrava num carro, nunca punha cinto de segurança, até que este me salvou a vida. Agora não entro num carro sem o pôr.
Cumprimentos,
Marta
Concordo com o exemplo do cinto de segurança. Até que as pessoas se conciencializem nada há a fazer, se após a obrigatoriedade ou mesmo antes, não houver mais e melhor fiscalização....
Ou até, só perceberão o quão é importante o microship quando algo acontecer com os seus cães que pudesse ser evitado com uso do mesmo.
Também eu, quando entrava num carro, nunca punha cinto de segurança, até que este me salvou a vida. Agora não entro num carro sem o pôr.
Cumprimentos,
Marta
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm
principalmente em tempo de férias....nynf Publicada: Seg Set 15, 2003 13:53 Assunto:
--------------------------------------------------------------------------------
Só sei que a proposta foi concluida em Maio deste ano, e que iria ser votada em Conselho de ministros.
muito tem que mudar para que seja obrigatório, e essa mudança também implica uma quantia grande de capital... vamos esperar para ver.
A minha já está! Mas será que se perdesse... conseguiriam saber de quem é?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Ora vamos lá a ver. Eu acho que, apesar de tudo, as coisas estão a ir no bom caminho. Já há muita gente que, por sua iniciativa, coloca o microchip. O processo poderá ser lento, mas o que importa é a adesão das pessoas ao processo.
Uns amigos meus aqui há tempos perderam o cão, que por acaso era um whippet. Embora estivesse com a trela, assustou-se com outro cão, deu um esticão e fugiu. Foi encontrado só dois dias depois. Foi uma aflição. Logo que apareceu foi imediatamente chipado (ladrão em casa, trancas na porta, é assim não é?).
As únicas pessoas eventualmente prejudicadas são as que não adoptaram o microchip. Por exemplo, se o meu vizinho não mandou pôr microchip no seu cão, o problema é dele. Nem os meus cães nem eu próprio viremos a sofrer quaisquer consequências disso.
Só estou a ver um cenário em que outras pessoas poderiam beneficiar com o microchip colocado num cão estranho, que é numa situação de se encontrar um cão perdido e mais facilmente ou comodamente identificar o dono.
A obrigatoriedade do microchip poderá vir a ter uma vantagem, não tanto de carácter particular, mas social, que é o de inibir o abandono dos cães.
Mas, como já aqui foi dito, até que a fiscalização funcione...
Uns amigos meus aqui há tempos perderam o cão, que por acaso era um whippet. Embora estivesse com a trela, assustou-se com outro cão, deu um esticão e fugiu. Foi encontrado só dois dias depois. Foi uma aflição. Logo que apareceu foi imediatamente chipado (ladrão em casa, trancas na porta, é assim não é?).
As únicas pessoas eventualmente prejudicadas são as que não adoptaram o microchip. Por exemplo, se o meu vizinho não mandou pôr microchip no seu cão, o problema é dele. Nem os meus cães nem eu próprio viremos a sofrer quaisquer consequências disso.
Só estou a ver um cenário em que outras pessoas poderiam beneficiar com o microchip colocado num cão estranho, que é numa situação de se encontrar um cão perdido e mais facilmente ou comodamente identificar o dono.
A obrigatoriedade do microchip poderá vir a ter uma vantagem, não tanto de carácter particular, mas social, que é o de inibir o abandono dos cães.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Mas para isso teria que existir fiscalização, o que eu sinceramente duvido que aconteça dado o panorama actualnel Escreveu: A obrigatoriedade do microchip poderá vir a ter uma vantagem, não tanto de carácter particular, mas social, que é o de inibir o abandono dos cães.

Mesmo sendo obrigatório o chip, quem vai fiscalizar? Quantas ninhadas de rafeiritos temos a nascer por estes quintais fora? Quantas pessoas têm os animais em condições péssimas, a comer restos quando estes sobram, presos o dia inteiro, sem nunca irem ao veterinário, etc etc? Acham mesmo que essas pessoas vão colocar chips nos canitos? Que vão esterilizar e castrar para evitar ninhadas?
Por cada dono consciente, há 2 ou 3 (ou mais) perfeitamente anormais. Se assim não fosse, não teriamos a quantidade de animais abandonados e mal tratados que temos anualmente...
Note-se que eu sou a favor do chip, apenas não vejo meios eficazes de fiscalização.
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am
Estive a ler o artigo e lê-se o seguinte:
"O sistema permitirá igualmente saber quantos animais de companhia existem em Portugal, informação que hoje é impossível de obter."
Isto quer dizer o quê, exactamente? Se eu chipasse os meus gatos todos, poderiam, através deste sistema, verificar que eu tenho mais gatos do que a Lei permite e vinham-me bater à porta para mos tirar?
"O sistema permitirá igualmente saber quantos animais de companhia existem em Portugal, informação que hoje é impossível de obter."
Isto quer dizer o quê, exactamente? Se eu chipasse os meus gatos todos, poderiam, através deste sistema, verificar que eu tenho mais gatos do que a Lei permite e vinham-me bater à porta para mos tirar?